É impossível imaginar a culinária georgiana sem berinjela, couve-flor, pimentão e feijão. Apesar da influência de longo prazo da cultura turca e iraniana, os pratos nacionais mantiveram o seu sabor especial. Muito tempero é adicionado aos vegetais fritos, cozidos ou em conserva e, embora os lanches acabem sendo picantes, eles ainda mantêm o sabor picante. As receitas de preparações georgianas para o inverno são usadas há muito tempo por mulheres de diferentes países. As geléias aromáticas são feitas de frutas e as saladas e pratos variados são feitos de vegetais.
Características da culinária georgiana para o inverno
Os moradores do país montanhoso preparam os vegetais para armazenamento por meio de decapagem e fermentação, acrescentando muitas ervas picantes. Berinjelas fritas em vinagre de vinho criam uma verdadeira obra-prima da culinária. Na Geórgia, maçãs e peras silvestres secas e framboesas silvestres são usadas para fazer um purê que se come com pão. Dogwood é usado para enlatados, molhos e tortas são feitos de nozes, e bérberis salgados e secos são adicionados a muitos pratos.
Requisitos para recipientes e produtos
As compotas e conservas são feitas tanto de frutos silvestres como de frutos cultivados na horta. Os vegetais são lavados e cortados para saladas, o repolho é salgado em barril, o repolho é frito e guisado, recheado com produtos diversos.
A geléia e o sortimento são fechados em um recipiente de vidro, que é limpo de poeira e sujeira com refrigerante, mostarda e desinfetado:
- sobre vapor;
- fervendo;
- no forno.
Os vegetais são salgados e fermentados em barrica, bem lavada e seca. O molho Tkemali é colocado em frascos estéreis através de um funil, óleo de girassol ou milho é adicionado e selado com rolhas quentes.
Receitas de preparações georgianas
Se a tecnologia for seguida, até as donas de casa novatas podem obter iguarias aromáticas a partir de frutas e salgadinhos de vegetais picantes.
Compota de maçã
As crianças comem sobremesas vitamínicas com prazer; fazem bem aos bebês; alimentam os bebês com polpa de frutas. Depois de coletar 3 kg de maçãs da sua horta ou compradas no mercado, você pode fazer purê; o processo de preparo é simples:
- Os frutos lavados são retirados do centro e as sementes, cortadas em 4 partes.
- Coloque as fatias junto com a casca em uma panela funda, despeje meia xícara de água no fundo e coloque 300 g de açúcar.
- O recipiente com frutas trituradas é colocado no fogão. Após ferver, reduza o fogo e cozinhe a mistura por 20 minutos.
- Coloque os pedaços de maçã amolecidos em uma peneira e triture até formar um purê.
A sobremesa é colocada em potes. Se for preparado sem açúcar, esteriliza-se junto com o recipiente por um quarto de hora.
Saladas de tomate verde
As mulheres georgianas fazem este lanche todos os anos, embora num país com muito sol e verões longos e quentes os tomates sempre amadureçam. Além de 1 kg de tomate verde, você precisará de:
- alho;
- 4 cebolas;
- pimentão 300 g e pimentão amargo - 1 unid.;
- lúpulo suneli - 2 colheres de chá;
- vinagre - ½ xícara;
- óleo de girassol - 100 ml.
Os tomates são cortados em rodelas, enviados para um recipiente grande e salgados.
A cebola é cortada em meias argolas, o pimentão em tiras e o alho espremido. O suco é escorrido dos tomates e combinado com vegetais, ervas e temperos. O vinagre é colocado na mistura, o óleo é adicionado e a pressão é aplicada.
Um dia depois, a salada é colocada em recipientes, esterilizados e fechados com tampas.
Preparando folhas de uva para dolma
Na Geórgia, eles fazem um prato saboroso com recheios diferentes - arroz, carne picada, cordeiro, porco, mas, ao contrário dos rolinhos de repolho, usam-se folhas novas de uva, não repolho. Para a colheita, são escolhidas variedades brancas da cultura, cujos verdes têm sabor agridoce e superfície lisa.
As folhas são cortadas dos caules com uma tesoura, lavadas por dentro e por fora na torneira e deixadas para secar. Despeje 3 litros de água em uma panela, acrescente 60 g de sal, leve ao fogo e ferva.
As folhas são colocadas umas sobre as outras e um tubo é enrolado a cada 10 pedaços, enviado para uma jarra de vidro, que é enchida com salmoura, bem fechada e armazenada na adega.
Eles tiram as folhas quando vão preparar o dolma.
Variedade de pimentões verdes e vermelhos
Os lanches na Geórgia são feitos com todos os vegetais cultivados no país. Uma variedade aromática brilhante e bonita é feita de pimentões multicoloridos. Para 10 kg de fruta são consumidos 1.500 g de sal-gema.
Os vegetais são lavados na torneira, as pontas são retiradas e depois colocadas em uma tigela de esmalte, onde se despeja água pura e se adiciona sal.
A mistura precisa ser mexida ao longo da semana, o que ajuda a prevenir o aparecimento de placas escuras. A pimenta é transferida junto com o líquido e armazenada sob uma tampa plástica na geladeira ou porão.
Berinjelas georgianas para o inverno
Os azuis são usados para fazer saladas, ensopados, adjika e rechear vegetais com casca roxa brilhante com tomates, ervas e cogumelos. Qualquer mesa será decorada com berinjela em conserva, que se come com carne e purê de batata. Para preparar um lanche a partir de um quilo de azuis você precisa levar:
- 3 tomates;
- alho;
- 3–4 cenouras;
- salsa e endro;
- pimenta preta - 5 g e pimenta vermelha - 1 colher de sopa. eu.
Pique as laterais das berinjelas com um garfo, coloque as frutas em água e sal e cozinhe por 10–15 minutos. Para escorrer o líquido e tirar o amargor, os azuis são colocados na prensa por algumas horas, após o que são cortados longitudinalmente.
Pique as verduras e os tomates, rale as cenouras e cozinhe em uma frigideira. O tempero é adicionado à fritura. As berinjelas são tratadas com alho, recheadas com legumes são colocadas dentro e amarradas com fios para que não se desfaçam. O endro é colocado em recipientes de vidro, os azuis são enviados, enchidos com salmoura e hermeticamente fechados.