A primeira coisa que vem à mente quando você ouve a palavra “estragão” é limonada. Mas também é uma planta útil e comum na culinária. O estragão é especialmente popular na culinária francesa e oriental. Estragão também é chamado de estragão. Você pode preparar capim estragão para o inverno de várias maneiras.
Quando você deve começar a preparar estragão?
Você pode começar a colher a planta para o inverno já em junho. Os arbustos crescem rapidamente e, assim que o tempo esquenta lá fora, eles aumentam ativamente sua massa foliar. Você pode cortar caules para colher no inverno durante todo o verão até o outono. O momento ideal para a colheita de matérias-primas é considerado o período de brotação das plantas.
No primeiro ano após o plantio, recomenda-se cortar a grama em agosto. Nos anos subsequentes, o período de coleta de caules se estende de abril (nas regiões Sul) a outubro. É melhor cortar as verduras pela manhã, em um dia quente e seco. Os caules são cortados a 15 cm do rizoma.
Como escolher o estragão para preparo?
O tempo de armazenamento depende da escolha correta da matéria-prima para os preparativos para o inverno. Para os preparos, utilizam-se caules suculentos e sem sinais de danos. Não deve haver folhas amarelas ou secas, bem como vestígios de insetos. Deve ser dada preferência apenas a caules saudáveis.
As folhas danificadas devem ser descartadas imediatamente. Você também precisa prestar atenção ao fato de que os insetos costumam botar ovos no estragão. Portanto, é necessário examinar cuidadosamente as matérias-primas antes de começar a preparar os preparativos para o inverno.
Métodos para preparar estragão para o inverno
Há muitas maneiras de armazenar folhas de estragão para o inverno. Conservar preparações alimentares para cozinhar no inverno não é difícil. O principal é escolher o método mais adequado e com que finalidade a erva estragão é colhida.
Secagem
Uma das maneiras mais fáceis de preparar estragão para o inverno é secá-lo. Isso é mais fácil de fazer em condições urbanas. A secagem do estragão para o inverno é assim:
- Corte os caules do estragão e inspecione-os para garantir que não haja ovos de insetos no verso das folhas.
- Lave bem as hastes em água corrente.
- Pique as folhas finamente e espalhe-as em camada fina sobre jornal.
- Seque longe da luz solar em uma área fresca e bem ventilada.
- Você precisa coletar a peça depois que as folhas estiverem completamente secas.
Recomenda-se guardar o tempero em jarra de vidro. Com este método será possível preservar todas as propriedades benéficas e aroma da especiaria.
Congelando
Outra forma de conservar o estragão para o inverno é congelá-lo fresco. Muitas ervas são preparadas desta forma para o inverno. Preparar-se para congelar o tempero não leva muito tempo.
Como no método anterior, os caules cortados do estragão são inspecionados e lavados em água fria. Depois o estragão precisa ser seco para que toda a água evapore. Não levará mais de uma hora. O principal é não se esquecer dos temperos, senão as folhas murcham. Depois disso, corte o estragão e coloque-o em sacos. Coloque no freezer.
O tempero não deve ser armazenado por mais de um ano. Quanto mais cedo a peça for usada, melhor.
Xarope
Uma maneira incomum de preparar estragão para o inverno é fazer xarope com ele. Fazer xarope não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Para preparar a calda você vai precisar de:
- 300 g de erva estragão fresca;
- 1 litro de água fria;
- 3 colheres de sopa. eu. açúcar granulado;
- 1 colher pequena de ácido cítrico;
- limão.
Para preparar a calda é necessário enxaguar as verduras. Rasgue as folhas dos caules e os próprios galhos precisam ser cortados. Corte o limão em rodelas. Coloque a peça de trabalho em uma panela e adicione água. Coloque em banho-maria e cozinhe a calda por 1 hora em fogo baixo. Passada uma hora, a calda é filtrada e o bolo espremido.
Adicione açúcar e ácido cítrico. Coloque a calda de volta no fogo. Cozinhe até o líquido começar a engrossar. A calda acabada é colocada em potes de vidro. Se a calda estiver sendo preparada para o inverno, ela deve ser torcida e guardada no porão.
A calda acabada é usada para fazer limonadas.Basta diluir algumas colheres de xarope em água mineral. O resultado será uma bebida deliciosa e refrescante que não conterá substâncias nocivas. Ao contrário das limonadas compradas em lojas.
Geléia
E outra maneira de preparar o estragão para o inverno é fazer geléia com ele. Fazer geléia de estragão é simples, mas o processo é demorado. Verduras frescas de estragão são lavadas e cortadas com uma tesoura. É preciso amassar com as mãos ou com um espremedor para que as folhas soltem o suco. Em seguida, as verduras são despejadas em 1 litro de água fervente.
Cubra o estragão com uma tampa e deixe por 8 a 12 horas em local aquecido. No dia seguinte, coloque 1 kg de açúcar na água e leve ao fogo o recipiente com a futura geléia. O cozimento demorará muito, pelo menos duas horas. Se a geléia não engrossar durante o cozimento, não se preocupe. Depois de um tempo, quando estiver pronto, vai engrossar sozinho.