Provavelmente não existe tal residente de verão que não cebolas cultivadas em um terreno. Além das variedades anuais, os jardineiros também cultivam cebolas perenes. Se você escolher o tipo adequado de vegetal e seguir as regras de cultivo e cuidado, poderá fornecer à sua família não só bulbos saborosos, mas também ervas para a estação. Além disso, esta atividade não exige muito esforço e tempo.
Propriedades da cultura
Existe um grande número de variedades de cebolinha. Eles diferem em sabor, aparência, período de maturação e características de cultivo.Cada descrição de variedade possui nuances próprias que devem ser seguidas para se obter uma boa colheita. Devido à sua aparência atraente, as cebolas são frequentemente cultivadas como planta ornamental. Os jardineiros valorizam as cebolas devido à sua capacidade de amadurecer precocemente.
A planta contém aminoácidos e vitaminas que o corpo humano necessita. O principal objetivo do plantio de cebolinha é a obtenção de verdura. A cebola melhora a digestão, tem um efeito positivo nos processos metabólicos e aumenta as propriedades protetoras do sistema imunológico. O vegetal reduz os níveis de colesterol e remove as toxinas do corpo.
Característica
As variedades perenes de cebola distinguem-se pela capacidade de tolerar baixas temperaturas. Por isso, é cultivada em regiões onde as temperaturas podem cair até -40 °C. A planta praticamente não está exposta a parasitas e é resistente a muitas doenças. Independentemente dos cortes repetidos, a cultura continua a produzir colheitas durante 4–6 anos.
A cebola forma um bulbo falso que, em boas condições climáticas, continua a produzir novas penas verdes. Um curto período de dormência permite plantar cebolas em terreno protegido ou dentro de casa.
Variedades populares
Conhecendo as vantagens da cultura, ninguém se recusará a cultivar cebolas perenes. As verduras que aparecem no início da primavera são ricas em vitamina C, necessária ao corpo após o inverno. Existem mais de 500 espécies de cebola que costumavam crescer exclusivamente na natureza. Hoje, o vegetal é cultivado com sucesso pelas pessoas. Qualquer variedade de cebola perene cria raízes em um terreno sem problemas.
Batun
Um dos tipos mais comuns de cebola perene. Popularmente tem um nome cebola ou tártaro.Os benefícios estão nos componentes incluídos:
- riboflavina;
- vitamina C;
- potássio;
- magnésio.
Tatarka não é uma espécie compacta. O arbusto tende a crescer amplamente e, ao mesmo tempo, a vegetação se projeta em diferentes direções. Na aparência, cada pena lembra um cachimbo. É redondo em todo o seu comprimento e vazio por dentro.
A altura das penas verdes pode chegar a 60 cm, e o diâmetro - de 1 a 2 cm.As cebolas têm uma característica incomum - a propagação por meio de flechas. Sua aparência altera o sabor do vegetal. Para agradar aos seus entes queridos com pratos com adição de ervas, é recomendável cortar as flores assim que aparecerem.
cebola perfumada
Na aparência, o vegetal lembra uma cebola caída. Suas folhas são planas e podem atingir mais de 50 cm de comprimento. Cebolas verdes perfumadas não altera o sabor tanto no início como no final da temporada, que falta em outras espécies. A cultura é rica em ácido ascórbico, mas possui baixo teor de fibras.
As penas no local da quebra voltam a crescer rapidamente, de modo que a planta continua a produzir vegetação até meados de novembro. Bulbos desta espécie não são consumidos. Eles são pequenos. O bulbo é coberto por uma casca especial que o ajuda a sobreviver a geadas severas.
Lodo
Os jardineiros muitas vezes negligenciam esse representante da família das cebolas. A cebola limo ou caída tem a capacidade de germinar rapidamente. Graças a isso, pode ser apreciado nos primeiros dias de maio. As penas verdes são ricas em ferro e ao mesmo tempo têm um sabor picante com notas de alho.
O sabor do limo pode variar dependendo da estação. No início da germinação é macio e agradável. No final de agosto, a cebola fica dura. Por esta razão, muitos jardineiros recusaram-se a cultivá-la, e em vão.O sabor de alho do vegetal ajuda as donas de casa a utilizá-lo em conservas. Esta é uma ótima alternativa ao alho.
O arco penetrante é indicado para pessoas que sofrem de anemia. Possui alto teor de ferro.
Chalota
Esta variedade de cebola perene é cultivada para preparar pratos de restaurantes. Não só se come a parte verde, mas também os bulbos. Este tipo é especialmente apreciado por chefs que trabalham com culinária francesa. Novas penas crescem rapidamente no local do corte.
Externamente é semelhante às cebolas, por isso é difícil distingui-las. A diferença é que as chalotas têm mais penas do que as chalotas. Livre de odor pungente característico. Portanto, as meninas costumam escolhê-lo como ingrediente adicional na salada.
Variedades perenes de cebola são utilizadas como plantas ornamentais, mas esta regra não se aplica às chalotas e não é uma questão de aparência. Nem toda cultura pode ter um efeito positivo sobre um vegetal. Se a vizinhança não gostar da cebola, isso afetará seu sabor - ela a perderá completamente. Este fato é confirmado por pessoas que plantaram cebolas em culturas inadequadas.
Schnitt
As cebolas também têm outros nomes incomuns - skoroda ou cebolinha. É utilizado não só para cozinhar, mas também para decorar o jardim. Um representante dos alliums cresce bem em terrenos abertos, jardins frontais e na varanda. Uma característica distintiva são as pequenas flores que parecem bolas. A cor varia do rosa suave ao roxo profundo.
Flores semelhantes a bulbos aparecem no final da primavera e não desaparecem até o outono. Cebolinhas perenes são usadas antes de obter vegetação na terra. O bulbo, que fica no subsolo, não é adequado para alimentação. Não pode ser desenterrado e permanece no solo até a próxima safra.
As penas atingem 45 cm de comprimento e cerca de 5 mm de diâmetro.Tubos vazios verdes desfiados podem decorar até o prato mais enfadonho. Com o início da floração, o vegetal muda de sabor, começa a envelhecer e as próprias flechas ficam duras. Portanto, é melhor usá-lo como alimento no início da primavera.
Cultivando um vegetal
Se uma pessoa decide cultivar cebolas perenes, ela precisa decidir sobre o território. É importante entender que nos próximos 6 anos as terras serão ocupadas apenas por cebola. O desenvolvimento favorável da planta ocorre em solo bem drenado e solto. Deve ser neutro e ligeiramente ácido. A umidade excessiva prejudica as cebolas.
A preparação dos canteiros para cultura começa com as seguintes atividades:
- No outono, os canteiros são desenterrados.
- São aplicados fertilizantes - fósforo, potássio ou esterco.
- As ervas daninhas são removidas na primavera.
- Aplicação de fertilizantes à base de nitrogênio.
O cultivo e o cuidado são processos importantes que devem receber a devida atenção para se obter uma rica colheita de penas de cebola. O terreno não deve estar exposto à luz solar direta. É bom se houver sombra parcial. A área de cultivo é protegida das inundações da primavera ou do outono.
Em média, as espécies perenes de cebola têm um ciclo de desenvolvimento de 2 anos. No primeiro ano, a planta agrada com uma pequena roseta com folhas. Na segunda aparecem caules de flores, frutos e sementes. As flores morrem no final da estação e a cebola desenvolve-se graças aos botões regeneradores que se encontram no sistema radicular. O transplante é realizado de duas formas: sementes ou parte da planta.
Propagação por sementes
Via de regra, os residentes de verão colocam as sementes em terreno aberto no final do inverno ou início da primavera. Os primeiros brotos das sementes aparecem acima do solo duas semanas após o plantio. Nos meses seguintes, a cebola desenvolve-se lentamente, exigindo atenção constante.Para não perder muito tempo cultivando, jardineiros experientes usam o método de mudas.
Em março, as sementes são colocadas em caixas preparadas com terra. Para provocar o surgimento precoce das mudas, o material de plantio é embebido em solução de permanganato de potássio. Ele deve passar pelo menos um dia lá. Então as sementes secam.
As mudas devem crescer em condições ideais. Antes da emergência, a temperatura varia de 20 a 22 °C. Se aparecerem brotos, mantenha a temperatura entre 18–20 °C. As mudas são plantadas em campo aberto em meados de maio.
Método vegetativo
As cebolas podem se reproduzir não apenas por sementes. Você não precisa coletar sementes para cultivar novas safras. Dividir um arbusto é outra maneira fácil e eficaz de propagar uma planta perene. Além disso, esta opção é adequada para qualquer tipo de vegetal.
O princípio da divisão é simples. Para isso, pegue um arbusto que já tenha completado 3 anos e divida-o em pequenos arbustos. O procedimento é melhor realizado no meio da primavera ou no final do verão. Se uma planta perene cresce em um local por muito tempo, ela está pronta para se reproduzir.
Como cultivar uma planta madura a partir de arbustos individuais que produza uma rica colheita de vegetação? Para isso, é necessário pegar a parte separada com o bulbo e colocá-la no solo a uma profundidade de 8 a 11 cm.O sistema radicular deve estar desenvolvido, caso contrário a cultura não criará raízes ou ficará fraca. Se, após a divisão de um arbusto grande, tais exemplares estiverem presentes, eles são plantados a uma profundidade de 5 cm.
Cuidado perene
Apesar da despretensão, a planta necessita de cuidados básicos. O desenvolvimento do bulbo e o rendimento dependerão do interesse da pessoa pelo assunto.
Rega
As plantas perenes gostam de crescer em solo úmido. Ao mesmo tempo, não deve haver água nos arbustos.O excesso de líquido provoca apodrecimento das raízes e danos à cultura. Recomenda-se rega periódica, que é feita a cada aparecimento de uma nova pena.
Aplicação de fertilizante
Variedades de cebolas perenes gostam de alimentação periódica. No outono são adicionados potássio e fósforo, o que permite que os arbustos sobrevivam bem ao inverno. Após a coleta das últimas penas, o solo é enriquecido com nitrogênio. No outono, aplique quaisquer outros fertilizantes.
Atenção ao solo
As cebolas perenes não toleram a proximidade de outras culturas, especialmente ervas daninhas. Uma pessoa deve se preparar para inúmeras capinas de canteiros com verduras. Durante a temporada, o solo pode ser solto. Pequenas pragas não são tão perigosas, mas também devem ser eliminadas.
Uma abordagem competente na escolha de uma variedade de cebolas perenes permite fornecer vitaminas à família do jardineiro durante toda a temporada. Os bem-sucedidos são aqueles que não requerem cuidados cuidadosos, são resistentes a doenças e produzem uma colheita estável. Se você comer vegetais regularmente, poderá aumentar as propriedades protetoras do sistema imunológico.