O cultivo da cebola deve ser realizado de acordo com determinadas normas agrotécnicas. Isso permitirá que você faça uma colheita rica e de alta qualidade.
- Características biológicas das cebolas
- Variedade de cebolas
- As cebolas são divididas em grupos de acordo com o sabor
- Abordagens gerais da tecnologia agrícola para o cultivo de cebola
- Predecessores e compatibilidade
- Requisitos do solo
- Requisito Ambiental
- Especificações do cultivo de cebola em conjuntos
- Preparando o solo para a semeadura
- Preparando os conjuntos
- Conjuntos de plantio
- Alimentando
- Rega
- Afrouxamento, desbaste
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita
Características biológicas das cebolas
Cebola bulbo pertence à família do lírio (cebola) e à classe das monocotiledôneas. A Ásia Central é considerada sua pátria.Esta hortaliça é cultivada em quase todas as hortas. As cabeças picantes são usadas como tempero e adicionadas a muitos pratos.
As cebolas são ricas em substâncias úteis. O sabor e o cheiro são devidos ao alto teor de óleos essenciais. O seu conteúdo pode variar, tudo depende das condições de cultivo, do grau de maturidade e armazenamento da colheita colhida. Conhecendo os segredos do cuidado e cultivo da cebola, você poderá obter uma colheita saudável, rica e de alta qualidade.
Existem mais de 400 tipos de cebola, mas apenas 10 delas foram introduzidas no cultivo. O vegetal pertence ao grupo de plantas de um, dois e três anos. Ao semear sementes (nigela), obtém-se um conjunto. As sementes são pequenas, pesando apenas cerca de 1 g, o conjunto chega a 2 cm de diâmetro. No plantio do conjunto obtêm-se cabeças de cebola grandes. Quando são plantadas, no terceiro ano, recebem novamente flechas com caixas nas quais as sementes amadurecem.
A cebola é uma cultura resistente ao frio. As sementes germinam em temperaturas em torno de +3 graus. No entanto, o crescimento e o desenvolvimento ocorrem melhor a uma temperatura do ar de +11 graus.
O sistema radicular da cebola é pouco desenvolvido, por isso exige muito da composição do solo. Além disso, durante o cultivo, as cebolas requerem cuidados especiais.
Variedade de cebolas
Existem dois grandes grupos de cebolas destinadas ao cultivo em terreno aberto:
- Um grupo de variedades para as regiões norte, onde o dia é de cerca de 16 horas. Somente com um dia tão longo é que grandes bulbos se formarão e as sementes se desenvolverão. As variedades do norte com poucas horas de luz do dia só terão tempo para formar penas verdes.
- As variedades de cebola do sul podem formar cebolas grandes, densas e suculentas com poucas horas de luz do dia (a duração do dia é de cerca de 12 horas).Se você plantar essas variedades em regiões com longas horas de luz do dia, o bulbo se formará e não será armazenado corretamente.
Atualmente, os criadores estão desenvolvendo variedades que não respondem ao fotoperíodo. Ao plantá-los nas regiões norte e sul, você consegue uma boa colheita.
Antes da semeadura em campo aberto, recomenda-se tratar o material de plantio de qualquer variedade com estimulantes de crescimento e soluções desinfetantes.
As cebolas são divididas em grupos de acordo com o sabor
Existir tipos de cebola, que pode ser dividido de acordo com o gosto. Tudo depende da proporção de açúcar e óleos essenciais na cebola:
- Apimentado.
- Peninsular.
- Doce (salada).
Se o teor de açúcar desta planta cultivada for baixo, então o nível de óleos essenciais é baixo. Essa cebola não será muito afiada e se formarão poucas penas verdes. Além disso, o sabor é afetado pelo cuidado adequado e pela consideração de todas as regras da tecnologia agrícola. Os criadores desenvolvem anualmente novos tipos de cebola para cultivo. Entre as novas variedades, há aquelas que apresentam sabor adocicado sem nenhum toque de amargor.
Sevok é plantado bem no início da primavera (final de abril ou início de maio) ou como mudas. As mudas de Nigella começam a ser semeadas em meados ou início de fevereiro. Depois de apenas dois meses, as mudas estarão prontas para serem transplantadas para um local definitivo. Para que a cultura receba todos os nutrientes necessários, ela deve ser bem cuidada.
Abordagens gerais da tecnologia agrícola para o cultivo de cebola
Se todas as práticas agrotécnicas forem seguidas, é possível cultivar uma boa colheita de cebola no porão. Para isso, são feitas estantes especiais de madeira com iluminação. Coloque filme de polietileno na parte inferior da estrutura e preencha com terra. No futuro, a tecnologia crescente não será diferente de cuidar de camas externas.
Predecessores e compatibilidade
A razão pela qual as cebolas não crescem no jardim às vezes é o local errado para o plantio.
Os melhores precursores da cebola são vegetais como repolho, pepino, tomate, batata, abobrinha e legumes.
Ao lado dos canteiros de cebola pode-se plantar cenoura, repolho, beterraba, rabanete, ervas (endro, salsa, coentro).
Requisitos do solo
Para que as cabeças de cebola cresçam no jardim, o solo deve atender a certos requisitos:
- O solo dos canteiros deve estar úmido, principalmente nas primeiras semanas após o plantio. Mas o umedecimento excessivo não deve ser permitido, pois leva à diminuição do sabor, ao apodrecimento e à redução do prazo de validade da colheita.
- Deve haver acidez neutra. Se a acidez for elevada, recomenda-se adicionar cinza de madeira.
- Para cultivar cebolas gigantes, o solo deve conter muitos nutrientes, principalmente matéria orgânica. Mesmo no outono, composto ou húmus é adicionado ao solo na proporção de 5–6 kg por 1 metro quadrado. m.
As cebolas crescem bem em solos soltos, argilosos, arenosos ou chernozem, que são caracterizados por alta capacidade e permeabilidade à umidade. Se o solo for pesado e ácido, a colheita será fraca.
Requisito Ambiental
Outro fator desfavorável pelo qual os bulbos de cebola não crescem são as más condições climáticas. A cebola é uma cultura resistente ao frio, por isso pode ser plantada no início de maio, quando a temperatura do ar está em torno de +5 graus. A temperatura do solo não deve ser inferior a +10 graus.
O resfriamento afeta a velocidade de desenvolvimento e crescimento da planta. As cabeças da cebola ficam pequenas, a planta tem pouca imunidade e a colheita não será bem armazenada.
Especificações do cultivo de cebola em conjuntos
Cabeças grandes são obtidas cultivando cebolas pelo método chinês. A semente é plantada em terrenos elevados - cristas preparadas com antecedência. Os bulbos são aprofundados em 3 cm e polvilhados com uma pequena camada de terra.
Preparando o solo para a semeadura
O solo para o plantio das mudas começa a ser preparado no outono. Recomenda-se cavar profundamente a área (até 25 cm de profundidade) e ao mesmo tempo aplicar fertilizantes de potássio e fósforo. Ao tratar o solo no outono, a capacidade de absorver umidade aumenta. Se o solo for altamente ácido, recomenda-se adicionar cinza de madeira, farinha de dolomita ou giz moído no outono.
Não cave o solo muito profundamente na primavera, pois o substrato solto impede a germinação das sementes. É melhor afrouxar um pouco a área com um ancinho na primavera e aplicar nitroammophoska.
Quantos dias as cebolas crescem depende da variedade. Em média, um vegetal precisa de 2,5 a 3 meses para crescer. Eles plantam em maio e começam a cavar em agosto. Mesmo que a cabeça da cebola não tenha crescido o suficiente, você não deve mantê-la no solo após o amadurecimento. Assim que as penas ficarem amarelas, secarem e caírem no chão, comece a cavar.
Preparando os conjuntos
Se conjuntos de qualquer variedade de cebola foram comprados em uma loja, eles precisam ser secos, espalhando-os em uma camada sobre papelão ou tecido, longe de aparelhos de aquecimento. Se as mudas foram cultivadas de forma independente, antes do plantio elas precisam ser bem aquecidas para ativar o crescimento. Precisa ser aquecido por duas semanas a uma temperatura de +20 graus e depois aquecido por 8 a 10 horas a uma temperatura de +35 graus.
Antes de plantar, você pode simplesmente encher as mudas com água quente por 15 a 20 minutos (a temperatura da água deve ser de cerca de 45 graus). Depois disso, as mudas são transferidas para água fria.
Após o aquecimento, é útil colocar o material de plantio em soluções que estimulem o crescimento.Para tanto, são utilizados medicamentos como Zircon, Rost e Humisol.
Sementes de cebola Desinfetado antes do plantio em terreno aberto. Para isso, é colocado em uma solução fraca de permanganato de potássio ou em uma solução com sulfato de cobre (são tomados 5 g de sulfato de cobre por 10 litros).
Conjuntos de plantio
É melhor plantar mudas em meados de maio, quando o clima está sempre quente. O solo deve aquecer até +12 graus. O melhor local para o plantio é um local elevado, onde a água subterrânea não flui. O local deve receber luz solar o dia todo, sem obstáculos.
Na área selecionada são feitos sulcos a uma distância de 15 a 18 cm e 3 cm de profundidade. Em seguida, os sulcos são regados com água morna e as mudas são plantadas em intervalos de aproximadamente 8 a 10 cm. Não aprofundar as mudas demais; cubra-o com uma pequena camada de terra por cima.
Após o plantio, as mudas necessitam de cuidados especiais. É preciso regar duas vezes por semana, não permitir a propagação de ervas daninhas e depois de duas semanas é preciso fazer a primeira fertilização.
Alimentando
O cuidado adequado das cebolas em terreno aberto consiste na aplicação oportuna de fertilizantes:
- A primeira alimentação é realizada 15–17 dias após o plantio, quando começa a fase ativa de crescimento da vegetação. Se a pena ficar fraca, fina e pálida, os micronutrientes podem ser adicionados mais cedo. Eles usam uma solução à base de uréia, que é colocada sob a raiz, nitroammophoska. Uma solução líquida de verbasco é adequada como primeira alimentação.
- A próxima aplicação de fertilizante é realizada em meados de junho, três semanas após a primeira alimentação. Neste momento, a parte subterrânea da planta está se desenvolvendo ativamente e é importante adicionar compostos de potássio-fósforo. Você pode preparar uma solução de superfosfato e sal de potássio.
- A terceira fertilização com fertilizantes de potássio e fósforo (sem nitrogênio) é realizada apenas se o solo estiver esgotado e as próprias plantas parecerem fracas e se desenvolverem mal.
Se no outono foi adicionada matéria orgânica e todos os resíduos vegetais foram retirados do local, isso geralmente é suficiente para obter uma boa colheita.
Rega
Outra coisa a considerar ao cultivar cebolas é que elas gostam de solo úmido. No primeiro mês após a brotação das cebolas, é necessário regá-las uma vez a cada duas semanas. Se o tempo estiver seco e quente, o número de regas aumenta para uma vez por semana.
A água para irrigação deve ser morna e é melhor despejá-la entre as fileiras. É aconselhável realizar o procedimento à noite ou de manhã cedo.
O afrouxamento do solo é feito após a rega. Este procedimento permite destruir as pragas e suas larvas, evitar a formação de crostas e permitir que o oxigênio e os nutrientes penetrem rapidamente nas raízes da planta.
Após a rega, o solo deve ser molhado até a profundidade de 10 cm, durante o período de formação do bulbo a abundância de rega aumenta.
Duas semanas antes da colheita prevista, a rega é interrompida, apenas é feito o afrouxamento a seco. Isso permitirá que todos os nutrientes se acumulem na cabeça e não formem uma crosta na superfície do solo.
Afrouxamento, desbaste
À medida que as cebolas crescem, é feito o desbaste. No plantio denso, são realizados dois desbastes. As plantas mais fracas e menores são removidas. No primeiro desbaste deixa-se uma distância de 4 cm entre as plantas, o segundo desbaste é feito um mês depois, deixando uma distância de 8 cm entre as cebolas.
O afrouxamento é feito após regar o solo e após as chuvas.Este procedimento evita a propagação de ervas daninhas e permite que o oxigênio penetre livremente nas raízes.
Se é necessário varrer o solo dos bulbos é uma decisão que cada horticultor toma de forma independente. Mas percebeu-se que o procedimento permite avançar mais rapidamente o período de maturação, pois mais luz e calor penetram no bulbo. O solo deve ser varrido algumas semanas antes da colheita.
Proteção contra doenças e pragas
Os canteiros de vegetais são frequentemente atacados por pragas de insetos e várias infecções. Para reduzir o risco desses infortúnios, são realizados tratamentos preventivos em canteiros de cebola. Podem ser usadas formulações populares e preparações prontas e compradas em lojas.
Para fins preventivos, a cebola pode ser tratada com uma solução à base de sulfato de cobre. Dissolva 5 g deste componente em 10 litros de água e adicione 30 ml de sabonete líquido.
Cinza de madeira, pimenta moída, pó de tabaco. A mistura desses componentes é polvilhada entre as fileiras de cebola. Nas entrelinhas, o solo pode ser regado com solução salina (200 g de sal de cozinha diluídos em 10 litros de água).
O afrouxamento ajuda a destruir as larvas de pragas. Você precisa soltar as cebolas com a maior freqüência possível, especialmente depois de regar ou depois da chuva.
Colheita
A colheita começa depois que um terço das folhas da cebola ficam amarelas, secam e caem no chão. Ao mesmo tempo, o colo do bulbo fica macio, afina e seca.
Após a escavação, a colheita pode ser seca diretamente no jardim. Se o tempo estiver chuvoso, as cebolas são colocadas dentro de casa. Demora cerca de duas semanas para os bulbos secarem completamente.
Para armazenamento da colheita de cebola É melhor escolher um ambiente fresco, seco, escuro e com boa ventilação. A temperatura do ar deve ser de aproximadamente +3 graus.