Descrição da variedade de cebola Exposição, características de cultivo e rendimento

Ao cultivar cebolas, todo jardineiro sonha em fazer uma grande colheita. Entre as inúmeras variedades desta cultura destaca-se a cebola Exposição, capaz de produzir uma boa colheita utilizando uma área mínima. Isso se dá pelo fato dos bulbos serem grandes e pesarem até 800 gramas. As cebolas são muito procuradas pelas famílias numerosas, não só pelo seu tamanho, mas também pelo seu agradável sabor adocicado.


Um pouco sobre a variedade

Exposição destaca-se entre as melhores variedades de frutos grandes. Os bulbos, dependendo dos cuidados, podem pesar de 150 a 800 gramas, então o rendimento varia de um metro quadrado a 4,5 kg.

exposição de arco

É uma variedade holandesa obtida a partir de sementes. Na região sul é semeado em campo aberto. Na zona média e no norte, recomenda-se obter primeiro as mudas e plantá-las em local de crescimento permanente na primavera.

A descrição da variedade de cebola Exposição e suas características são as seguintes:

sonhos de jardineiro

  1. As cabeças grandes dos bulbos são de cor amarela, com escamas finas, têm formato arredondado e alongado e o pescoço é engrossado.
  2. A cebola no interior é branca, suculenta e de consistência macia, com sabor adocicado sem amargor. É melhor comer fresco, acrescentando às saladas. Ao cortar a manteiga, não irrita os olhos e o nariz.
  3. A estação de crescimento é de cerca de 130 dias. As cebolas permanecem frescas por cerca de 3-4 meses, depois começam a brotar verduras.

As sementes são semeadas para mudas devido ao longo período de desenvolvimento. As cebolas crescem bem em qualquer solo. Quando cultivados em mudas, os bulbos ficam muito grandes: pesam de 500 a 800 gramas. Quando semeados com sementes, eles ficam muito menores - até 150–300 gramas.

escamas finas

Plantar sementes e mudas

Existem duas maneiras de cultivar cebolas - mudas e sementes. O primeiro método é o mais popular porque é 100% garantido na obtenção de cebolas. As mudas criam raízes e se desenvolvem bem. Nem todas as sementes germinam bem e não há garantia exata de que um bulbo possa ser obtido de cada grão.

mudas e de sementes

Selecionando a área necessária para a cebola

Para plantar cebolas, é necessária uma área bem iluminada.

De acordo com os conselhos dos jardineiros, deve-se prestar atenção a:

  • frouxidão do solo e sua acidez, que não deve ser alta, preferencialmente neutra e resistente à umidade;
  • o local deve ser quente, o solo pode ser arenoso ou franco-arenoso.

frouxidão do solo

Preparando o solo antes de plantar

Antes de plantar as plantas é necessário preparar o solo. É bom que o solo seja composto de turfa, húmus e verbasco, de preferência podre. Todos os aditivos devem ser misturados com um ancinho.

Graças a esse preparo será possível fazer uma boa colheita.

plantar plantas

Preparando um canteiro de jardim

Para garantir o plantio adequado, o canteiro deve ser preparado no outono. Recomenda-se desenterrar, remover raízes de ervas daninhas e detritos.

Com o início da primavera, o solo dos canteiros deve ser solto com enxada e ancinho, em seguida devem ser feitos sulcos, mantendo uma distância de 30 cm. Recomenda-se instalar arcos no canteiro com cebola para cobri-lo com filme ou agrospan em caso de frio e ataques de pássaros.

prepare o canteiro do jardim

Preparando mudas para plantio no solo

Para cultivar cebolas de exposição por meio de mudas, recomenda-se tratar as sementes com solução de permanganato de potássio. A temperatura do líquido deve ficar em torno de 40 °C, então as sementes devem ser levemente secas para que não grudem nas mãos e possam ser borrifadas.

Você pode mergulhá-los para acordar em água morna filtrada com suco de babosa, depois envolvê-los em gaze úmida e mantê-los assim por cerca de 3-4 dias. Geralmente é recomendado plantar sementes para mudas no final de fevereiro e início de março.

processar as sementes

Preparando sementes antes de plantar

O cultivo de cebolas de exposição a partir de sementes é considerado um método mais simples, porém não garante a germinação de todas as sementes.

Antes de semear, é necessário realizar trabalhos preparatórios:

  1. Mergulhe por 3 horas em água morna, cuja temperatura deve ser de 25°C.As sementes são mantidas em um pano úmido por cerca de 3–4 dias para permitir que inchem.
  2. Desinfete com solução de manganês. As sementes são imersas na composição rosa, aquecidas a uma temperatura de 40 ° C, durante a noite: cerca de 8 horas. Sequem ligeiramente.
  3. Para que as sementes sejam plantadas na mesma distância, elas devem ser coladas em papel higiênico, que é cortado em tiras e colado com uma pasta de amido especialmente preparada. Uma gota de cola é colocada no papel a uma distância de 5–7 cm e uma semente é colocada nele. É importante esperar até que a cola seque e o aquênio grude.
  4. Essas fitas são colocadas em ranhuras e cobertas com uma camada de solo leve; o solo pode ser levemente coberto com cobertura morta para reter melhor a umidade.
  5. Para evitar a ocorrência de doenças fúngicas, o solo deve ser tratado com Fitosporina.

trabalho preparatório

Aterrissando no chão

A semente resultante é plantada em terreno aberto no início de maio. Para isso, são feitos sulcos a uma distância de 30 cm, mantida uma distância de 20 a 25 cm entre os bulbos e os furos são feitos com os dedos. As cabeças de cebola de exposição são plantadas a uma profundidade de 3 cm.

terreno aberto

Quais condições são necessárias?

O cultivo e o cuidado adicional das cebolas de exposição exigirão a manutenção de certas regras. Primeiro você precisará preparar um recipiente, enchê-lo com terra úmida preparada com antecedência e fazer sulcos rasos a uma distância de 2 cm um do outro.

Coloque as sementes por cima e polvilhe cerca de 1,5 cm de terra, depois cubra com vidro ou filme e coloque em local aquecido.

Após os 2 meses de idade das mudas, é necessário começar a endurecê-las, para isso os recipientes são levados para a varanda ou loggia. Aos poucos, o tempo de endurecimento vai aumentando: começam com 5 minutos e vão aumentando até 30, dependendo do clima externo e da temperatura.

certas regras

Temperatura

Uma condição importante para o cultivo de cebolas é manter a temperatura correta de pelo menos 20–25 °C. Futuramente é aconselhável monitorar a umidade do solo, mas é melhor não regá-lo, pois graças ao revestimento não poderá evaporar. Recomenda-se sacudir a condensação resultante do filme no chão. As cebolas brotam em cerca de 10–14 dias.

umidade do solo

Iluminação

Para conseguir uma boa colheita, com o surgimento das mudas, as caixas com as mudas devem ser deslocadas para um local bem iluminado. É aconselhável manter o regime de temperatura. Durante o dia não deve ser inferior a 17 °C e à noite é reduzido para 15 °C.

Se os dias forem curtos, as mudas devem ser iluminadas, elevando o dia para 12 horas, para que fiquem fortes.

Além disso, é necessário monitorar a umidade do solo e a ventilação do ambiente, para isso abra regularmente as janelas, mas evite correntes de ar.

A colheita não é realizada, portanto você pode semear sementes de cebola Exposição em xícaras separadas de 2 sementes durante o período de uma safra. Apenas uma deve crescer, então escolhe-se uma planta forte e a outra é retirada.

certifique-se de fornecer iluminação adicional

Cuidado

Após o plantio das mudas ou depois que as sementes germinarem, é necessário criar as condições adequadas para o cuidado.

Isso não será difícil:

  1. Para manter a umidade, o solo deve ser coberto com cobertura morta. Para isso, os canteiros são cobertos com palha, turfa ou musgo.
  2. Não deixe o solo secar. Faça regas regulares com água sedimentada. No final de julho, a rega é interrompida para que os bulbos fiquem mais fortes e não se soltem. Pois neste caso a colheita fica mal armazenada.
  3. Após a rega, recomenda-se afrouxar nas entrelinhas.
  4. Certifique-se de realizar fertilizando cebolas Exposição de fertilizantes em terreno aberto.
  5. Para evitar que as penas da cebola caiam, elas são fixadas em uma estaca ou cortadas em 10 cm.
  6. Para evitar que as cebolas sejam danificadas pela mosca da cebola, é recomendável plantar um canteiro de cenouras nas proximidades.

fertilizar

Alimentando

Só se pode contar com uma boa colheita cultivando cebolas de exposição com os cuidados necessários. Não se esqueça da fertilização mensal, usando fertilizantes de potássio, nitrogênio e fósforo na rega.

É melhor fertilizar com fertilizantes minerais complexos. São adicionados em dias alternados, com expectativa de que 1 grama seja diluído em 2 litros de água.

Também é importante manter os canteiros limpos da presença de ervas daninhas: elas precisam ser removidas durante o afrouxamento do solo, o que é melhor feito após cada rega.

É importante lembrar: em julho não há mais necessidade de alimentar com nada a cebola da Exposição. Os bulbos ficam dormentes e a alimentação excessiva só pode prejudicar a colheita.

presença de ervas daninhas

Controle de doenças e pragas

Infelizmente, as cebolas de exposição são tão suscetíveis a doenças quanto ao ataque de pragas. Se forem detectadas plantas doentes, é aconselhável iniciar imediatamente a terapia.

As cebolas podem ser afetadas pelas seguintes doenças:

  1. Podridão. É muito difícil de reconhecer, você só percebe que os topos amarelaram e caíram no chão. Ele se espalha direto para o fundo. A parte da raiz da cebola adquire uma camada branca. Como resultado, ele para de crescer e não pode ser curado.

ataque de pragas

Se houver doença, os bulbos devem ser arrancados do solo. Corte a área afetada e coma; eles não podem ser armazenados.

  1. Obscenidade. Identificado pela detecção de listras cinza nas folhas da cebola. A doença é de natureza fúngica e não há cura.

Se forem encontradas plantas doentes, é necessário remover as penas afetadas da cebola.

  1. Podridão cinzenta. Afeta o colo da cebola e é de origem fúngica. Como o pescoço apodrece, nenhum alimento é fornecido às penas, elas começam a amarelar.

listras cinza

Essas lâmpadas devem ser arrancadas; a doença não tem cura.

  1. Nematóide do caule.A causa são pequenos vermes que vivem no solo. Os caules da cebola afetados adquirem uma tonalidade clara e depois enrolam. A própria lâmpada começa a apodrecer. Existem produtos químicos especiais para combater esta doença, mas são tóxicos e perigosos para uso em plantas quando estão quase maduras e em breve precisarão ser colhidas. É melhor remover os bulbos doentes.

A praga mais perigosa é a mosca da cebola.
Além da cenoura, você pode plantar flores com odores fortes nas proximidades, que repelirão pragas e eliminarão doenças.

pequenos vermes

Esses incluem:

  • calêndula;
  • calêndula;
  • gerânio;
  • petúnia;
  • lavanda;
  • chagas.

A cinza de madeira, recomendada para polvilhar canteiros de cebola, protege bem as cebolas das pragas.

cinza de madeira

Colheita de cebola

É necessário determinar com precisão a época de colheita das cebolas de Exposição. Um sinal de amadurecimento são as pontas caídas, o que indica que as raízes também começaram a secar e a nutrição das plantas está piorando. Isso significa que chegou a hora de extrair cebolas de exposição dos canteiros. Se isso não for feito a tempo, novas raízes começarão a crescer, o que reduzirá a vida útil da cultura.

Para colher cebola, recomenda-se escolher um dia seco e ensolarado, de preferência com leve brisa. Os bulbos devem ser retirados do solo com uma pá ou puxados com cuidado. Disponha em fileiras sobre solo seco ou papelão e seque um pouco. Recomenda-se então secar na varanda, em celeiro ou outro local bem ventilado.

tops iluminados

Assim que o pescoço da cebola secar, ela estará pronta para ser armazenada no inverno. Isso levará cerca de 14 dias. Em seguida, é necessário separar a colheita, examinando cada bulbo, e selecionar os saudáveis ​​para armazenamento. Além disso, classifique por tamanho de fruta.Se houver algum dano, mesmo que leve, as cabeças são postas de lado e consumidas primeiro.

As cebolas devem ser armazenadas em local seco. Pode ser trançado ou feito em feixes. No armazenamento em caixas, recomenda-se polvilhar as cabeças com cascas de cebola, que podem ser recolhidas após secagem e triagem do produto.

saudável para armazenamento

Dicas e comentários úteis

Muitas pessoas estão interessadas em como comprar conjuntos de cebola para exposição. Infelizmente, é impossível obtê-lo, pois tem um prazo de validade muito curto - apenas 4 meses.

No entanto, é possível cultivar nabos para obter sementes se você guardar o bulbo pelo menos até fevereiro. O melhor é colocar na geladeira, na seção de verduras. As cebolas grandes estragam muito rapidamente, por isso é necessário reservar uma cebola que não pese mais que 300 gramas. E então:

comprar conjuntos

  1. Quando aparecem as penas, o bulbo é plantado em um pequeno recipiente com capacidade não superior a 2 litros. Em vez de solo, pegue um pouco de grama, areia de rio, serragem e cinzas.
  2. A lâmpada está imersa 2/3 no solo. Monitore a umidade, iluminação e temperatura do solo.
  3. Se o bulbo se dividir em três partes, plante cada uma separadamente, o principal é que tenham raízes. Plantado em terreno aberto no início de maio. É aconselhável mantê-la afastada de outras variedades de cebola para que não ocorram polinização cruzada.

Muitos também estão preocupados com a questão de quando é a melhor época para colher cebolas de exposição, por exemplo, na Sibéria é meados de maio, mas nas regiões do sul pode ser abril.

cada um separadamente

A variedade está ganhando cada vez mais popularidade e valor. Basicamente, todas as críticas sobre o arco da Exposição são apenas positivas. A variedade é especialmente apreciada pelos amantes de saladas. O produto é grande, suculento e doce.

amantes de salada

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim