No cultivo de cebola para nabo, é necessário seguir uma série de técnicas agrotécnicas e ter cuidados especiais. Neste caso, não haverá problemas em nenhuma fase do desenvolvimento da planta, e a colheita irá deliciar-se pela sua qualidade e quantidade. Em primeiro lugar, é necessário escolher o método mais adequado, como plantar cebola.
Características da cultura
As cebolas pertencem a espécies de plantas de um, dois e três anos. Das sementes de um vegetal chamado nigela, obtêm-se conjuntos de cebola no primeiro ano. O conjunto é pequeno, tem 2 cm de diâmetro e pesa cerca de 5 g. Já no segundo ano, obtêm-se cebolas grandes dos conjuntos. Se você plantar essa cebola no terceiro ano, poderá obter sementes - nigela.
Há muitas vantagens em cultivar cebolas de nabo em conjuntos. Você pode colher uma rica colheita de cabeças grandes já 75 dias após o aparecimento dos primeiros brotos. Este vegetal não requer rega e desbaste frequentes. As cebolas cultivadas em conjuntos são bem armazenadas e por muito tempo.
O principal critério para plantar cebola em campo aberto é a temperatura do solo. É melhor esperar até que a camada superior aqueça até +12 graus. Se você plantar cebola em solo frio, muitas flechas se formarão, mas o nabo será pequeno e essa colheita não será armazenada por muito tempo.
O material de plantio deve ser selecionado. Os bulbos devem ser lisos, densos, sem manchas ou odores desagradáveis. É melhor selecionar as cabeças maiores, pois posteriormente formam pequenos rebentos, toleram bem o frio e crescem rapidamente.
O material de plantio é desinfetado. Para isso, os bulbos são mantidos por algum tempo em uma solução fraca de permanganato de potássio, sulfato de cobre ou sal de cozinha.
Preparação do solo
Para plantar e cuidar em terreno aberto, escolha uma área bem iluminada onde a água subterrânea não flua. É melhor que o solo seja argiloso. As cebolas desenvolvem-se bem em solo neutro. Se o solo for ácido, você deve primeiro adicionar cinzas de madeira. Dois anos antes de semear a hortaliça, pode-se limpar o solo preparado. Os melhores antecessores da cebola são repolho, pepino, batata e tomate.
No outono, o terreno para o cultivo de mudas em terreno aberto é limpo de resíduos vegetais e as ervas daninhas são removidas. Depois disso, regue o solo para que as mudas de ervas daninhas restantes surjam novamente. Então eles começam a cavar. A profundidade da pá deve ser de pelo menos 25 cm.
Durante a escavação no outono, é aconselhável adicionar húmus ou composto.Recomenda-se adicionar cerca de 5–6 kg de húmus por cada metro quadrado. Se o solo não tiver componentes nutricionais suficientes, também será necessário adicionar fertilizantes com uréia, superfosfato e potássio.
Na primavera, antes do plantio das sementes, é adicionado nitroammofos durante o afrouxamento. O plantio de cebola na cabeça em campo aberto começa na primeira quinzena de maio, quando chega o tempo quente. O principal é que o solo aqueça e não seja inferior a + 12 graus.
Qual variedade devo escolher?
Ao escolher uma variedade de vegetais picantes, é preciso levar em consideração algumas características.
- De acordo com o período de maturação, distinguem-se as variedades de cebola precoce (o bulbo se forma em aproximadamente 92 dias), média (o período de desenvolvimento dura cerca de 110 dias) e tardia (o amadurecimento ocorre em 120 dias). Alguns bulbos são cultivados para verduras, outros são destinados ao cultivo de nabos.
- O tamanho da fruta pode ser de 50 ga 350 g.
- De acordo com o sabor, existem variedades picantes, semi-afiadas e doces do vegetal.
Para cultivar cebolas para nabos a partir de sementes, escolha variedades precoces com a formação de um bulbo, por exemplo, Odintsovets, Red Baron, Strigunovsky, Kaba, Tsitaussky, Shaman, Centaur, Vostorg, Crimson Ball.
As sementes selecionadas começam a ser semeadas em sulcos pré-preparados com 1,5 cm de profundidade aproximadamente no final de abril. A área deve estar bem iluminada. Após o surgimento das mudas, inicia-se o desbaste.
Cebolas com crescimento deficiente precisam ser alimentadas na hora certa. Os fertilizantes adequadamente selecionados permitem uma colheita grande e abundante, além de prevenir uma série de doenças e invasões de pragas. Os vegetais precisam de quantidades suficientes de fósforo, potássio e nitrogênio.
Na maioria das vezes, as cebolas formam muitos brotos como resultado do plantio precoce em solo mal aquecido, armazenamento inadequado do material de plantio ou se o tamanho da cabeça exceder 3 cm.É melhor cortar as flechas resultantes bem na base, caso contrário elas não permitirão a formação de cabeças grandes e suculentas.
É possível plantar cebola na cabeça em julho? É possível, mas apenas cebolas cultivadas em conjuntos são utilizadas como material de plantio. Apenas lâmpadas grandes e densas são selecionadas. A única diferença no cuidado será a rega frequente dos canteiros. Neste caso, o verde irá deliciar-se durante todo o outono. O bulbo só estará apto para consumo imediatamente após a colheita, não sendo armazenado para armazenamento.
Quando plantar?
É muito importante escolher o momento certo quando plantar cebola na cabeça em terreno aberto. O plantio começa a uma temperatura do solo de pelo menos +12 graus. Em temperaturas de ar frio e solo frio, a massa verde da cebola começa a se desenvolver ativamente, enquanto a parte subterrânea permanece fraca e subdesenvolvida. Formam-se muitas flechas com sementes, que levarão todos os nutrientes e umidade para seu amadurecimento.
Na Rússia central, onde o clima não é caracterizado por um clima consistentemente quente, as mudas começam a ser plantadas no início de maio. Na região Sul, você pode começar a plantar um pouco mais cedo, no final de abril. Na região Norte, é melhor deixar o plantio de cebola até meados de maio.
O processamento do site começa no outono. Eles cavam fundo e aplicam fertilizantes orgânicos e minerais. O melhor solo é considerado argiloso ou chernozem.
Pousar
Para cebolas em terreno aberto, solo fértil, solto, não acidificado é considerado o melhor. O plantio de cebolas na cabeça na primavera costuma ser feito em uma linha. No terreno são marcados sulcos com 6 cm de profundidade, a distância entre eles deve ser de cerca de 14 cm.O espaçamento entre as próprias lâmpadas depende do seu tamanho. Se as cabeças forem grandes a distância deve ser de pelo menos 10 cm, se as cabeças forem pequenas bastam 6 cm.
As lâmpadas não devem ser enterradas muito no solo. Basta aprofundar um pouco e cobrir com uma pequena camada de terra. Após o plantio, os canteiros são regados e cobertos com serragem ou palha.
Já no 10º dia aparecem os primeiros brotos. Para garantir que o oxigênio e os nutrientes sejam distribuídos uniformemente no solo e penetrem nas raízes mais rapidamente, é necessário afrouxar. Certifique-se de realizar a remoção de ervas daninhas para evitar a propagação de ervas daninhas.
As cabeças de cebola para armazenamento começam a ser armazenadas somente após o amadurecimento e secagem final da safra colhida. Caso contrário, a colheita não será armazenada e começará a apodrecer.
Cuidado
A primeira alimentação de cebola com nabos é realizada 14 dias após a emergência. Se a pena for de cor clara, fraca e lenta, o fertilizante poderá ser aplicado mais cedo. Normalmente, a irrigação radicular é usada com uma solução à base de uréia ou nitroammophoska.
A segunda alimentação é realizada após mais três semanas (geralmente coincidindo com a segunda quinzena de junho). Nesse período, é importante repor o solo com reservas de potássio e fósforo. Você pode preparar uma solução de superfosfato e sal de potássio.
Como alimentar cebolas em julhopara que fique grande e suculento? Se o solo não estiver suficientemente enriquecido com micronutrientes, será necessária uma terceira fertilização. É melhor aplicar fertilizantes complexos. A opção ideal é o complexo pronto Agricola 2, Giant, Effecton.
A rega dos canteiros de cebola deve ser moderada. Nas primeiras semanas após a germinação, regar uma vez a cada duas semanas é suficiente.Se o tempo estiver quente, sem chuva, a frequência de rega aumenta para uma vez por semana. Após a rega, é necessário afrouxar para evitar a formação de crostas.
Se as práticas agrotécnicas forem violadas e forem tomados cuidados inadequados, o risco de desenvolvimento de doenças aumenta. As cebolas são mais frequentemente afetadas por uma infecção fúngica (oídio, podridão das raízes). Também podem aparecer pragas, como moscas da cebola, mariposas e nematóides.
Quando o comprimento das penas atinge 15 cm, recomenda-se prevenir as pragas tratando os canteiros com sulfato de cobre. Pegue 10 g de sulfato de cobre e 15 ml de sabonete líquido por balde de água. Você pode polvilhar as camas com cinza de madeira ou pó de tabaco.
Colheita e armazenamento
É muito importante colher nabos e penas na hora certa. Há muitas maneiras de determinar quando as cebolas amadurecem. Na maioria das vezes eles são guiados por sinais externos. A pena começa a amarelar, secar, enrolar e a maior parte das pontas cai no chão. O colo do bulbo fica mais fino e seca. O bulbo é coberto por uma casca dourada e farfalhante.
Duas semanas antes da colheita, pare de regar as cebolas e de aplicar fertilizante. Isso permitirá que os nutrientes se concentrem no nabo e não na parte superior. Alguns jardineiros varrem o solo ao redor dos bulbos, expondo-os levemente. Este procedimento permite que o calor e a luz penetrem mais rapidamente na parte subterrânea da planta.
A colheita é melhor realizada em clima quente e seco. Não é recomendável puxar o arco com a mão, pois pode danificar a parte inferior e arrancar a parte superior. É melhor cavar com garfo ou pá. Sacuda a sujeira grudada nas cabeças, mas não bata as lâmpadas umas nas outras.
A safra colhida é disposta sobre folhas de papelão ou compensado em uma camada diretamente sobre os canteiros, deixando secar ao sol. Se o tempo estiver chuvoso, as cebolas devem ser secas em local seco e onde penetre ar fresco.
A cebola seca completamente em cerca de duas semanas. Em seguida, começam a aparar os topos, deixando um toco de 5–6 cm. Se pretende trançar os topos e pendurá-los, deixe um comprimento de cerca de 10 cm.
É preferível guardar as cabeças em caixas de madeira, caixas de papelão, sacos de tecido ou redes. Eles precisam ser resolvidos periodicamente. No outono, após a colheita, o canteiro é desenterrado, todos os resíduos vegetais são retirados do canteiro e aplicado fertilizante.