O não cumprimento das práticas agrícolas e o desrespeito das medidas preventivas tornam-se a principal razão pela qual as cebolas podem amarelar. Observa-se amarelecimento total ou parcial das folhas. Ao mesmo tempo, parecem letárgicos e enfraquecidos. A situação pode ameaçar a perda total da colheita da cebola.
- Conteúdo insuficiente de nitrogênio no solo
- Influência de pragas
- Por que as mariposas da cebola são perigosas?
- Tripes de cebola
- Mosca da cebola e como destruí-la
- Nematóide do caule
- O gorgulho secreto e a luta contra ele
- O que há de errado com as cebolas?
- Ferrugem
- Podridão do bulbo causada por bactérias
- Fusarium, podridão inferior
- Praga de Alternaria
- O não cumprimento das regras de cuidado da cebola leva ao amarelecimento da pena
- Rega insuficiente ou inadequada
- Falta de alimentação
- O que fazer?
- Remédios populares para penas amareladas
- Produtos químicos fitofarmacêuticos
- Dicas simples para cuidar de cebolas
Conteúdo insuficiente de nitrogênio no solo
Uma razão comum pela qual as cebolas ficam amarelas é a falta de nitrogênio no solo. Sua deficiência geralmente se desenvolve quando o solo está esgotado ou em climas quentes. As raízes da cebola recebem nitrogênio apenas na forma dissolvida e, no tempo seco, ele deixa de chegar às plantas. Pelo contrário, a humidade excessiva do solo ou chuvas frequentes podem levar à lixiviação de nutrientes do solo.
Com a falta de nitrogênio no solo, a planta retarda seu crescimento, as penas ficam curtas e grossas. Primeiro, a cor das folhas inferiores torna-se verde claro e depois as penas jovens tornam-se completamente amarelas. A falta de nitrogênio também pode levar ao apodrecimento do fundo.
Para evitar a falta de nutrientes no solo, é necessário fertilizar em tempo hábil. Uma solução à base de uréia ou nitrato de amônio e uma infusão de esterco é adequada. Os componentes devem ser dissolvidos em água para não queimar as raízes. O procedimento pode ser repetido após 5–6 dias.
Influência de pragas
As cebolas muitas vezes ficam amarelas como resultado do ataque de pragas. Eles não apenas sugam os sucos da planta e roem as verduras e as raízes, mas também transmitem várias doenças infecciosas.
Por que as mariposas da cebola são perigosas?
A mariposa da cebola é uma pequena borboleta (comprimento do corpo cerca de 8 mm) de cor marrom escuro com asas cinza claro. No final da primavera, as fêmeas começam a botar ovos à noite no solo próximo aos bulbos ou entre as folhas. Após 7–8 dias, lagartas verde-amareladas emergem dos ovos, com 1 cm de comprimento.
Observam-se grandes danos causados por insetos, especialmente em climas secos e quentes. As folhas começam a amarelar e secar nas pontas, podendo aparecer manchas claras.
O que fazer se as cebolas dos canteiros ficarem amarelas devido à atividade das mariposas da cebola? O efeito de drogas como Iskra, Dachnik, Metaphos é eficaz. Tratar o solo com cinza de madeira e pó de tabaco ajuda a repelir as pragas. Sevok deve ser semeado o mais cedo possível. Recomenda-se remover todos os restos de plantas do local no outono e cavar o solo antes do início da geada.
Tripes de cebola
O tripes da cebola é um pequeno inseto amarelado, com cerca de 1 mm de comprimento. Ele suga o suco da planta, fazendo com que as penas da cebola amarelem e ressequem. A fêmea põe ovos nas folhas, dos quais emergem larvas verde-acinzentadas após 5–6 dias.
Os tripes, como as mariposas da cebola, hibernam no solo, enterrando-se nos restos da vegetação ou nos bulbos destinados à semeadura. Portanto, uma medida preventiva é cavar o local no outono, aplicar fertilizantes e retirar as copas restantes. Antes do plantio, os conjuntos devem ser desinfetados colocando-os, por exemplo, em uma solução fraca de permanganato de potássio ou mergulhando-os em água quente (temperatura da água em torno de 45 graus) por 10 minutos. Se for detectada uma praga no canteiro, ela é tratada com inseticidas (Iskra, Konfidor).
Mosca da cebola e como destruí-la
A praga mais comum da cebola é mosca da cebola, que afeta qualquer uma de suas variedades. Assemelha-se a uma mosca comum, o comprimento do corpo chega a 8 mm, a cor é amarelo acinzentado.
Em meados de maio, quando o dente-de-leão e o lilás começam a florescer, a fêmea desse inseto começa a botar ovos no solo próximo aos canteiros de cebola, menos frequentemente entre as folhas novas ou entre as escamas secas do bulbo. Depois de apenas 6 dias, as larvas que emergem dos ovos começam a comer o bulbo pelo fundo.As penas começam a ficar cobertas de manchas amarelas e logo a planta inteira morre.
As larvas se desenvolvem em três semanas. Eles então se enterram no solo e se transformam em pupas. Depois de algum tempo, novos indivíduos aparecem, aproximadamente no final de julho.
As medidas preventivas são:
- plantio precoce de cebola;
- recomenda-se plantar cenoura na vizinhança;
- no verão, as moscas dos canteiros são tratadas com uma mistura de cinza de madeira, pó de tabaco e pimenta moída;
- O medicamento Bazudin, que é misturado à areia e adicionado ao solo, ajuda a repelir insetos.
Se as larvas já iniciaram sua atividade destrutiva o tratamento com os medicamentos Kreotsid Muhoed Aktara Karatê Zeon. Tratar cebolas com solução salina com algumas gotas de amônia é eficaz (200 g de sal devem ser dissolvidos em 10 litros de água).
Nematóide do caule
Os nematóides do caule, como as moscas da cebola, levam ao amarelecimento das folhas e à perda de rendimento. O nematóide se assemelha a um pequeno verme (1,5 mm de comprimento) que penetra no fundo da cebola. Os insetos se alimentam da seiva da planta. A lâmpada começa a apodrecer. Pontos e listras brancas aparecem nas penas, depois as folhas da cebola ficam amarelas, enrolam e secam.
É difícil combater o nematóide, então a única coisa que pode ser feita é seguir algumas regras:
- tratar o material de plantio com solução salina ou água quente;
- Recomenda-se plantar cebola na mesma área, no máximo após 4 anos;
- Você pode plantar malmequeres nas entrelinhas, uma infusão dessas flores também ajuda;
- A remoção oportuna de ervas daninhas deve ser realizada.
Se as cebolas do jardim amarelaram devido a pragas remanescentes no solo, o espaçamento entre fileiras pode ser regado com uma solução à base de Fitoverm ou pó de Akarina.Os medicamentos são tóxicos, por isso não é recomendado usá-los com muita frequência.
O gorgulho secreto e a luta contra ele
O besouro secreto de pequeno porte se alimenta de folhas de cebola verde. Seu corpo é cinza e de formato oval. Na primavera eles começam a comer brotos jovens. Após a postura dos ovos, as larvas do besouro aparecem dentro de 2 semanas e começam a comer as verduras. As larvas são de cor amarelada e cabeça marrom, com cerca de 6 mm de comprimento. Primeiro aparecem manchas brancas nas folhas e depois a pena da cebola no jardim fica amarela e seca.
As medidas preventivas são:
- cavar o solo no outono após a colheita;
- limpar a área de restos de plantas e ervas daninhas no outono;
- Recomenda-se plantar cebola anualmente em local novo.
Caso esse inseto apareça nos canteiros, é necessário afrouxar as fileiras com adição de pó de tabaco, cinza de madeira ou pimenta moída. Se não houver muitas pragas, você poderá coletá-las manualmente. Pulverizar com uma solução à base do medicamento Karbofos ajuda a destruir as pragas.
O que há de errado com as cebolas?
As cebolas ficam amarelas não apenas devido à invasão de insetos-praga. Muitas vezes, infecções fúngicas, bacterianas e virais podem prejudicar a colheita.
Ferrugem
A ferrugem é uma doença fúngica da cebola. Afeta as folhas verdes, resultando em nutrientes insuficientes que chegam ao bulbo e o rendimento é reduzido.
Primeiro, listras ou manchas marrom-amareladas aparecem nas folhas, que crescem com o tempo. A doença leva ao amarelecimento total e ao ressecamento da parte verde da cebola.
As medidas preventivas dizem respeito principalmente ao material de plantio, que precisa ser aquecido e desinfetado. Caso seja detectado algum problema, os canteiros de cebola são borrifados com uma solução à base de oxicloreto de cobre.O componente é diluído em um balde com água e adicionados 30 ml de sabonete líquido. Pode ser usado droga Hom ou Metronidazol.
Podridão do bulbo causada por bactérias
A podridão do bulbo só pode ser notada na safra colhida. As cabeças afetadas amolecem e listras escuras podem ser encontradas entre as escamas. Essas lâmpadas não podem ser armazenadas. Esse doença da cebola transportado por insetos.
Apenas bulbos densos e saudáveis são selecionados para o plantio. O solo é tratado com Hom ou Metronidazol. Se você plantar uma muda afetada, a planta ficará fraca. As folhas novas ficam imediatamente amarelas e secam.
Fusarium, podridão inferior
Todas as variedades de cebola podem sofrer de uma doença fúngica como o fusarium. Primeiro, as penas da cebola ficam amarelas, enrolam-se e depois secam completamente e a planta morre. No fundo e nas axilas das folhas pode-se notar uma camada branca ou rosa claro.
As seguintes ações podem ser usadas para evitar danos à podridão inferior:
- a área de plantio de cebola deve ser em um morro e bem iluminada;
- Não se deve plantar cebola na mesma área por vários anos consecutivos, as culturas de grãos são consideradas as melhores antecessoras;
- você precisa plantar vegetais e colher na hora certa;
- as sementes são selecionadas e desinfetadas antes do plantio.
Quando aparecerem os primeiros sinais da doença, o tratamento com Fitosporin e Quadris vai ajudar.
Praga de Alternaria
Outra doença fúngica que afeta as cebolas é a Alternaria. As penas verdes são afetadas primeiro. Eles desenvolvem manchas brancas que ficam marrons com o tempo. Gradualmente, a doença se espalha para o bulbo, que fica coberto de mofo preto e apodrece.
Preparações como Acrobat, Cabrio Duo, Polyram, Fitosporin ajudam a evitar o amarelecimento das penas das cebolas. No outono, após a colheita, todas as copas e cascas são retiradas da horta.
O não cumprimento das regras de cuidado da cebola leva ao amarelecimento da pena
Se você não cuidar bem das plantações de hortaliças, elas ficam fracas, letárgicas e as folhas mudam de cor. A rega e a fertilização devem ser realizadas em tempo hábil e em determinadas quantidades.
Rega insuficiente ou inadequada
No regando a cabeça da cebola corretamente fica denso, suculento e armazenado por muito tempo. Nos primeiros dias, quando a cebola está apenas criando raízes, é preciso regá-la generosamente a cada três dias. Então a rega é reduzida para uma vez por semana. Em julho, quando a cabeça está se formando, basta regar uma vez a cada 1,5 semanas.
A água para irrigação deve estar morna (cerca de 20 graus) e é melhor despejá-la sob a raiz. A melhor hora para regar é considerada de manhã cedo ou à noite. Se o tempo estiver nublado, é possível na hora do almoço.
As cebolas adoram solo úmido, mas o excesso de umidade pode levar ao crescimento atrofiado devido à lixiviação de micronutrientes, ao apodrecimento e à propagação de infecções. Além disso, a cabeça da cebola é pequena e sem gosto.
Outra razão pela qual, em condições normais de cuidado com as plantas, as folhas ficam amarelas são as condições climáticas. O regresso das geadas, da seca ou das chuvas fortes pode afectar a qualidade e a quantidade da colheita.
Falta de alimentação
Recomenda-se fertilizar durante a rega. A primeira aplicação de fertilizantes é realizada duas semanas após o plantio. Você pode fazer uma solução com nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio. A próxima aplicação de fertilização é realizada após mais duas semanas.
O que fazer?
Há muitas maneiras de lidar com cebolas que ficam amarelas, secam e morrem. O principal é reconhecer a causa a tempo.
Remédios populares para penas amareladas
Se as pragas são a causa do amarelecimento das cebolas, os remédios populares ajudarão:
- Uma ampola de amônia, 200 g de sal comum e 200 g de cinza de madeira são dissolvidas em 10 litros de água. Recomenda-se regar os canteiros com a solução resultante após 10 dias, até que as folhas voltem a ficar verdes.
- Dissolva 1 kg de refrigerante, 10 ml de iodo e 4 sacos de permanganato de potássio em um balde de água. O concentrado acabado é diluído em água na proporção de 1:1 e os canteiros são regados. A solução é suficiente para uma grande área de plantio.
- As infusões de plantas são preparadas com dente-de-leão, absinto, calêndula e pimenta.
Como medida preventiva, pode-se regar as fileiras com água salgada ou polvilhar com uma mistura seca de pó de tabaco, cinza de madeira e pimenta moída.
Produtos químicos fitofarmacêuticos
No caso de um ataque em massa de pragas, que fez com que as cebolas ficassem amareladas, é realizada a pulverização química. Entre os populares e eficazes: Mostilan, Iskra, Aktara, Karbofos, Leptotsid, Kreotsid.
Para evitar que as cebolas amarelem, você pode evitar a falta de nitrogênio no solo adicionando uréia ou nitrato de amônio. Entre as fileiras de cebolas, são cavados sulcos e despejados 6 gramas de nitrato de amônio por 1 metro quadrado. m.
Dicas simples para cuidar de cebolas
Como regar os canteiros para combater eficazmente o amarelecimento das folhas? A maioria dos produtores de vegetais usa água salgada. Uma mistura de cinza de madeira e pó de sementes de cenoura dá um bom efeito. Você pode tratar os canteiros com cinza de madeira ou polinização com camomila. Se a cebola ficar amarela, você pode alimentá-la com fertilizante complexo.