Cultivo de cebola, à primeira vista, pode parecer uma questão simples e descomplicada, mas na realidade o processo exige o cumprimento das regras básicas da jardinagem. Você precisa saber como regar cebolas em terreno aberto, como processá-las e alimentá-las. As sutilezas da tecnologia agrícola permitem uma colheita boa e de alta qualidade. A hortaliça necessita de muita umidade, mas seu excesso leva ao desenvolvimento de fungos, por isso é necessário seguir as regras de irrigação no cultivo da cebola.
Quando começar a regar?
Regar cebolas em terreno aberto é obrigatório.Afinal, a planta reage rapidamente a quaisquer mudanças no clima e, consequentemente, no solo. Se o bulbo ficar em solo seco e não umedecido por muito tempo, ele simplesmente para de crescer verde e começa a se alimentar e a cultivar o próprio tubérculo.
Para um solo vegetal, nutritivo e úmido é uma das principais condições para um crescimento ativo.
É necessário regar as cebolas desde o momento em que são plantadas nos canteiros. Uma condição importante é a irrigação moderada, pois a planta é facilmente suscetível a fungos que se multiplicam na umidade e no excesso de umidade.
Na primavera, deve-se esperar até que o sol seque o solo após o inverno: assim que aparecerem verdes e ervas, pode-se regá-lo.
Características de rega
Como qualquer hortaliça, a cebola requer cuidados específicos. A irrigação desempenha um papel importante nesta questão.
Jardineiros experientes determinam o tempo e a quantidade de aspersão com base nas condições do solo. Recomendações sobre como regar cebolas adequadamente:
- O solo deve estar moderadamente úmido.
- Evite secar e encharcar o solo.
- Para determinar o quão úmido está o solo, você precisará de uma lasca de madeira fina e seca. Eles o enfiam no solo a uma profundidade de pelo menos 10 cm e depois verificam se permanecem partículas de solo ou se está completamente seco.
No início do crescimento
Na primeira fase do cultivo, a irrigação da planta jovem deve ser oportuna e especial. Sua especificidade é a seguinte:
- A água para irrigação no início do crescimento deve ser quente e estável. Não há necessidade de aquecê-lo de propósito. Se os dias estiverem ensolarados e quentes, basta encher um recipiente com água e deixar ao sol. A possível precipitação irá afundar e o próprio líquido aquecerá até a temperatura necessária.
- Existem normas padrão sobre a quantidade de água que deve ser colocada nos canteiros na fase inicial do crescimento da cebola. Para 1 m² de terreno utilize 10 litros de líquido. O número de regas e seus volumes dependem das condições climáticas e do solo.
- Cultivo de cebolas para fazer penas tem características próprias. Ao regar, é importante garantir que não fique água entre as penas. Caso contrário, os verdes começarão a deteriorar-se.
- Para evitar queimaduras solares na massa verde, a irrigação é feita de manhã ou à noite.
- O sistema de irrigação de cada horticultor é diferente. Se as ranhuras entre as fileiras estiverem cheias de água, é importante monitorar a pressão da mangueira e a umidade inicial do solo. A forte pressão pode expor os bulbos e lavar a sujeira. As raízes começarão a desaparecer.
- A primeira rega é feita imediatamente após o plantio. Durante a irrigação, são aplicados fertilizantes líquidos, que permitem que o bulbo crie raízes rapidamente e se adapte ao solo.
Quando maduro
Os jardineiros recomendam reduzir a quantidade de rega na fase de maturação, que ocorre cerca de 2 meses após o plantio. Caso contrário, você pode prejudicar o sabor da colheita e sua capacidade de armazenamento por muito tempo.
A partir deste período o bulbo já pode estar preparado para a colheita. Se ela ganhou a massa necessária e está saturada de substâncias úteis, suas penas ficarão no chão. Se as pontas verdes estiverem mortas, será necessário reduzir a irrigação pela metade.
Ao fertilizar, você precisa regar o solo antes e depois de adicionar os preparados ao solo. Isso permitirá que os nutrientes penetrem mais profundamente e de maneira mais uniforme nas camadas desejadas do solo. Os fertilizantes são aplicados todas as semanas durante a rega. A cultura responde bem ao nitrogênio, fósforo e potássio.
Antes da colheita
A maioria dos jardineiros acredita que deveria parar de irrigar os canteiros com frequência antes da colheita.Com pelo menos 7 a 10 dias de antecedência, o número de regas é reduzido para uma vez por semana. Você pode parar completamente de regar as cebolas alguns dias antes de colhê-las.
Se você cultiva um vegetal para obter verduras, é recomendável focar no comprimento da pena. Para a colheita, os topos devem atingir 30-40 cm e, uma vez atingidos os parâmetros de topo desejados, a rega é completamente interrompida alguns dias antes da colheita dos verdes. Isso é feito para manter as penas limpas e secas.
Quando a rega não é necessária?
Recomendações dos jardineiros quando não é necessário regar canteiros de cebola:
- Pelo menos uma semana antes da colheita. Isso é um dever. O vegetal deve ser retirado do solo seco, para que fique armazenado por mais tempo. Se o tempo estiver chuvoso e houver ameaça de perda de colheita, os bulbos úmidos são secos em local seco e bem ventilado.
- As opiniões divergem sobre se as cebolas devem ser regadas em agosto. A essa altura, a irrigação deve ser reduzida, mas não é recomendável interrompê-la completamente. A falta de umidade no último estágio de amadurecimento do bulbo pode afetar o sabor da raiz.
- Você precisa ficar de olho nas próximas previsões meteorológicas. O mau tempo pode atrapalhar os planos de colheita ou fertilização. Vale a pena fertilizar as plantas com preparações minerais vários dias antes da estação chuvosa prevista. Desta forma, as substâncias benéficas terão tempo para serem absorvidas pelo sistema radicular e sua concentração corresponderá à norma exigida.
- A cultura não necessita de muita umidade do solo, por isso as regas devem ser especiais em todas as fases do ciclo vegetativo. Na hora do plantio é importante irrigar regularmente os canteiros para que o bulbo desperte e cresça ativamente. Durante o período de maturação, necessita de menos umidade, por isso a quantidade de rega é reduzida. Imediatamente antes da colheita, pare de umedecer completamente o solo.
Se seguir as regras básicas de rega, a colheita será boa e de boa qualidade.
Como e por que regar cebolas com solução salina?
Recomenda-se regar a cebola com solução salgada, pois esse líquido auxilia no combate à principal praga do vegetal - a mosca da cebola. O inseto deposita larvas no solo e pequenos vermes comem o bulbo. Além disso, a praga destrói a massa verde. A planta seca.
Os benefícios da irrigação com água salgada não são apenas luta contra a mosca da cebola, mas também uma série de outras pragas que podem causar danos à cultura.
O procedimento é realizado em 3 etapas:
- A primeira vez que é necessário regar os canteiros com a solução é quando o comprimento da pena da cebola é de 5 a 7 cm.
- 10 dias após a primeira irrigação.
- A rega final é realizada 10 dias após o segundo tratamento.
Para cada etapa, a solução salina é preparada em diferentes concentrações: na primeira são tomados 30 g de sal por 1 litro de água, na segunda vez - 40 g de sal, e na terceira - 60 g.
Se o dano da praga for pequeno, todas as 3 irrigações podem ser realizadas com uma solução de 30 g de sal. É importante regar os canteiros por cima com água sedimentada após cada umedecimento com a solução.
Cuidar e cultivar cebolas não é uma tarefa difícil ou problemática. O principal é se familiarizar com antecedência com as especificidades da tecnologia agrícola e seguir as recomendações dos jardineiros.