A cebola é um tempero indispensável em quase todos os pratos, entre os seus tipos também se encontra a cebola branca. Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios da cebola branca, que veio de países asiáticos. Como todos os seus parentes cebola, é rico em vitaminas e microelementos saudáveis, tem sabor adocicado e aroma agradável. Vejamos mais de perto as características e qual a diferença entre esta variedade e outras.
Variedades varietais
Antes de escolher o tipo de cebola adequado, os veranistas procuram escolher uma que guarde bem e tenha um sabor agradável.
As cebolas brancas pertencem a esta categoria e possuem variedades próprias. Seus nomes e características são os seguintes:
- Cometa. Os bulbos ficam bem conservados por 6 meses. A desvantagem é o tempo de maturação e o tamanho pequeno.
- Alba. Demora muito para amadurecer, mas se os cuidados forem feitos de acordo com todas as exigências da tecnologia agrícola, os bulbos podem ser médios ou grandes (até 200 gramas).
- Nevada. Esta é uma variedade de maturação precoce. É melhor plantar em regiões onde o verão é muito curto. Os bulbos crescem em tamanho médio, cerca de 90 gramas.
- Bola de neve. Tem um período de maturação médio. Os bulbos são grandes, podendo pesar 160 gramas. Também é preciso lembrar: isso variedade de cebola não pode ser armazenado por mais de 3 meses.
- Esterlina. Resistente a doença. É armazenado por cerca de 4 meses. Caracterizado por um sabor adocicado. O peso das lâmpadas é de cerca de 120 gramas.
Qualidades distintivas da cebola branca das outras
A variedade branca tem um formato bonito. Ao contrário do habitual amarelo e roxo, é mais difícil de armazenar, mas os bulbos são maiores.
Eles diferem em sabor e aroma e não apresentam nenhum amargor acentuado.
Faz deliciosas saladas e sopa de cebola francesa. Popular na Espanha, EUA e França.
É chamado de branco por causa da cor da casca, que lembra um pouco o papiro não escrito. Existem também diferenças significativas no conteúdo de diversas substâncias, em comparação com as variedades amarela e roxa. O vegetal branco contém sais de ferro em grandes quantidades, além de vitaminas e microelementos, óleos essenciais e açúcar.
Propriedades valiosas
Como todos os outros tipos de cebola para salada branca, é considerada um produto saudável.Contém fitoncidas, que têm um efeito prejudicial sobre bactérias e fungos individuais.
O suco de cebola tem propriedades medicinais e é utilizado no tratamento e prevenção de resfriados. Pode ser usado como terapia adicional para estomatite e dor de garganta. No período outono-primavera, como medida preventiva, recomenda-se inalar o cheiro da cebola, previamente ralada ou cortada no prato.
É necessário incluir diariamente esse vegetal em sua dieta como fonte de ácido ascórbico. Suas propriedades benéficas são preservadas frescas e fervidas.
Contra-indicações de uso
Os benefícios da cebola branca são inegáveis, mas também podem ser prejudiciais. Cebolas brancas frescas não são recomendadas para crianças menores de um ano e meio. Possuem mucosa oral muito delicada, podendo causar queimaduras. Quando fervido, recomenda-se adicioná-lo a purês de vegetais e sopas a partir de 1 ano.
O vegetal é tolerável para todas as pessoas, principalmente se tiver sido submetido a tratamento térmico. A principal contra-indicação é o consumo in natura.
Os médicos não recomendam nos seguintes casos:
- insônia;
- dor de cabeça;
- pressão alta;
- flatulência frequente;
- excesso de peso corporal, já que o vegetal branco melhora o apetite e estimula a produção de suco gástrico.
Quando tirar as cebolas dos canteiros?
É muito importante determinar com precisão o momento da colheita da cebola branca, caso contrário não será possível armazená-la por muito tempo. Se não amadurecer, seu pescoço ficará suculento e grosso, e o bulbo ficará mal coberto de escamas. Essa cebola começará a apodrecer depois de um tempo.
Se não for removido por muito tempo, as escamas voarão, raízes adicionais crescerão, os bulbos começarão a rachar e ocorrerá uma perda de propriedades benéficas.
Os principais sinais para a colheita da cebola branca são:
- interromper o crescimento de novas penas;
- amarelecimento da parte principal das folhas e início de secagem;
- se a maioria das penas estiver morta;
- as escamas ficaram brancas;
- O pescoço da cebola amoleceu ligeiramente.
O momento do amadurecimento da cebola é influenciado por vários fatores, incluindo:
- região em crescimento;
- clima;
- o solo;
- características da espécie.
Geralmente, a estação de cultivo da cebola é de 2–3 meses. A maioria das variedades já pode ser colhida em meados de julho, e as variedades posteriores amadurecem no início de agosto. Se o verão for seco e quente, as cebolas amadurecerão muito mais rápido. Em clima chuvoso e frio, a prontidão para a colheita dessa hortaliça fica mais lenta. O prazo para a colheita é 20 de agosto, pois foi percebido que as chuvas começam nesse momento.
Você pode seguir o calendário lunar, que indica o momento da colheita. Se você não colher cebolas antes das chuvas, elas perderão o prazo de validade e poderão se tornar suscetíveis ao apodrecimento e outras doenças.
É melhor começar a observar as manifestações externas da maturação das culturas a partir de meados de julho. Embora o tempo esteja seco e ensolarado, é necessário recolhê-lo a tempo.
Como colher e armazenar adequadamente a colheita?
É melhor retirar as cebolas maduras do jardim em um dia seco e ensolarado. Para trabalhar você vai precisar de uma pá: não se deve puxar o arco pelas penas. Recomenda-se cavar levemente a terra próxima aos bulbos e, em seguida, retirá-los com cuidado, sacudindo a terra restante com as mãos. Se o pescoço do vegetal estiver suculento, significa que não está maduro, é melhor não guardar esses bulbos, mas guardá-los para que possam ser levados imediatamente para a cozinha.
Depois de desenterrada a cebola, ela precisa ser disposta diretamente com as penas para secar na mesma cama no chão ou papelão.É aconselhável que os raios quentes do sol incidam sobre ele. À noite, recomenda-se colocá-los em local seco ou cobri-los com filme para que os bulbos não se molhem com o orvalho da manhã. Seque dependendo do clima - de 7 a 10 dias.
Se a cebola ficar farfalhante, lisa e escorregadia, você pode facilmente enfiar a mão nela - isso significa que ela já secou bem.
Agora você precisa usar uma tesoura para cortar as folhas dos bulbos, deixando cerca de 5 a 6 cm do pescoço.
Para armazenamento de cebola Melhor colocado em local seco à temperatura ambiente. Você pode colocá-lo em redes, caixas de madeira, caixas de papelão, sacos de tecido ou meias de náilon. Você não pode cortar as folhas, mas tecer uma trança em forma de trança. Pendure cigarros na cozinha. Nesta forma, o vegetal fica bem conservado.
Se você teve que desenterrar um vegetal em tempo chuvoso, não resta mais nada a não ser processá-lo corretamente.
Para fazer isso você precisa:
- corte imediatamente as penas, recuando 5 cm do pescoço;
- remova cuidadosamente as raízes;
- limpe a balança;
- Coloque uma cebola de cada vez em local seco para secar por 2 a 3 semanas.
Se o ambiente estiver seco e bem ventilado, a cebola poderá ser preservada e a casca crescerá novamente.
Como acelerar o amadurecimento da colheita?
Muitas vezes, para ter tempo de desenterrar as cebolas antes do início das chuvas, é necessário estimular o processo de amadurecimento. Existem várias maneiras de fazer isso, mas a principal é limitar os vegetais de raiz em sua dieta.
Se as cabeças estiverem profundas no solo e difíceis de ver, é recomendável varrer levemente o solo de sua superfície para que fiquem expostas e recebam luz solar suficiente.
É necessário interromper a rega 2 a 3 semanas antes da colheita, mesmo que o tempo esteja seco. Se começar a chover nessa hora, é melhor cobrir as cebolas com plástico. Você pode levantar as lâmpadas com um forcado.
Recomenda-se inserir uma pá sob o bulbo e cortar as raízes a uma profundidade de 5 cm.
Não é recomendado cortar as pontas, pois os bulbos ficarão privados dos nutrientes das pontas. Quando maduros, devem passar de verdes a bulbosos.
Cada tipo de cebola tem sabor e aroma próprios. Para quem gosta de um sabor adocicado, o branco é a escolha certa. É aconselhável consumi-lo diariamente, acrescentando-o a diversos pratos como fonte saudável de vitaminas e microelementos.