Quase todas as pessoas que têm hortas cultivam cebolas. Depois de coletar cabeças de cebola da parcela, muitas pessoas pensam em como armazenar cebolas. Para entender o processamento da cebola para armazenamento, você precisa se familiarizar com as nuances básicas da coleta e preparação da colheita para o inverno.
Quando parar de regar cebolas?
Antes de armazenar a colheita da cebola e recolhê-la na parcela, é preciso entender as peculiaridades de regar a hortaliça cultivada.Poucos horticultores sabem que as cabeças de cebola, que raramente são regadas antes da colheita, têm uma vida útil longa.
Antes de colher os bulbos maduros, é recomendável reduzir gradativamente a intensidade da umidade do solo. Determinar quando parar de regar é bastante simples. Para isso, examine cuidadosamente as folhas dos arbustos, que, depois de ganharem massa, revestem a superfície do solo. Na maioria das vezes, o período de interrupção da rega ocorre de 2 a 2,5 meses após o plantio das cebolas no local.
Se você não parar de umedecer o solo em tempo hábil, isso afetará negativamente a preservação da colheita. Jardineiros experientes que sabem conservar as colheitas de cebola em casa afirmam que esses vegetais não são armazenados por muito tempo no inverno.
Quando retirar as cebolas da horta?
É imprescindível determinar a época de colheita mais adequada. Os jardineiros costumam desenterrar cebolas maduras nas primeiras semanas de agosto ou na segunda quinzena de julho. Porém, essas datas não são adequadas para todos, pois na escolha da data exata também são levadas em consideração as características climáticas, o clima e a variedade de hortaliças cultivadas.
Para determinar com precisão época da colheita da cebola, preste atenção na aparência da planta. Certifique-se de inspecionar a parte superior das raízes, que secam e descascam quando totalmente maduras. Você também precisa prestar atenção aos caules do vegetal. Devem estar secos e com tonalidade amarelada. Para inspecionar visualmente os bulbos, será necessário desenterrar um pouco a planta com um forcado.
Os frutos maduros devem estar secos e firmes.
Algumas pessoas usam cálculos matemáticos simples para determinar quando cortar e colher cebolas. Não é segredo que o tempo médio para o amadurecimento completo dos bulbos é de 60 a 70 dias.Na hora de determinar a data da colheita, basta somar esses números à data de plantio da hortaliça na horta. Porém, ao utilizar este método, não devemos esquecer as peculiaridades das condições climáticas. Por exemplo, devido a um verão seco, a colheita é feita 5 a 10 dias antes.
Cavar e podar
Depois de decidir o momento ideal para colher e podar cebolas, você precisa se familiarizar com as características desse processo. Porém, antes disso, deve-se observar com atenção a previsão do tempo para os próximos dias, pois a colheita só deve ser feita em dias de sol. Na ausência de chuva, o solo ficará seco e você não terá que perder tempo secando a colheita colhida.
Desenterrar os bulbos é bastante simples, principalmente se forem cultivados em solo arenoso ou turfoso. Na maioria das vezes, surgem dificuldades ao desenterrar raízes em áreas argilosas densas. Nesses casos, utilizam-se forcados, pois são mais fáceis de cavar em solo denso.
Ao desenterrar a colheita com um forcado, mantenha uma distância de 5–10 cm do arbusto. A camada superior do solo é levantada com muito cuidado para não danificar acidentalmente a cabeça da cebola. Freqüentemente, a terra gruda nas frutas desenterradas, das quais é melhor se livrar. Se você não limpar o solo imediatamente, os bulbos começarão a apodrecer.
Após a colheita, quando todas as cebolas estiverem desenterradas, pode-se cortar os frutos colhidos. Durante a poda, as raízes são cuidadosamente limpas de escamas soltas e cortadas das folhas. Neste caso, as folhas devem ser aparadas de forma que fique na cabeça um pescoço de 5 a 7 cm de comprimento.Os bulbos também são retirados das raízes, que são cortadas com faca ou tesoura comum embaixo.
Colhendo cebolas durante a chuva
Algumas pessoas enfrentam condições climáticas adversas durante a colheita de cebolas para armazenamento.Nesse caso, é melhor se familiarizar com as características de desenterrar cabeças de cebola em tempo chuvoso.
Cavar cebolas na chuva não é diferente de colher em dias ensolarados. Você também terá que cavar o solo com um forcado ou pá e remover cuidadosamente as raízes do solo. Depois de desenterrada toda a colheita, os tubérculos são levados para uma sala seca, onde são limpos de sujeira, cascas e raízes. Os bulbos descascados são colocados no chão e secos por 7 a 10 dias.
Muitas vezes, grandes quantidades de cebolas são extraídas do solo, onde há um aumento do nível de nitrogênio. Neste caso, a secagem é realizada 2 a 3 vezes. Só assim a safra colhida será armazenada adequadamente durante o inverno. É muito importante que a secagem seja realizada em ambiente com temperatura de pelo menos 30 graus Celsius.
Como secar cebolas corretamente?
Antes de abordar a questão do armazenamento da cebola, é preciso se familiarizar mais com as nuances da secagem da colheita. A vida útil dos cabeçotes depende da correção e eficiência da secagem.
Se o tempo estiver ensolarado e quente lá fora nos próximos dias, a secagem poderá ser feita diretamente nas camas. Para fazer isso, todas as raízes são dispostas em fileiras e reviradas periodicamente durante a semana.
Quando chove, as cebolas colocadas para secar são cobertas com uma barraca ou levadas para dentro. Ao mesmo tempo, secam melhor dentro de casa se forem trançados. Algumas pessoas precisam secar vegetais em seus apartamentos. Para isso, utilizam-se fornos aquecidos ou fogões a gás, sobre os quais fica suspensa a safra colhida. Ao secar no forno, tome muito cuidado para não estragar os vegetais. Recomenda-se monitorar regularmente a temperatura do forno.Antes de secar cebolas com casca para armazenamento, elas deverão ser descascadas.
Como armazenar cebolas?
Depois de coletar, limpar e secar as cebolas verdes, você pode começar a armazená-las. Para fazer isso, você precisa descobrir com antecedência onde é melhor armazenar cebolas no inverno.
Na adega
As pessoas que vivem no setor privado preferem armazenar cebolas no porão durante o inverno. Para isso, utilizam sacolas de lona, cestos e até caixas comuns de madeira. Se não houver recipientes vazios para armazenamento, as raízes são simplesmente colocadas em prateleiras ou prateleiras.
Alguns, depois que as cebolas estão completamente preparadas para armazenamento, colocam-nas em meias de náilon. Qualquer meia-calça ou meia de náilon que ninguém vai usar é adequada para isso. 5 a 10 cabeças de cebola são cuidadosamente colocadas neles, após o que a meia é pendurada em um gancho na adega.
Para armazenar vegetais, certifique-se de usar produtos de náilon, pois esse material permite a boa passagem do ar.
No apartamento
Os proprietários de lotes de dacha muitas vezes se recusam a deixar cebolas em sua dacha durante o inverno e, portanto, levam as colheitas para seus apartamentos. Armazenar cabeças nessas salas é complicado pelo espaço limitado. Ao contrário de uma adega, não será possível usar gavetas ou prateleiras nas áreas residenciais, pois ocuparão muito espaço livre.
Algumas pessoas trançam as colheitas para economizar espaço em seus apartamentos. No entanto, apenas plantas não podadas e com folhas são adequadas para isso. Como guardar cebolas cortadas para que não brotem? Para fazer isso, você pode usar redes de armazenamento.Recomenda-se usar apenas redes e não sacos, pois os sacos de tecido têm pouca permeabilidade ao ar e por isso as cebolas ficam rapidamente embaçadas.
Na entrada e na varanda
Às vezes as pessoas não têm espaço livre no apartamento e têm que deixar toda a colheita na varanda ou na entrada. As cabeças de cebola devem ser guardadas na varanda, em caixa térmica especial para vegetais. Sem esse recipiente, a colheita começará a apodrecer.
Antes de colocar as lâmpadas nessas condições, é preciso saber em que temperatura é melhor armazená-las. Todas as variedades resistentes à geada são bem armazenadas, mesmo a temperaturas de 1–2 graus Celsius. Para outros, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 15 graus.
Iterando e salvando
Para aumentar a vida útil das cabeças de cebola colhidas, é necessário separar a colheita regularmente.
Na maioria das vezes, são selecionados os bulbos que ficam na adega no inverno, pois são as condições mais inadequadas para a conservação da colheita. Ao classificar as lâmpadas, sua aparência é examinada cuidadosamente. Se a cabeça começar a escurecer, ela será descartada imediatamente, pois começará a apodrecer. Recomenda-se também retirar vegetais com cabeça danificada na hora da triagem, pois não duram muito.
Conclusão
Os horticultores que cultivam cebolas muitas vezes enfrentam o problema de armazenar as cabeças coletadas. Para que a safra colhida seja armazenada por muito tempo, é necessário se familiarizar com as características de colheita e conservação dos bulbos.