A cebola é uma planta comum cultivada por muitos residentes de verão em suas roças. A popularidade deste vegetal se deve ao fato de ser adicionado a diversos pratos culinários. Sem ele, alguns pratos simplesmente parecem sem gosto e sem graça.
- Cebola vegetal: descrição
- Variedades e tamanhos de bulbos
- Sulista
- Norte
- Seleção e armazenamento de sementes
- Tecnologia de cultivo de cebola
- Predecessores da cebola
- Período de plantio de sementes
- Requisitos de solo para cebolas
- Aplicação de fertilizante
- Como plantar cebola em terreno aberto?
- Plantio de primavera
- Plantar cebolas antes do inverno
- Cuidado de cebola
- Alimentando
- Rega
- Proteção contra doenças e pragas
- Colhendo cebolas
- Conclusão
Conseguir uma colheita de cebola de alta qualidade é bastante simples.Para isso, basta familiarizar-se com as características do vegetal e as nuances do seu cultivo.
Cebola vegetal: descrição
As pessoas conheciam uma planta como a cebola na época do Antigo Egito. As primeiras imagens desta hortaliça foram encontradas em tumbas que datam de 2.800 aC. Naquela época, as cabeças de cebola eram usadas ativamente na medicina popular para tratar pestes e outras doenças comuns. Hoje em dia são mais utilizados para preparar pratos deliciosos.
Antes de começar bulbos em crescimento, é recomendável familiarizar-se com a descrição básica da planta. A cebola é uma planta perene, cujas sementes no primeiro ano de cultivo se obtêm pequenas cabeças de 1 a 3 cm, e no ano seguinte a colheita resultante é utilizada como semente para a produção de frutos normais de cebola. Você pode descobrir a aparência das cebolas usando fotos que mostram a planta.
Variedades e tamanhos de bulbos
Para obter bulbos grandes, é recomendável familiarizar-se com as variedades de cebola. O fato é que esse vegetal apresenta diferentes exigências varietais para o horário de verão e condições de cultivo.
Sulista
As variedades de plantas cultivadas nas regiões do sul são populares entre os produtores de vegetais. Sua peculiaridade é que a formação normal do bulbo ocorrerá entre 15 e 16 horas de luz do dia. Neste caso, a planta aumentará rapidamente a sua massa vegetativa e começará a amadurecer.
Nas regiões Norte, o plantio dessas variedades não é recomendado devido às condições climáticas inadequadas. Nos climas do norte, no verão, a luz do dia atinge rapidamente o seu máximo e, portanto, os bulbos não têm tempo para se formar e amadurecer totalmente.
Norte
Variedades de cebola do norte com formato alongado e alongado não podem ser plantadas nas regiões do sul. Nas regiões do norte, os arbustos de cebola formam constantemente massa foliar. Mesmo com o tempo, a formação do bulbo não começa, pois a planta não tem luz suficiente para passar para as próximas fases de crescimento.
Seleção e armazenamento de sementes
Para obter uma grande quantidade de colheita de qualidade, é necessário preparar as sementes de cebola com antecedência. Você pode comprá-los em lojas especializadas ou cultivá-los você mesmo. A última opção é complicada pelo fato de você ter que se familiarizar com as peculiaridades do armazenamento de sementes.
Ao preparar sementes para plantar você mesmo, você terá que dividi-las previamente em três grupos:
- Grupo 1 - com diâmetro de 0,4–0,6 cm.
- Grupo 2 - diâmetro 0,7–1,4 cm.
- Grupo 3 - 1,5–2,4 cm de diâmetro.
Para atingir o rendimento máximo, são selecionadas sementes pertencentes ao segundo e terceiro grupos. As sementes de cebola selecionadas são armazenadas em uma sala com temperatura de cerca de 2–3 graus Celsius. Também podem ser armazenados em apartamentos desde que a temperatura não ultrapasse os 20 graus. A violação do regime de temperatura afeta negativamente o rendimento. Portanto, se as sementes foram armazenadas em local muito frio ou quente, é melhor não plantá-las.
Tecnologia de cultivo de cebola
Antes de começar a plantar, você precisa se familiarizar com a tecnologia de cultivo de cebola.
Predecessores da cebola
Ao escolher um local para o cultivo de arbustos de cebola, você deve descobrir quais plantas cresciam ali anteriormente. Alguns vegetais são incompatíveis com cebolas e, portanto, as mudas crescem muito pior em massa verde depois delas.
Batatas, tomates, beterrabas e pepinos são considerados excelentes antecessores.Além disso, os bulbos se desenvolvem bem em áreas onde foram cultivadas cenouras, rabanetes e legumes.
Período de plantio de sementes
Entender como cultivar cebolas grandes em conjuntos, é necessário determinar o período ideal para o plantio da planta. Os bulbos são plantados no início de abril ou no final de novembro para o cultivo do vegetal no inverno. No entanto, a maioria dos produtores de vegetais prefere o plantio na primavera porque o inverno produz condições de cultivo desfavoráveis que resultarão na formação de pequenas cabeças de cebola.
Na escolha da época de plantio, leva-se em consideração a região onde são cultivados os arbustos de cebola. Jardineiros da região Sul do país plantam a planta no final de março ou primeira quinzena de abril. Os moradores das regiões norte terão que esperar o fim das geadas noturnas, já que temperaturas abaixo de -3...5 graus impedem completamente o desenvolvimento e crescimento dos arbustos.
Requisitos de solo para cebolas
Antes de plantar, você deve estudar os requisitos básicos da planta para o solo em que ela crescerá.
Muitas variedades de cebola não lidam bem com matéria orgânica fresca e solos com alto nível de acidez. Portanto, é recomendável preparar a área para o plantio de hortaliças com 2 a 3 meses de antecedência. Para isso, adiciona-se cal ao solo para reduzir a acidez e o húmus podre. Em vez de cal, às vezes são usadas cinzas em uma quantidade de 200 a 300 gramas por metro quadrado de jardim.
Depois de adicionar cal ou cinza, mede-se o nível de acidez do solo. Os indicadores devem estar na faixa de 6–7 pH.
Aplicação de fertilizante
Para cultivar cebolas, são necessários fertilizantes, que são adicionados ao solo antes do plantio da hortaliça. Não há necessidade de alimentar a planta, pois isso prejudica o desenvolvimento dos arbustos.Portanto, uma pequena quantidade de fertilizante é adicionada ao solo, o que ajudará a aumentar a massa vegetativa.
Antes de adicionar fertilizante ao solo, é feita uma escavação preliminar da área com meia pá. Em seguida, o húmus podre é adicionado ao solo. Não são consumidos mais do que 3–4 kg de fertilizante por metro quadrado de jardim. Adubo verde também é adicionado ao solo, o que o tornará mais solto e arejado.
Como plantar cebola em terreno aberto?
Antes de começar a cultivar cebolas, você deve se familiarizar com as peculiaridades de seu plantio.
Plantio de primavera
Ao plantar na primavera, o método de linha única é frequentemente usado. Neste caso, a distância entre cada bulbo é de pelo menos 10–15 cm, porém às vezes a distância muda durante o processo de cultivo. Se você plantar uma planta usando o método “ombro a ombro”, a densidade entre cada planta não excede 2–3 cm. 10 dias após o plantio, as mudas são desbastadas e sua distância aumenta para 5 cm. Um mês depois, repetido é realizado o desbaste, no qual a distância aumenta para 15 cm entre cada arbusto.
Plantar cebolas antes do inverno
As variedades de cebola são plantadas antes do inverno, na segunda quinzena de setembro ou início de outubro.
Durante o plantio, a superfície da terra é compactada e nivelada com ancinho, após o que são feitos furos de 5 a 8 cm de profundidade na área. Quando os buracos são feitos, seu fundo é borrifado com fertilizantes orgânicos e minerais. Se o solo estiver seco, umedeça-o com água aquecida.
Após o plantio, toda a área com bulbos plantados é coberta com agulhas de pinheiro ou folhas secas. À noite, as fileiras de cebolas são cobertas com uma película, que protegerá as mudas da geada.
Cuidado de cebola
A tecnologia de cultivo da cebola também inclui o cuidado adequado das plantas plantadas. O cuidado adequado é a melhor forma de obter uma colheita de qualidade.
Alimentando
Ao crescer é necessário realizar fertilizando cebolas em terreno aberto. Os fertilizantes são adicionados pela primeira vez 15 dias após o plantio da semente no solo. Para isso, adicione ao solo uma mistura preparada com 10 litros de água e 30 gramas de uréia. Alguns jardineiros usam nitroammophoska ou nitrophoska em vez deste fertilizante.
A próxima fertilização é realizada 20 dias após a aplicação anterior da fertilização. Nesse caso, uma mistura criada a partir de 15 gramas de sal de potássio e 25 gramas de superfosfato é adicionada ao solo.
Rega
Antes como regar cebolas, você precisa se familiarizar com as características de regar esta planta. No primeiro mês de cultivo, a planta é regada duas vezes por semana. Se o tempo estiver muito seco, você pode umedecer o solo 2 a 3 vezes por semana. Um mês antes da colheita, os bulbos são transferidos para rega a seco, durante a qual o solo não fica umedecido e apenas se solta.
Proteção contra doenças e pragas
Para obter uma colheita saudável, é necessário proteger as plantas de pragas e doenças, que muitas vezes levam à morte da cebola. Para determinar a presença de uma doença nos arbustos, basta examinar cuidadosamente o seu estado. Nas plantas doentes, as folhas enrolam e mudam de cor. Quando esses sintomas aparecem, todos os arbustos de cebola devem ser pulverizados com bioinseticidas. Essas misturas podem ser usadas com segurança, pois são seguras para plantas e pessoas.
Colhendo cebolas
Para coletar cebolas para armazenamento, você precisa ter certeza de que estão totalmente maduras.Para determinar a maturação dos bulbos, examine cuidadosamente suas folhas. Se os arbustos ficarem amarelos e começarem a murchar, é hora da colheita. Isso é feito em dias ensolarados e secos para que o solo não fique muito molhado. Ao desenterrar variedades de cebola de longa duração, todos os bulbos são retirados da terra e secos. Em seguida, toda a colheita colhida é colocada em uma adega para armazenamento no inverno.
Conclusão
Todos os jardineiros que gostam de cultivar vegetais cultivam cebolas. Para cultivar este vegetal adequadamente, você precisa se familiarizar com os recursos plantando cabeças de cebola e cuidar das plantas plantadas.