Muitos jardineiros estão envolvidos cultivo de cebolas em seus lotes de dacha. Este vegetal é popular porque é frequentemente utilizado na preparação de vários pratos. Ao cultivar cebolas, algumas pessoas enfrentam doenças graves que impedem o crescimento normal da planta. Portanto, antes de plantar uma hortaliça, você deve se familiarizar com as doenças da cebola e seu tratamento.
As doenças mais comuns da cebola
As doenças frequentes são a principal razão para as más colheitas de vegetais. As cebolas também sofrem frequentemente de doenças e são suscetíveis a doenças virais e bacterianas. Eles impedem o crescimento dos vegetais e muitas vezes levam à morte dos arbustos cultivados. Para se livrar das doenças da cebola, você deve combatê-las adequadamente.
Oídio ou oídio
Freqüentemente, os arbustos de cebola sofrem de peronosporose ou oídio, que é considerada uma doença bastante perigosa. Todo horticultor deve conhecer as manifestações específicas da doença para iniciar o tratamento da planta em tempo hábil. A doença é caracterizada pelos seguintes sinais externos:
- o aparecimento de manchas brancas na superfície das folhas;
- amarelecimento das bordas das folhas inferiores;
- placa nas folhas;
- secagem gradual dos arbustos.
Esta doença da cebola ocorre devido a uma infecção nos bulbos, que gradualmente se espalha para o resto do arbusto. A infecção ocorre se o jardineiro não seguir as regras de rotação de culturas ou plantar sementes não tratadas.
O míldio se manifesta em condições de temperaturas elevadas, quando o ar aquece até 20 graus. Em temperaturas mais baixas, a doença se desenvolve muito mais lentamente.
Ferrugem da cebola
Outra doença comum à qual a cultura é suscetível é a ferrugem da cebola. Esta doença ocorre como resultado da exposição a um fungo que se espalha pelas penas da planta. Com o tempo, eles ficam completamente cobertos por uma camada amarela e pequenos esporos de fungos. Se os arbustos não forem tratados em tempo hábil, a planta irá parar de se desenvolver e os bulbos irão parar de amadurecer.
Para não ter que lidar com o tratamento da cebola e de suas penas amarelas, é preciso cuidar bem da planta.Os arbustos são regados apenas pela raiz para que o líquido não caia nas folhas. Além disso, o solo é periodicamente alimentado com fertilizantes minerais e orgânicos para melhorar a saúde do vegetal.
Podridão inferior do Fusarium
Se o solo não for tratado antes do plantio de uma hortaliça, a cebola ficará infectada com a podridão do Fusarium. Esta doença aparece devido a uma infecção que penetrou na raiz a partir do solo. Na maioria das vezes, a infecção ocorre durante o crescimento ativo da cebola.
As causas da infecção incluem:
- umidade do solo muito frequente;
- colheita prematura de frutas;
- colheita em tempo chuvoso;
- superaquecimento do solo devido ao tempo seco.
Quando a doença se manifesta, medidas devem ser tomadas imediatamente para impedir o desenvolvimento da infecção. Para isso, as plantas doentes são imediatamente arrancadas e retiradas do local. Em seguida, os bulbos e canteiros danificados são borrifados com calda bordalesa.
Podridão do pescoço de cebola
Com alta umidade do ar, os arbustos de cebola sofrem com a podridão do colo, que atinge o colo dos bulbos. A doença não aparece imediatamente, mas somente após a colheita no local. Determinar que uma planta tem esta doença é bastante simples. As escamas e o pescoço das cabeças da cebola ficam rosados e mais aguados. Com o tempo, a doença progride e toda a superfície da fruta fica coberta por mofo cinzento. Se os frutos afetados não forem tratados com nada, ficarão cobertos por uma crosta preta e protuberante.
Para não combater o apodrecimento no futuro, a doença da cebola é eliminada na horta. Para isso, a área é regularmente tratada com fertilização e retirada de ervas daninhas.
Podridão bacteriana úmida e podridão negra
Na fase final da estação de crescimento, a cultura sofre mais frequentemente de vírus da podridão bacteriana negra e húmida.Devido a essas doenças, formam-se pequenas feridas de cor escura nas penas das plantas plantadas. Sem tratamento oportuno, a doença progride e se espalha para os frutos, destruindo-os completamente. Os bulbos afetados apodrecem e têm um cheiro desagradável.
As razões para o desenvolvimento da podridão incluem:
- afrouxamento inadequado do solo, que danifica o bulbo;
- mudanças repentinas no clima e alta umidade;
- danos aos arbustos por carrapatos ou moscas da cebola, portadores da doença.
Quando aparecem os primeiros sinais da doença, as plantas afetadas devem ser removidas imediatamente para impedir a propagação da podridão.
Arco mosaico
Esta doença afeta os jogos de cebola no jardim, causando o aparecimento de manchas amarelas nas penas da planta. Os arbustos infectados deitam-se gradualmente e crescem mais lentamente.
Em alguns casos, a doença afeta o formato da fruta. Os bulbos infectados alongam-se e tornam-se muito mais finos que os saudáveis. Eles também armazenam pior, pois brotam e apodrecem rapidamente. Cebolas verdes e outros vegetais são infectados com mosaico devido a pulgões, ácaros e nematóides que transmitem a infecção.
Para proteger as plantas do mosaico, apenas sementes saudáveis devem ser plantadas. Além disso, para prevenção, a parte superior dos bulbos é cortada periodicamente.
Podridão mofada verde
Os vegetais da horta costumam sofrer de podridão verde semelhante a mofo, que afeta as frutas. Você pode notar manifestações da doença nos bulbos das plantas afetadas. Eles murcham e aparecem manchas aquosas marrons ou amareladas. Com o tempo, os bulbos amolecem e desenvolvem um odor desagradável de mofo. Nas plantas infectadas, as folhas também sofrem, ficando cobertas de manchas amarelas e murchando.
O desenvolvimento da doença é ativado após a colheita, pois é durante o armazenamento que os frutos infectados rapidamente ficam manchados e começam a apodrecer.
Opções de tratamento
Recomenda-se lidar com as doenças da cebola em tempo hábil, a fim de impedir o seu desenvolvimento. Existem vários métodos para combater doenças virais e infecciosas de plantas. Muitas vezes, para isso, são usados meios especiais de processamento de vegetais.
Recomenda-se o uso de Phytophtherm, que é eficaz no combate a infecções e pragas. Antes de usar este medicamento, prepare uma solução de trabalho. Para prepará-lo, adicione cerca de 15 gramas do medicamento a dez litros de água. Antes de pulverizar os arbustos, deve-se soltar bem o solo para que o líquido seja melhor absorvido pelo solo. Os vegetais devem ser tratados com Phytophtherm à noite, em dias calmos. Ao processar um arbusto, consome-se pelo menos um litro de solução.
Algumas pessoas tratam as doenças da cebola com remédios populares. Por exemplo, os produtores de vegetais usam infusão de tabaco. Para prepará-lo, misturam-se 10 a 12 litros de água morna com 450 gramas de tabaco. Antes do uso, a mistura é infundida por dois dias, após os quais é fervida por uma hora e meia. Os arbustos são pulverizados com o produto preparado três vezes por semana.
Medidas de prevenção
Não só o controle da doença deve ser feito, mas também a prevenção. Isso reduzirá significativamente a probabilidade de ocorrência de doenças nos vegetais cultivados no local.
Para reduzir o risco de aparecimento e desenvolvimento de doenças na cebola, são tomadas as seguintes medidas preventivas:
- a semente é processada prematuramente para não conter patógenos;
- antes do plantio, a área onde as hortaliças crescerão é desinfetada e tratada;
- observar a rotação de culturas para proteger as plantações;
- Não use resíduos vegetais como composto.
Conclusão
Os produtores de vegetais que cultivam cebolas em suas plantações freqüentemente enfrentam doenças vegetais. Para curar e proteger os arbustos de cebola, você deve se familiarizar mais com as características das doenças comuns e os métodos de tratamento.
Toda a família adora framboesas, por isso vários arbustos desta baga foram plantados no local. Venho cultivando esta variedade há pouco tempo, mas já foi colhida várias vezes. O seu sabor é bastante brilhante e a cor é rica.