O uso de pó de tabaco em fazendas privadas para tratar plantas contra pragas tornou-se generalizado. Consideremos as formas de utilização do medicamento (na forma de decocção, infusão, mistura com cinzas, pulverização e fumigação), dosagem e consumo, bem como seu uso como fertilizante. Como trabalhar corretamente com o produto de segurança.
O que é pó de tabaco
A poeira é produzida a partir de resíduos da produção de tabaco. É um pó marrom claro, obtido pela secagem e moagem da matéria-prima. Possui propriedades inseticidas e pode ser um excelente fertilizante natural. Todos os métodos de utilização do pó de tabaco apresentam bons resultados.
O ingrediente ativo do pó é a nicotina, encontrada no tabaco. Em medicamentos que produzem produtos químicos. empresas, a concentração difere ligeiramente. Por exemplo, no produto da JSC Kostroma Chemical Plant, a nicotina está na concentração de 12 g por kg. Tem efeitos intestinais e de contato sobre as pragas.
O uso de pó de tabaco contra pragas
O pó de tabaco pode ser usado como meio para espanar e fumigar plantas, e preparar infusões e decocções com base nele. Eles podem ser usados em canteiros de jardim ao ar livre e estufas.
O pó também é utilizado como fertilizante, simplesmente borrifado na superfície do solo próximo às plantas ou introduzido no solo.
Decocção para pulverização
Procedimento de preparo: despeje 500 g de pó em 10 litros de água quente, ferva por meia hora. Deixe por 1 dia, filtre, acrescente o volume de água evaporado, acrescente 40 g de raspas de sabão.
A decocção é usada para pulverizar repolho e vegetais crucíferos, flores, arbustos de frutas silvestres e árvores frutíferas. Para trabalhos de horta e horta, prepare uma decocção na concentração de 1 a 10. Taxa de aplicação e consumo:
- repolho, vegetais crucíferos, flores de pulgas, brancos, mariposas, moscas e pulgões - 500 g/100 m2 (5 l/100 m2);
- arbustos contra pulgões - 500 g/5 l (1-1,5 l/arbusto);
- frutos de pulgões e besouros melíferos - 500 g/5 l de água (de 2 a 10 l/árvore (o volume utilizado é afetado pela idade e variedade da planta)).
Frequência dos tratamentos – 3 (com intervalo de uma semana e meia), período de carência – 20 dias.
Infusão para árvores de frutos silvestres
A infusão pode ser preparada e utilizada da mesma forma que uma decocção. Tem o mesmo efeito e é preparado na mesma concentração. A diferença entre uma decocção e uma infusão é que se utiliza água quente para preparar a primeira e água fria para a segunda. Deixe a infusão por 1 dia, filtre e adicione sabão para adesão.
Mistura de cinzas de madeira
O pó do tabaco é utilizado na jardinagem não apenas na sua forma pura, mas também misturado com cinzas puras provenientes da queima de galhos de árvores e resíduos de plantas. Os dois componentes são misturados na proporção de 1 para 1 e bem misturados.
Por 1 m² m de plantio exigirão 10-20 g de mistura. É aplicado por pulverização nas plantas. Uma fina camada cobre toda a superfície das folhas, dificultando a alimentação das pragas.
Como resultado, ficam sem comida e morrem. A mistura de tabaco e cinzas pode ser usada para tratar plantações em canteiros e em casa de vegetação. Ele atua não apenas contra pulgões e outros insetos, mas também tem medo de caracóis e lesmas. Contra eles, a mistura é borrifada nos caminhos, no espaçamento entre fileiras e no entorno das plantas - locais por onde os moluscos podem se movimentar. Você precisa espalhar o pó à noite, antes que as pragas se tornem ativas. Vários sprays podem ser necessários para repelir as pragas.
Espanando plantas
Para espanar, use pó puro. Eles pulverizam todas as partes das plantas: repolho, rabanete, rabanete e cebola.
Taxa de aplicação:
- cebola mosca – 300 g/100 m2;
- repolho e vegetais crucíferos contra pulgas, brancos, mariposas, moscas e pulgões – 500 g/100 m2.
A frequência de pulverização é de 2 vezes para cebolas, para outras culturas – 3 vezes. O intervalo entre os tratamentos é de 7 a 10 dias. O período de espera é de 20 dias.
Fumigação de árvores
As árvores frutíferas são fumigadas após o término da floração.Enquanto as árvores florescem, a fumaça prejudica as abelhas. Processo de fumigação: atear fogo em madeira ou galhos, espalhar pó nas brasas. Adicione mais conforme necessário para manter a fumaça fluindo continuamente. Tempo de processamento: a partir de 30 min. Execute o trabalho quando o vento soprar em direção às árvores.
Use como fertilizante
O pó do tabaco contém elementos minerais de que as plantas necessitam. Sua composição química acelera o crescimento das plantas, melhora a quantidade e qualidade dos frutos. O pó pode ser aplicado no solo durante o seu preparo, durante a semeadura ou plantio.
Assim, por exemplo, ao plantar árvores ou arbustos, adicione 1 ou 2 xícaras de pó em cada cova de plantio. Ao preparar o terreno para o plantio de hortaliças ou semear grama para cada quadrado. M. adicione 20 g do medicamento. Para garantir uma distribuição uniforme do pó no solo, o solo deve ser bem misturado após a aplicação. Quando usado na primavera, é recomendado adicionar pó aos fertilizantes contendo nitrogênio. Quando aplicado no outono, adicione às misturas de potássio.
Você pode usar pó de tabaco não apenas como cobertura, mas também como fertilizante principal. A aplicação deve ser feita com menor frequência - uma vez a cada 3 safras, mas com maior quantidade de produto - 40 g por metro quadrado. m.
Se o pó de tabaco for usado para alimentar flores de interior, ele será adicionado ao substrato em um volume de 0,5 colher de chá. por 10 litros de solo. A mistura é colocada em vasos durante o replantio das plantas.
Medidas de precaução
O pó do tabaco pode irritar o sistema respiratório e os olhos. Para evitar que o pó entre no nariz e nos olhos, é preciso preparar uma solução e, mais ainda, espanar as plantas - usando respirador ou atadura de gaze e óculos.Use luvas de borracha nas mãos para proteger a pele dos efeitos irritantes da droga.
Se o pó do tabaco entrar em contato com as membranas mucosas do nariz e da boca, lave-as imediatamente com água limpa. A intoxicação por pólvora é rara, em termos de toxicidade pertence à classe 3, ou seja, aos produtos agrícolas de baixo risco.
O pó do tabaco é um inseticida natural que pode ser usado em fazendas particulares para tratar árvores, arbustos e vegetais contra pragas comuns. Além da naturalidade e, consequentemente, da segurança, o medicamento tem muitas vantagens: funciona bem, os insetos não se acostumam. É muito prático de usar, é barato, acessível e se armazenado em local seco pode ser armazenado por muito tempo (2 anos em embalagem fechada, 1 ano em embalagem mal fechada).
É claro que em termos de eficácia contra pragas, o pó do tabaco é inferior aos inseticidas sintéticos, por isso será necessário realizar não um, mas vários tratamentos. Mas os produtos serão ecologicamente corretos.
Quando usado como fertilizante, o pó ajuda a reduzir o custo de aquisição de fertilizantes e torna o cultivo de vegetais e frutas mais lucrativo. O produto não contém substâncias nocivas ou tóxicas ou patógenos, aumenta a fertilidade do solo, mas não se acumula nele. Isso o torna um fertilizante natural universal.