O teor de gordura do leite não é um valor constante. Depende de muitos fatores. O teor de gordura do leite pode ser determinado, existem métodos especiais para isso. Vamos considerar maneiras de determinar o teor de gordura do leite de vaca, os tipos de teor de gordura, os fatores que influenciam a quantidade de gordura que ele conterá e se é possível aumentar o teor de gordura das vacas em casa.
Gordura relativa e total
O leite de vaca contém 88% de água.O resto consiste em matéria seca, uma mistura de substâncias úteis e de fácil digestão. O resíduo seco também contém gordura animal. O teor médio de gordura do leite integral de vaca é de 3,2%. Este valor significa que 100 ml de líquido contém 3,2 ml de gordura. O indicador relativo é o teor de gordura em 1 kg de leite (em porcentagem).
O conteúdo de gordura está correlacionado com a quantidade de leite que uma vaca produz. Normalmente, o leite gorduroso é encontrado em animais que não podem se orgulhar de uma grande produção de leite. E vice-versa, se uma vaca produz muito leite, não é particularmente gorduroso. Esse padrão é típico de qualquer tipo de gado - tanto leiteiro quanto de carne.
A uma taxa de 3,2%, o leite é adequado para consumo regular, mas para fins dietéticos é desnatado. O leite cozido tem uma quantidade reduzida de água, pelo que o seu teor de gordura aumenta. O leite fresco tem o valor máximo. Depois de algumas horas, as gorduras contidas nele começam a se transformar em outras substâncias. O teor de gordura depende de onde os animais vivem - as vacas rurais produzem um produto mais espesso do que as criadas em fazendas.
A porcentagem de teor de gordura também pode variar de acordo com a raça. O leite mais gordo Vacas Jersey - a média é de 4,5-6%, o máximo chega a 8%. A produção de leite da raça é pequena (3 mil litros por ano), mas animais de raça pura são utilizados para melhorar as características de outras raças. As vacas holandesas têm produção máxima de leite de 12 mil litros por ano, mas o leite não é gordo.
Tipos de teor de gordura
Os laticínios são divididos em tipos, levando em consideração o percentual de teor de gordura:
- 0-1% – baixo teor de gordura, destinado à nutrição de pessoas em dieta;
- 1-2% – para restauração pública e produção de lacticínios;
- 3,5% – teor normal de gordura do leite fresco;
- 4,5-6% - apenas algumas raças produzem esse leite,
- 10% é um indicador típico do creme.
O teor de gordura é um critério que pode indicar ao criador de gado qual raça escolher para criação doméstica. Se você planeja criar vacas para obter leite para venda fresca, então você pode levar um laticínio com leite desnatado. Se o produto se destina à produção de laticínios - queijo cottage, queijos, então é necessário levar uma vaca com leite integral. O teor de gordura também afeta o sabor do leite. Então, aquele que tem pelo menos 3,2-3,8% é considerado saboroso.
Fatores que afetam o percentual de gordura no leite de vaca
Existem vários desses fatores. Estes são o potencial genético do animal, dieta alimentar, idade e estação do ano. Cada um deles afeta o teor de gordura, reduzindo-o ou aumentando-o.
Nível genético
Em algumas raças leiteiras, a seleção foi e está sendo realizada com base em características como o teor de gordura do leite. Os melhores representantes são selecionados para reprodução e seus descendentes herdam as características desejadas. Porém, mesmo entre vacas de raça pura, são possíveis desvios fenotípicos do padrão.
Pertencer a uma raça garante até certo ponto um certo percentual de teor de gordura, já que essa característica nas vacas é herdada.
Base de alimentação
O potencial inerente a uma vaca pela natureza e pelos criadores só pode ser demonstrado por meio de uma alimentação adequada.Se o animal estiver subalimentado ou a ração não contiver componentes minerais importantes em quantidade suficiente, o teor de gordura será afetado.
A comida que uma vaca come em casa também é importante. A gordura no corpo dos ruminantes é formada a partir do ácido acético, cuja fonte são as fibras obtidas pelos animais a partir de capim, feno e silagem. Se não houver volumoso suficiente na dieta do gado, a produção de ácido acético é reduzida e o teor de gordura é reduzido. O teor mínimo de fibra na dieta de vacas leiteiras deve ser de 16 a 18%. O feno na dieta deve ter pelo menos 50%, grãos – não mais que 15% (se você exceder a norma, pode ocorrer acidose láctica).
Manter a proporção ideal de açúcares e proteínas (1 para 1), açúcares e amido (1,5:1) na dieta do gado melhora as condições da microflora ruminal, o que aumenta a síntese de gordura. O nível ideal de amido na dieta de vacas leiteiras não passa de 28%. Se os carboidratos na dieta forem inferiores a 20% ou superiores a 40%, o teor de gordura pode diminuir em 1%.
A ração finamente moída reduz a quantidade de gordura, pois devido ao pequeno tamanho das partículas elas são rapidamente removidas do proventrículo. Portanto, você precisa cortar raízes e vegetais em pedaços pequenos para que a vaca possa engoli-los. Para aumentar o teor de gordura, o gado é alimentado com ração mista e milho triturado. Você pode adicionar um pouco de açúcar ao purê de milho. Batatas cozidas (não cruas, contêm muito amido), beterraba e cenoura em pequenas porções são adicionadas à comida. Todos os vegetais devem ser limpos de terra.
Características de idade
A quantidade de gordura que o leite contém depende da idade do gado. Estudos práticos mostram que o teor de gordura, assim como a produção de leite, aumenta até o 5º parto e atinge o máximo na lactação seguinte.Nas vacas mais velhas, estas características diminuem naturalmente. Nas novilhas primíparas é menor do que nas vacas que deram à luz repetidamente, o que também é considerado normal.
Temporada
O teor de gordura é menor no verão do que no inverno. Isso depende da alimentação com alimentos suculentos na estação quente e da ingestão de grande volume de água. O líquido que entra no corpo torna o leite mais fino.
Métodos para determinar o teor de gordura
Para uma medição precisa existe um dispositivo - um lactômetro, mas em casa o valor pode ser determinado com precisão aceitável. Você precisa colocar o leite fresco em um copo de 10 cm de altura. Deixe agir por 8 horas, durante esse tempo o creme subirá à superfície. É necessário medir essa camada, o valor em milímetros corresponderá ao percentual de gordura.
Por que o conteúdo de gordura pode cair?
Por muitas razões. Devido ao baixo teor de fibras, proteínas e enxofre na ração, consumo insuficiente de volumosos, aumento do volume de carboidratos e gorduras vegetais (por exemplo, bolo). Devido à energia insuficiente produzida pela vaca no início da lactação. O teor de gordura cai tanto quanto possível no meio do período de alimentação e aumenta no final. Também pode cair devido a distúrbios no trato digestivo - acidose ruminal.
É possível aumentar?
Se você tiver a oportunidade de pastar vacas, você precisa aproveitá-la. O movimento, o sol, o ar fresco e uma grande variedade de gramíneas têm um efeito benéfico na saúde das vacas e produzem produtos melhores do que aqueles mantidos em estábulos.
Você pode influenciar as características de qualidade do leite mudando sua dieta. A vaca recebe mais verdura, volumoso e ração suculenta, no inverno - bom feno, silagem, farinha de capim, palha e raízes. O feno deve ser alimentado uniformemente ao longo do dia.
O animal é alimentado com purê de batatas e vegetais. Você precisa ter cuidado com os aditivos de grãos. Os grãos aumentam o valor energético dos alimentos, mas podem encurtar a duração da lactação. É importante ordenhar a vaca corretamente. Recomenda-se deitar os primeiros jatos, nos quais quase não há gordura, em um recipiente separado e não misturá-los com a produção principal de leite. Também é necessário ordenhar cuidadosamente todo o leite do úbere, sendo as últimas porções as mais gordas.
O teor de gordura do leite de vaca é uma de suas características mais importantes e um critério determinante para suas propriedades gustativas. Depende de muitos fatores, que podem ser influenciados pelo próprio criador de gado ao alimentar e cuidar adequadamente do animal. O leite com ótimo teor de gordura não é apenas saboroso e saudável, mas também uma excelente matéria-prima para a produção de queijos, requeijão, iogurtes e outros laticínios.