A densidade do leite integral é um dos parâmetros de qualidade mais importantes deste produto. Todas as substâncias são equilibradas de tal forma que o leite se tornou uma fonte de minerais essenciais, vitaminas e um complexo de proteínas de fácil digestão para a humanidade há milhares de anos. A densidade do leite determina a naturalidade do produto e seu valor nutricional.
Qual é a densidade do leite e sua norma
Densidade é a quantidade de leite (massa) a +20°C, equivalente à quantidade de água destilada, com temperatura de +4°C, com volumes iguais de líquidos.
O leite é um líquido heterogêneo composto por vários componentes; o produto certamente contém:
- proteína;
- gordura de leite;
- lactose;
- água;
- complexo de sais minerais.
Aumentar o teor de proteínas, lactose e sais minerais no líquido aumenta a densidade do produto. O alto teor de gordura reduz o indicador. O leite desnatado terá uma taxa maior. A gravidade específica normal do leite cru integral é 1,028. É medido com um hidrômetro. Os valores podem oscilar ligeiramente.
Produto lácteo | Densidade kg/m3 |
Todo | 1,0127-1,032 |
Pré-fabricado | 1,028-1,030 |
Baixo teor de gordura | 1,033-1,035 |
Colostro | 1,038-1,040 |
Creme | 1,005-1,020 |
Adicionar 10% de água ao leite integral reduz o indicador em aproximadamente 3 quilogramas por centímetro cúbico. Se a densidade estiver abaixo de 1,0127, há água no leite; uma leitura de exatamente 1,0127 é suspeita; 1,0128 significa que um produto de qualidade está sendo analisado.
Fatores que afetam a densidade
Aumenta quando se adiciona água ao leite e diminui quando se adiciona leite desnatado. Mas mesmo para um proprietário zeloso, os indicadores podem mudar por vários motivos;
- flutuações sazonais no teor de gordura;
- características alimentares do gado;
- raça de gado;
- depende do período de lactação (nos primeiros meses após o parto o teor de gordura do leite de vaca é maior);
- saúde Animal.
Para trazer o indicador ao valor médio, é medido o leite coletado (de vacas diferentes, com diferentes percentuais de teor de gordura).
É possível aumentar os indicadores
Eles podem ser aumentados observando o regime de criação dos animais. As vacas devem ser examinadas regularmente por um veterinário. É necessário garantir que os animais não sofram de mastites ou doenças do trato gastrointestinal. Certifique-se de monitorar vacas paridas.
O leite de animais doentes é verificado adicionalmente; geralmente é descartado e não é vendido ou processado.
A pecuária com pedigree é capaz de produzir um produto de alta qualidade. Os animais leiteiros fornecem uma quantidade maior de proteínas e minerais no leite em comparação com outros tipos de gado. A alimentação requer suplementos minerais e vitaminas. Os animais recebem feno de alta qualidade, vegetais e volumosos para melhorar a digestão no inverno e pastam no verão. A seleção cuidadosa da pastagem afeta a qualidade do produto.
A limpeza regular do celeiro, a troca da roupa de cama, o tratamento de bebedouros e comedouros evitam o desenvolvimento de doenças perigosas nas vacas.
O conjunto destas medidas permite aumentar a quantidade de proteínas, sais minerais e, consequentemente, a qualidade e densidade do produto.
É necessário garantir que não entre água no produto durante a ordenha e armazenamento dos produtos. Imediatamente após a ordenha, o indicador será maior, pois a gordura do leite ainda está distribuída de maneira uniforme no produto. Após o armazenamento, quando subir à superfície, o indicador de densidade diminuirá.
Métodos de medição
Grandes fazendas possuem laboratórios de controle de qualidade equipados. Para medir a densidade, o leite integral é colocado no cilindro medidor até metade ou 2/3 do volume a uma temperatura de +20 °C. O hidrômetro está imerso nele. O indicador é registrado.
Importante: para maior precisão, faça pelo menos 2 medições e calcule o valor médio.
Não existem laboratórios na propriedade privada; a qualidade e a densidade do leite são verificadas da seguinte forma:
- Colocam-se algumas gotas de leite em um recipiente com água, se forem imersas em água, dissolvendo-se gradativamente, o produto é de boa qualidade, o leite no qual a água entrou se espalha como uma película pela superfície.
- O leite é misturado ao álcool na proporção de 1:2. Um produto de qualidade se enrolará em flocos. No leite diluído de baixa densidade, os flocos não se formam por muito tempo.
Métodos simples permitem determinar a densidade e a qualidade do leite. Você também pode descobrir comprando no mercado ou de um fabricante desconhecido. Este é um dos parâmetros de qualidade mais importantes do produto. Deve ser medido quando o leite é enviado para venda ou processamento posterior.