Durante muitos séculos, as ovelhas forneceram regularmente carne, lã e leite aos humanos. Não é difícil encontrar produtos lácteos de ovelha à venda: os clientes gostam muito de queijo e queijo feta. O leite integral produzido industrialmente raramente aparece nas prateleiras das lojas, mas sempre pode ser adquirido em fazendas e propriedades privadas.
Composição e conteúdo calórico
O leite de ovelha é de cor cremosa, com um leve tom amarelado e um sabor rico e adocicado. Leva tempo para se acostumar com um cheiro específico.Uma ovelha produz de 0,8 a 1,5 litros de leite por dia. O animal só pode ser ordenhado manualmente.
O leite de cordeiro é significativamente mais calórico do que o leite de vaca. Ao mesmo tempo, é melhor absorvido, apesar do teor de gordura do produto. Muitas vezes é adequado para pessoas alérgicas ao leite de cabra ou de vaca. Possui as seguintes características por 100 gramas de produto:
- proteínas - 6,0-6,5 gramas;
- gorduras - 7,0-7,7 gramas;
- carboidratos - 5,0-5,5 gramas;
- conteúdo calórico - 111 quilocalorias
- água - cerca de 81 gramas, cerca de 20% de matéria seca.
Contém vitaminas A, C, D, E, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, minerais: cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio, cobre, manganês, selênio.
Propriedades úteis do produto
O leite de ovelha é mais espesso e 1,5 vezes mais nutritivo que o leite de vaca. Seu significativo teor de proteínas o torna um produto valioso para anemia e anorexia, e na nutrição esportiva para construção de massa muscular. Devido ao seu alto teor de gordura, o leite não é utilizado na alimentação infantil.
Benefícios do leite de ovelha:
- O alto teor de vitaminas D e E ajuda a fortalecer cabelos e unhas.
- O aumento da presença de vitaminas B tem um efeito benéfico no sistema nervoso central.
- O alto teor de cálcio e vitamina D fortalece ossos, dentes e unhas e previne o desenvolvimento da osteoporose.
- O zinco e o potássio são essenciais para pessoas com doenças cardíacas.
- Útil para pessoas com baixo peso e anemia.
- O leite ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Usado para restaurar a força após uma doença.
- Normaliza o sono.
- Útil para pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal.
O produto é pouco difundido devido à baixa produção de leite das ovelhas e à impossibilidade de utilização de ordenhadeira na ordenha. Ao transportar ovelhas, pode ser difícil entregar leite fresco ao consumidor.Portanto, seu preço é muito superior ao da vaca ou da cabra.
Dicas de uso e consumo
Se o corpo não estiver acostumado ao leite de ovelha, a pessoa sentirá náuseas, vômitos e diarréia. Muitas pessoas não suportam o cheiro específico do leite. Para se acostumar e evitar consequências desagradáveis, o produto é consumido pela manhã, em pequenas porções, aumentando gradativamente a quantidade consumida. Os queijos populares são produzidos a partir do leite de ovelha: Roquefort, feta, queijo feta e requeijão. Esses produtos são apreciados até por quem não consegue beber leite de ovelha integral por causa do cheiro.
O consumo de ayran, iogurte e matsoni é indicado para doenças gastrointestinais. O leite causa menos reações alérgicas do que o leite de cabra ou de vaca. É usado na panificação. O leite de ovelha é absolutamente contra-indicado para crianças até os 5 meses de idade, podendo então ser introduzido gradativamente na alimentação da criança. Queijo cottage e iogurte são bons para bebês. Pessoas que não conseguem beber leite de ovelha comem com calma produtos lácteos fermentados feitos com ele, queijo e requeijão.
Contra-indicações e danos
Qualquer produto tem contra-indicações, o leite de ovelha não foge à regra. Devido ao seu alto teor de gordura, não deve ser consumido por pessoas com doenças do pâncreas, fígado, rins, propensas à obesidade ou com níveis elevados de colesterol.
Não beba leite se for alérgico à lactose ou tiver intolerância individual ao produto.
Produtos lácteos de ovelha
Eles produzem vários tipos de queijos, queijo feta, requeijão e iogurte. Estes produtos têm excelente sabor e são facilmente absorvidos pelo corpo humano.
Queijo
Vários queijos são feitos com leite de ovelha. O produto amadurece de 2 a 3 meses a 1 a 2 anos.Pode ter consistência de coalhada quebradiça ou ser duro. Os produtos diferem no teor de gordura e no teor de sal. Existem variedades de queijo de coalho, salmoura e soro de leite. Os coalhos incluem: pecorino, medoro, roquefort, caciotta. Para salmoura: queijo feta, queijo feta, motal. O feta é feito com uma mistura de leite de cabra e ovelha. Para whey: vurdo, brócio, ricota.
Queijo
Este é o tipo de queijo em conserva mais popular. É produzido em cabeças pequenas e pode ser regado com água fervida antes do corte para diminuir a quantidade de sal. Então o queijo fica com sabor mais delicado.
Queijo tipo cottage
Pode ser utilizado como prato independente ou como aditivo ou recheio. Às vezes, ervas e temperos são adicionados a ele. A consistência é semelhante a um produto feito com leite de vaca, podendo ser branco ou amarelado. Existe uma receita de dobramento ou evaporação para fazer queijo cottage. O requeijão dobrável é mais macio e de consistência mais delicada. O queijo cottage cozido é mais denso.
Ao preparar o requeijão dobrável, o iogurte de leite de ovelha é colocado em uma gaze dobrada em várias camadas. Depois fica pendurado por um dia para drenar o soro. Para preparar o queijo cottage fervido, toma-se leite fresco, aquecido quase até ferver, e acrescenta-se um copo de kefir. A mistura resultante é agitada intensamente, o pedaço de queijo cottage resultante é retirado, resfriado e o soro é drenado.
O leite de ovelha e seus produtos são o alimento tradicional dos povos do Cáucaso. Lá está incluído na alimentação de crianças, lactantes e gestantes. Esses povos são conhecidos pela saúde, longevidade e capacidade de permanecer ativos na velhice, talvez devido aos seus hábitos alimentares, incluindo a capacidade de consumir leite de ovelha.