Há muito tempo que as vacas são criadas em todo o mundo para produzir leite. Este produto saboroso e nutritivo pode fornecer à pessoa o conjunto necessário de vitaminas e microelementos que são facilmente absorvidos pelo organismo. No entanto, muitas pessoas desenvolvem intolerância à lactose, sentem dores de estômago, náuseas e outras sensações desagradáveis. As disputas sobre os benefícios e malefícios do leite de vaca não diminuem entre cientistas, médicos e defensores de uma alimentação saudável.
Conteúdo calórico e composição química
O conteúdo calórico do leite de vaca depende do seu teor de gordura.Uma bebida com teor de gordura de 3,5% contém 63-66 quilocalorias. Contém proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas do complexo B, vitaminas A e C. A gordura do leite é de fácil digestão, quando o leite é armazenado sobe à superfície, formando uma camada cremosa. O açúcar do leite confere à bebida seu sabor característico.
Os microelementos presentes no leite (cálcio, potássio, fósforo, zinco, magnésio, ferro) são facilmente absorvidos pelo corpo humano. O leite de vaca contém: ácidos ascórbico e nicotínico, riboflavina, tiamina. As propriedades do leite para impedir a absorção de outros produtos tornaram-no indispensável nas intoxicações.
O equilíbrio entre sabor e benefícios, a capacidade de produzir uma grande quantidade de produtos familiares a partir do leite (queijo, creme de leite, queijo cottage, leite fermentado, kefir) tornaram-no um componente importante da dieta humana por vários milênios.
Benefícios do leite de vaca para o corpo humano
Permite obter um complexo de substâncias necessárias ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de todos os sistemas do corpo humano. Ryazhenka e kefir têm um efeito benéfico na digestão: leite integral e queijo cottage saturam o corpo com cálcio, o que afeta a condição dos ossos, cabelos e dentes. A presença de potássio e magnésio fortalece os sistemas cardiovascular e nervoso.
Para mulheres
O leite de vaca há muito é considerado essencial para as mulheres. Um copo diário da bebida fornece as necessidades de vitaminas e minerais do corpo, além de:
- Melhora a condição da pele, unhas, cabelos.
- Protege os ossos da osteoporose, especialmente durante a menopausa.
- Relaxa e acalma porque contém vitaminas B e magnésio.
- Melhora a tez. Previne o desenvolvimento de anemia.
É útil para mulheres grávidas e lactantes.O consumo sistemático reduz o risco de problemas dentários, alivia a azia e ajuda na prisão de ventre. Leite e produtos lácteos são usados em cosmetologia. Uma máscara de kefir reduz a oleosidade e clareia a pele, uma colher de creme de leite aplicada no rosto deixará a pele seca macia e elástica.
Para homens
O leite de vaca natural é rico em proteínas; os carboidratos incluídos no produto permitem sua rápida absorção e ajudam a construir massa muscular, tornando os músculos volumosos e proeminentes. A bebida adiciona força e repõe a energia gasta. Mais algumas vantagens de consumir o produto para a metade mais forte da humanidade:
- O alto teor de potássio fortalece o sistema cardiovascular.
- O produto natural tem um efeito benéfico na potência e melhora a condição dos espermatozoides.
- O consumo sistemático melhora o sistema nervoso.
- É concedido a pessoas que trabalham em indústrias perigosas (mineiros, soldadores, trabalhadores de fundição) para reduzir o impacto de fatores negativos.
Claro, você deve escolher leite integral fresco e produtos feitos com ele.
Para crianças
O leite e seus produtos são essenciais para o corpo das crianças. O consumo sistemático alivia os bebês do raquitismo e da anemia, garante o crescimento e desenvolvimento do bebê. Na ausência da amamentação, torna-se um substituto quase completo. Claro que é alto teor de gordura do leite caseiro pode causar distúrbios digestivos em uma criança pequena, caso em que é diluído ou introduzido na dieta gradativamente, em pequenas porções.
O produto deve ser adquirido em loja ou em pessoas de confiança que monitoram cuidadosamente suas próprias vacas.O leite adquirido a particulares ou agricultores deve ser fervido antes do consumo.
Para os idosos
As disputas sobre a necessidade e os perigos do leite de vaca para os idosos não diminuem entre os médicos. Os idosos precisam de alimentos de alta qualidade, com vitaminas e minerais de fácil digestão. O leite verdadeiro fortalece os ossos, normaliza a digestão, a vitamina B aumenta a condução nervosa das fibras musculares.
É de fácil digestão, melhora o estado do sistema cardiovascular e ajuda a adormecer. Produtos lácteos fermentados são recomendados para melhorar a digestão. O consumo de leite é recomendado para idosos sob maior estresse físico, mental e emocional.
Danos e contra-indicações do produto
Leite e produtos derivados são contraindicados para pessoas alérgicas à lactose. Sensações desagradáveis surgem do consumo excessivo, uso de bebida vencida ou armazenada incorretamente. Muitas pessoas não conseguem beber leite fresco ou muito rico. Não é recomendado consumir produto cozido no vapor que não tenha sido submetido a nenhum tratamento térmico (principalmente para crianças, gestantes, lactantes e idosos).
Uma bebida rica em gordura pode causar o desenvolvimento de aterosclerose, aumento do colesterol, ganho de peso e até desenvolvimento de diabetes. Pessoas que sofrem de doenças do pâncreas, estômago e intestinos não devem beber leite integral.
Crianças menores de um ano e idosos com mais de 70 anos devem substituir o leite de vaca pelo leite de cabra. Essas categorias de consumidores não devem absolutamente comer creme de leite e creme de leite gordurosos. A bebida é introduzida na dieta dos bebês de forma gradual, em pequenas doses, devendo-se utilizar a opção destinada à alimentação infantil.Pode ser diluído em água e utilizado no preparo de mingaus e estufados de legumes.
Ao comprar um produto em uma loja, deve-se optar pelo leite pasteurizado, pois retém vitaminas e minerais. A versão ultrapasteurizada dura mais tempo, mas não contém substâncias úteis.
Regras para seleção e armazenamento
Ao escolher um produto em uma rede varejista, você deve estar atento ao prazo de validade e às condições de armazenamento da bebida. Você deve escolher um fabricante confiável. Antes de colocar o leite no carrinho, é preciso inspecionar a embalagem. Não deve estar danificado ou inchado, com listras no rótulo. É melhor não comprar laticínios nas promoções da loja. Se um fabricante conhecido oferecer desconto em uma bebida, você pode tomar leite sem medo.
No mercado, o leite e seus derivados devem ser adquiridos de vendedores cuidadosos e que possuam os documentos da mercadoria. O leite deve ser guardado nas prateleiras superiores da geladeira. Depois de aberta a embalagem, deve ser consumida em até 3 dias. Produtos com odor forte não devem ser colocados perto do leite. O produto agrícola deve ser fervido, resfriado e armazenado na geladeira em recipiente fechado. Use uma colher limpa e seca para retirar o creme de leite ou o leite fermentado de um recipiente grande.
Para armazenamento a longo prazo, o leite pode ser colocado no freezer, neste caso deve ser descongelado ao ar. O leite e os derivados permitem diversificar a alimentação, são fonte de substâncias valiosas e, por fim, são saborosos e saudáveis para o ser humano. Na hora de consumir é preciso saber quando parar, lembrar dos próprios problemas (doenças, alergias) e escolher um sortimento de qualidade. Então eles não trarão nada além de benefícios.