Todo agricultor se esforça para obter altos rendimentos de leite de vaca nutritivo e saboroso. Portanto, os criadores de gado estão sempre interessados em como aumentar o teor de gordura do leite de vaca. Claro, antes de tudo, você precisa escolher a raça certa de vacas. Via de regra, medidas complexas (bons cuidados, alimentação adequada) são utilizadas para aumentar o teor de gordura. Deve-se levar em consideração que com o aumento do teor de gordura, o volume de produção de leite diminui.
Metodo cientifico
O teor de gordura depende de vários fatores.Podem ser identificados os principais fatores determinantes: idade da vaca, raça, sazonalidade, cuidados e dieta alimentar. O método científico para influenciar a qualidade da produção de leite é a seleção.
O leite das vacas cujas raças são criadas na Rússia não apresenta alto teor de gordura (em média 4%). Taxas mais elevadas são demonstradas por vacas de raças europeias criadas em outras condições climáticas. Portanto, os criadores russos usam touros de raças europeias para criar vacas leiteiras. Uma área de trabalho promissora está atravessando raça de estepe vermelha e tinto dinamarquês.
Refeições
A seleção é uma forma confiável de criar vacas que produzem leite gorduroso, mas não funciona rapidamente. Portanto, os agricultores estão tentando obter um produto lácteo de maior qualidade, preparando uma dieta adequada para seus animais de estimação. Em que focar:
- levedura de cerveja com cevada triturada, aveia;
- Alimentar com feno fresco pode aumentar o percentual de gordura. Forbs, trevo com alfafa ou capim-rabo são os preferidos;
- farinha de girassol ou linhaça, bolos.
É aconselhável alimentar vacas leiteiras com ração com suplementos minerais (cálcio, fósforo) e sal de cozinha.
Condições de detenção e teor de gordura do leite
Além do trabalho de criação e da dieta adequada, um componente importante para aumentar o teor de gordura dos laticínios é o cuidado adequado dos animais. Bons resultados em termos de qualidade do produto aparecem quando se utiliza massagem antes da ordenha.
A saúde dos animais afeta diretamente a qualidade do leite. O gado é mantido em currais secos que são limpos regularmente.É importante garantir que as instalações sejam ventiladas, mas evite correntes de ar. Serragem e palha são usadas como cama. Para aumentar a lactação, os animais fazem caminhadas regulares, mesmo na estação fria. As exceções são gelo, ventos fortes com chuva, queda de neve e cobertura de neve profunda.
Por que o teor de gordura do leite pode diminuir?
Às vezes há casos em que, com cuidado e ração devidamente selecionada, o teor de gordura diminui e não aumenta. Uma vaca pode ingerir leite líquido por vários motivos:
- a deficiência de enxofre é observada com uma dieta contendo silagem podre e grande quantidade de silagem;
- a falta de proteínas provoca digestão lenta das fibras (observada na alimentação de silagem em grandes volumes);
- falta de volumosos na dieta;
- temporada de verão;
- uma percentagem reduzida de fibra na dieta (o parâmetro recomendado não é inferior a 1,1-1,3% em relação ao peso do animal).
A tecnologia de ordenha desempenha um papel importante. O teor de gordura do leite diminuirá se houver fortes flutuações no líquido na tubulação.
Uma alimentação balanceada, cuidados adequados, cumprimento do cronograma de ordenha - todos esses fatores aumentam a produção e a qualidade do leite. A raça desempenha um papel decisivo. Embora vacas mantidas no mesmo rebanho possam produzir leite com teor de gordura variável.