Para o funcionamento normal de um corpo humano saudável, o consumo de proteínas animais é muito importante. Eles vêm principalmente com carne de vários animais, pássaros e peixes. Nos países europeus e na América do Norte, o consumo de carne caprina é baixo em comparação com outros tipos, enquanto na Ásia, América Latina e África é consumida com frequência e em grandes quantidades. Existem proibições étnicas e religiosas sobre o uso de certos animais para alimentação.
Qual é a diferença entre carne de cabra e cordeiro
Para alimentação, são utilizadas cabras leiteiras, animais jovens de 6 a 10 meses e cabras castradas. Em tenra idade, a carne de cabra é rosa claro, com o tempo torna-se mais saturada de cor, escurecendo ao ar, com gordura branca densa.
Em termos de sabor e conteúdo calórico, a carne de cabra é frequentemente comparada à de cordeiro. Eles têm características comuns e muitas diferenças. Ambas as variedades são consideradas produtos dietéticos, principalmente quando se trata de cabritos jovens, mas a carne de cabra tem sabor mais salgado do que o cordeiro doce.
Ambos os tipos têm odor, mas no cordeiro ele é eliminado pelo cozimento adequado e pela adição de alho e temperos, e na cabra está associado ao preparo e corte inadequados. A carne de cabra jovem tem sabor macio e delicado, lembrando a carne de coelho, enquanto a carne de cabra “adulta” é mais rica, picante e picante.
Composição e conteúdo calórico
100 gramas de carne de cabra contêm 216 quilocalorias, o que a torna adequada para alimentação dietética. A carne de cabra está incluída no cardápio de crianças, doentes, pessoas em dieta e idosos.
A carne de cabra contém as seguintes substâncias:
- Vitaminas B1, EM2, EM3, EM4, EM5, EM6, EM9, EM12, E, N.
- Minerais: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, cloro, enxofre, iodo, manganês, cromo, flúor, molibdênio, cobalto, níquel e estanho.
- Aminoácidos essenciais e não essenciais.
- Proteínas – 39,1 por 100 gramas de produto.
- Gorduras – 28,6.
Além da composição rica e saudável, sabor agradável e textura delicada, a carne caprina não é afetada por parasitas, o que a torna ainda mais procurada.
Os benefícios da carne de cabra para o corpo humano
A carne de cabra tem baixo teor de gordura e colesterol. A carne de cabra é de fácil digestão, tem bom sabor e pode ser preparada de diversas formas. Suas especificidades fazem da carne caprina um produto indispensável na alimentação de representantes de todos os gêneros e gerações.
Para um homem
A carne é necessária para todas as pessoas, especialmente para os homens envolvidos em trabalho físico pesado ou diligentemente envolvidos em esportes. Satura o corpo com proteínas, e a carne de cabra tem alto valor nutritivo com quantidade mínima de gordura. Isso significa que as propriedades benéficas da carne de cabra ajudam a combater a aterosclerose, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, às quais os homens são especialmente propensos.
A carne de cabra também contém muito zinco, o que tem um efeito positivo no funcionamento da próstata. Portanto, o consumo regular de deliciosa carne de cabra ajuda a manter não só a saúde geral, mas também sexual.
A carne de cabra tem a capacidade de restaurar o tecido conjuntivo danificado, o que também é muito apreciado pelos representantes da metade mais forte da humanidade que sofre de hérnias, entorses, rupturas de tendões, problemas nas articulações devido ao trabalho pesado ou lesões. A presença de colina tem um efeito positivo no fígado, especialmente se este tiver sido danificado por uma dieta inadequada, fumo ou consumo de álcool.
Para a mulher
Representantes da metade justa da humanidade também se beneficiam da saborosa carne de cabra, especialmente durante a gravidez e a alimentação dos filhotes. O ferro ajuda a estabilizar a hemoglobina, saturar o sangue com oxigênio, o potássio sustenta o músculo cardíaco, remove o excesso de líquido e o fósforo fortalece ossos, dentes e estimula processos metabólicos.
Não só carne de cabra, mas também gordura de cabra ajuda a manter a beleza e a juventude. Possui excelentes propriedades antiinflamatórias e emolientes, podendo ser utilizado para fins cosméticos e medicinais.
No leite quente com mel, a gordura de cabra é um excelente expectorante para resfriados graves, bronquite congestiva com tosse. Pode ser administrado a crianças que se recusam a tomar medicamentos prontos. A gordura de cabra tem alta refratariedade, então se quiser usá-la como um creme espesso de inverno é preciso derreter a substância com óleo vegetal.
Para crianças
Um corpo em crescimento precisa de uma dieta balanceada e de uma grande quantidade de proteínas. A carne de cabra fornece muitos nutrientes, vitaminas e minerais que são vitais para o crescimento e desenvolvimento de uma criança.
Pode fortalecer o sistema imunológico, tornar os ossos fortes e os dentes saudáveis. A presença de aminoácidos essenciais tem um efeito positivo na função cerebral e, para uma criança que explora ativamente o mundo, isso é extremamente necessário.
Taxa de consumo diário
Este indicador está diretamente relacionado com idade, género, estado de saúde e carga de trabalho:
- Crianças - 50-80 gramas.
- Mulheres – 130-150 gramas.
- Homens - 150-180 gramas.
Os idosos devem limitar o consumo de carne de cabra a 50-100 gramas por dia.
Recomendações culinárias
A carne das cabras leiteiras é muito macia, magra e desprovida de cheiro. É ótimo para comida de bebê, bem como para aquelas pessoas que têm escrúpulos em relação a este produto. É melhor guisado em leite ou molho cremoso. As regras de cozimento são as mesmas da carne de coelho.
A carne de animais adultos tem baixo teor de gordura e alto teor de tecido conjuntivo, por isso, se não for cozinhada corretamente, pode ficar seca e dura. Para evitar esses problemas, a carne de cabra é marinada de diferentes maneiras. Isso pode ser feito como no churrasco - em vinho seco, vinagre, bem como em tomate ou molho de soja, com adição de vinagre balsâmico, cebola, alho e uma grande quantidade de ervas e temperos. Isso não só o torna macio, mas também repele odores desagradáveis e satura-o de sabores.
Danos e contra-indicações
A carne de cabra possui alto sabor e características nutricionais, praticamente sem contra-indicações e sem danos ao corpo humano. Em casos extremamente raros, é possível uma alergia a proteínas, mas qualquer produto proteico pode provocá-la.
Não existem parasitas perigosos que possam prejudicar os humanos; as cabras não sofrem de tuberculose ou outras doenças perigosas que possam prejudicar as pessoas. Em casos excepcionais, ocorre uma reação individual, mas pode ser causada por atitudes psicológicas.
Além disso, o motivo da recusa em comer pode ser o cheiro, mas ele aparece apenas nos casos em que a carcaça foi cortada com graves violações da tecnologia. Às vezes, a causa do odor é a falta de castração de cabrasdestinado ao abate. A única contra-indicação é uma reação alérgica conhecida.
Regras para seleção e armazenamento
É preferível comprar carne de cabra de um fabricante de fazenda ou vila, para ter certeza do frescor e da qualidade do produto. Vale a pena levar cabras leiteiras - elas têm carne macia e magra, que lembra carne de coelho.
Ao comprar, é necessário inspecionar a carcaça.Não deve ter odor repulsivo, deve ser sem sangue, a polpa deve ser densa e elástica e a gordura deve ser branca. Quanto mais clara a carne, mais jovem era o animal abatido.
É melhor consumir carne de cabra comprada dentro de três dias após a compra. É necessário guardar na geladeira as peças destinadas ao consumo rápido, depois de separar a polpa dos ossos. A porção restante deve ser congelada colocando-a em um saco lacrado ou filme plástico - isso protegerá o líquido do congelamento. Quando ultracongelada, a carne de cabra pode ser armazenada de seis meses a um ano (desde que esteja constantemente no congelador). O produto descongelado não é submetido a exposição secundária ao frio.