Entre as hortaliças, a berinjela é interessante pelo sabor incomum. O amargor da polpa confere sabor picante aos pratos feitos com produtos vegetais. Muitas pessoas adoram frutas azuis por seu alto teor de vitaminas e microelementos. Ao comer vegetais, muitas vezes as pessoas não pensam nos benefícios e malefícios da berinjela.
Afinal, o produto não possui apenas qualidades úteis. Algumas pessoas absolutamente não podem comer a fruta, enquanto outras têm restrições ao consumo de berinjela.
Composição química
Uma planta anual com frutos e bagas, muitas vezes de cor roxa, é rica em sua composição química:
- Vitaminas B;
- rotina;
- ácido nicotinico;
- potássio;
- magnésio
Além disso, as frutas contêm fibras. Pequenas porcentagens de ferro, fósforo, cálcio e sódio também foram encontradas neles.
O benefício das berinjelas é que elas fornecem potássio ao músculo cardíaco, que é 1,5 vezes mais nas frutas azuis do que no repolho, pimentão e cebola.
Os vegetais são utilizados para emagrecer, pois seu consumo auxilia na eliminação de resíduos e toxinas, e o teor calórico do produto é baixo - 100 gramas contêm 34 quilocalorias. As frutas cozidas contêm ainda menos, mas as cozidas contêm quase 190 calorias.
Propriedades úteis de berinjela
Vitaminas e microelementos em a composição do vegetal contribui para os benefícios da berinjela para o corpo humano:
- O potássio é necessário para normalizar a função cardíaca, o que é importante para os idosos. Serve para fornecer oxigênio ao cérebro, aumentando o nível de atividade física e mental de uma pessoa.
- O magnésio ajuda a acalmar o sistema nervoso.
- Sódio e ferro estão envolvidos em processos metabólicos.
- Para reduzir os níveis de colesterol no sangue, são necessárias vitaminas B; fortalecimento do sistema imunológico - ácido ascórbico.
- Os antioxidantes da casca da berinjela regulam os níveis de ferro no sangue e removem o excesso de ferro.
- Oncoprotetores na forma de compostos fenólicos em berinjelas inibem a mutação patológica de células.
- O ácido nicotínico nas frutas vermelhas ajuda a parar de fumar.
Com tantas vitaminas quanto a berinjela, você pode lidar com muitas doenças: aterosclerose, disfunção do baço, insuficiência renal.
Para mulheres
A berinjela é indispensável para a saúde da mulher. Ao incluir frutas roxas no menu, você consegue:
- redução da síndrome pré-menstrual;
- reduzindo a frequência de alterações de humor, choro;
- remoção do excesso de líquidos durante a gravidez;
- normalização da função intestinal;
- melhorando a condição da pele e a estrutura do cabelo;
- perda de peso.
O ácido fólico, contido na polpa da fruta, ajuda a prevenir patologias no embrião humano. Portanto, deve-se atentar para a inclusão do produto na dieta de uma gestante no 1º e 3º trimestre de gestação.
Para crianças
Um produto vegetal dietético tem um efeito positivo no corpo da criança. É útil quando a criança:
- barriga dói;
- diminuição do nível de hemoglobina;
- O corpo carece de ácido fólico e pantotênico, que é necessário para um sistema nervoso forte, desenvolvimento do cérebro e processos metabólicos.
A berinjela é utilizada na alimentação infantil para prevenir o desenvolvimento do câncer.
Mas você pode dar frutas azuis para uma criança a partir dos 3 anos, monitorando a reação do corpo da criança ao vegetal.
Para homens
Sobre a utilidade das frutas azuis em relação ao corpo masculino, é preciso dizer que a berinjela fortalece o sistema nervoso e o coração do sexo forte. Afinal, os homens sofrem com mais frequência de ataques cardíacos e aterosclerose.
A baga vai prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata, causa de alta mortalidade na população masculina.
O conteúdo de ácido nicotínico nas frutas ajuda a combater o desejo de fumar. O baixo teor de nicotina nas frutas dá um impulso para abandonar o vício.
O que é importante saber sobre cozinhar berinjelas
Para colher os benefícios das berinjelas, você precisa cozinhá-las adequadamente. Afinal, nem todos podem ingerir o produto cru. Mantém as suas qualidades quando fervido ou guisado.Mas frutas fritas em rodelas são consideradas alimentos pesados, por isso esse método de preparo deve ser abandonado.
Antes de cozinhar as frutas, é melhor descascá-las e polvilhar as fatias cortadas com sal. O suco extraído dos pedaços de vegetais tem sabor amargo, pois contém solanina. Portanto, é escorrido e os frutos lavados com água fria. É melhor secar as peças espalhando-as sobre papel toalha ou guardanapo.
A forma de preparar berinjela cozida é colocar a fruta inteira em água quente. Após 10-15 minutos de cozimento, retire-os e retire a casca com cuidado. Resta amassar a polpa fervida com um garfo, polvilhando com sal a gosto, acrescentando um pouco de suco de limão e óleo vegetal.
Procuram refogar as frutas ovais picadas, com o mínimo de gordura ou óleo. Combinam bem com tomates, pimentões, cenouras, batatas e cogumelos. Você pode refogar as frutas no leite com adição de salsa.
É útil comer caviar de vegetais, que sacia perfeitamente a fome e é útil para acelerar o metabolismo do corpo. É consumido imediatamente ou deixado para armazenamento durante o inverno. Além desse preparo, fazem saladas para o inverno e marinam o produto junto com outras verduras.
Para o processamento culinário, escolha berinjelas jovens e frescas, com casca lisa e pequena quantidade de sementes.
Uso medicinal
Os curandeiros tradicionais aconselham cozinhar frutas azuis para reduzir o inchaço. Para isso, as frutas assadas no forno são esmagadas, depois regadas com leite e cozidas. Para dar gosto, polvilhe salsa picada por cima da mistura. Coma um prato dietético todas as noites durante 3 semanas.
A casca roxa seca e em pó do vegetal é benéfica. Tomar uma colher de chá de pó antes das refeições ajuda a normalizar a pressão arterial.
A inflamação da cavidade oral e das gengivas é eliminada pelo enxágue. O pó é diluído em água morna, tomando 1 colher de chá por copo d'água, e enxaguado a boca três vezes ao dia. Você pode adicionar uma colher de chá de sal à solução.
Para ativar a secreção de bile, é necessário preparar uma infusão de mirtilos. Os frutos descascados são cortados em cubos e colocados num recipiente. Despeje água fervente e leve ao banho-maria por meia hora. Resta apenas esfriar e coar a solução. Um copo de remédio é dividido em 3 porções, bebidas 30 minutos antes das refeições.
Berinjela em processo de emagrecimento
Berinjelas assadas e cozidas são um produto ideal para perder peso. Os nutricionistas recomendam fazer uma dieta de berinjela por 2 semanas. Durante este tempo, o corpo será limpo do excesso de água e toxinas acumuladas no corpo. O resultado será incrível - você pode perder de 6 a 8 quilos.
Durante a dieta, as frutas fazem parte de saladas, sopas e ensopados de legumes. Só um cardápio variado lhe permitirá sobreviver com uma dieta vegetal. Aqui estão algumas receitas dietéticas:
- 2 pedaços de berinjela, tomate e cebola são cortados em círculos, colocados em camadas sobre uma assadeira untada com óleo vegetal, polvilhada com alho picado, polvilhada com sal e pimenta. Cubra a parte superior com papel alumínio e leve ao forno.
- A sopa de caldo de galinha é perfeita para o almoço. Frutas vegetais azuis em cubos e tomates vermelhos são servidos com caldo, cenouras e cebolas salteadas são adicionadas. Leve a massa espessa para ferver, acrescente o alho e a páprica. Use um liquidificador para deixar a sopa homogênea. Resta adicionar sal a gosto e ferver a sopa de purê até ficar pronta.
- À noite, você pode fazer suco de frutas roxas. A polpa descascada é ralada e o suco espremido.Você precisa beber 50 mililitros da bebida por vez.
Mas é melhor não usar produtos fritos. Mas se você realmente quiser, antes de cozinhar é preciso mergulhar as rodelas de berinjela em água fria. Então, durante o processamento, a gordura não será absorvida pela polpa vegetal.
Danos e contra-indicações de uso
Falando sobre as propriedades benéficas da berinjela, não esqueça que para algumas pessoas o vegetal é absolutamente contra-indicado. Os efeitos nocivos da ingestão de frutas vermelhas ocorrem em pessoas que sofrem de:
- gastrite;
- úlcera estomacal;
- pedras na bexiga e nos rins;
- anemia por deficiência de ferro;
- insuficiência hepática.
As mulheres durante a gravidez e a lactação podem comer berinjela, mas em quantidades mínimas. Não é aconselhável administrá-los a crianças menores de 3 anos.
Na escolha dos mirtilos para processamento culinário, a ênfase está nos frutos maduros com pedúnculo verde. Se os frutos estiverem muito maduros, podem causar intoxicações devido ao acúmulo de amargor neles.
O envenenamento é acompanhado de vômitos, náuseas e tonturas. Pode ocorrer dor na região abdominal. Para normalizar o quadro, é necessário limpar o estômago e dar ao paciente vários comprimidos de carvão ativado.