Jardineiros, residentes de verão e agricultores conheceram recentemente a berinjela híbrida holandesa Epic F1. Demorou um pouco para que a colheita de vegetais se mostrasse do melhor lado. O novo híbrido se diferencia pelo tamanho dos frutos e alto rendimento. Graças ao curto período de cultivo, a planta pode ser cultivada tanto nas regiões sul quanto em locais de clima frio.
- Descrição e características da berinjela Epic F1
- Arbustos
- Fruta
- Vantagens e desvantagens
- Características de cultivo
- Datas de desembarque
- Preparação de sementes
- Cultivo de mudas
- Escolhendo um local de pouso
- Regras de cuidados com as plantas
- Rega e cuidados com o solo
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da berinjela Epic F1
A hortaliça é cultivada por jardineiros para consumo pessoal. Os horticultores amadores também estão interessados nisso. Eles cultivam a planta para vender a colheita nos mercados. Não é necessário comprar frutas, principalmente se a pessoa quiser cultivar berinjela por conta própria.
Arbustos
Uma cultura adulta tem caule ereto. Pode atingir 1 m de altura, normalmente os números não ultrapassam 65-90 cm.O arbusto de berinjela tem folhagem média. As folhas verdes têm uma tonalidade vermelha ou roxa. Em tamanho - médio.
Fruta
Berinjelas maduras têm excelente sabor e altas características comerciais:
- peso médio - 200-300 g;
- comprimento do fruto - 7-11 cm, diâmetro - 20-23 cm;
- formato - em forma de cone, oval;
- cor - roxo clássico com pele brilhante;
- Pode haver espinhos no copo de berinjela;
- polpa leitosa com pequena quantidade de sementes.
Os frutos colhidos são adequados para consumo in natura e utilizados com sucesso para preservação e processamento. A partir de 1 m² m por safra, são colhidos 6 kg de berinjela, sujeito ao cumprimento das práticas agrícolas. A frutificação da colheita é longa.
As últimas berinjelas a amadurecer na planta são cobertas por uma casca grossa e são menores.
Vantagens e desvantagens
A maioria dos residentes de verão comuns e profissionais de cultivo falam positivamente sobre a variedade híbrida holandesa.
Benefícios da berinjela:
- Resistência a flutuações repentinas na temperatura ambiente.
- Boas propriedades protetoras do sistema imunológico.
- Um grande número de frutas coletadas de um arbusto.
- Sabor clássico.
- Devido ao seu alto teor de vitaminas e outras substâncias benéficas, é utilizado na alimentação dietética.
- Despretensioso no cultivo e cuidado.
- Excelentes características culinárias, a berinjela pode ser facilmente processada de qualquer forma, inclusive pelo calor.
Apesar do grande número de vantagens, a cultura também apresenta desvantagens. Mais frequentemente distinguido:
- A berinjela de uma empresa agrícola holandesa destina-se (na maioria dos casos) ao cultivo em climas quentes.
- Nas regiões mais frias não tolera bem as baixas temperaturas.
- A colheita de uma planta agrícola é complicada pela necessidade de cultivo de mudas.
O grande peso da fruta pode danificar os caules. Para isso, é recomendável amarrar os arbustos, o que também leva tempo. Os agrônomos também listam o armazenamento de berinjela como uma desvantagem. Infelizmente, permanece fresco por um curto período de tempo.
Características de cultivo
Não existem técnicas especiais para o cultivo de híbridos holandeses. A tecnologia agrícola é um procedimento padrão, que inclui obtenção de mudas, plantio em local permanente, rega e remoção de ervas daninhas. Hybrid Epic deve ser cultivado para produzir mudas. O nível de rendimento da berinjela depende do local de cultivo, condições e cuidados.
Datas de desembarque
O período de plantio das sementes começa no início de fevereiro e vai até meados do mês. Durante o resto do inverno e parte da primavera, a planta se forma para florescer e frutificar. As datas podem variar em várias semanas dependendo do clima da região.
Se se tratar de uma estufa de filme, as sementes são semeadas no solo (necessariamente quente e úmido) e, no final de maio, os brotos de berinjela são transplantados para campo aberto.
Preparação de sementes
O material de plantio precisa de desinfecção. Este procedimento evitará doenças fúngicas. Você precisará de uma solução de permanganato de potássio a 2%, 2 g diluídos em 100 ml de água. As sementes de berinjela são imersas no líquido e deixadas por 20 minutos.Após o procedimento, devem ser lavados em água fervida fria e secos em folha de papel.
O peróxido de hidrogênio também é adequado para desinfecção. Após misturar 3 ml da substância e 100 ml de água, o líquido é aquecido a 40 °C. Via de regra, o fabricante abastece o mercado com produtos preparados que dispensam esse procedimento.
Cultivo de mudas
As sementes são colocadas em recipientes com solo úmido. As sementes não devem estar mais profundas que 1 a 1,5 cm no solo, as caixas ou recipientes com sementes são cobertos com filme e a temperatura ambiente é elevada para acelerar o processo de germinação. De cima, as plantações de berinjela são umedecidas com água morna derretida.
Quando aparecerem os brotos, não se empolgue muito com a pulverização, pois o excesso de umidade pode fazer com que a planta adoeça e acabe morrendo. Para regar berinjelas, use água da chuva e água da torneira. As mudas precisam de adubação, que é realizada 10 dias após a emergência. Deve ter um alto teor de fósforo. O fertilizante é aplicado a cada 2 semanas para acelerar o período de cultivo da berinjela.
Escolhendo um local de pouso
As mudas maiores são plantadas em campo aberto ou em estufa. Via de regra, sua altura chega a 20 cm, e cada arbusto possui pelo menos 5 folhas. Neste momento, as condições climáticas se estabilizam e a ameaça de geada passa. O canteiro para berinjela deve ter de 70 cm a 1 m de largura. O plantio é feito em padrão xadrez, por 1 quadrado. m existem 4-5 arbustos.
Regras de cuidados com as plantas
Cuidar da colheita é o mesmo que cuidar de qualquer vegetal - tudo é bem simples. O jardineiro é obrigado a seguir o regime de rega e, se necessário, aplicar fertilizante. Inspecione os arbustos periodicamente berinjela para pragas. O processamento oportuno ajudará a preservar a maior parte da colheita.
Rega e cuidados com o solo
Saturar o solo onde as berinjelas crescem com umidade é um dos processos mais importantes no cultivo. Existem duas regras aqui – regularidade e moderação. O excesso de umidade pode causar o aparecimento de fungos. Solo muito seco também prejudica a planta, pois ela deixa de dar frutos.
A terra também precisa de cuidados adicionais. Para que a cultura cresça melhor e se desenvolva plenamente, é necessário remover as ervas daninhas em tempo hábil. Durante a rega, pode formar-se uma crosta na superfície do solo. Para fazer isso, o solo é solto.
Cobertura
Assim que os arbustos ficarem mais fortes, você poderá aplicar fertilizante após o replantio. Composto, estrume podre, suplementos minerais ou cinzas são adequados como cobertura. Os fertilizantes são diluídos em água regando o solo ao redor do Epic. O procedimento é repetido para cada arbusto de berinjela.
A segunda alimentação é feita após o aparecimento das flores. O aparecimento da berinjela é sinal de que o fertilizante deve ser reaplicado. Novas folhas aparecem nos caules, os próprios arbustos tornam-se viçosos e bonitos. Os fertilizantes devem ser aplicados após a remoção de ervas daninhas das linhas. A terceira e última alimentação é feita após a formação do ovário.
Doenças e pragas
A berinjela híbrida Epic raramente é afetada por doenças. Os mais perigosos são: canela preta, requeima e podridão cinzenta. Para evitar o desenvolvimento de doenças, antes do plantio da planta e da colheita dos frutos, o solo é tratado com sulfato de cobre.
Agricultores experientes recomendam aderir às regras da tecnologia agrícola e observar a rotação de culturas. É uma espécie de prevenção que ajudará a evitar o desenvolvimento de doenças.
Entre as pragas que amam a berinjela estão o besouro da batata do Colorado, o ácaro-aranha e a lesma. No primeiro e no último caso, pode-se prescindir de nenhum tratamento medicamentoso, já que os parasitas são coletados manualmente e destruídos. Se houver muitas lesmas, o solo é polvilhado com pó de tabaco, cal e cinzas. Para evitar que os ácaros infectem as plantas, o tratamento é realizado com preparações especiais. Via de regra, se decompõem rapidamente e não prejudicam a saúde humana.
O besouro da batata do Colorado não gosta do cheiro de manjericão e malmequeres. Portanto, para torná-la um convidado raro no canteiro de berinjela, essas plantas são plantadas próximas.
Colheita e armazenamento
Berinjelas maduras podem ser colhidas 25-30 dias após a floração. O momento da colheita da primeira colheita cai em agosto. Os frutos épicos são retirados da horta uma vez a cada 3 dias, já que o amadurecimento do híbrido holandês ocorre gradativamente. Quebrar o pedúnculo muitas vezes causa danos aos caules, o que afeta a qualidade dos futuros frutos da berinjela. Por isso, para não prejudicar ainda mais a lavoura, utilizam tesouras de poda.
O armazenamento fresco de frutas é curto - apenas 3 semanas. Se você seguir algumas das regras a seguir, poderá aumentar o período para 3 meses:
- não deve haver uma gota de umidade nas frutas maduras;
- coloque os vegetais em uma camada;
- guarde em local fresco e escuro;
- Jogue fora os estragados a cada 3 semanas.
Se sobrar uma pequena quantidade de frutas bastante elásticas, elas serão armazenadas em outras condições. Cada berinjela é embrulhada em papel para que se toquem. Jornais ou uma folha de papel A4 também são usados como embrulho. Os vegetais são dispostos em caixas com palha em uma camada e cobertos com estopa por cima. Este método manterá as frutas frescas até o início do frio do inverno.
Berinjela F1 de criadores holandeses é escolhida por jardineiros novatos e profissionais. Para obter frutos precoces de uma bela cor roxa, são necessários cuidados simples, mas cuidadosos e cuidadosos.