A berinjela é uma planta vegetal cultivada em chalés de verão. A variedade de berinjela Almaz é uma cultura despretensiosa e pouco caprichosa. Ao fornecer os cuidados adequados, os jardineiros obtêm uma rica colheita. O vegetal tem cor exótica e é utilizado no preparo de primeiros e pratos principais. Excelente sabor, teor de macroelementos e vitaminas, baixo teor calórico fazem da berinjela um dos vegetais preferidos.
- Descrição e características
- Vantagens e desvantagens
- Regras para cultivar uma planta
- Datas de desembarque
- Preparando o solo para o plantio
- Preparação de sementes
- Absorver
- Cobertura
- Endurecimento de sementes
- Semeadura
- Como cuidar da cultura
- Rega
- Cobertura
- Endurecimento
- Transferir
- Proteção contra doenças e pragas
- Regras de colheita e armazenamento
Descrição e características
Diamond é uma variedade comprovada de berinjela. É considerado confiável e versátil em comparação com outros tipos. Moradores de regiões quentes cultivam vegetais em terreno aberto. Se for uma cidade de clima frio, utilizam-se estufas ou estufas. Caracterizado pelo amadurecimento no meio da temporada.
Pode atingir 65 cm de altura e a formação dos frutos da berinjela ocorre na parte inferior do caule. O cálice do vegetal apresenta uma tonalidade verde clara. Não é coberto de espinhos, o que facilita a colheita.
Diamond produz frutos de formato oblongo clássico. O comprimento da berinjela varia de 13 a 18 cm, seu diâmetro chega a 6 cm, tem sabor agradável de polpa, que é recoberta por uma casca densa na parte superior. A polpa é de cor bege com tonalidade esverdeada e desprovida de amargor. A variedade é indicada para preparar pratos quentes, salgadinhos e conservas.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens estão:
- facilidade de atendimento;
- excelente sabor;
- excelentes propriedades tecnológicas;
- transportabilidade em longas distâncias;
- alto rendimento.
Comparadas às vantagens, as desvantagens da berinjela não parecem tão graves. Os frutos inferiores ficam em contato com o solo. Como resultado, forma-se um ponto claro, sob o qual existe polpa dura. Cada vegetal possui um grande número de sementes, que algumas pessoas cheiram na comida.
Regras para cultivar uma planta
Os vegetais podem ser cultivados de duas maneiras - mudas e semeadura no solo. A primeira opção é considerada a mais eficaz para a berinjela. Se você semear em solo aberto, poderá não obter uma colheita devido às condições climáticas. O período de maturação da fruta também é levado em consideração.
Datas de desembarque
O trabalho com material de plantio geralmente começa na segunda metade do inverno.O plantio em campo aberto é realizado após a idade da berinjela atingir 65-70 dias. Comece a crescer em terreno aberto após as geadas tardias. Além disso, o solo deve aquecer bem para que as sementes de berinjela brotem com força.
Preparando o solo para o plantio
Terrenos para hortaliças podem ser adquiridos em quiosque especializado. Ela já passou pelo procedimento de desinfecção e não precisa de preparo. O solo está saturado de nutrientes e substâncias soltas. Se não for difícil para uma pessoa, você mesmo pode começar a preparar o terreno.
O solo para berinjela é coletado de um terreno onde crescem vegetais e frutas. O solo florestal recolhido perto da aldeia também é adequado. A quantidade coletada é misturada com turfa ou serragem e húmus. O último componente é a cinza de madeira. Você precisará de um copo para um balde de mistura.
A terra é o habitat dos insetos e de suas larvas. Antes semeando sementes de berinjela ele precisa ser desinfetado. Isso pode ser feito de qualquer maneira disponível:
- aquecimento no forno ou micro-ondas;
- cozinhar em banho-maria;
- despejar água fervente;
- processamento no forno ou na grelha.
Usando o procedimento de aquecimento, você pode destruir insetos nocivos, fungos e restos de plantas parasitas. Após o tratamento térmico, espere até que o solo esfrie completamente. Depois disso, a terra fica sozinha por 7 a 10 dias. Durante esse período, o solo descansa e a microflora benéfica é restaurada.
Preparação de sementes
Uma desvantagem que deve ser mencionada aqui é o grande número de sementes nos frutos. Por outro lado, esta funcionalidade do Almaz permite recolher por conta própria sementes para semear na próxima época. Para melhorar a germinação das berinjelas, recomenda-se prepará-las.
Absorver
Para o procedimento, o permanganato de potássio comum é adequado.A solução deve ter uma tonalidade rosa claro. As sementes de berinjela são imersas em líquido quente por 20-25 minutos. Depois disso, a solução é drenada e as sementes lavadas com água corrente.
Cobertura
O método tem um efeito positivo na germinação. É necessário preparar um meio nutriente. Via de regra, pode ser uma preparação especial ou cinza de madeira. Para 1 litro de água você precisará de 1 colher de chá. fertilizantes As sementes são embebidas e deixadas por 24 horas.
Endurecimento de sementes
O endurecimento tem um efeito positivo no crescimento das plantas jovens. Após o processamento do material de plantio, ele é colocado sobre uma gaze e deixado secar um pouco. As sementes de berinjela são colocadas nas partes inferiores da geladeira por um dia. Em seguida, o procedimento de endurecimento é repetido e as sementes são colocadas novamente na geladeira. Assim que a etapa for concluída, as sementes são imediatamente plantadas no solo.
Semeadura
Recomenda-se semear em xícaras separadas. A variedade de berinjela Almaz não tolera bem a colheita e esta abordagem irá protegê-la de estresse desnecessário. O frágil sistema radicular da berinjela pode ser danificado durante a colheita, pois as mudas precisam ser separadas umas das outras. O cultivo em recipientes separados tem um efeito positivo nas próprias mudas: elas ficam fortes e saudáveis.
São plantados 2 ou 3 grãos em cada copo. Isso é uma espécie de resseguro, pois nem tudo brota. Se aparecerem 2 ou 3 brotos, escolha o mais forte para posterior transplante. As sementes de berinjela podem ser plantadas em recipientes grandes. Ao mesmo tempo, mantenha uma distância de 6 a 7 cm entre os locais de pouso.
A semente é imersa no solo até uma profundidade de 2 cm, para que as mudas apareçam o mais cedo possível são criadas certas condições. Na sala onde estão as futuras mudas, a temperatura é regulada para 22 °C. Cubra o topo com filme para criar um efeito estufa.
Como cuidar da cultura
As condições de estufa são abandonadas quando as mudas aparecem. Para o desenvolvimento normal dos rebentos, a temperatura é reduzida para 15 °C. Uma taxa baixa retardará o alongamento dos caules da berinjela e ajudará na formação do sistema radicular. Após 1-2 semanas, a temperatura aumenta para continuar o desenvolvimento da parte aérea da planta.
Rega
As mudas, assim como as plantas adultas, precisam de rega regular. É melhor levar água sedimentada, mas não muito fria. A rega é realizada à medida que o torrão de terra seca. Como mostra a prática, uma vez a cada 3 dias é suficiente.
Cobertura
Além de regar, os brotos de berinjela precisam de fertilizantes. A alimentação é realizada a cada 2 semanas. A uréia é usada para crescimento orgânico. O potássio é indicado quando a parte verde está fortemente esticada. Como cobertura, você pode usar fertilizantes orgânicos: verbasco, excrementos de pássaros, chorume.
Endurecimento
Diamond é uma variedade de berinjela que não é particularmente exigente. Mas antes de plantar no solo, é necessário o endurecimento preliminar das mudas jovens. O procedimento é simples e não requer o uso de nenhuma ferramenta. O jardineiro precisa levar vasos de ervas para fora.
O primeiro procedimento de endurecimento da berinjela leva 15 minutos. Todos os dias o intervalo aumenta em 2-3 minutos. As condições climáticas externas devem ser favoráveis para não congelar a colheita. O ar quente e os raios solares são outro requisito.
Transferir
A planta tolerará melhor o transplante e criará raízes em um novo local se tiver pelo menos 5 folhas. Com o aparecimento desse número de folhas, ocorre desenvolvimento suficiente do sistema radicular da berinjela.Após o surgimento dos brotos, conte 70 dias e transplante a cultura para solo aberto. A época de desembarque cai no final de maio e vai até o início de junho.
Esse período é favorável para o plantio, pois o solo tem tempo de aquecer e não há geadas. Antes de plantar as mudas regue o solo, soltando-o. A raiz é aprofundada em 7 cm, plantando os brotos em fileiras. Entre plantas é necessário manter uma distância de 30 cm, e entre linhas - 65 cm. Por 1 metro quadrado. m de solo, basta plantar 6 berinjelas.
Proteção contra doenças e pragas
Berinjela Almaz raramente é afetada por doenças de plantas. A praga mais perigosa para os vegetais é o besouro da batata do Colorado. Estando na fase larval, afeta rapidamente a massa verde da cultura. Fileiras com mudas jovens ocasionalmente sofrem infestação por ácaros.
A praga se reproduz ativamente em regiões com clima úmido e altas temperaturas do ar.
As lesmas causam enormes danos às plantações, roendo não apenas as folhas, mas também os brotos. As espécies menos afetadas são pulgões, grilos-toupeira e moscas brancas. O tratamento periódico da berinjela com inseticidas protege os arbustos de pragas. O solo também precisa de desinfecção. Os espaços das fileiras são polvilhados com cal apagada ou cinza de madeira.
Para reduzir o número de tratamentos de plantas com produtos químicos, são realizadas medidas preventivas competentes e seguidas as etapas da tecnologia agrícola.
Regras de colheita e armazenamento
Os frutos estão prontos para serem colhidos quando ficam roxos escuros. Você precisa remover constantemente as berinjelas do jardim porque a colheita amadurece apenas parcialmente. Tesouras de jardim ou tesouras de poda são adequadas para cortar diamante. Isso permitirá que você remova os frutos com cuidado sem danificar o arbusto.
As berinjelas não devem ser deixadas nos galhos se já estiverem maduras.Os frutos maduros mudam a cor da casca de roxo para marrom. Depois disso, as berinjelas ficam venenosas. Comer essas frutas causa problemas digestivos e afeta negativamente os órgãos otorrinolaringológicos.