O cultivo de diversas culturas é praticado pelos horticultores todos os anos. Muitas vezes surge a questão de como cultivar plantas corretamente. Plantar berinjelas não é difícil, até um iniciante consegue cuidar delas. É necessário realizar técnicas agrícolas para obter resultados positivos.
- Descrição e características do vegetal
- Crescendo a partir de sementes
- Cultivo de mudas
- Plantar berinjela em terreno aberto
- Datas de desembarque
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Características do cultivo de berinjela em estufa
- Regras de cuidados com as plantas
- Regar e afrouxar
- Formação
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- O que plantar no próximo ano
Descrição e características do vegetal
O berço da cultura é a Índia. Nesses lugares ela cresce como uma planta selvagem. Nos países do nosso continente, a berinjela tem sido cultivada e plantada para consumo.
Para obter informações sobre uma planta é necessário estudar suas propriedades e características. Isso o ajudará a cultivar o vegetal e a evitar erros.
Plantar:
- altura: de 0,4 a 1,5 m;
- folhas: ovais, ásperas ao toque;
- cor: verde ou roxo;
- flores: roxas, dispostas em 1 ou 2-7 unidades. nas mãos;
- diâmetro da flor: 2,5-5 cm;
- refere-se a plantas perenes.
Vegetal:
- formato: em forma de pêra, redondo, oblongo ou cilíndrico;
- peso: até 1kg;
- cor: preto, roxo e todos os tons;
- aparência: brilhante, às vezes fosca;
Os frutos da colheita são classificados como bagas.
Muitas características variam de acordo com a variedade. Portanto, não é possível dar uma descrição clara da berinjela.
Crescendo a partir de sementes
Apesar de a cultura ser perene, os veranistas preferem semeá-la diretamente no solo todos os anos.
O material de plantio de berinjela é verificado quanto à germinação. As sementes (10 unid.) são embrulhadas em um pedaço de gaze e imersas em água, cuja temperatura não ultrapassa +27 ⁰C. Após 24 horas, a água é drenada e a gaze com sementes é colocada em ambiente ambiente e com temperatura estável. A gaze é constantemente umedecida, não deve secar. Após 7 a 10 dias, os brotos aparecerão. Então, com base no número de sementes germinadas, determina-se se devem ser plantadas ou não.
Se mais da metade eclodiu, o material de plantio é utilizado para a semeadura. Se for menos da metade, vale a pena comprar novas sementes.
O local é desenterrado e canteiros são formados. A altura deve ser de 30 cm e a largura de 1 M. O material de plantio da berinjela é colocado em um recipiente e coberto com gaze. Deixe vários dias para germinar.
Recomenda-se endurecer as sementes, para que possam suportar mais facilmente as baixas temperaturas. O material de plantio é envolto em gaze, deixado por um dia em temperatura ambiente e depois colocado na geladeira por 24 horas. Passado o tempo especificado, eles são colocados novamente na sala por um dia. Em seguida, coloque novamente na geladeira por 2 dias. Após a conclusão dessas etapas, é realizada a semeadura.
A temperatura do solo durante o plantio é de pelo menos +15 ⁰С.
Plante as sementes a uma profundidade de 2-3 cm e regue generosamente. As geadas noturnas prejudicam a berinjela, é necessário embrulhar adicionalmente os arbustos. A semeadura não é realizada antes de junho, possivelmente antes, dependendo do clima da região de cultivo.
Cultivo de mudas
Para cultivar mudas, será necessário um pouco de esforço e tempo. Seguindo instruções simples, você pode cultivar mudas saudáveis. O material de plantio de berinjela não é colhido há mais de 3-4 anos.
Inicialmente, o solo fértil é preparado em recipientes pequenos e rasos. Composição do solo para mudas:
- 1 parte de terreno gramado;
- 1 parte de areia;
- 2 partes de húmus.
Semeie até uma profundidade de 5 mm, deixando 2 cm entre as sementes.
Terminada a semeadura do material de plantio, o solo é umedecido com borrifador com água morna ou água fervente resfriada a +22 ⁰C. Cubra com polietileno e coloque em local escuro até aparecerem os brotos. Temperatura ambiente +22 ⁰С. As fotos aparecerão em 10 a 14 dias. Após o recipiente com as mudas, coloque-o no parapeito de uma janela ou outro local bem iluminado.
O residente de verão determina as datas de plantio de forma independente. As mudas são plantadas em terreno aberto após o retorno das geadas. Dia semeando berinjelas para mudas determinado levando em consideração o clima da região de cultivo.
Plantar berinjela em terreno aberto
É necessário plantar berinjela em determinados prazos, preparando bem o solo e levando em consideração todas as demais nuances de um cultivo adequado. Então a colheita será boa.
Datas de desembarque
Não há uma resposta específica para esta pergunta. Tudo depende do método de cultivo da berinjela, das características climáticas e das preferências dos veranistas.
Como o verão é curto e o período de cultivo da cultura é longo (3,5-4 meses), é preferível cultivar a hortaliça em mudas.
Assim, as sementes devem ser plantadas com antecedência, por volta de março. A data é calculada para que no momento do plantio em local permanente as mudas tenham formado de 3 a 5 folhas verdadeiras.
Não é aconselhável plantar mudas com botões no solo. Ela suportará o transplante com muita dor. E ele terá um desenvolvimento severamente atrasado.
Não há necessidade de pressa para plantar a safra mais cedo. Isso não levará a nada de bom. As berinjelas não se desenvolvem em baixas temperaturas. É aconselhável que não caia abaixo de +15 ⁰С e que o solo aqueça até + 13 ⁰С.
Se a cultura for cultivada em estufa, as datas de plantio serão alteradas. Mudas de berinjela são plantadas no meio do inverno e plantadas em estufa no início de maio. A estufa aquecida prevê o plantio de sementes em janeiro e o transplante de mudas de hortaliças no início de abril.
Preparação do solo
Atenção especial deve ser dada à correta formação do canteiro, disso também depende a colheita futura.
Em primeiro lugar, escolha um lugar. É preferível colocar o canteiro numa zona iluminada do jardim e protegida das correntes de ar.
Antecessores após os quais é indesejável plantar berinjela:
- pimentão;
- tomates;
- batata;
- physalis.
Culturas recomendadas para o cultivo de canteiros de berinjela para o próximo ano:
- cebola;
- repolho;
- pepinos
Selecione a composição fértil do solo. É melhor adicionar farinha de dolomita ou cal em uma pequena quantidade ao solo acidificado.
Em seguida, é adicionada matéria orgânica, por 1 m2 3-4 kg de estrume podre são suficientes. Sob nenhuma circunstância deve ser adicionado estrume fresco.
Para melhorar a composição do solo, são adicionados fertilizantes minerais. A 1m2 — 30 g de superfosfato e 1 colher de sopa. uma colher de sal de potássio.
As raízes da berinjela preferem solo que permita uma boa passagem do oxigênio. Areia de rio e turfa são adicionadas aos canteiros. A terra é escavada e cuidadosamente nivelada com um ancinho.
Esquema de plantio
Para obter a colheita declarada de berinjela, é necessário plantar as plantas corretamente. O esquema de plantio é simples. As características das variedades cultivadas devem ser levadas em consideração.
Intervalo recomendado:
- 25-30 cm nas variedades precoces;
- 35-40 cm nas variedades médias e tardias;
- 55-70 cm entre linhas;
- 15-17 cm de profundidade dos furos.
O cumprimento do esquema de plantio garantirá que as plantas se desenvolvam corretamente e produzam o rendimento declarado. Caso contrário, serão criadas condições favoráveis para doenças e aparecimento de pragas de insetos.
Características do cultivo de berinjela em estufa
Quando um residente de verão decide cultivar em uma estufa, você precisa conhecer algumas características de cuidar de vegetais em terreno protegido:
- Escolha de variedades. Os criadores estão fazendo o melhor que podem, criando espécies que crescem em estufas e dão frutos. Existem muitas variedades semelhantes, vale a pena escolher a mais adequada às condições de cultivo.
- Projeto de estufa. Deve haver aberturas para fornecer ventilação e criar as condições de temperatura necessárias. Nas regiões frias está equipado com sistema de aquecimento.
- Duração da luz do dia. Pelo menos 12 horas de luz solar; se houver falta, instale lâmpadas de iluminação adicionais.
- Rega.Recomenda-se regar com água morna. Irrigar pela primeira vez no 5º dia, não é aconselhável deitar água nas folhas.
- Composição do solo. O solo deve estar solto e fértil.
- Cuidado. É necessária a remoção de flores e fertilização.
Os produtores de vegetais experientes aconselham os iniciantes a cultivar em uma estufa. Torna mais fácil proteger as plantas do vento e das mudanças de temperatura.
Regras de cuidados com as plantas
O resultado final depende do cuidado correto das berinjelas. Por melhor que sejam selecionados a variedade e o local de plantio, sem os devidos cuidados não será possível obter um resultado positivo.
Regar e afrouxar
A cultura não tolera falta ou excesso de umidade. É necessária moderação durante a rega. A taxa de consumo de água por planta depende do tamanho da própria muda. Quanto maior for, mais umidade será necessária para o desenvolvimento normal.
A temperatura da água para irrigação não é inferior a +22 ⁰С. As temperaturas mais baixas inibem o crescimento das raízes e o desenvolvimento geral da planta.
A água é despejada diretamente sob a raiz, evitando que a umidade atinja a folhagem. Faça isso 2 vezes por semana. Quando a planta florescer, regue 2 a 3 vezes durante 7 dias. Quando não for possível regar com frequência, faça-o generosamente.
As berinjelas precisam ser afrouxadas para obter oxigênio do sistema radicular. Outra razão para realizar sistematicamente o afrouxamento é a destruição de ervas daninhas. Eles causam muitos problemas para as berinjelas porque são transmissores de doenças e pragas de insetos. Eles se soltam, recuando 10 cm das raízes da berinjela, o primeiro afrouxamento é até a profundidade de 10 cm, depois 12 cm.
Se você amontoar plantas pelo menos 4 vezes durante a estação de crescimento, isso estimula a formação de raízes laterais adicionais, o que promove o rápido crescimento e desenvolvimento dos ovários.
Formação
A correta formação dos arbustos de berinjela desempenha um papel importante. Nem todas as variedades requerem este procedimento. Um residente de verão novato deve estar atento a este ponto.
Formam aquelas plantas que atingem 25-30 cm de altura. Todos os enteados que crescem abaixo do primeiro botão são removidos. O primeiro ovário também é arrancado.
Fazer isso ou não é uma questão pessoal de cada horticultor. Residentes de verão experientes afirmam que a formação adequada aumenta várias vezes o rendimento de uma planta.
Cobertura
Um ponto importante no cuidado das plantas é a alimentação adequada e oportuna. Ajuda as berinjelas a formar ovários e a produzir o rendimento desejado. Outra razão para aplicar fertilizantes em tempo hábil é a prevenção de doenças.
O número de mamadas por temporada é de pelo menos 3:
- 20 dias após a transferência para o canteiro.
- Um mês após a 1ª alimentação.
- Quando as plantas começam a dar frutos.
Recomenda-se alternar fertilizantes. Usar:
- matéria orgânica: esterco, composto, excrementos de galinha;
- suplementos minerais: fósforo, nitrogênio, potássio, ferro, boro e manganês.
Entre os remédios populares, os residentes de verão recomendam o uso dos seguintes fertilizantes:
- Cinza de madeira. 1 xícara de cinzas por balde de água. Cada planta é regada pela raiz.
- Levedura. 5 litros de água e 200 g de fermento comprimido. Deixe fermentar por 24 horas em temperatura ambiente. Em seguida, a mistura é diluída na proporção de 1 parte para 10 partes de água, despejada estritamente sob a raiz.
- Dente de leão. Um copo de flores é derramado com 2 litros de água fervente. Deixe por 5 horas. Em seguida, adicione mais 8 litros de água e utilize para irrigação.
- Camomila farmacêutica. 1 xícara de flores de plantas por 1 litro de água fervente. Deixe por 24 horas, depois acrescente mais 9 litros de água e regue pela raiz.
Os métodos de alimentação são diferentes, a sua utilização depende das preferências pessoais do residente de verão.
Doenças e pragas
A planta sofre ataques do besouro da batata do Colorado. Este inseto pode destruir uma planta inteira em questão de dias. Além disso, a berinjela supera:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- mosca branca;
- grilo toupeira;
- lesmas
O tratamento com inseticidas ajudará a eliminá-los. O espaçamento entre linhas é polvilhado com cinza de madeira ou cal apagada.
Para evitar o desenvolvimento doenças em berinjelas, os requisitos agrotécnicos devem ser observados. Prepare adequadamente o canteiro, observe a rotação de culturas e os padrões de plantio.
As berinjelas são suscetíveis às seguintes doenças:
- podridão da raiz;
- podridão da raiz;
- fusarium;
- verticílio;
- requeima;
- mosaico;
- roubo.
O tratamento adequado das berinjelas com soluções especiais impedirá que a doença se desenvolva e se espalhe para espécimes saudáveis. Existem várias formas de lutar, o residente de verão é livre para escolher um método eficaz:
- Drogas bioquímicas. Eles não prejudicam nem humanos nem animais, com foco na destruição da praga.
- Produtos químicos. Eles combatem as doenças rapidamente, mas se instalam nos frutos das plantas.
- Remédios populares. Requer processamento repetido e não dura muito.
É melhor, claro, prescindir do uso de produtos químicos, mas em alguns casos seu uso é necessário, pois outros meios simplesmente não funcionam.
Colheita e armazenamento
Não existe um período claramente definido, uma vez que os residentes de verão crescem diferentes tipos de berinjela. Vale a pena focar na variedade da cultura.
Colheita de diferentes variedades:
- primeiros 90-110 dias;
- média 115-130 dias;
- final de 130-140 dias.
O momento pode variar dependendo de como foi realizada a tecnologia agrícola, do momento do plantio da berinjela e das características climáticas da região.
A peculiaridade da cultura é que o grau de maturação da berinjela não pode ser correlacionado com a cor, pois ela fica roxa quase imediatamente. Além da estação de cultivo, residentes de verão experientes aconselham focar no comprimento do vegetal e avaliar a maturação da berinjela por ele.
Se você pressionar a fruta e a estrutura se recuperar rapidamente, o vegetal está maduro. Caso contrário, é preciso deixar a berinjela no mato.
Eles são retirados dos arbustos com uma tesoura de poda e os demais frutos verdes ficam na planta. Para completar o processo de amadurecimento, são transferidos para a estufa junto com as raízes.
Para quem decide guardar parte da colheita da berinjela até o inverno, existe a oportunidade de fazê-lo. Amostras grandes e saudáveis são selecionadas. Eles colocam em uma caixa e cobrem com palha. Armazenar em local seco, fresco e com temperatura constante.
Existe outra maneira de conservar os vegetais por mais tempo - eles são secos. As berinjelas são separadas e cortadas em círculos de no máximo 2 cm de espessura, depois enfiadas em um fio e penduradas em local bem ventilado.
O que plantar no próximo ano
Os veranistas sabem muito bem que não é recomendável plantar berinjela no local onde cresceu a erva-moura no ano passado, pois podem contrair doenças comuns à família.
Ao observar a rotação de culturas, os produtores de vegetais alcançam altos rendimentos. As plantas adoecem com menos frequência e crescem e se desenvolvem mais rapidamente.
No ano seguinte, após a semeadura da berinjela, repolho, pepino, adubo verde, melão e cebola. É permitido plantar beterraba.
Os receios dos principiantes quanto à dificuldade de cultivo são infundados: as beringelas crescem e desenvolvem-se sem necessitarem de cuidados especiais. Basta seguir os métodos agrotécnicos familiares ao horticultor e a planta irá deliciar-se com a colheita.