A berinjela é um vegetal que gosta de calor do gênero Solanaceae. No entanto, apesar disso, é cultivado com sucesso por agricultores e veranistas não só nas regiões sul, mas também na zona média e até na Sibéria. O principal para o cultivo bem-sucedido de mirtilos é respeitar o momento de plantio das mudas. Quando e como plantar adequadamente mudas de berinjela depende da região e de suas características climáticas.
- Momento para semear mudas de berinjela
- Na região de Moscou, zona intermediária
- Na Sibéria
- Nos Urais
- Na região de Leningrado
- De acordo com o calendário lunar
- Regras básicas de cultivo
- Seleção de solo
- Preparação de material de plantio
- Seleção de capacidade
- Processo de semeadura
- Dicas para cuidar de mudas
- Iluminação
- Temperatura
- Regar e fertilizar
- Espaço de convivência
- Prevenção de doenças e pragas
- Possíveis problemas
- Quando e como plantar mudas em estufa ou campo aberto
Momento para semear mudas de berinjela
A época específica para o plantio das sementes azuis depende diretamente das características climáticas de cada região. Se o jardineiro fizer isso cedo, as mudas crescerão demais, esticarão e não se adaptarão aos canteiros após o plantio. O trabalho tardio fará com que os vegetais não consigam amadurecer, para que se desenvolvam plenamente não haverá luz solar suficiente e dias quentes.
Na região de Moscou, zona intermediária
Os primeiros dias quentes na região de Moscou acontecem apenas no final de março, é no dia 20 deste mês que começa a semeadura. Isso é feito em estufas, onde está equipado um sistema de aquecimento, ou em um apartamento, cultivando mudas nos parapeitos das janelas ao sul.
O prazo para realização dos trabalhos é até 10 de abril, caso contrário os brotos não terão tempo de se formar antes de serem transplantados para os canteiros.
Para a zona intermediária, existem duas opções de execução dos trabalhos:
- Se futuramente os azuis forem cultivados em canteiros abertos sem utilização de abrigo, os trabalhos são realizados de meados ao final do primeiro mês da primavera; no início de junho os azuis são transferidos para os preparados camas.
- Se o cultivo de hortaliças for planejado em ambientes isolados, as sementes são semeadas entre os dias 15 e 20 de fevereiro e, o mais tardar, 20 de maio, as mudas são transferidas para local permanente.
Na Sibéria
Geralmente berinjelas na Sibéria cultivado em ambientes fechados e aquecidos, já que o clima rigoroso faz seus próprios ajustes na estação de crescimento das plantas. Mas há almas corajosas que fazem isso em campo aberto, colhendo colheitas decentes. Para que o cultivo de vegetais que gostam de calor seja bem-sucedido, siga os horários recomendados de semeadura.
Antes de plantar, leve em consideração que são necessários pelo menos 90 dias para obter mudas de boa qualidade.Os pequeninos azuis são transferidos para as estufas em meados de maio, e para os canteiros quando a temperatura do ar é de pelo menos 20 graus, aproximadamente em meados de junho.
Nos Urais
Como a região dos Urais é uma área com agricultura arriscada e verões curtos, é importante calcular corretamente o momento de semear para obter as mudas. Além disso, os mirtilos aqui são cultivados apenas em ambientes aquecidos, caso contrário os vegetais não terão tempo de amadurecer antes do início dos primeiros dias frios.
A semeadura das sementes azuis é realizada nos últimos dias de fevereiro. Não é recomendável atrasar o trabalho, pois este representante da família Solanaceae tem um longo período de cultivo e os vegetais não terão tempo de amadurecer. No final de maio, as mudas são transferidas para estufas.
Na região de Leningrado
As características climáticas da região de Leningrado são semelhantes às de regiões como os Urais e a Sibéria, por isso os residentes de verão aqui têm a oportunidade de cultivar berinjelas principalmente em estruturas isoladas. As mudas começam a ser cultivadas a partir dos primeiros dias de maio, para que, assim que passar a ameaça de queda noturna de temperatura, estejam prontas para serem transplantadas para um local definitivo. Este procedimento é realizado no início do primeiro mês de verão.
De acordo com o calendário lunar
Muitas vezes, os jardineiros, ao cultivarem mirtilos, levam em consideração as recomendações do calendário lunar, que indica dias favoráveis e desfavoráveis para o plantio. Se você começar em dias ruins, as berinjelas não brotarão bem e os brotos ficarão fracos.
Em fevereiro:
- Dias favoráveis: 1, 2, 3, 6, 7, 14, 15, 25, 28, 29.
- Números inadequados: 9, 22, 23, 24.
Para março, as recomendações são:
- Recomenda-se semear em 1, 4, 5, 6, 13, 14, 22, 27, 28.
- Você não deve trabalhar nos dias 9, 23, 24, 25.
Na região Sul, os jardineiros têm a oportunidade de cultivar mudas em abril devido às condições climáticas.As recomendações para eles são as seguintes:
- Dias adequados: 1, 2, 9, 10, 18, 19, 28, 29.
- Datas desfavoráveis: 8, 22, 23, 24.
Regras básicas de cultivo
Para que as mudas cresçam saudáveis e fortes e que os arbustos dêem muitos frutos no futuro, é necessário seguir as recomendações de jardineiros experientes sobre o plantio e demais cuidados agrotécnicos com os brotos. Eles selecionam solos com composição balanceada, plantam as sementes na hora certa e dão às mudas azuis as condições necessárias para o pleno desenvolvimento.
Seleção de solo
Recomenda-se que você mesmo prepare o solo para semear, assim você terá certeza de sua qualidade e valor nutritivo. Misture os componentes nas seguintes proporções:
- húmus (8 partes);
- sal de potássio (1 parte);
- verbasco (1 parte);
- terreno gramado (2 partes);
- superfosfato (1 parte).
Para aumentar o valor nutricional do solo, acrescenta-se também uma colher de chá de uréia e meio copo de cinza de madeira, se necessário. Existem várias outras receitas para criar uma mistura de solo para semear sementes de berinjela. No primeiro caso, recomenda-se misturar 1 parte de solo gramado com 2 partes de húmus e adicionar 0,5 partes de serragem e 1 parte de turfa não ácida. Na segunda receita, prepare 1 parte de serragem e 3 partes de turfa, que são regadas antes do plantio com qualquer composição para acelerar a germinação das mudas.
O solo normal do jardim também é adequado para o cultivo de mudas de berinjela, é preferível usar o solo onde cresceram pepinos ou repolho no ano passado.
Preparação de material de plantio
O principal requisito para a obtenção de mudas de alta qualidade, fortes e saudáveis é a escolha correta da semente. Compre sementes de fabricantes confiáveis em lojas de jardinagem. O material adquirido de segunda mão não garante 100% de germinação.
Antes da semeadura, as sementes são preparadas, seguindo passo a passo as instruções que incluem 4 etapas:
- Aquecendo o material. Você pode fazer isso de duas maneiras: seca e hidrotérmica. No primeiro caso, o forno é aquecido a 55 graus e as sementes são mantidas nele por 2 a 4 horas. Ou coloque-o sobre uma toalha sobre um radiador e aqueça o material por 2,5 a 3 meses. O segundo método envolve embeber as sementes em uma jarra com água (a temperatura é de cerca de 45-50 graus). Cubra o recipiente com uma tampa e deixe o material por 5 minutos. Essas sementes demonstram maior germinação e imunidade a doenças.
- Molho de sementes. Para isso, pegue uma solução de peróxido de hidrogênio a 10% e mergulhe o material nela por 15 a 20 minutos. Em vez de peróxido, você pode tomar uma solução não concentrada de permanganato de potássio.
- Endurecimento do material. Pegue dois pedaços de pano de algodão úmido e coloque as sementes entre eles. Eles são mantidos lá por pelo menos 20 horas (temperatura entre 20-22 graus). Em seguida, as sementes são colocadas na geladeira por 8 horas e depois mantidas novamente por 20 horas em condições ambientes. Este procedimento é realizado durante 7 a 8 dias.
- Absorver. 2-3 dias antes do plantio pretendido, as sementes são embebidas em água (de preferência chuva ou derretimento). Deve-se levar em consideração que o líquido não deve cobrir completamente a semente. Após a secagem das sementes, inicia-se o trabalho de plantio.
Seleção de capacidade
Para cultivar mudas, leve os seguintes recipientes: potes de plástico e turfa, garrafas cortadas, copos que sobraram de iogurte ou creme de leite. O principal requisito é altura suficiente e presença de orifícios de drenagem.
Processo de semeadura
Ao plantar sementes, siga as instruções, então os brotos emergirão rapidamente do solo e a taxa de germinação das sementes será alta.
A master class é assim:
- O solo é colocado em recipientes preparados com 2/3 de sua capacidade.
- Irrigue e espere até que a umidade seja completamente absorvida.
- As sementes são enterradas 2-3 cm.
- Uma pequena camada de terra (1 cm) é colocada por cima.
- Compacte levemente e regue novamente.
- Cubra com filme plástico ou vidro e coloque em local aquecido e longe da luz solar direta até a germinação.
Recomenda-se semear sementes de mirtilo pela manhã.
Dicas para cuidar de mudas
Depois que os brotos aparecerem, é importante cuidar bem deles.
Iluminação
Após a germinação das mudas, elas recebem iluminação total, que deve durar pelo menos 10 horas por dia. No entanto, os rebentos jovens devem ser protegidos do sol quente do meio-dia para que não queimem. Se o tempo estiver nublado, instale lâmpadas fluorescentes para iluminação adicional. A cada 2 dias, vire os vasos com mudas do outro lado em direção à luz para que se desenvolvam de maneira uniforme.
Temperatura
Após a retirada do filme dos brotos, a temperatura é reduzida para 16 graus. Depois de uma semana, eles aumentam para 20-22 graus. À noite você pode reduzir para 14 graus, essa diferença ajuda a fortalecer a imunidade da planta.
Regar e fertilizar
Umedeça moderadamente os brotos para não causar apodrecimento das raízes e surto de patologias fúngicas. Despeje a água cuidadosamente sob a raiz usando um regador de malha fina. É necessário alimentar as mudas somente se os brotos parecerem fracos e finos. Uma mistura de superfosfato e sulfato de potássio em proporções iguais é adequada para isso.Mas é preciso lembrar que a adição excessiva de componentes nutricionais tem um efeito negativo nos rebentos jovens.
Espaço de convivência
Se os azuis forem cultivados em copos separados em casa, a colheita não é necessária. Caso contrário, plante as berinjelas em copos separados e derrame imediatamente a terra com Kornevin para que criem raízes melhor. Muitos jardineiros praticam o plantio de 2 a 3 sementes em um vaso, depois de germinarem, deixam a mais forte e removem o resto.
Prevenção de doenças e pragas
As melhores medidas para prevenir doenças e pragas são consideradas o cuidado adequado com as mudas. Observe o regime de rega, pois a umidade excessiva provoca surtos de doenças fúngicas. Além disso, como procedimento preventivo, os brotos são borrifados com uma solução de Fitosporina.
Possíveis problemas
Para cultivar mudas maduras e evitar problemas, você deve seguir rigorosamente as recomendações de jardineiros experientes. A quantidade insuficiente de luz solar que incide sobre as mudas durante o dia e o não cumprimento do horário de alimentação fazem com que os pequeninos azuis se estiquem e a baixa temperatura do ambiente retarde o crescimento.
Quando e como plantar mudas em estufa ou campo aberto
Não se deve permitir que as mudas cresçam demais, caso contrário será muito difícil para os pequeninos azuis se adaptarem e criarem raízes nos canteiros. É preferível plantar os brotos na mesma composição de solo que foi utilizada para semear as sementes. Não é recomendado o plantio de hortaliças em locais onde anteriormente eram cultivados outros representantes da família Solanaceae. Os antecessores ideais da berinjela são legumes, cenoura ou repolho.