O verão na Sibéria é curto. Nessas condições, os vegetais nem sempre têm tempo de amadurecer. Mas muitos jardineiros, selecionando variedades precoces e intermediárias, adaptaram-se ao cultivo de berinjelas e outras hortaliças. O plantio é realizado tanto em terreno aberto quanto fechado. Abaixo estão informações sobre as melhores variedades de berinjela para a Sibéria e as peculiaridades do cultivo da cultura nesta região.
- As melhores variedades de berinjela para a Sibéria e os Urais
- Amadurecimento precoce 148
- Príncipe Siberiano
- noite clara
- Coração de touro F1
- Quebra-nozes F1
- Diamante
- Anão japonês
- báltico
- Tcheco cedo
- Preto brilhante
- Marinheiro F1
- Características do cultivo nesta região
- Semeando mudas
- Cuidados com mudas
- Aterrissando em um local permanente
- Instruções de cuidados
- Em campo aberto
- Na estufa
- Protegendo as plantas de doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
As melhores variedades de berinjela para a Sibéria e os Urais
Nas regiões norte, é dada preferência às variedades de berinjela precoce e intermediária. Essa condição deve ser observada porque a cultura tem um longo período de cultivo. As melhores variedades de berinjela para a Sibéria e os Urais são as seguintes.
Amadurecimento precoce 148
A altura dos arbustos varia entre 20-50 centímetros. O formato dos vegetais é alongado em forma de pêra, a cor é roxa. Peso da fruta – 150-200 gramas. A berinjela siberiana 148 de maturação precoce produz bons rendimentos, mesmo em climas desfavoráveis. Frutas em terreno aberto e coberto.
Príncipe Siberiano
A variedade é cultivada principalmente em casa de vegetação. O Príncipe Siberiano atinge uma altura de 50 centímetros. Os frutos têm formato de cilindro. O meio é curvo. O peso da fruta é de 250-300 gramas, a cor é roxa escura.
noite clara
Os arbustos atingem 70 centímetros de altura. Eles cultivam 7 a 8 frutos em forma de pêra, de cor branca ou amarelada. O comprimento da berinjela é de 15 a 20 centímetros. O amadurecimento ocorre no 105º dia após o plantio. Se as variedades precoces forem plantadas em estufa, a colheita pode ser feita 10 dias antes.
Coração de touro F1
A altura dos arbustos é de 70 a 80 centímetros. As berinjelas amadurecem em 110-115 dias. O peso dos frutos ovais é de cerca de 300 gramas. A pele é roxa. Você pode plantar coração de touro F1 sob uma cobertura de filme e em uma área aberta.
Quebra-nozes F1
Este é um híbrido de alto rendimento. A berinjela fada produz frutos ovais de cor roxa escura. Seu peso é de 250 a 300 gramas. A polpa não contém amargor. A variedade intermediária é adequada para cultivo sob cobertura de filme.
Diamante
A variedade é popular não só na Sibéria, mas também em outras regiões.Os arbustos são produtivos: são colhidos até 8 quilos de berinjela por metro quadrado de área. Os frutos são roxos, quase pretos. Seu comprimento é de cerca de 17 centímetros e o peso é de 150 a 180 gramas. A polpa é de cor esverdeada.
Anão japonês
A berinjela produz bons frutos não só em áreas fechadas, mas também em áreas abertas. A variedade é anã: os arbustos não ultrapassam 40 centímetros de altura. Os frutos têm formato de pêra. A polpa clara se forma sob a pele roxa escura.
báltico
Esta é outra variedade utilizada para cultivo nas regiões norte. A altura dos arbustos varia entre 45-75 centímetros. O formato dos frutos roxos é cilíndrico, com comprimento de 12 a 20 centímetros.
Tcheco cedo
O período desde a germinação até a maturidade técnica é de 90-100 dias. Os frutos são grandes e ovóides. A pele é roxa, a polpa não tem amargor. O peso da berinjela é de cerca de 500 gramas. A cultura destinada ao Noroeste é plantada sob cobertura de filme.
Preto brilhante
Esta é uma das variedades de berinjela de maturação precoce. Os frutos amadurecem 105-110 dias após o plantio. A altura dos arbustos é de 50 a 60 centímetros. O peso da fruta é de 200-250 gramas. A polpa clara é coberta por uma casca roxa escura.
Marinheiro F1
A variedade chama a atenção pelos frutos listrados de cor lilás-branca. Eles podem ser consumidos crus. Os arbustos atingem uma altura de 70 a 80 centímetros. Começam a dar frutos no 105º dia. O formato da berinjela é em formato de pêra, peso – 250-400 gramas. Nas condições da Sibéria, eles são cultivados sob cobertura.
Informações adicionais. Para se livrar da solanina, que dá amargor à berinjela, coloque as frutas picadas em uma tigela e polvilhe com sal. Após 30 minutos, o suco amargo é derramado do prato.
Características do cultivo nesta região
Em regiões severas com verões curtos, as berinjelas são cultivadas por meio de mudas. Nesse caso, o jardineiro terá tempo para retirar o máximo possível de frutas do mato.
Semeando mudas
A semeadura é realizada no final de fevereiro ou início de março. No meio do primeiro mês da primavera, aparecerão os brotos. É melhor semear berinjelas diretamente em vasos de turfa. Então, quando posteriormente transplantadas para o solo, as mudas ficarão menos doentes. Se não houver vasos, selecione um recipiente raso.
A semeadura é feita da seguinte forma:
- as sementes são colocadas em solução desinfetante por 20-30 minutos e lavadas com água;
- a caixa é preenchida com um substrato composto por terra de jardim, turfa, areia;
- faça ranhuras com 1 a 1,5 centímetros de profundidade;
- semear e cobrir com substrato;
- borrife com água de um borrifador.
A caixa com as colheitas é coberta com filme e colocada em local aquecido. A temperatura do ar na sala deve atingir 27 °C.
Cuidados com mudas
O filme é retirado todos os dias e as lavouras são ventiladas. Quando os brotos eclodem, a caixa é transferida para uma sala bem iluminada e com temperatura do ar em torno de 18 °C. Nessas condições ele é mantido por 5 dias. Em seguida, a temperatura aumenta para 23-25 °C.
Umedeça o solo conforme necessário. A rega geralmente é feita 1 a 2 vezes por semana. O excesso de água deve escoar pelos orifícios de drenagem. Caso contrário, as mudas podem ser infectadas por uma doença fúngica. Para crescer arbustos fortes e saudáveis, o solo é fertilizado. A primeira fertilização é realizada 2 semanas após a emergência. Para isso, dilui-se 1 colher de sopa de uréia em 10 litros de água. Os nutrientes são adicionados ao solo úmido.
Quando aparecem 3-4 folhas nos arbustos, elas são transplantadas para pequenos vasos.Em recipientes separados, as mudas terão mais espaço para se desenvolverem. Antes de plantar berinjelas no local, elas são endurecidas. Para isso, as plantas são retiradas todos os dias, primeiro por alguns minutos, depois por várias horas.
Aterrissando em um local permanente
As mudas podem ser plantadas em estufa no final de abril. As berinjelas são plantadas em um local na Sibéria em meados de junho. A essa altura, o solo tem tempo de aquecer bem. A cama foi preparada no verão anterior da seguinte forma:
- cave um buraco com 20-25 centímetros de profundidade;
- despeje material orgânico: serragem, grama, folhas limpas, galhos pequenos;
- regar várias vezes com infusão de excrementos de pássaros;
- no outono ficam cobertos de terra;
- cercar o canteiro do jardim com tábuas.
Na primavera, a área é polvilhada com cinza de madeira. 7 a 10 dias antes do plantio da berinjela, o canteiro é regado com solução de verbasco e aquecido com filme. Em seguida, o solo é solto e são cavados buracos de 15 a 20 centímetros de profundidade. A distância entre os arbustos é de 35 centímetros. Imediatamente após o plantio, a cultura é regada com água morna. O círculo da raiz é polvilhado com cobertura morta. A matéria orgânica impedirá a rápida evaporação da umidade das profundezas da terra. Se a variedade exigir mais liga, os pinos são cravados imediatamente.
Instruções de cuidados
O cuidado inicial consiste na rega oportuna e posterior afrouxamento do solo. Formam-se arbustos. As berinjelas são alimentadas várias vezes por temporada.
Em campo aberto
Berinjelas são plantas que gostam de umidade. Pelo menos um balde de água é consumido por metro quadrado de área. A rega é realizada após a secagem da camada superior do solo. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite.
Observação! Você só precisa regar as berinjelas pela raiz. A irrigação aérea pode afetar negativamente a frutificação das culturas.
1-2 dias após a rega, solte o solo. As ervas daninhas ao redor das plantas são removidas.As berinjelas começam a ser alimentadas 10 dias após o plantio, depois durante o período de floração e frutificação. Use fertilizante mineral complexo.
Para que a berinjela amadureça no clima da Sibéria é necessário modelar os arbustos. Os enteados desnecessários e parte dos ovários são removidos. Como resultado do procedimento, as plantas direcionam todos os seus esforços para o desenvolvimento dos 7 a 8 frutos que restam.
Na estufa
A temperatura do ar na estufa é mantida entre 25-30 °C. A sala é ventilada durante o dia. Caso contrário, os frutos podem não endurecer. A chuva não penetra em solo fechado. Portanto, eles irrigam o solo ao redor das berinjelas em uma estufa com mais frequência do que em uma área aberta.
Variedades altas de culturas são amarradas a um suporte. As pontas dos arbustos que atingem 30 cm de altura são pinçadas. Depois disso, os brotos começarão a crescer ativamente. A quantidade ideal é de 5 hastes por planta. O resto é excluído.
Protegendo as plantas de doenças e pragas
Berinjelas em condições desfavoráveis podem ser suscetíveis a doenças e pragas. Os principais:
- Perna Preta. Ocorre quando há umidade excessiva. Não há tratamento. Os arbustos são retirados do canteiro e o solo é desinfetado.
- Requeima. Com esta doença, as placas foliares ficam cobertas de manchas, os frutos ficam deformados. A Fitosporina é usada para prevenção e tratamento.
- Oídio. O fungo ataca troncos, folhas e frutos. A doença pode ser detectada por uma camada branca em todas as partes da cultura acima do solo. Os fungicidas são usados para combater o fungo.
- Besouro do Colorado. A praga come folhas tenras, enfraquecendo as plantas. É coletado manualmente ou as plantas são tratadas com inseticidas.
- Pulgão. O inseto suga a seiva celular das lâminas das folhas. Grandes colônias de pulgões podem destruir berinjelas. Fitoverm, uma infusão de cinzas, é usado contra a praga.
Importante! O tratamento com produtos químicos é interrompido um mês antes da colheita dos frutos.
Colheita e armazenamento
Na Sibéria, a colheita da berinjela começa em agosto. Sua carne torna-se elástica neste período. Dependendo da variedade, a casca dos frutos maduros adquire coloração branca, roxa ou lilás. É preciso fazer a colheita na hora certa, caso contrário a polpa ficará dura e amarga.
Os frutos são cortados com tesoura de poda afiada, sendo retirada parte do pedúnculo. Eles são enxugados com pano seco e colocados em local fresco. Via de regra, as berinjelas são armazenadas por 2 a 3 semanas. Se você embrulhá-los em papel, colocá-los sobre palha e cobri-los com um material grosso, o prazo de validade aumentará em 1 a 2 meses.