A variedade de inverno, criada por funcionários do Centro Nacional de Grãos de Lukyanenko, foi enviada para cultivo experimental em 2014 e em 2017 foi incluída no registro de conquistas de melhoramento. Imunidade a infecções, resistência a condições climáticas desfavoráveis, baixos requisitos de manutenção, excelentes qualidades de panificação - estas são as características do trigo Besostoy 100, muito valorizado pelos agricultores russos.
Características e descrição da variedade
Bezostaya 100 é considerada uma variedade melhorada da popular variedade Bezostaya 1.Este é o trigo de inverno com grãos macios, ideal para panificação. A quantidade de proteína nos produtos amadurecidos é de 15% e o glúten não é inferior a 28%. A variedade pertence à variedade intermediária, o período de cultivo dura 220-295 dias. O trigo Bezostaya 100 não tem tendência ao acamamento e não tem medo da seca.
No final do período vegetativo, a planta semi-rastejante atinge uma altura de 80-105 cm.Na fase de perfilhamento as folhas não são pubescentes, verdes claras, com ligeira cerosidade. As orelhas são cilíndricas, as arestas são curtas. A gluma tem dente ligeiramente curvo, ombro alto e largo e quilha perceptível. O grão tem formato oval alongado, base descoberta e sulco pouco definido. O peso de 1000 grãos varia de 38 a 45 g.
Rendimento experimental de Bezostoy 100 – 99 kg por 1 ha. O máximo - 100,7 c, foi registrado em 2016 em áreas estaduais na região de Stavropol.
Ao longo de 3 anos experimentais de cultivo, Bezostaya 100 mostrou exceder consistentemente o padrão de rendimento para o campo de pousio. O rendimento de 82,2 centavos retirado de 1 hectare acabou sendo 3,7 centavos superior ao da variedade Pamyat aceita como padrão.
Prós e contras do trigo Bezostaya 100
A variedade Bezostaya 100 é muito procurada pelos agricultores, pois apresenta inúmeras vantagens:
- não requer cuidados complexos;
- não suscetível à podridão das raízes;
- resistente ao clima quente e seco;
- pode ser cultivado após um antecessor de cereal;
- quando levadas em consideração as exigências da tecnologia agrícola, proporciona um alto rendimento em condições desfavoráveis.
Das desvantagens, deve-se notar:
- alto custo da semente;
- uma queda no rendimento de 1 c por dia após uma perda de colheita de grãos devido à destruição gradual do amido.
Características de cultivo
As áreas recomendadas para o cultivo de grãos são o Norte do Cáucaso, a Região Central da Terra Negra e a região do Baixo Volga. O trigo Bezostaya 100 cresce notavelmente bem depois das espécies de cereais anteriores, incluindo o milho alimentar. Também apresenta bom crescimento na semeadura de trigo sarraceno, feijão alimentar e forrageiro, batata, beterraba de mesa e beterraba forrageira. Não é aconselhável semear Bezostaya 100 depois da cevada, pois aumenta o risco de apodrecimento das raízes.
O trigo Bezostaya 100 prefere solo chernozem, neutro ou com baixo índice de acidez, rico em nutrientes. Para um bom crescimento do trigo, o solo deve ser estruturado, respirável e bem permeável à água. A área semeada deve ser afrouxada e nivelada. A altura das pilhas de solo não deve ser superior a 8 cm, o campo em pousio deve ser fertilizado e aplicadas 25-30 toneladas de fertilizante por 1 ha. Imediatamente antes da semeadura, é necessário enriquecer o solo com um complexo potássio-fósforo na quantidade de 10-15 t/ha.
A semeadura do trigo Bezosta 100 deve incluir as seguintes atividades:
- cultivo do solo pelo método sem aiveca com aprofundamento de 8-10 cm após os tipos anteriores, e não em pousio;
- tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas;
- incorporação de grãos até 5 cm de profundidade com compactação simultânea com rolo;
- angustiante.
Regras de cuidado
O trigo Bezostaya 100 não é caprichoso e não requer condições especiais. Mas para conseguir a colheita desejada, ainda é preciso seguir as regras de cuidado.
O principal é aplicar a fertilização com nitrogênio na hora certa. Para solo “magro”, é necessária a fertilização no outono com 30% de nitrogênio. No início da primavera é necessário aplicar fertilizante com concentração de nitrogênio de 60-70%. Quando o caule começa a crescer, é necessária uma preparação com um componente de nitrogênio de 80-90%. A última fertilização da temporada é realizada durante a formação das espigas, utilizando 30-40% de fertilizante. Alimente o trigo de acordo com as instruções escritas na embalagem do fertilizante.
Além disso, para o pleno crescimento do trigo, é importante eliminar as ervas daninhas em tempo hábil.
Proteção contra doenças e pragas
Consideremos a resistência do trigo Bezosta 100 a infecções e insetos.
Fator malicioso | Sustentabilidade |
ferrugem marrom e amarela | + |
septório | + |
oídio | + |
praga da cabeça fusarium | + |
infecção viral | + |
bacteriose basal | – |
podridão da raiz do helmintosporium | – |
besouro terrestre | – |
besouro do pão | – |
mosca de cereal | – |
O trigo de inverno não é suscetível a muitas infecções devido às geadas no estágio inicial de desenvolvimento. Mas isto não significa que a cultura não possa adoecer. A probabilidade de danos aumenta se a rotação de culturas não for observada, as ervas daninhas forem ignoradas, a fertilização for tardia e forem plantados grãos de baixa qualidade.
Os sinais de infecção do trigo são inibição do crescimento e formação dos ovários, apodrecimento das espigas e da zona radicular do caule.
Coleta e armazenamento
A colheita é feita com colheitadeira em uma só passagem. O trigo amadurece em 8 a 9 meses, então a época ideal de colheita é a segunda quinzena de maio e junho. O teor de umidade do grão maduro não deve exceder 17%. É aconselhável que a limpeza de uma área não demore mais de uma semana.
Antes de ser enviado para armazenamento, o grão é limpo, seco e desinfetado com um preparado inseticida em forma de aerossol ou gás. A umidade no armazenamento não deve exceder 70%, a temperatura ideal é de +6-8 °C. Ventilação constante e de alta qualidade é importante.
Os grãos de inverno podem ser armazenados por no máximo 2,5 anos. O prazo de validade ideal é de 6 meses. Periodicamente, os grãos devem ser verificados quanto a infecções fúngicas.