Os jardineiros da região de Leningrado conhecem muitas sutilezas sobre como plantar e cuidar de uvas. Eles fazem a colheita mais cedo do que os viticultores da Crimeia e do Cáucaso. O sucesso depende em grande parte da escolha da variedade (forma híbrida). No curto verão, apenas as variedades de maturação precoce da colheita têm tempo de amadurecer. A curta estação de cultivo praticamente elimina doenças, por isso a maioria dos jardineiros cultiva sem o uso de produtos químicos.
Características de cultivo
Na região de Leningrado, onde os verões são curtos, as uvas não crescem apenas em estufas.Pode ser cultivada em terreno aberto sem problemas. Os solos desta região são ácidos, por isso devem ser adicionadas cinzas e farinha de dolomita anualmente, a partir do ano do plantio. A videira começa a frutificar 3 anos após o plantio. As uvas ganham mais açúcar se crescerem em uma área bem iluminada do jardim. Cubra a videira apenas para o inverno. As uvas têm medo do degelo e das chuvas de janeiro.
O material de cobertura é removido dos arbustos imediatamente após o derretimento da neve. A demora na retirada do polietileno pode levar ao congelamento dos brotos. Uma videira coberta cresce antes do início de um clima consistentemente quente; as geadas recorrentes são perigosas para ela. Recomenda-se pulverizar uvas de qualquer variedade que tenham acordado antecipadamente quando há ameaça de baixas temperaturas com agentes que aumentam a imunidade:
- “Tsitovit”, “Epin”, “Extrasol”;
- "Epinom" junto com "Ecofus".
Após o processamento, os pés de uva são revestidos com tecido não tecido (spunbond). Para restaurar videiras congeladas, elas são pulverizadas com o preparado Zircão.
As melhores variedades de uvas para a região de Leningrado
Os viticultores da região de Leningrado têm muita prática. Você pode escolher com segurança variedades que já testaram em seus vinhedos. Vale a pena plantar variedades comprovadas sem cobertura e com maturação precoce.
O híbrido letão Zilga é sempre popular. Os arbustos podem suportar geadas de 30 graus. Os cachos maduros podem ficar pendurados por muito tempo sem perder a apresentação. Não há problemas de polinização, a variedade é autopolinizadora.
Os frutos maduros adquirem uma cor azul escura e no paladar formam-se notas de noz-moscada. Um arbusto produz até 12 kg de frutas.
Express Early tolera geadas de até 32 °C. Os frutos escuros maduros contêm até 28% de açúcares, o que explica o seu bom sabor. Eles fazem excelentes vinhos caseiros.O peso de um cacho pode chegar a 300 G. A colheita é feita do final de julho a meados de agosto. A produtividade não diminui devido ao mau tempo.
A variedade Supaga é adequada para resistência ao gelo na região de Leningrado. Geadas até -25 °C não são assustadoras para ele. Os cachos enchem-se precocemente e pesam entre 300 e 600 g. Os bagos com peso até 5 g têm sabor simples e despojado. A cor deles é âmbar. A variedade tem fraca resistência à filoxera, mas raramente é suscetível à podridão, mofo e oídio.
Os amantes do conhaque plantam Vandal Cliche. Esta é uma variedade de vinho do Canadá. Amadurece cedo, é muito resistente a doenças e é produtivo. Os bagos são de tamanho médio, de cor branca e aroma a maçã e pêra. Uvas ainda não maduras são cortadas para o vinho. Isso tira as notas de Isabella da bebida.
Violet foi criada cedo na região de Rostov. As frutas vermelhas são utilizadas de várias maneiras (vinho, suco, consumo in natura). Os cachos amadurecem em 130 dias. A colheita começa no início de setembro. A carga na bucha é normalizada. Os bagos não são grandes (até 3 g), roxos com cobertura cerosa. São coletados em pequenos cachos pesando cerca de 200 G. A segunda onda de frutificação ocorre nos enteados.
A forma híbrida Veres foi criada na Ucrânia, pelo autor V. V. Zagorulko. Os frutos da uva não possuem sementes. Amadurecem cedo (90-100 dias). Os cachos são cônicos, grandes, pesando a partir de 600 G. O sabor da polpa contém noz-moscada.
Solaris é uma variedade de vinho produzida na Alemanha. Amadurece cedo. Os frutos são brancos, redondos e contêm até 22% de açúcares na polpa. A variedade apresenta boa resistência ao míldio e ao oídio, mas os frutos sofrem com as vespas.
A variedade Black Pearl amadurece em setembro. O tamanho do cacho é médio. Os bagos são azuis escuros, de tamanho médio e cónicos redondos.A polpa tem aroma pronunciado a noz-moscada, o sabor é harmonioso e rico. Resistência ao gelo a -26 °C. A imunidade da variedade ao míldio e ao oídio é média.
Outras variedades para terreno aberto:
- Doce Khasansky;
- Galante;
- Regente;
- Primeiro Michurinsky;
- P34;
- P33;
- Danko;
- Mascate Azul.
Outras variedades são adequadas para estufas. Por exemplo, perto de São Petersburgo eles crescem Uvas Laura. Esta é uma cultura de mesa. Os cachos são grandes, cônicos e densos. O período de maturação dura pelo menos 120 dias. A resistência ao gelo não é ruim (-23 °C).
Kishmish Radiant é uma variedade antiga da Moldávia; os cachos amadurecem em 130 dias. Também é cultivado com sucesso dentro de casa. Os frutos maduros são de cor rosa. O formato do fruto é oval e alongado. O sabor tem um toque de noz-moscada. A planta é suscetível a míldio e oídio.
Estufa ou terreno aberto?
As variedades precoces crescem bem em terreno aberto. Os cuidados básicos com eles se resumem em podar e cobrir as vinhas com celofane para o inverno. Em estufa, os bagos amadurecem mais cedo, mas pelas observações dos viticultores, em terreno fechado é preciso perder tempo no combate a pragas e doenças.
Os frutos das uvas com efeito de estufa são mais carnudos, maiores e amadurecem em meados de julho. No solo os cachos são visivelmente menores, os bagos são de tamanho médio. Nos verões quentes, os cachos amadurecem em meados de agosto, na estação fria - em meados de setembro.
Contras de uma estufa:
- há menos neve do que lá fora, o solo congela mais profundamente;
- na primavera, devido ao despertar precoce, a videira pode sofrer geadas;
- para um bom crescimento e prevenção de doenças é necessário o uso de produtos químicos (estimulantes de crescimento, fungicidas);
- No verão, é necessária rega frequente e abundante.
As vantagens das uvas em estufa incluem uma lista mais ampla de variedades que podem ser cultivadas nas condições da região de Leningrado e períodos de maturação. A baga pega açúcar 3 semanas antes do que em campo aberto. Os defensores de colheitas ecológicas e cuidados simples escolhem terrenos abertos.
Datas e dicas de plantio
Plante uvas necessário em uma área pré-preparada. Deve ser alocado pelo menos 1 m² de terreno por arbusto - 2 x 0,5 m, não sendo necessário furo profundo. Basta aprofundar 60 cm e, em locais com alta umidade do solo, despeja-se no fundo a drenagem em forma de tijolos quebrados, brita e brita.
Em solo argiloso, o sistema radicular se desenvolve mal, portanto, além de matéria orgânica, fertilizantes minerais e cinzas, areia é adicionada à mistura do solo para preencher o buraco. As mudas são plantadas na primavera, imediatamente após o solo estar completamente aquecido. No verão a planta cria raízes e hiberna sem problemas.
Nos meses de verão, você pode plantar mudas com sistema radicular fechado, com muito cuidado elas não criam raízes piores do que as uvas plantadas na primavera. Os viticultores da região de Leningrado também praticam o plantio no outono, mas as mudas ficam amontoadas e bem cobertas para o inverno.
Como cuidar adequadamente?
A poda formativa é o principal elemento do cuidado. Começa a partir do segundo ano de vida da videira. Realize no outono durante toda a vida do arbusto. Após a colheita, quase toda a parte aérea é cortada. Em primeiro lugar, remova todos os rebentos frutíferos. A videira que não amadureceu também é cortada. Ela não sobreviverá ao inverno de qualquer maneira. O principal é começar a formar o arbusto corretamente. Os viticultores da região de Leningrado são defensores da poda em leque. Coloque 4 mangas.
Ao podar no outono, ambos os métodos são usados:
- com nó de reposição;
- sem um pouco de substituição.
Para os brotos frutíferos, os ramos mais poderosos com madeira madura são selecionados e encurtados em 5-6 botões.
Após a poda, resta uma pequena parte aérea, não é difícil cobri-la para o inverno. Arcos de plástico são instalados, celofane é esticado sobre eles. Acontece que é um túnel cujas extremidades estão abertas. O abrigo não protege das geadas, mas sim dos degelos, que costumam ocorrer em janeiro devido ao clima específico.
Durante a temporada, a videira é regada 4 a 5 vezes. Nas estações chuvosas, o volume de água de irrigação é reduzido. A partir do 3º ano de vida, passam a agregar:
- cinzas;
- farinha de dolomita;
- húmus;
- fertilizantes minerais.
Propagação de uva
Um novo arbusto da variedade que você gosta pode ser obtido por meio de estratificação e estacas. Estas últimas são colhidas no outono, durante a poda. Brotos completamente lignificados são selecionados para propagação. O núcleo da estaca deve ser verde. Os brotos são mantidos em água até o aparecimento das raízes. Para melhor germinação, manter a temperatura ambiente de 20 a 23 °C. Prepare recipientes com solo fértil. Nelas são cultivadas mudas até serem plantadas em local permanente.
Para fazer camadas no outono, pegue uma cana sã, quebre todos os brotos e retire todas as folhas. A parte central do broto é borrifada com solo fértil, deixando a copa acima do solo. O crescimento dos brotos da uva começa na primavera seguinte. A partir das mudas começam a formar um novo arbusto. É separado da mata-mãe após 3 anos.
Doenças e pragas
A maioria das variedades de uvas cultivadas na região de Leningrado são resistentes a doenças. A sua possibilidade não deve ser descartada. Portanto, é necessária a prevenção de míldio, oídio e podridão cinzenta. O tema das doenças é especialmente relevante para as uvas em estufa.Para prevenir doenças fúngicas, controle o nível de umidade, pulverize o solo e os brotos com fungicidas.
As pragas perigosas incluem:
- ácaro-aranha;
- rolo de folhas (uva);
- coceira de uva;
- filoxera.
Fungicidas também são usados contra eles durante toda a temporada. É possível e necessário praticar a viticultura no clima da região de Leningrado, apesar do curto verão, e obter colheitas decentes de frutos silvestres. O sucesso é alcançado pelos jardineiros que selecionam as variedades certas e levam em consideração as peculiaridades do clima local no cultivo da uva.