As folhas suculentas das árvores e arbustos do jardim, como um ímã, atraem várias pragas. Eles não permitem que a colheita se desenvolva normalmente e a planta não fica satisfeita com a colheita. Os insetos se espalham rapidamente por vastas áreas e destroem jardins. As uvas são especialmente afetadas pela lagarta da uva. Todos os métodos de controle podem ser ineficazes, pois a borboleta pode não ser detectada a tempo. Ela não voa durante o dia, mas à noite, e cria descendentes vorazes que adoram frutas silvestres.
- Descrição da praga
- Aparência de uma borboleta e lagarta
- Estágios da vida das pragas
- Reprodução
- Variedades resistentes e suscetíveis ao parasita
- O que causa o aparecimento de rolos de folhas?
- Que mal isso causa às uvas?
- Sinais de infestação de insetos
- O que fazer
- Produtos químicos
- Controle com inseticidas biológicos
- Remédios populares
- Termos e regras de processamento
- Maneiras de prevenir a reinfecção
Descrição da praga
O rolo de folhas cacho encontra a videira onde quer que ela cresça - na zona intermediária ou no sul. Os frutos danificados por insetos apodrecem em climas chuvosos e secam em climas quentes.
Aparência de uma borboleta e lagarta
A envergadura da toranja não ultrapassa 2 cm, as asas dianteiras são de cores variadas. Penas de oliveira alternam:
- com marrom;
- liderar;
- vermelho;
- luz amarela.
As asas traseiras têm uma tonalidade cinza com bordas escuras. A borboleta, cujo comprimento do corpo é de cerca de 13 mm, põe ovos oblongos, quase transparentes, de luz, com diâmetro de pouco mais de meio centímetro. A pupa verde-marrom tem o mesmo tamanho, pontiaguda na extremidade. No inverno, ele sobe em fendas na casca ou no solo perto da raiz da videira.
Os bagos são consumidos por uma lagarta de até 10 mm de comprimento, que pode apresentar diferentes tonalidades - cinza, oliva, amarelo claro.
Estágios da vida das pragas
As borboletas saem de seu abrigo e começam a voar quando o ar aquece até 14 °C. As fêmeas vivem cerca de 4 dias e põem ovos. Depois de uma semana ou 10 dias, surgem lagartas, decoradas com escudos dourados na frente.
O próprio rolo de folhas se transforma em crisálida para o inverno e, com a chegada do tempo mais quente, volta a ser uma borboleta.
A primeira geração de pragas come botões, pétalas e ovários, a segunda bebe suco de frutas verdes e a terceira danifica uvas maduras.
Reprodução
A borboleta voa pouco mais de um mês. Durante os 3-4 dias de vida da fêmea, ela põe até 160 ovos por vez em brotos, folhas e até botões. Uma borboleta produz não 1, mas 3 gerações.As lagartas, que vivem e se alimentam por 35 dias, enredam a videira e os frutos com uma teia. Os frutos danificados apodrecem completamente durante a chuva.
As borboletas voam de uma planta para outra, percorrendo todos os vinhedos da região. A primeira geração de parasitas surge quando as folhas florescem, a segunda geração é formada a partir de pupas e a terceira no final de julho.
Variedades resistentes e suscetíveis ao parasita
Sofre mais com pragas da uva, cujas bagas contêm muitos óleos essenciais. As lagartas da curuquerê gostam de se deliciar com cachos das variedades francesas Pinot Noir e Aligote. As uvas da Moldávia são menos afetadas por parasitas:
- Frumoasa Albe – com imunidade às principais pragas das culturas;
- In Memory of Negrul - um híbrido com polpa densa;
- Dezembro - período de maturação médio.
Porém, essas variedades não apresentam 100% de resistência ao enrolamento foliar. Para reduzir o risco de danos por pragas, é necessário tomar medidas preventivas.
O que causa o aparecimento de rolos de folhas?
O clima úmido e quente ajuda a espalhar o parasita. A borboleta, virando crisálida e se escondendo nas fendas da casca, tolera bem o inverno. Quando aparecem as folhas, põe ovos, a partir dos quais se forma a primeira geração de lagartas.
O rolo de folhas voa de uma videira para outra planta e cobre grandes áreas em pouco tempo, especialmente em clima ameno. A grama não colhida próxima aos arbustos, os restos de caules e a dificuldade de perceber o enrolamento noturno das folhas contribuem para a propagação.
Que mal isso causa às uvas?
A própria borboleta e as larvas eclodidas não danificam os galhos nem tocam nos frutos. As lagartas comem ovários, botões e frutos. Os jardineiros percebem que são mais propensos a atacar videiras com cachos grandes e densos contendo muitos frutos.
A praga é capaz de destruir até 80% da colheita.
Sinais de infestação de insetos
O fato de parasitas terem aparecido na planta, alimentando-se dos frutos, é indicado pelas teias de aranha que enredam os brotos e cachos. As lagartas comem o ovário, os frutos verdes e maduros, e os produtos da decomposição das pragas afetam negativamente o estado da videira.
O que fazer
Se já se formou uma teia na planta, deverão ser tomadas medidas contra cada geração de lagarta da uva. Para lidar com as pragas, vários métodos são usados, começando com a colocação de armadilhas, queimando ovários e brotos afetados.
Produtos químicos
Sabendo como lidar com o rolo de folhas, você pode salvar a colheita. Para tratar videiras com um número significativo de pragas, são utilizados produtos químicos de contato e sistêmicos.
Para destruir um pequeno número de parasitas, use:
- "Aktaru" e "Karbofos";
- “Aktellik e “Aterrissagem”;
- "Binom e Alatar".
Os medicamentos “Alfacin”, “Fastak”, “Ivango”, “Inta-Vir” ajudam a fazer face à enorme população. As plantas são processadas a uma temperatura não superior a 23 °C.
Controle com inseticidas biológicos
Os produtos químicos não são seguros para a saúde humana; quando se acumulam nas frutas, liberam toxinas. Você pode proteger suas plantações de parasitas vorazes usando agentes biológicos menos nocivos. O tratamento das uvas com o auxílio de “Bitoxibacilina” ou “Lepiodocida” é realizado a cada dez dias até a morte completa da população de rolos de folhas.
Remédios populares
Se o número de parasitas for pequeno, vale a pena tentar lidar com eles de maneira suave. Antes que os botões comecem a aparecer, potes de vidro são enchidos com geleia fermentada, conservas, melaço e amarrados às plantas a uma altura de 1,5 m.As borboletas vão se aglomerar com o cheiro.
Pulverizar com uma tintura de pó de tabaco, uma decocção de absinto e celidônia, pontas de batata e tomate ajuda a lidar com o rolo de folhas.
Termos e regras de processamento
Quando aparecem teias de aranha nas uvas, é preciso combater cada geração do parasita. Pulverize a videira 2 ou 3 dias após a diminuição da atividade das borboletas. O tratamento com remédios populares é feito antes da floração e quando aparece o ovário. Os preparados químicos e biológicos devem ser trocados constantemente, caso contrário o enrolador de folhas se acostumará com eles.
Maneiras de prevenir a reinfecção
Para evitar o aparecimento de uma praga perigosa, no momento do plantio da uva é necessário cumprir os requisitos agrotécnicos, deixar uma grande distância entre as linhas, o que garantirá uma boa iluminação e ventilação da videira.
Para fins de prevenção:
- No início da primavera, o tronco e os brotos são limpos da casca velha, que deve ser queimada.
- Após a colheita dos frutos, as plantas são borrifadas com calda bordalesa.
- Para o inverno, os arbustos e o solo ao seu redor são tratados com cobre ou sulfato de ferro.
Você precisa capinar cuidadosamente a área para remover as ervas daninhas. Galinhas, estorninhos e ouriços ajudam a combater o enrolador de folhas; eles comem as larvas.