A questão de por que os bagos das uvas podem rachar durante o amadurecimento é do interesse de muitos viticultores novatos. O cultivo da uva é um processo complexo mas fascinante, a vindima é aguardada com grande impaciência, por isso é muito decepcionante quando os bagos, cheios de sumo, começam a rachar. Os cachos perdem a apresentação, não podem mais ser armazenados por muito tempo, isso pode estragar o seu humor por muito tempo.
- Variedades de uva com tendência a rachar
- Por que as bagas quebram durante o amadurecimento?
- Excesso de umidade
- Conteúdo insuficiente de nutrientes
- Derrota por doenças
- Características varietais
- Prevenção e eliminação de doenças
- Como irrigar
- O fertilizante certo
- Reduzindo o impacto negativo dos fertilizantes nitrogenados
- Aumentando os efeitos positivos do potássio e do fósforo
- Manuseio de arbustos com frutas estouradas
Variedades de uva com tendência a rachar
O aquecimento global e o trabalho dos criadores tornaram possível o cultivo de uvas em regiões onde tal nunca havia sido sonhado. Ao mesmo tempo, os jardineiros enfrentam um problema - a abundância de chuva e alguns outros motivos levam à quebra dos frutos. É por isso que um viticultor novato precisa selecionar cuidadosamente as variedades que serão plantadas em sua parcela. Alguns deles têm tendência a quebrar os frutos mesmo com os devidos cuidados e cumprimento de todas as condições agrotécnicas.
O seguinte problema foi percebido:
- Laura;
- Destaques;
- Belezas;
- Viking;
- Rizomas;
- Dom-fafe e algumas outras variedades.
Observou-se que variedades de uvas com alto teor de açúcar e casca fina racham com mais frequência.
Por que as bagas quebram durante o amadurecimento?
Eles podem rachar não só pelo excesso de umidade, esse problema pode surgir quando as uvas são afetadas por doenças (oídio, oídio), ou quando há excesso de fertilizantes nitrogenados no solo.
Hoje não há uma opinião clara sobre o motivo pelo qual as uvas estouram, por isso devemos considerar as causas possíveis mais comuns.
Excesso de umidade
As uvas necessitam de muita umidade no período que antecede a floração. Uma videira em flor necessita de muito menos água e, durante a formação do ovário e o desenvolvimento do cacho, a necessidade de rega aumenta novamente.
Se os arbustos sofrem com a falta de umidade, e esse período coincide com o início do tempo chuvoso, os bagos começam a absorver intensamente a água.
Nesse caso, a pele não tem tempo de esticar e estourar.
Conteúdo insuficiente de nutrientes
A falta de nutrientes é a segunda razão para o craqueamento da uva.Quanto mais fértil for o solo, menos as uvas rebentam quando maduras. A planta precisa de fertilização com fertilizantes de nitrogênio, fosfato e potássio.
Derrota por doenças
As bagas rebentam quando o arbusto está infectado com oídio. A pulverização oportuna ajuda a prevenir a propagação do míldio e protege os arbustos de doenças e as bagas contra rachaduras. Existem variedades mais suscetíveis ao oídio (por exemplo, Kishmish); neste caso, as vinhas são tratadas a cada 3 semanas, antes de as uvas começarem a ser envasadas.
Características varietais
Os viticultores há muito notaram que as variedades com grandes frutos verdes no cacho quebram com mais frequência. Bagas pequenas e variedades de uvas escuras, com um teor de açúcar um pouco menor e cascas mais grossas, são muito menos suscetíveis a rachaduras.
Prevenção e eliminação de doenças
Bagas estouradas significam perda de colheita, e o suco que vaza atrai pragas de insetos e provoca o desenvolvimento de diversas doenças. É por isso que o problema deve ser resolvido.
Como irrigar
As uvas não gostam de água fria, por isso as plantas são regadas em um barril onde a água assentou e foi aquecida pelo sol. Água dependendo das condições climáticas. Em média, basta regar as videiras uma vez por mês. A rega abundante é realizada após a floração, quando aparecem frutos do tamanho de uma ervilha.
Importante: a quantidade de rega depende da região onde é cultivada; Ao regar, é melhor focar nas condições climáticas.
A próxima rega das uvas é no final de julho. Em agosto, são regadas apenas as variedades tardias, que são colhidas no final de setembro ou início de outubro. As variedades anteriores não precisam ser regadas.
O fertilizante certo
O nitrogênio é muito importante para a uva, disso depende o estado da videira, o tamanho dos cachos e dos bagos e a quantidade de colheita.Porém, o excesso desse elemento no solo leva à fissuração. As uvas precisam de fertilizantes minerais e orgânicos. O melhor fertilizante orgânico é esterco podre ou composto. Para fertilizar com fertilizantes minerais, utilizam-se Kemira, Novofort e superfosfato.
A primeira alimentação dos arbustos adultos é realizada na primavera, logo após a abertura da videira. Os arbustos são fertilizados com uma mistura de superfosfato, nitrato de amônio e sal de potássio. 20x10x5 gramas são dissolvidos em 10 litros de água. Esta solução é preparada para cada arbusto. A segunda fertilização é aplicada uma semana antes da floração.
A terceira alimentação não contém fertilizantes nitrogenados. É adicionado durante o período de maturação dos bagos, pois o excesso de nitrogênio é prejudicial ao amadurecimento da colheita. Além disso, durante o período de floração, após a floração e durante o amadurecimento das uvas, utiliza-se a alimentação foliar com preparações complexas, fáceis de adquirir em lojas especializadas. Devem ser utilizados de acordo com as recomendações do fabricante.
Reduzindo o impacto negativo dos fertilizantes nitrogenados
Os excrementos de pássaros são considerados um excelente fertilizante para a uva, mas deve-se ter em mente que contém grande quantidade de nitrogênio, por isso não é utilizado durante o período de maturação.
Aumentando os efeitos positivos do potássio e do fósforo
São o potássio e o fósforo que são adicionados adicionalmente quando os frutos começam a amadurecer. Os fertilizantes com fósforo e potássio são utilizados uma vez a cada 3-4 anos, nos casos em que a vinha está localizada em solos férteis. Ao crescer em arenitos, devem ser aplicados uma vez a cada 2 anos.
Manuseio de arbustos com frutas estouradas
Se houver muitas frutas estouradas em um cacho, você deve se livrar delas. Esses cachos são cuidadosamente aparados.Se a quantidade for pequena, os frutos quebrados são cortados do cacho com uma tesoura de ponta romba.
É imprescindível remover os frutos danificados - eles atraem vespas, pássaros, insetos-praga e contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas. É claro que não será possível eliminar completamente a quebra dos bagos de uva, mas estas dicas simples reduzirão significativamente as perdas de rendimento associadas.