Ao cultivar uvas em estufa, aumenta a oportunidade de fazer uma colheita grande e de alta qualidade. A cultura adora muito calor e luz solar, mas nem sempre o clima da região atende a esses requisitos. No interior é mais fácil recriar as condições ideais para o desenvolvimento da uva. É importante escolher a variedade certa, seguir as práticas agrícolas e alguns outros requisitos.
Vantagens de cultivar uvas em estufa
O cultivo de uvas em estufa, em comparação com canteiros ao ar livre, tem vários aspectos positivos.
Este método de plantio é especialmente adequado para áreas com clima instável:
- É mais fácil manter um determinado nível de temperatura e umidade dentro de casa. Mesmo sem um aquecedor artificial, a sala ficará 3-4 graus mais quente do que fora.
- Se todas as regras de cultivo e cuidado forem seguidas, a colheita pode ser feita 3-4 semanas antes.
- Conveniente para cuidar em qualquer época, mais fácil de colher.
- As doenças infecciosas desenvolvem-se com menos frequência, por isso não há necessidade de tratar os arbustos com produtos químicos.
- Não há risco de a colheita madura ser danificada por vespas e outros insetos.
- O desenho da estufa protege a planta das geadas da primavera, das baixas temperaturas do inverno, do granizo e das fortes chuvas.
- O número de cachos aumenta significativamente.
No intervalo entre as mudas na estufa, você pode plantar flores, vegetais e ervas.
Seleção de variedades
Um passo importante é escolher a variedade adequada para o plantio em estufa. É importante que a casta selecionada seja caracterizada por flores bissexuais. Jardineiros experientes recomendam escolher variedades de uvas com limites de maturação precoce.
Para cultivo em estufa, recomenda-se escolher variedades com borlas finas. Galhos densos e grossos transmitem mal a luz e aumentam o risco de desenvolver doenças fúngicas:
- As uvas de mesa Michurinsky são uma variedade com limites de maturação precoce. Caracteriza-se por um forte crescimento e numerosas colheitas. Os cachos têm formato cônico, pesando até 400 g, os bagos ovais, de cor bordô escuro, pesam 4 g e a resistência a doenças é média.
- Vista de mesa Uvas Laura caracterizado por um amadurecimento muito precoce da colheita. Os cachos são formados em tamanho grande e formato cônico. O peso de um cacho chega a 1 kg.Os bagos têm formato oblongo, cor verde claro, pesam 7 a 9 g, raramente adoecem, toleram bem o frio e os bagos não têm tendência a rachar.
- A variedade russa Korinka se distingue por seu forte crescimento, alto rendimento, maturação precoce da colheita e resistência a geadas e doenças. Os cachos não são muito grandes. Os bagos são pequenos, pesam 2-3 G. A casca é fina, mas forte, de cor verde-amarelada. Não há sementes dentro.
- As uvas Arcádia são uma variedade de mesa com maturação precoce. Os cachos são grandes, de formato cilíndrico, pesam até 700 g, os bagos também são grandes, pesam até 15 g, a cor da casca é verde-esbranquiçada.
Outras variedades populares para terrenos internos incluem: Moskovsky Sustainable, Ruslan, Druzhba, Timur, Moldova, Vostorg, Irinka.
Requisitos de estufa
Uma estufa projetada para o plantio e cultivo de uvas tem características próprias:
- A altura da estufa deve ser superior a 2 metros. As dimensões dependerão das dimensões das treliças para amarração. É melhor escolher um desenho arqueado.
- Para evitar que ervas daninhas, pragas e correntes de ar se espalhem na estufa, é melhor fazer uma pequena camada de base de concreto.
- Para reter o calor e permitir que a luz penetre bem e sem obstáculos, é necessário fazer o revestimento com material de alta qualidade. O policarbonato celular transparente é o mais adequado. Uma característica distintiva é o uso durante todo o ano. Capa de filme também é usada.
- Muitas variedades de uvas imediatamente após o plantio começam a dar frutos após 5 anos. Portanto, a estrutura da estufa deve ser feita de material durável e que dure muitos anos.
- É melhor fornecer aquecimento artificial à estufa. Para isso, são penduradas lâmpadas infravermelhas e dispositivos de aquecimento convencionais também são adequados.
- Recomenda-se também a instalação de lâmpadas para criar iluminação artificial.
- A sala deve ser ventilada regularmente. Para uma pequena estufa, basta fazer duas janelas que abrem.
Se todas estas condições forem satisfeitas, a cultura desenvolver-se-á bem e não surgirão problemas.
Características de preparação em estufa
Antes de começar a plantar mudas de uva na estufa da sua dacha, é necessário fazer um trabalho preparatório.
O solo deve primeiro ser preparado. As uvas adoram solos leves, férteis e com boa aeração. O substrato é preparado a partir de areia, turfa, calcário, argila e solo fértil. Recomenda-se adicionar componentes minerais. A mistura de solo resultante é colocada em cada cova destinada ao plantio. Se houver muitas mudas, em vez de buracos separados, cave uma trincheira com a profundidade e largura necessárias.
Para proteger a videira de queimaduras em clima quente, um fio é esticado horizontalmente a uma distância de 45 cm das paredes e do teto da estufa. O arame limitará a extensão dos galhos, e eles não tocarão nas divisórias quentes da estrutura.
Recursos de pouso
O plantio de mudas em estufa começa em novembro ou início da primavera. As mudas devem estar saudáveis, sem danos, sinais de congelamento e ter raízes fortes.
É importante saber plantar uva dentro de casa. Os recessos para plantio de arbustos são feitos a uma distância de 48 cm da parede da estufa. O intervalo entre as próprias mudas deve ser de no mínimo 1,5 cm. Esquema que se recomenda seguir no plantio de uva em estufa de policarbonato:
- a profundidade da cava é de 68 cm, a largura é de 80 cm, na mesma etapa é instalado um suporte para amarração;
- uma camada de cinza de madeira é colocada no fundo;
- certifique-se de preencher a camada de drenagem;
- instale um tubo útil para regar;
- então eles preenchem uma camada de solo fértil e regam;
- As mudas são plantadas e cobertas com terra.
Cultivar uvas em estufa ou estufa não é difícil se você seguir todas as regras básicas.
Cuidado
A questão de como cuidar das uvas surge com frequência entre os jardineiros novatos. O cuidado envolve manter o nível desejado de temperatura, umidade e iluminação. A temperatura do ar na estufa depende do estágio de desenvolvimento vegetativo da cultura:
- Na primavera, quando os botões começam a se formar, os números ideais no termômetro são considerados +15 graus, à noite - não inferiores a +8 graus.
- Durante o período de floração, a temperatura deve ser ainda mais alta - até +25 graus, à noite - não inferior a +15 graus.
- Um clima quente é necessário durante o período de maturação dos frutos. Durante este período, a temperatura deve ser elevada para +30 graus e à noite para +20 graus.
Além dessas regras, os cuidados envolvem estabelecer um cronograma de rega, adubação, soltura e capina do solo, além de realizar o procedimento de poda de galhos.
As abelhas devem ser atraídas para dentro de casa para polinização. Se não der certo, você mesmo poderá realizar o procedimento. Para isso, uma vez ao dia (de preferência antes do almoço) deve-se sacudir cuidadosamente os ramos da uva.
As uvas cultivadas em estufa raramente são atacadas por pragas de insetos ou infectadas com doenças infecciosas. Mas jardineiros experientes ainda recomendam tratamento preventivo. As doenças comuns que afetam a cultura incluem: míldio, antracnose, oídio e podridão cinzenta. As pragas perigosas para as uvas são ácaro da uva, rolos de folhas, pulgões.
Se a estufa não estiver equipada com sistema de aquecimento, em meados de outubro os pés de uva deverão ser escondidos do frio que se aproxima.Os ramos são inclinados até ao solo e cobertos, por exemplo, com feltro, uma manta quente, serradura ou ramos de abeto.
Poda
A formação da mata deve ser realizada anualmente. O procedimento permite deixar os brotos mais saudáveis e frutíferos. Além disso, a probabilidade de contrair infecções é reduzida. A luz e o calor são distribuídos uniformemente por todas as partes da planta.
Algum tempo depois do pouso, o primeiro poda de uva. Remova galhos secos e danificados que tiram o excesso de força e nutrientes. Galhos fracos e desnecessários precisam ser cortados regularmente.
O esquema clássico de poda de uvas é assim:
- Inicialmente é determinado o broto mais forte, que servirá de caule central;
- a haste forte selecionada é cortada, deixando dois ou três olhos;
- na próxima temporada, dois novos brotos aparecem dos botões restantes, um deles é cortado curto (em 2-3 botões) e o outro longo (em 8-9 botões);
- É aconselhável começar a podar por baixo.
Um procedimento semelhante é repetido anualmente. Os ramos laterais não principais devem ser podados até a primeira folha e os brotos estéreis até a quinta folha. Isso deixará mais espaço para o desenvolvimento de brotos férteis.
Cobertura
A adição de componentes nutricionais adicionais garante o crescimento e desenvolvimento saudáveis das uvas. Aumenta a resistência a doenças e invasões de pragas.
A alimentação da uva é realizada em quatro etapas:
- na primavera, durante o plantio (são adicionados componentes de potássio, fósforo e nitrogênio);
- duas semanas antes do início da floração (é melhor usar compostos orgânicos e minerais; é adequada uma composição, por exemplo, de esterco podre, sulfato de potássio e superfosfato);
- na fase inicial de formação dos frutos (aumenta a quantidade de potássio e fósforo nas composições);
- Os fertilizantes são necessários durante o período de maturação ativa dos cachos.
O fertilizante é aplicado em sulcos especialmente cavados perto de cada tronco. Superfosfato e composições à base de elementos de potássio e fósforo são adequados como fertilizantes. Você deve ter cuidado ao usar fertilizantes nitrogenados.
Durante o período de formação dos botões e floração, recomenda-se a adição de nitrato de amônio. Promove o rápido e bom desenvolvimento da massa verde e dos botões. Antes da floração, é útil adicionar superfosfato.
Rega
As uvas não necessitam de regas frequentes. A umidade excessiva do solo faz com que as raízes apodreçam e os frutos quebrem. A água não deve ser derramada na raiz do arbusto. Certifique-se de fazer ranhuras ou despejar água nos tubos que foram inseridos na fase de preparação da cova.
A primeira rega é feita antes do plantio da muda. Para cada buraco cavado são calculados 20 litros de água morna e sedimentada. Depois de uma semana, a rega é repetida. Para evitar que a umidade evapore, é aconselhável aplicar cobertura morta no solo. Turfa, serragem e musgo são adequados como cobertura morta.
Durante o período de maturação dos cachos de uva, a rega é reduzida. Se esta condição não for levada em consideração, os frutos apodrecerão e racharão. Nos verões quentes você precisa regar uma vez por semana.
Prepare água para irrigação com antecedência. Deve estar quente e estável. O melhor é realizar a rega de manhã cedo. Não é recomendável regar à noite, pois o ar úmido da noite prejudica o desenvolvimento da cultura.