Descrição e características da casta Aleshenkin, poda, plantio e cuidados

Até mesmo um jardineiro novato pode lidar com o cultivo de uvas Aleshenkin. A variedade é despretensiosa, resiste a fortes geadas e, portanto, é cultivada na Rússia, onde o clima não apresenta verões consistentemente quentes. Grandes cachos de saborosos frutos silvestres são formados quando são criadas as condições ideais para o desenvolvimento da cultura. Os cuidados envolvem rega adequada, adubação, poda e tratamento contra infecções e pragas.


História da seleção

A uva Aleshenkin (presente de Aleshenkin) foi cultivada em Volgogrado pelo cientista-criador P.E. Tsekhmistrenko em meados do século XX. Ele viveu e trabalhou nesta cidade, onde os invernos são frios e a temperatura do ar cai para -25 graus. O cientista deu o nome à variedade em homenagem ao neto. Uma nova casta foi obtida através do cruzamento das castas Vostok e Madeleine Angevin. O híbrido tolera bem as geadas, mantendo o rendimento e o sabor da fruta.

Inicialmente, a variedade era cultivada apenas nas regiões sul, mas aos poucos foi se difundindo nas latitudes norte. Se as condições forem criadas, será possível obter uma colheita em terrenos na região de Moscou.

Descrição da variedade

O objetivo da criação de uma nova variedade foi aumentar o rendimento e melhorar o sabor dos frutos silvestres. A descrição da casta Aleshenka não está completa sem mencionar as principais características:

  • O cipó é vigoroso, dá frutos há 6 anos;
  • os galhos são poderosos, por isso podem suportar qualquer carga;
  • flores bissexuais são formadas nos brotos;
  • a variedade pode resistir a geadas de até -25 graus;
  • as bagas são adequadas para transporte em longas distâncias;
  • limites iniciais de amadurecimento da colheita (aproximadamente 114 dias se passam após a formação dos ovários);
  • os frutos maduros começam a ser colhidos no final de julho, de cor verde-amarelada, com leve floração, às vezes preta;
  • alta produtividade permite colher até 26 kg de colheita de um arbusto de uva.

Vinogrado Aleshenkin

Apenas a parte do solo da variedade Aleshenkin Dar pode resistir à geada, o sistema radicular precisa ser isolado no inverno.

Características distintivas

Você pode distinguir a variedade de outras variedades de uva pelas seguintes características:

  • as folhas são pequenas, lisas, com bordas esculpidas, sua cor é um verde rico;
  • os cachos em forma de cone são formados em tamanhos grandes, pesando cerca de 650 g;
  • os bagos ovais estão dispostos frouxamente em um cacho de uvas, cada um pesando até 6 g;
  • quase metade das bagas não contém sementes.

A polpa dos bagos é solta, muito doce e suculenta. O teor de açúcar da variedade chega a 19%. Várias bebidas são feitas com eles.

Vinogrado Aleshenkin

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens da variedade Aleshenkin incluem:

  • numerosos rendimentos;
  • amadurecimento precoce dos bagos em quaisquer condições;
  • sabor agradável e sem sementes;
  • A variedade adapta-se rapidamente após o plantio.

A variedade de uva Aleshenkin também apresenta pontos fracos:

  • As raízes das uvas não toleram bem as geadas, por isso é recomendável cobrir a planta durante os meses de inverno.
  • Os bagos podem ficar pequenos, por isso é recomendável tratar as colheitas com estimulantes de crescimento e realizar polinização adicional das flores manualmente.
  • A variedade apresenta baixa resistência a infecções causadas por fungos.

Vinogrado Aleshenkin

Para evitar problemas com o cultivo da variedade Aleshenkin, é necessário seguir as regras e recomendações de plantio e seleção do solo. É importante fornecer cuidados adequados.

Plantando uvas Aleshenkin

As uvas Aleshenkin são uma cultura despretensiosa, mas para obter uma grande colheita ao longo de muitos anos, vários requisitos devem ser atendidos. No site você precisa escolher locais que sejam livres para acesso à luz solar. É melhor plantar perto de edifícios que protejam a planta das correntes de vento.

O solo deve ser fértil, leve e com acidez neutra. Se o solo for ácido, procede-se à calagem.

Um passo importante é a seleção de mudas de qualidade:

  • Se você comprar mudas com sistema radicular aberto, preste atenção na cor. Quanto mais leves forem os galhos, melhor. Você pode determinar o frescor dos brotos pela cor do corte. Se as raízes cortadas forem escuras, o produto não é de alta qualidade.
  • Os rebentos saudáveis ​​​​são castanhos, mas quando cortados a cor é clara.
  • As folhas que permanecem nas estacas devem ser uniformes e lisas. Se houver inchaços e protuberâncias, você deve suspeitar da presença de infecções ou pragas.

mudas de uva

12-14 dias antes plantando uvas a terra está sendo desenterrada. O melhor é começar a plantar na primavera para que a planta tenha tempo de se acostumar e criar raízes:

  • Pré-cavar buracos com 65-75 cm de profundidade e largura a uma distância de pelo menos um metro.
  • No fundo de cada cova cavada é instalada uma drenagem, por exemplo, de brita ou argila expandida. Em caso de passagem próxima de água subterrânea, a camada de drenagem é de até 25 cm.
  • Em seguida, são adicionados fertilizantes para fornecer nutrição adicional às mudas jovens. Em seguida, uma camada de terra é derramada e regada com água morna.

A estaca é plantada na cova preparada e instalado um suporte, borrifado com terra, levemente compactado e regado novamente. Após três dias, a rega é repetida. Depois disso, é realizada a cobertura morta. Uma camada de cobertura morta (musgo, palha, folhas secas, serragem são escolhidas como cobertura morta) não permitirá que a umidade evapore rapidamente.

uvas plantadas

Dicas de cuidados

Cuidar das uvas Aleshenkin consiste em regar adequadamente, afrouxar e remover ervas daninhas do solo ao redor de cada arbusto e tratar pragas e doenças. Além destes pontos, o requisito mais básico é a poda da videira.

Rega

Imediatamente após o plantio da muda, a rega é realizada quinzenalmente, contando com 4 litros de água morna para cada raiz. Não deixe o solo ficar encharcado, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.

Aplicação de fertilizante

Se os fertilizantes foram aplicados durante o plantio, o fornecimento perdurará pelos próximos anos. As uvas aceitam bem os componentes orgânicos e minerais. Soluções à base de húmus, verbasco, cinza de madeira, superfosfato e sal de potássio são adequadas.Os fertilizantes devem ser aplicados na primavera, antes da floração e durante a formação dos ovários.

alimentando uvas

Na primavera, assim que o abrigo é retirado, é instalado um suporte próximo à muda jovem e a videira é amarrada. A primeira alimentação é realizada antes do aparecimento dos botões. Recomenda-se usar uma solução à base de esterco de galinha. O componente é misturado com água na proporção de 1:2 e deixado em infusão por uma semana.

Antes de usar, diluir com água na proporção de 1:10. A solução resultante é colocada em uma ranhura especialmente cavada ao redor do tronco. Para melhorar o sabor dos frutos silvestres, recomenda-se a aplicação de fertilizantes potássicos. A cinza de madeira contém muito potássio. Pode ser aplicado seco, neste caso o consumo é igual a um balde para cada raiz. Uma infusão é feita de cinza de madeira. As cinzas são despejadas em água e deixadas por três dias.

Formação

A formação de um arbusto é necessária para aumentar a produtividade e o bom desenvolvimento das vinhas. Antes de frutificar, cada ramo é podado em 14-16 botões. A videira da qual foi feita a colheita do ano passado é podada até ao 3º botão. Cada arbusto deve ter 40 olhos. Toda primavera, antes que os botões comecem a inchar, eles começam a remover galhos secos e danificados. Eles retardam o desenvolvimento do arbusto e absorvem componentes nutricionais.

arbusto de uva

Abrigo para o inverno

Para que as uvas hibernem com sucesso, é necessário se preparar. As vinhas são retiradas do suporte, amarradas, dobradas ao solo e cobertas com filme. Todas as atividades são realizadas em clima seco e claro em meados de outubro e início de novembro.

Se a temperatura do ar estiver acima de 0 graus, será criado um efeito estufa dentro do abrigo, o que prejudica o estado da planta. O filme é coberto com terra e coberto com cobertura morta.

Métodos de reprodução

A propagação da variedade de uva Aleshenkin ocorre de três maneiras:

  1. As sementes são cultivadas apenas para fins industriais. As uvas cultivadas a partir de sementes perdem suas características originais. Para melhorar a qualidade é necessário enxertar a videira. Este processo atrasa o início da frutificação.
  2. A maneira mais fácil de propagar esta variedade é por meio de estacas. As uvas devem ser podadas todos os anos para controlar o seu crescimento. Com isso, ficam os brotos jovens, que são aproveitados para o plantio. Para que a planta crie raízes, cada estaca deve ter pelo menos quatro botões. Antes do plantio, cada muda é desinfetada com sulfato de cobre.
  3. A reprodução por estratificação é realizada na primavera, quando se observa o crescimento ativo dos ramos. O chicote maior é enterrado no solo e depois regado com estimulantes de crescimento. O enraizamento completo ocorre em 3-4 semanas.

Quando são criadas boas condições e todos os requisitos de cuidado são atendidos, as mudas e camadas de uva começam a dar frutos dentro de alguns anos.

Sobre doenças e pragas

A variedade de uva Aleshenkin é atacada por pragas e não é resistente a grandes infecções. As pragas perigosas para a variedade de uva Aleshenkin são: rolo de folhas, ácaro da uva, mármore Khrushchev Entre as doenças, a planta é mais frequentemente infectada com míldio e oídio. Veranistas experientes recomendam, para fins preventivos, duas vezes por ano (de preferência em junho e julho) tratar as uvas com soluções à base de medicamentos como Topaz, Horus, Ridomil Gold, Stroviy, Fufanon.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim