As uvas Sauvignon caracterizam-se por uma ampla área de cultivo: países europeus, países dos continentes americano e australiano, países da África do Sul e do Oriente Médio. Esta casta tem como principal finalidade a vinificação de vinhos de mesa e o enriquecimento do paladar na produção de vinhos a partir de outras castas. Também é cultivado com sucesso na Rússia.
- História da criação de Sauvignon
- Vantagens e variedade de tipos
- Características técnicas da variedade
- Videira
- Monte
- Tempo de amadurecimento e rendimento
- Condições climáticas para cultivo
- Métodos de propagação da variedade
- Pousar
- Dicas para escolher mudas
- Prazos
- Layout e profundidade da cova para plantio
- Alimentando a muda
- Cuidando de vinhas jovens e maduras
- Fertilizante
- Rega
- Formação
- Prevenção de pragas e doenças
- Colheita, armazenamento e processamento
História da criação de Sauvignon
A pátria da variedade é a França, sua popularização só perde para Uvas Chardonnay. A variedade foi obtida por cruzamento natural das variedades Tramner e Chenin Blanc no Vale do Loire. Em pouco tempo, a partir de meados do século XIX, espalhou-se por quase todos os continentes do mundo.
Vantagens e variedade de tipos
Esta variedade sem mistura é usada para a produção de variedades caras e de elite de vinhos secos e semidoces, champanhe e sucos de uva; como qualquer uva, é deliciosa e fresca. O sabor requintado da variedade varia em função da maturação dos bagos, das condições climáticas durante o período de maturação e da composição do solo.
O Sauvignon Blanc é utilizado para enriquecer o sabor das variedades brancas de outros vinhos.
Blanc significa branco em francês. Os bagos do Sauvignon Blanc são de cor palha clara, os vinhos desta casta são claros com tonalidade dourada, possui castas aparentadas obtidas através de alterações naturais: Sauvignon Gris (ou Rose), Sauvignon Noir, Sauvignon Violet, que apresentam propriedades semelhantes e gosto.
Características técnicas da variedade
Sauvignon Blanc é uma variedade técnica utilizada para vinificação em escala industrial. As características técnicas incluem descrição da videira, cacho, tempo de maturação e rendimento da variedade.
Videira
Um arbusto de uva é formado por vinhas - são brotos nos quais se formam os cachos de uvas. Os rebentos jovens são de cor castanho-avermelhada e, à medida que crescem, tornam-se verdes. Com o passar dos anos, as vinhas ficam mais espessas e tornam-se semelhantes a árvores. As folhas são de tamanho médio, coriáceas, densas, fortemente dissecadas em 3 ou 5 partes.
Monte
Os bagos da uva são oblongos, de tamanho pequeno, firmemente reunidos em cachos compactos, de formato cilíndrico de até 15 centímetros de comprimento e até 10 centímetros de diâmetro. Os bagos de uva têm 2 a 3 sementes e a casca é grossa. A massa do cacho chega a 130 gramas.
Tempo de amadurecimento e rendimento
Sauvignon Blanc é uma variedade de maturação tardia. Dependendo das condições climáticas, a colheita é realizada entre setembro e outubro. O rendimento da variedade é baixo, a planta requer cuidados adequados, condições climáticas adequadas durante o verão e solo especial. Nos viveiros de uva, com os devidos cuidados, são produzidos até 7.000 litros de vinho por hectare.
Condições climáticas para cultivo
Sauvignon Blanc prefere um clima frio e pode resistir a geadas de até -25 graus. Na Rússia Central uvas estão cobertas para o inverno; Sem abrigo, os rebentos da planta congelam, é necessário reformar o arbusto.
Métodos de propagação da variedade
As uvas são propagadas por mudas bienais ou anuais bem desenvolvidas. Na sua ausência, são plantados chibuki (brotos anuais), que são colhidos de uma videira anual ou basal com 40-50 centímetros de comprimento.
Pousar
As uvas são uma planta que gosta de calor e requer luz. O local de cultivo da cultura é escolhido nas encostas sul, sudoeste e sudeste. Nos jardins amadores, os locais mais iluminados são reservados às uvas. Nas áreas planas, as fileiras de uvas são plantadas de sul para norte e nas encostas - de leste para oeste.
No plantando uvas atendendo a estes requisitos, receberá mais luz e calor, crescerá rapidamente e produzirá uma boa colheita.
Dicas para escolher mudas
Para o plantio de uva, selecione mudas com sistema radicular bem desenvolvido, as raízes devem ser bem ramificadas, com miolo branco na quebra, de até 10 centímetros de comprimento. É melhor escolher mudas enraizadas com um pedaço de terra. A videira deve ter de 5 a 10 botões. As estacas enraizadas devem atender aos mesmos requisitos.
Prazos
O plantio de mudas ou estacas enraizadas é realizado em abril ou maio, quando o ar e o solo aquecem até 15 0C. Estas datas são ajustadas em função das regiões, do momento do início da primavera e da sua transitoriedade.
Layout e profundidade da cova para plantio
Sauvignon Blanc é uma variedade de crescimento médio, a distância entre linhas no plantio deve ser de 2 metros e entre arbustos - 1,75 metros. No momento do plantio é preciso levar em consideração a fertilidade do solo, já que essa variedade possui arbustos poderosos. Em caso de solo pobre, a distância entre os arbustos aumenta para 2 metros. Para plantar mudas, cave buracos quadrados com 0,5-0,7 metros de profundidade e 0,5 metros de largura. A uma distância de 25 centímetros, uma estaca de 0,6 metros de comprimento é cravada em ambos os lados.
Alimentando a muda
Para alimentar a muda, colocam-se na cova 100 gramas de fertilizante potássico, 400 gramas de superfosfato, 150 gramas de cinza e um balde de húmus; em solos pesados - 2 baldes de areia de rio, todos desenterrados com terra. As mudas são regadas com Kornevin para melhor enraizamento.
Cuidando de vinhas jovens e maduras
Para obter uma colheita estável é necessário cuidar bem das uvas. Os cuidados incluem: adubação, rega, capina, formação de arbustos, poda de videiras, prevenção de pragas e doenças.
Fertilizante
O estrume contém nitrogênio, potássio, fósforo e oligoelementos.A cada 3 anos é aplicado na proporção de 6 a 8 kg por 1 metro quadrado (no outono, antes da escavação). Fertilizantes com fósforo e potássio são usados junto com estrume na proporção de 50-60 gramas por 1 metro quadrado. Humato de potássio – fertilizante universal que estimula o crescimento e desenvolvimento das plantas; a fertilização é realizada de acordo com as instruções. Os fertilizantes nitrogenados são usados anualmente na primavera a uma taxa de 3-4 gramas por 1 metro quadrado.
Rega
Esta variedade não gosta de excesso de umidade, a rega é feita à medida que o solo seca. A uma profundidade de 20 centímetros, pegue um punhado de terra e aperte-o na mão, se a terra se desintegrar sem formar caroço é necessário regar. O excesso de água leva ao apodrecimento do sistema radicular ou ao desenvolvimento de podridão cinzenta.
No primeiro ano (verão seco), a videira é regada até 4 vezes, 4 baldes de água por arbusto. Após a rega, o arbusto é coberto com húmus de 10 centímetros de espessura.
Formação
A formação do arbusto começa no primeiro ano de plantio e é realizada anualmente. Ventilador e mangas múltiplas uvas em forma de leque os arbustos sugerem de 4 a 8 mangas de frutos estendendo-se desde a base do arbusto. Cada um tem um elo de fruta - esta é uma videira de fruta e um nó substituto.
Todos os anos, as vinhas que dão frutos são substituídas por rebentos anuais. Esse trabalho exige habilidade, você pode ver claramente a formação de um arbusto na internet.
Prevenção de pragas e doenças
Sauvignon Blanc é resistente à infecção por mofo e esporos de oídio. Durante as estações chuvosas, pode ser infectado com esporos de mofo cinzento. Quando os bagos estão infectados, formam-se bolores nobres que conferem ao vinho um sabor requintado; quando as folhas infectam, trabalha-se para as recolher e destruir.
Entre as pragas, as folhas da uva são afetadas por ácaros e os frutos são consumidos por vespas.Para fins preventivos, basta tratar as uvas com fungicidas combinados na primavera e após a floração. Armadilhas especiais são instaladas para vespas.
Colheita, armazenamento e processamento
O Sauvignon tem má qualidade de conservação, os bagos são perecíveis, depois de uma semana começam a apodrecer. Se desejar, você pode preparar suco rapidamente em casa e transformar uvas em vinho. O sabor e as propriedades dos frutos silvestres desta casta não permitem a utilização de recipientes de madeira na tecnologia de preparação do vinho - utilizam-se garrafas de vidro, o teor do vinho chega a 13 0. O sabor do vinho não melhora durante o armazenamento, sendo consumido nos primeiros anos de produção. O vinho pode ser armazenado em garrafas de vidro por no máximo 3 anos.