As uvas Chardonnay são cultivadas em diferentes condições climáticas. Disso dependem o sabor dos frutos silvestres, a riqueza do aroma e o predomínio de notas ácidas ou doces. Chardonnay é uma casta de vinho, pelo que o bouquet dos vinhos espumantes e do tradicional vinho varietal com o mesmo nome depende do sabor dos frutos silvestres cultivados em climas frios ou quentes. Em cada região, o sabor da bebida é individual e único. As uvas cultivadas em climas temperados apresentam sabor mais expressivo.
Descrição
Variedade de baixo rendimento e maturação precoce que produz cachos de até 200 g.A forma e o peso do cacho dependem das condições climáticas da região onde a vinha está plantada, da qualidade do solo e dos cuidados adequados. Não se passam mais de 130 dias desde o início da floração até a colheita, a maturidade técnica ocorre mais cedo.
Descrição dos frutos da casta Chardonnay:
- pequeno, redondo, com 1,6 cm de diâmetro e pesando até 4 g;
- cor do amarelo esverdeado ao dourado pálido;
- a pele é densa;
- 2-3 ossos;
- o suco é 75%;
- 26% de açúcar da proporção total do suco.
O sabor e o aroma cítricos são a marca registrada do Chardonnay.
A videira é de tamanho médio, forte e de crescimento rápido. As folhas do Chardonnay são de tamanho médio, com cerdas nas nervuras na parte externa e pelos na parte inferior. Eles podem ser divididos nas bordas em 3 ou 5 partes. A característica especial são os cantos curvados para baixo.
História
A variedade Chardonnay tem um segundo nome - White Burgundy. A videira mãe da variedade serve para o cultivo de uvas adaptadas às características climáticas individuais da região.
Existem 2 variedades de uvas Chardonnay utilizadas na produção de vinho: Rose e Blanc Musquet.
Para a vinificação industrial em muitos países do mundo, incluindo Rússia, República Tcheca e Geórgia, é cultivado Chardonnay Rose, caracterizado por frutas âmbar e translúcidas. Chardonnay Blanc Musquet é adicionado aos vinhos para criar uma mistura rica.
Trabalhos de melhoramento para melhorar a qualidade do Blanc Musquet estão sendo realizados nos EUA, Áustria e Brasil devido à suscetibilidade da videira-mãe à doença de Pierce.
Para a sua informação! Com a doença de Pierce, a videira afetada sofre um atraso na fase vegetativa: no meio do período de maturação, as folhas começam a secar nas bordas, afetando rapidamente toda a folha.
Segundo cientistas da Universidade da Califórnia, divulgados em 1991, cepas de Gouais Blanc e Pinot Noir foram cruzadas para produzir Chardonnay. Nem todos os cientistas concordam com esta versão.Há uma opinião de que o Chardonnay foi originalmente criado pela própria natureza.
Propriedades
Cada casta tem características próprias. As uvas tintas, pretas e verdes têm características próprias - diferem no teor de açúcares das frutas, acidez, equilíbrio de vitaminas e minerais.
Conteúdo calórico
100 g de frutas Chardonnay contêm 60,33 kcal.
O valor nutricional:
- proteínas - 0,54 g;
- gorduras - 0,08 g;
- carboidratos - 14,93 g.
As uvas Chardonnay possuem alto teor calórico em comparação às maçãs, mas isso não impede a recomendação deste produto como ingrediente em dietas terapêuticas.
Benefícios e malefícios
As folhas, sementes e frutos das uvas contêm cerca de 200 elementos benéficos para os humanos:
- Vitaminas.
- Minerais.
- Fitoesteróis que previnem a formação de células cancerígenas e inibem o seu crescimento.
- Antioxidantes, flavonóides.
- Dissacarídeos e monossacarídeos
- Celulose.
- Ácidos.
O consumo moderado e sistemático de uvas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o coração, afina o sangue, facilita o funcionamento dos rins e previne a prisão de ventre. O suco de uva dilata os vasos sanguíneos. Pessoas que sofrem de enxaquecas, com consumo regular de suco de uva fresco, rapidamente se livram da doença. Para asmáticos e hipertensos, a uva deve se tornar um dos produtos regulares da alimentação diária.
As uvas podem ser prejudiciais para pessoas com:
- diabetes mellitus;
- obesidade;
- colite;
- pielonefrite crônica;
- nefropatia cambial (uratúria);
- úlceras na boca, estômago, intestinos;
- formas agudas de tuberculose;
- alergia a uvas.
Conselho! Antes de introduzir uvas em sua dieta regular, você deve consultar seu médico.
Acidez
A acidez total dos frutos tecnicamente maduros é de 8,2-11,6 g/l de suco.Nos frutos silvestres muito maduros, a acidez diminui, o que os torna inadequados para a vinificação.
A combinação de vários ácidos do produto original e daqueles formados durante o processo de fermentação (fermentação natural) afeta o sabor do vinho. As uvas contêm:
- C4H6O6 - ácido tartárico. Contido apenas na uva, sua fração mássica em relação aos demais ácidos é de 95%.
- Um quilograma de frutas verdes pode conter até 15 g de ácido málico. Usar frutas verdes dará ao vinho um sabor de maçã verde.
- Os ácidos acético, cítrico, succínico e oxálico estão presentes nas uvas em pequenas quantidades.
- Os ácidos vanílico, hidroxicinâmico, lilás e gálico são formados durante o processo de fermentação.
A regulação do teor de ácido durante o processo de vinificação afeta diretamente o sabor da bebida, sua mistura e aroma.
Características do mato
Pelas características, a uva Chardonnay está mais próxima das plantas dos países da Europa Ocidental - França, Itália. Alto, semi-espalhado, autopolinizador. Período de floração precoce, pelo qual nas zonas frias pode ocorrer perda total ou parcial da colheita, se forem tomadas medidas atempadas - corte de parte dos rebentos com os botões mais inchados. Isto atrasará a floração em cerca de 2 semanas.
Videira
A videira jovem apresenta uma tonalidade esverdeada. Os rebentos com mais de dois anos apresentam casca castanha. Os nós são fracamente expressos. Geadas até -20 °C são destrutivas para os arbustos Chardonnay; o arbusto deve ser devidamente embrulhado para o inverno.
A videira pode resistir à seca com mais firmeza do que as geadas da primavera, geadas severas e fortes chuvas no início do verão.
Monte
O tamanho médio é de 11 a 15 cm, pesando de 100 a 200 G. Os bagos, localizados com grau médio de aderência, apresentam formato cônico-cilíndrico.As flores do arbusto são masculinas e femininas. Durante a formação dos bagos, alguns deles caem, resultando num cacho solto.
Produtividade
De todos os brotos do mato, apenas 40% dão frutos. Em cada um deles são formados 2-3 clusters. Para conseguir uma colheita decente, você terá que plantar muitos arbustos.
Características de cultivo
A principal característica da variedade é o seu amor pelas encostas rochosas suaves do lado oeste e pelos solos argilo-calcários.
Período de plantio
As mudas são plantadas na primavera e no outono. Ao plantar na primavera em climas quentes, são cavados buracos para eles a uma distância de 2,5 metros um do outro. No outono, às vésperas do frio, a distância entre as covas de plantio equivale ao plantio de Chardonnay em áreas de clima temperado - 1,5 m.
Tempo de amadurecimento
Apesar do período de floração precoce, a variedade Chardonnay é uma variedade de meia estação. A estação de crescimento dura 130-140 dias. A colheita de maturação técnica em latitudes temperadas é feita de 15 a 31 de setembro.
Cuidado
As uvas Chardonnay não requerem cuidados especiais, exceto proteção contra geadas. Com o aumento da umidade do solo, a videira começará a apodrecer, o que exige solo especial. Em caso de seca prolongada - mais de 20 dias, é necessária umidade do solo.
Prevenção de doença
Para o Chardonnay, que tem resistência média a doenças, os principais inimigos são os fungos oídio e míldio.
Prevenção do míldio - pulverizar a videira com calda bordalesa e fungicidas a cada 10 dias, começando no início da primavera. O período de proteção intensiva termina quando os bagos atingem 1 cm de tamanho.
Oidium se esconde no solo; em invernos amenos ele sobrevive e infecta as plantas. O tratamento preventivo das vinhas e do solo na primavera é realizado com fungicidas com alto teor de cobre.O tratamento com enxofre coloidal é realizado várias vezes durante o período vegetativo.
Aparar
Em climas quentes, o arbusto é podado na primavera até 60 cm do solo, deixando 4 botões no broto. Em áreas frescas, a altura do arbusto varia de 70 a 120 cm e os brotos verdes ficam pendurados livremente. Na primavera, esses brotos são encurtados de modo que não restam mais do que 12 pontes nodulares.
Na primavera, parte dos brotos é cortada em caso de ameaça de perda de colheita devido a geadas tardias. No verão a videira pode ficar muito espessa, neste caso será necessário utilizar uma tesoura de poda para dar aos bagos acesso suficiente à luz solar.