Devido à natureza do cultivo, as uvas podem não crescer em todas as regiões. Principalmente, o sul é considerado uma zona climática favorável ao cultivo desta fruta. Mas existem variedades adequadas para cultivo em outras latitudes. Por exemplo, a casta Chasselas também possui variedades resistentes ao gelo.
Casta Chasselas: descrição
O rebento desta variedade é pequeno e pubescente. Broto cor de vinho.Um ano após o plantio da muda, aparece um caule avermelhado e a borda fica mais dura. As folhas são grandes, de cor esmeralda clara em todas as variedades da variedade.
As uvas Chasselas caracterizam-se por elevados rendimentos. Além disso, a vantagem da variedade é a resistência a doenças fúngicas. Mas, para fins de prevenção, os arbustos ainda devem ser tratados.
As uvas também toleram geadas moderadas de inverno. A planta não tolera bem a seca, principalmente os ramos superiores, por isso nos dias de seca as uvas precisam de regas abundantes. A variedade cresce em todos os tipos de solo.
Tipos de Chasselas
Existem diversas variedades da casta Chasselas. Todos diferem nas características externas e no sabor da fruta. A diferença mais importante entre as variedades é a tonalidade das uvas. Varia do branco ao bordô.
Branco
Anteriormente, acreditava-se que esta variedade era a variedade de uva mais antiga até que novos híbridos fossem desenvolvidos. White Chasselas é um híbrido de mesa. Mas em algumas regiões são cultivadas variedades técnicas a partir das quais o vinho é feito.
Clusters de tamanho médio. O peso chega a 190 G. O formato do cacho é redondo, as uvas são de cor verde-amarelada. Uma baga pesa cerca de 22 G. O sabor é doce, sem aroma pronunciado.
Rosa
Chasselas Rosé é uma uva de mesa francesa. O híbrido foi obtido pelo cruzamento de Chasselas Royal e Fintendo. Chasselas Rose é caracterizada por rendimentos mais baixos em comparação com uvas brancas e rosa-bordô. Caso contrário, as características do híbrido são semelhantes às da variedade branca.
Ramminga
Ramminga é um híbrido de mesa. A vantagem deste híbrido é a resistência à geada e às doenças das culturas.Os arbustos jovens são caracterizados por um crescimento rápido e níveis médios de rendimento. Até 4 kg de uvas são colhidos de um arbusto adulto. Os aglomerados são grandes. As uvas maduras são de cor verde clara. O sabor da fruta é doce, com leve sabor de noz-moscada.
Características da variedade
Antes de adquirir uma muda de videira, é preciso estudar todas as características. Em primeiro lugar, é dada atenção ao tempo de maturação, resistência a doenças e rendimento.
Tempo de amadurecimento
As uvas Chasselas são variedades com cachos de maturação precoce. Os cachos atingem a maturação biológica 130-140 dias após o aparecimento dos ovários. Dependendo da região de plantio, o tempo de maturação dos cachos varia, mas não significativamente. Nas regiões sul, o amadurecimento começa várias semanas antes do que nas latitudes central e norte.
Resistência a doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas varia entre os diferentes tipos de uvas Chasselas, mas a maioria dos híbridos é caracterizada por fraca resistência ao míldio e a uma série de doenças fúngicas. Para prevenir o aparecimento de doenças ou pragas, as videiras são pulverizadas com produtos químicos várias vezes por temporada.
Com medidas preventivas oportunas, as doenças e pragas não terão um impacto negativo nos rendimentos.
Descrição da baga
O formato do cacho é oval, ligeiramente alongado na base, os bagos ajustam-se bem uns aos outros. Em média, um pincel pesa até 250 g e os frutos são verdes claros. O peso de uma baga é de 20 a 25 g e a casca é densa. O sabor dos frutos maduros em todas as variedades é doce. Algumas variedades do híbrido não apresentam aroma pronunciado de uva. A polpa é suculenta e agradável ao paladar.
Crescendo e cuidando
Da correção plantando videiras a produtividade adicional da planta depende.É importante escolher o solo certo e plantar a muda em terreno aberto. Outra parte importante é cuidar das mudas jovens e das plantas adultas.
Como podar uma videira
A videira é podada pela primeira vez na primavera. É necessário remover todos os brotos, exceto os dois botões centrais. Após a poda, mova esses botões para o lado. Com o início do outono, após a queda de todas as folhas, é realizada uma segunda poda. Todas as ramificações são excluídas, exceto as duas principais. Restam 2 botões em um galho e 4 no segundo.
No ano seguinte, no outono, todos os brotos da videira são cortados, exceto os dois centrais. Dois ramos são deixados em cada ramo central. No terceiro ano, ajusta-se o comprimento dos ramos centrais, não permitindo que cresçam muito, e cortam-se alguns dos rebentos que cresceram nos ramos principais durante o verão. No outono, as uvas são podadas somente após a queda das folhas. Se você fizer isso antes, os caules liberarão suco.
Irrigação e fertilização
Apesar de as uvas serem culturas resistentes à seca, ainda necessitam de rega. Na primavera, quando o crescimento dos brotos está apenas começando, a planta necessita de muita água. Recomenda-se regar a videira várias vezes por semana.
No verão, a irrigação visa manter a umidade do solo e evitar que resseque. Você pode regar uma vez por semana. Antes e depois da floração não é aconselhável humedecer as uvas. A rega é realizada para eliminar os ovários.
A planta precisa mais de água durante o período de enchimento das uvas. Regando as uvas necessário várias vezes por semana. Se estiver calor lá fora, regue dia sim, dia não. A última vez que a videira é irrigada é antes do início da geada.
Além disso, a fertilização é importante.Na primeira metade da safra, a videira necessita de nitrogênio, pois o nitrogênio tem efeito positivo no crescimento das inflorescências e dos ovários.
A segunda fertilização é aplicada durante a floração. Durante este período, qualquer fertilizante é adequado. Na terceira vez, o fertilizante é aplicado ao solo durante a formação dos ovários. Eles utilizam fósforo e potássio, além de matéria orgânica. Fertilize o solo pela última vez antes do inverno. São usados estrume, composto, cinzas e outros fertilizantes orgânicos.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade Chasselas sofre frequentemente de doenças fúngicas, por isso é importante inspecionar regularmente o arbusto e realizar procedimentos preventivos em tempo hábil.
Uma das doenças perigosas da uva é a filoxera. Antes do plantio, os chibuki são colocados em água quente por vários minutos. Isso permitirá que o material de plantio seja desinfetado.
O tratamento dos arbustos com “Karbofos” durante o período de floração auxilia no combate à lagarta. Duas semanas após o aparecimento das borboletas, os arbustos são pulverizados com Kinmiks ou Sumialfa.
A coceira da uva é combatida borrifando os arbustos com Neor ou Apollo. As uvas são processadas durante o período de liberação dos botões.
O oídio ou oídio também é encontrado em arbustos de uva. Para prevenir doenças, folhas secas e cachos são removidos do local no outono. Também é importante desbastar as plantações a tempo e evitar o espessamento.
Como colher e usar a colheita
Os cachos maduros são cortados cuidadosamente com faca para não danificar a planta. As uvas são consumidas frescas ou utilizadas na elaboração de vinhos e compotas caseiras.