Os arbustos de uva resistem bem à seca devido ao seu poderoso sistema radicular. Mas sem água pioram, dão menos frutos e a colheita é pior. A irrigação tem um efeito benéfico na cultura, aumenta a resistência da cultura e melhora a resistência à geada. Regar as uvas no verão, durante o seu amadurecimento, é extremamente necessário para as plantas se houver necessidade de obter bons frutos todos os anos.
Os benefícios de regar as uvas no verão
Vamos descobrir se os arbustos precisam ser umedecidos no verão. A irrigação de verão é mais focada na evaporação do excesso de líquido contido nas folhas.Em temperaturas muito acima de zero, a umidade do ar é bastante reduzida, o que leva ao aumento da temperatura interna dos pés de uva. Se você umedecer os arbustos nesse período, a evaporação ocorrerá mais rapidamente. A respiração dentro das células será restaurada e o metabolismo normalizará. Este tipo de irrigação é denominado irrigação vegetativa.
Nos verões secos, a rega é necessária para o resfriamento oportuno da colheita, para que os arbustos não fiquem sujeitos ao estresse térmico. A água necessária fica sempre retida no solo e ajuda a cultura a crescer e se desenvolver normalmente. A rega termina quando os bagos adquirem a cor característica da casta.
Qual é a melhor hora para regar?
Apesar de a planta ser resistente à seca, regar é necessária - faz parte do cuidado. A colheita precisa da quantidade ideal de umidade. Quando as condições climáticas são favoráveis e a precipitação cai regularmente, a irrigação frequente não pode ser feita. Se o verão for seco, com baixa umidade, é necessária hidratação.
Vale a pena saber quantas vezes ao dia você precisa irrigar. Alimentar os arbustos é impossível sem irrigação, pois a água ajuda a absorver os nutrientes do composto.
A melhor hora para regar é à noite. Irrigar com chuva e água sedimentada. É pré-despejado em barris de 200 litros. No dia seguinte após a irrigação, o solo precisa ser solto para que o oxigênio penetre no rizoma.
Você não pode regar os arbustos antes ou durante a floração, caso contrário os ovários cairão e polinizarão mal. A planta consome água mais ativamente durante o período de maturação dos frutos. Durante esse período, a planta precisa de metade da quantidade de líquido para toda a temporada. Umedeça até que os frutos fiquem macios.
A eficiência será maior quando regada na hora da coloração dos frutos.Todas as variedades têm características próprias, mas existem requisitos bem estabelecidos sobre como regar adequadamente. Rolagem:
- temperatura aceitável da água - na primavera deve ser quente e no verão - um pouco fria;
- regar à noite;
- 1-2 baldes para 1 evento;
- Os arbustos frutíferos são umedecidos 4 vezes por temporada, as mudas – uma vez por semana.
Quanto você deve regar?
Não há instruções claras indicando o volume de água, o tempo de irrigação, como e com que frequência regar. Os requisitos dependem de muitos fatores:
- Características da zona climática. Nas regiões áridas, a rega é realizada com muito mais frequência.
- Composição do solo. Solo arenoso leve com plantas é regado com mais frequência, mas os volumes de água são maiores. Chernozem e solos argilosos são regados abundantemente, mas não com tanta frequência.
- Clima. Mesmo dentro da mesma região, a quantidade de água para irrigação pode variar de ano para ano, dependendo da temperatura e da precipitação.
- Variedade de cultura. As plantas com período de maturação tardio precisam de mais umidade.
- Número de cachos, idade e tamanho das plantas. No verão, os arbustos maduros requerem mais rega do que as uvas com dois anos de idade.
Quais são os métodos de rega?
Na primavera, cada planta pode absorver até 250 mililitros de água. Vejamos como regar arbustos de uva no verão. A mesma quantidade de líquido é necessária durante a estação seca e durante a irrigação principal do verão. A planta também consome muita umidade quando os frutos amadurecem. Durante a estação de crescimento, as plantas absorvem 50 litros por 1 metro quadrado.
Como irrigar adequadamente áreas arenosas e franco-arenosas com uvas? Eles são regados 1,5 vezes mais. A profundidade é de no mínimo 40 centímetros para que a cultura não forme raízes superficiais.
Sinais de rega excessiva:
- aumento do crescimento de mudas, grande número de enteados;
- frutas aquosas com sabor sem açúcar;
- coloração incomum dos frutos silvestres para a variedade.
Existem 2 métodos de irrigação:
- superficial;
- subterrâneo.
Na primeira opção, a água é despejada em furos únicos ou ranhuras criadas próximas à base de vários arbustos. Os sulcos são cavados até uma profundidade de 20 centímetros. Este método não é muito eficaz para variedades grandes com raízes profundas. Se estiverem a mais de meio metro de profundidade, a umidade não os atinge.
A irrigação por gotejamento é uma boa escolha. A fita é colocada a 20 centímetros dos troncos do arbusto. Neste caso, cada videira recebe a quantidade necessária de água.
A melhor opção de irrigação é a irrigação subterrânea. Graças a ele, o solo fica perfeitamente umedecido em profundidade. As uvas não serão danificadas durante geadas severas. O risco de contrair fungos será minimizado.
Para organizar a irrigação por drenagem, é necessário cavar tubos de metal com diâmetro de 15 centímetros e 50 centímetros de profundidade ao longo de uma fileira de arbustos, deixando uma parte do tubo de 15 centímetros acima do solo. 15 furos são feitos na parte inferior da estrutura. Uma camada de drenagem de tijolos triturados é criada sob o tubo. Para evitar a entrada de sujeira, mantenha a tampa fechada.
A irrigação através de um tubo de drenagem durável é um método econômico. O consumo de água é menor e mais arbustos são umedecidos.
Características de regar uvas no primeiro ano
Existem algumas nuances na irrigação de arbustos jovens. As uvas adoram água, mas é melhor debaixo d'água do que em excesso. A irrigação excessiva causa a formação de raízes superficiais. No verão, muitas vezes carecem de umidade e, em baixas temperaturas, congelam.
Quando os brotos ganharem crescimento, irrigue em volume menor.Se o desenvolvimento parar repentinamente, é necessário umedecer o solo e alimentá-lo.
Para que os brotos se enraízem melhor, seu sistema radicular precisa de muita umidade. Portanto, no primeiro ano do ciclo vegetativo, é necessário prestar atenção especial aos brotos e irrigá-los em tempo hábil.
Como o rizoma está localizado no solo, é necessário formar uma pequena depressão ao lado de cada broto ou cavar uma garrafa com um corte. É necessário despejar água regularmente nesses locais e observar a rapidez com que ela é absorvida.
Após cada evento, o solo úmido é polvilhado com solo seco. Isso ajuda os arbustos a não ficarem rachados e a reterem a umidade por mais tempo. É melhor realizar os procedimentos à noite, quando o sol não está muito quente. Durante o dia você pode derramar água e deixar aquecer. Antes de regar, adicione substâncias úteis com cálcio, iodo, zinco.
Será consumido muito líquido, já que uma muda jovem consome até 15 litros. À medida que crescem, os volumes diminuem. A partir de meados do verão, os arbustos são umedecidos duas vezes por mês.
A irrigação regular é uma condição essencial para o cultivo de uvas saudáveis. A rega oportuna e correta é garantia de uma excelente colheita e longa vida da planta perene.