4 receitas simples para fazer vinho de madressilva em casa

Acidez leve e aroma sutil. No vinho de madressilva feito em casa com uma receita simples, essas características não aparecem de imediato. Vários meses se passam após o término da fermentação. Um enólogo que demonstra paciência pode orgulhar-se do resultado do seu trabalho. Você pode convidar todos os seus amigos para uma degustação de vinhos caseiros.


Características de fazer vinho com madressilva

A bebida é feita com matérias-primas de alta qualidade.Os espécimes maduros são selecionados sem sinais de apodrecimento, vestígios de mofo ou deterioração. Microrganismos patogênicos que entram no mosto interferem no processo de fermentação. O vinho não vai funcionar.

As frutas colhidas em seu próprio jardim geralmente não são lavadas. Se enxaguado, deixe a umidade evaporar completamente antes de usar. O tanque de fermentação é limpo. Não deve haver microorganismos patogênicos nas paredes.

Dicas que serão úteis para um enólogo iniciante:

  1. Existem microrganismos vivos na pele da madressilva. Eles são chamados de fermento selvagem. Eles participam do processo de fermentação. Se você não lavar as frutas, poderá fazer vinho sem fermento comercial. Para garantir que haja mais bactérias benéficas, a madressilva para vinho caseiro não é colhida imediatamente após a chuva.
  2. Recipientes para laticínios e picles não são adequados para vinho. Existem muitos microorganismos em suas paredes que pioram o sabor da bebida alcoólica.
  3. A entrada de água, frutas vermelhas e açúcar é misturada todos os dias. O mofo se formará na polpa se isso não for feito.
  4. O recipiente de fermentação é preenchido com polpa até ⅔ do volume. Eles deixam espaço para o gás liberado durante a fermentação.
  5. Os microrganismos benéficos funcionam melhor a uma temperatura de 20-25 °C.
  6. Garrafas de vinho são colocadas horizontalmente. Uma rolha embebida em vinho não seca.

bagas de madressilva

Como fazer vinho de madressilva em casa

Em junho há muito o que fazer na horta e na horta, é difícil encontrar um minuto livre. Se você tiver uma receita simples em mãos, levará pouco tempo para processar a madressilva e fazer vinho.

Receita profissional

Este método é usado se houver muitos frutos silvestres. Antes do armazenamento, as matérias-primas são classificadas, lavadas e depois colocadas em um recipiente grande e adicionado um pouco de água. Adicione 50 g de açúcar por 1 kg de peso total. Os bagos fermentam durante 3 dias.

Eles secretam suco. É drenado e a massa espessa é espremida.Todo o líquido é colocado em um recipiente de fermentação. Os squeezes ficam cheios de água por 3 dias. No 4º dia, esprema. O suco obtido é adicionado à primeira prensagem do mosto. Adicione 400 g de açúcar e misture.

fazendo vinho

A massa vagueia por uma semana. Depois, para cada litro de líquido adicione 200 g de açúcar. A fermentação dura mais uma semana. Então o vinho é filtrado. Deixe pronto a 10 °C. O vinho, pronto a beber, torna-se mais leve.

Jeito fácil

A receita mais simples leva apenas 3 ingredientes. Bagas, açúcar granulado, água. As proporções das matérias-primas são as seguintes:

  • madressilva - 1 parte;
  • água - 1 parte;
  • açúcar - ⅔ parte.

Os bagos são esmagados com um espremedor de madeira, junta-se metade do açúcar e toda a água. A massa dos frutos silvestres é misturada e coberta com um guardanapo de lona ou duas camadas de gaze. À temperatura ambiente, a polpa fermenta cerca de 4 dias.

recipiente do produto

Os sinais de fermentação normal devem aparecer após 6 a 12 horas. Sua descrição:

  • chapéu feito de espuma, frutas vermelhas;
  • silvo;
  • cheiro azedo.

Se estiverem faltando, adicione açúcar. Adicione no máximo ⅒ de toda a massa. No 5º dia, a polpa é filtrada, o bolo é espremido e o líquido é despejado em um recipiente de fermentação. Não encha até o topo. Eles deixam espaço para gases que serão liberados durante a fermentação. Adicione ⅓ do açúcar restante. Uma luva é colocada no pescoço.

5 dias se passam. Um pouco de mosto é drenado da garrafa. Dissolva 60% do açúcar restante nele. O xarope resultante é despejado em um tanque de fermentação do mosto. Eles instalam a veneziana. No 5º ao 6º dia adicione açúcar. O mosto fermenta de 1 a 1,5 meses.

O final do processo de fermentação é controlado.

aparência de espuma

O vinho jovem é decantado através de um tubo fino, deixando sedimentos no fundo da cuba de fermentação. Está engarrafado. Despeje logo abaixo da rolha para reduzir o contato com o oxigênio. A bebida pode amadurecer.Ele é enviado para um quarto escuro e fresco por 2 a 3 meses.

Opção sem adição de água

Pegue 2 kg de frutas vermelhas e 500 g de açúcar. A madressilva não é lavada. É classificado, removendo amostras estragadas, e triturado até obter uma massa homogênea. O purê é feito no moedor de carne ou no liquidificador. A massa é colocada em uma jarra. O pescoço é coberto com um guardanapo de lona e amarrado com uma fita.

O recipiente de fermentação é colocado em uma sala escura e fresca por 2-3 dias. A massa da baga deve liberar suco. É expresso no 3-4º dia. A polpa é espremida. Adicione 1 colher de sopa. açúcar, mexa. Um dia depois, eles espremem. O suco (mosto) é colocado em um recipiente de fermentação.

mexa com uma colher

A polpa é jogada fora. Ela deu tudo. O açúcar restante é colocado na garrafa. Uma luva é colocada no pescoço. Aumenta se houver fermentação ativa. Depois de um mês, ele cai. Este é um sinal que indica o fim da fermentação.

O vinho de madressilva ainda não está pronto. Você pode beber em um mês. Enquanto isso, o resíduo é cuidadosamente drenado através de um tubo fino. Engarrafado. Guarde para armazenamento.

Licor de madressilva

É mais fácil para um enólogo novato dominar a tecnologia de fabricação de licores a partir de frutas e bagas da estação. A madressilva começa a cantar no início do verão. Não desmorona. É fácil de montar. Os bagos estão limpos, por isso não há necessidade de lavá-los.

licor na mesa

Para licor caseiro leve:

  • 4 partes de frutas vermelhas;
  • 1 parte de vodca;
  • ⅓ parte de água;
  • ⅓ parte de açúcar.

Lave a madressilva, se desejar. Coloque em uma peneira para escorrer toda a água. Despeje em um recipiente não oxidante (esmaltado). Despeje água. Adicione açúcar. Cozinhar. Controle a fervura. Retire do fogo quando todas as frutas estourarem. Despeje vodka, talvez aguardente.

jarra de vidro

Despeje a mistura em uma jarra. Infundir por 3 semanas. Coloque o recipiente em um armário ou despensa. A luz solar afeta negativamente os processos que ocorrem no banco.

Coe o licor acabado, passe por um filtro de algodão e despeje em garrafas de vidro.

Termos e condições de armazenamento

Durante os primeiros 2-3 meses, as garrafas são verificadas quanto a sedimentos. Se aparecer, o vinho é colocado em uma garrafa limpa. Expresse através de um tubo de pequeno diâmetro. O álcool caseiro é armazenado por 2 a 3 anos a uma temperatura de 5 a 15 °C.. Uma adega seca é o armazenamento ideal para vinhos caseiros. Tem temperatura e umidade constantes e sem luz natural.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim