Dill Kibray é um dos tipos mais populares de culturas hortícolas cultivadas nas regiões russas. O amor dos jardineiros por esta espécie é explicado pela despretensão da planta e pelo grande número de propriedades curativas. Para obter uma vegetação com a qualidade exigida, é recomendável conhecer as peculiaridades do cultivo desta variedade antes de iniciar os trabalhos de jardinagem.
Descrição da variedade
A variedade Kibray é uma variedade de endro com período de maturação médio. A planta é considerada uma das melhores em crescimento e produção de massa verde. A variedade é despretensiosa no cuidado e não consegue formar guarda-chuvas por muito tempo.
A cultura do jardim possui grandes rosetas com folhas largas. A altura média de uma roseta é de 40 cm.As folhas verdes brilhantes caracterizam-se pela suculência, com sabor delicado e levemente picante e rico aroma verde.
A descrição da variedade indica a possibilidade de cultivo em estruturas fechadas e em terreno aberto. Para obter uma colheita mais precoce, as sementes são semeadas mais cedo, se a temperatura externa não for suficientemente quente, o local de plantio é coberto com filme ou fibra agrícola. O estado de maturidade ocorre após 40-45 dias.
A produtividade da variedade é considerada uma das mais altas e a partir de 1 m2 você pode obter até 3 kg. O peso médio de uma planta adulta é de cerca de 30 gramas. Uma característica desse tipo de cultura hortícola é considerada a capacidade de manter a suculência e a aparência adequada.
Crescente
Kibray é fácil de cultivar e não requer habilidades especiais de plantio, por isso é adequado até mesmo para jardineiros novatos. Nas regiões russas, na maioria dos casos, a variedade é cultivada em canteiros, semeando-se em terreno aberto. As características do endro classificam-no como um tipo de planta de jardim resistente ao frio. As sementes começam a crescer quando a temperatura do solo atinge 3 °C. Para garantir o desenvolvimento normal do endro, é necessário um regime de temperatura suficiente de 8 a 10 ° C.
A regra básica para obter um bom rendimento de vegetação é que as plantações não sejam muito densas. As seguintes culturas são consideradas as melhores antecessoras da planta:
- pepinos;
- tomates;
- leguminosas;
- repolho.
Recomenda-se preparar um local de plantio permanente no outono. Para isso, escolha uma área bem iluminada, cave o solo com a baioneta de uma pá e fertilize.A melhor forma de melhorar a qualidade do solo é considerada uma composição dos seguintes componentes:
- 15 gramas de nitrato de amônio;
- 10 gramas de superfosfato;
- 10 gramas de sal de potássio.
Uma mistura desses componentes é aplicada ao solo na quantidade de 3 kg para cada 1 m2. Na maioria dos casos, essa quantidade de nutrientes é suficiente para todo o período de cultivo.
Mais eficaz para endro crescendo não formam listras, mas pequenos sulcos de 5 cm de largura e 2 a 3 cm de profundidade, enquanto as sementes são semeadas em toda a largura. Há uma distância de 25 cm entre cada sulco.
Características de cuidado
O cuidado envolve garantir a remoção de ervas daninhas e irrigação em tempo hábil. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, o excesso de arbustos é arrancado completamente, pois com este método o sistema radicular das plantas vizinhas fica minimamente danificado. As ervas daninhas no local de plantio devem ser removidas.
Na maioria dos casos, os fertilizantes de outono são suficientes, portanto, a fertilização adicional é realizada em casos excepcionais.
A necessidade de aplicação de fertilizantes minerais muitas vezes pode ser determinada pela aparência da vegetação. Por exemplo, folhas amarelas e floração precoce indicam falta de nitrogênio.
Nesse caso, basta tratar a área de plantio com uma solução de uréia preparada na proporção de 1 colher de chá. fundos para um balde cheio de água. Vale lembrar que as folhas de endro têm a capacidade de acumular nitratos, por isso não se deve abusar dos fertilizantes nitrogenados. O endro não deve ser tratado com cinzas, pois causa vermelhidão nas folhas e crescimento lento dos brotos.
Vantagens e desvantagens
O endro é valorizado pelo alto teor de minerais e vitaminas, além de grande quantidade de óleos essenciais.Esse produto é uma fonte valiosa de substâncias úteis que têm um efeito benéfico no funcionamento de quase todos os sistemas vitais do corpo humano.
As vantagens do endro Kibray são:
- versatilidade de uso;
- alto rendimento verde;
- possibilidade de cultivo ao ar livre, em estufa e em casa;
- sabor rico e agradável de verduras;
- a capacidade de manter o sabor, a suculência e a aparência adequada por muito tempo;
- a capacidade de ser usado como tempero em pratos frescos e como tempero seco;
- amplas oportunidades no domínio da prevenção e tratamento de vários tipos de doenças.
O endro da variedade Kibray pode ser usado fresco e como tempero em diversos pratos. As verduras acrescentam um sabor rico às saladas e são frequentemente usadas em receitas de marinadas. As propriedades benéficas da planta ficam bem preservadas quando congeladas, as folhas de endro não perdem suas qualidades benéficas quando secas.
Pragas e doenças
Um dos principais doenças de variedades de endro O oídio é considerado. A variedade Kibray é considerada uma das poucas espécies que apresenta boa imunidade a esse problema. Devido a esta característica, a cultura pode ser cultivada mesmo em solos úmidos.
No cultivo do endro, a planta não pode ser tratada com produtos químicos, pelo que o combate às pragas e doenças deve ser efectuado apenas com recurso a medidas preventivas, nomeadamente, cumprimento da rotação de culturas, destruição total da massa verde após a colheita e escavação do solo para uma grande profundidade.
Colheita e armazenamento
O tempo de coleta do endro depende da finalidade do uso posterior. Se necessário, utilize fresco ou no preparo de pratos para uso direto após a coleta, as verduras podem ser colhidas a qualquer momento.As verduras devem ser colhidas pela manhã, para isso arranque a quantidade necessária de folhas ou corte todo o broto.
Você deve seguir as seguintes recomendações de coleta:
- a colheita em massa para preservação da colheita por congelamento ou secagem é realizada quando o endro atinge a altura de 30 a 35 cm;
- para coletar temperos, escolha o período em que a idade da folhagem chega a 55-60 dias;
- as sementes são coletadas depois que os guarda-chuvas adquirem uma tonalidade cinza e endurecem.
Para armazenar endro por muito tempo, utiliza-se congelamento ou secagem. Após a colheita, o produto deve ser preparado para armazenamento:
- retire as verduras amarelas e murchas;
- Mergulhe o endro em um recipiente com água, deixando a sujeira da folhagem afundar;
- sacuda os cachos, coloque em uma peneira e enxágue com água corrente;
- espalhe sobre uma toalha e espere secar completamente.
As verduras frescas podem ser armazenadas por cerca de um mês em um recipiente de plástico; o recipiente não permite a entrada de ar e as verduras não apodrecem. O recipiente a vácuo permitirá salve endro dentro de seis meses. Um armazenamento mais longo pode ser conseguido tratando as verduras com sal. Para isso, as verduras são picadas e colocadas em uma jarra de vidro em camadas, alternando uma camada de verduras e uma camada de camadas.
Um método popular é congelar endro. Esta opção permite obter endro no inverno e utilizá-lo como ingrediente de primeiro e segundo pratos.
Verduras picadas podem ser colocadas em um saco plástico ou em uma máquina de fazer gelo com água. Ao colocar em sacos, não pressione muito as verduras e esprema o ar, o que permitirá à planta preservar melhor suas propriedades curativas e benéficas.O preparo de “cubos de endro” garante facilidade de uso posterior, o que torna conveniente o preparo de sopas e pratos principais com componente semelhante, já que não há necessidade de preparo prévio do tempero.
Na confecção de um produto seco, as verduras são colocadas em local aquecido e ventilado. O endro é colocado em uma superfície plana em uma camada fina. À medida que a grama seca, a planta é mexida, conseguindo assim uma secagem uniforme.
Verduras secas totalmente preparadas são colocadas em um recipiente de armazenamento. A utilização de um recipiente de vidro com tampa hermética evitará a absorção de odores estranhos pelo produto e permitirá controlar o consumo de temperos devido à transparência do recipiente.