Em certas regiões é impossível cultivar algumas culturas em terreno aberto, por isso os residentes de verão instalam estufas nas parcelas. Depois plantam neles tudo o que a família precisa. Não é difícil cultivar endro em estufa, para que tudo dê certo é preciso seguir as normas agrotécnicas de plantio e cuidado das plantas.
Características do cultivo de endro em estufa
Não é difícil cultivar verduras em estufa no inverno, basta selecionar variedades que sejam resistentes às intempéries.No inverno, há uma falta aguda de calor e luz. O endro cresce bem em estufa, basta cuidar de iluminar o ambiente.
Várias variedades da cultura toleram bem as duras condições do inverno. É preciso escolher espécies arbustivas, pois dão mais verde e não soltam a flecha muito cedo.
Para se abastecerem de verduras o ano todo, os moradores do verão plantam endro em uma estufa no outono. E então eles semeiam um pouco mais. Isso é feito para que a vegetação cresça constantemente. As sementes são semeadas 2 vezes por mês. Depende da quantidade de verduras consumidas por uma determinada família.
Se a planta ficar branca, é um sinal claro de que está faltando alguma coisa. É necessário alimentar com fertilizantes minerais. Adicione húmus ao solo antes de plantar.
Qual variedade escolher
A colheita depende da escolha correta. A seleção moderna oferece aos residentes de verão uma grande variedade de variedades de plantas para a produção de hortaliças. A seleção começa com as principais características do endro:
- resistência ao frio;
- produtividade;
- exposição a doenças;
- quanto tempo endro crescendo arbusto, sem soltar a cor;
- requisitos de cuidado.
E muitas outras propriedades da cultura que se tornam fundamentais na hora de escolher uma variedade.
Tipos de culturas recomendados para estufas:
- Aurora;
- Diamante;
- Amazonas;
- Guarda-chuva;
- Âncora;
- Avançar;
- Granadeiro;
- Geada;
- Carrossel;
- Kibray;
- Kutuzovsky;
- Sebastopol.
Familiarizado com as suas características, o veranista só pode decidir qual a variedade mais adequada para ele. Além da resistência à deficiência de luz, essas variedades não florescem por muito tempo e produzem uma rica colheita.
Preparação do solo
O endro é uma cultura despretensiosa que não apresenta requisitos especiais quanto à composição do solo onde cresce. Um solo moderadamente fértil e que absorva bem a água é mais adequado.Como a planta tem raízes longas, a espessura da camada fértil é de pelo menos 0,5 m.
O húmus fornece os microelementos necessários que a vegetação necessita para o crescimento e desenvolvimento. O cálculo é feito da seguinte forma: a 1m2 da área da estufa contribuem com 2-3 kg. Em vez de húmus, utiliza-se areia, turfa, vermicomposto e outras substâncias que podem aumentar a permeabilidade do solo à água e ao ar.
Juntamente com o húmus, use 15-20 g de uréia, 20-30 g de superfosfato, 15-20 g de sal de potássio por 1 m2.
Antes do plantio, o canteiro é regado e solto. Faça sulcos a uma distância de 15-20 cm.
Características de semeadura
O endro é cultivado em sulcos, linhas ou o que for conveniente. A profundidade de plantio é de 1,5-2 cm, o plantio é realizado a cada 10-15 dias. Para que as verduras frescas estejam prontas para consumo o mais tardar quando a anterior acabar.
Antes de semear o material de plantio de endro, ele deve ser embebido em água por 2 dias. Troque a água a cada 8 horas, pois os óleos essenciais são melhor eliminados em água limpa.
As sementes são dispostas em sulcos e polvilhadas com terra por cima. Umedeça levemente com água.
Alguns jardineiros preferem plantar sementes de uma maneira diferente. O material de plantio é despejado e nivelado com um ancinho. Após a emergência das mudas, é necessário desbaste.
As plantas colhidas não são jogadas fora, mas replantadas para produzir ainda mais vegetação.
Cuidando do endro com efeito de estufa
É necessário cuidar da planta da mesma forma que em campo aberto. Cumprir requisitos simples o ajudará a ter uma rica colheita. Os residentes de verão que decidem plantar endro em uma estufa devem lembrar que os criadores estão desenvolvendo novas variedades que são resistentes a doenças e a condições de cultivo fora do padrão. Portanto, às vezes basta escolher os tipos certos de cultura, e a colheita com certeza irá agradar você.
Temperatura
Dill é resistente ao frio, mas adora calor. A temperatura na estufa deve ser de pelo menos +15...+18 ⁰С, correntes de ar não devem ser permitidas. A temperatura ideal ajudará a planta a se desenvolver de maneira correta e proporcional.
Modo claro
O endro precisa de iluminação para que os caules não se estiquem, mas se desenvolvam normalmente. O tempo aproximado é de 12 horas, no inverno, quando falta luz natural, as estufas são equipadas com fitolampos. As prateleiras inferiores são iluminadas com especial cuidado.
Rega
O endro requer umidade constante do solo, mas não há necessidade de inundá-lo. Imediatamente após a semeadura, os caminhos são regados com pulverizador. Dessa forma, há uma chance maior de as sementes não serem lavadas.
Após o crescimento do endro, a rega é realizada uma vez a cada 5-7 dias, após a secagem parcial do solo. É aconselhável usar água morna.
Fertilizantes
É necessário alimentar à medida que cresce. Mas começam ainda na semeadura, acrescentando húmus, uréia e outros fertilizantes minerais ao solo.
1-2 vezes durante a estação de crescimento são alimentados com a seguinte composição:
- 20-25 g de uréia;
- 15-20 g de sal de potássio;
- 10 litros de água.
Após regar com a solução, é necessário umedecer a raiz com água morna.
Se a cor da folhagem mudar para verde-amarelado, fertilize-a com fertilizantes contendo nitrogênio. Composição aproximada: 15-20 g de fertilizante por 10 litros de água.
Se a cor dos verdes for verde profundo, não se empolgue com a fertilização. O endro acumula nitratos na massa verde.
Desbaste
Quando as plantas atingem 10 cm de altura, elas começam a desbastar. Amostras fortes são retiradas, secas ou transplantadas para um novo local. Enquanto isso, os brotos oprimidos ganham força e começam a crescer normalmente.Ou cada segundo broto é removido para garantir liberdade de desenvolvimento aos demais.
Capina
A remoção de ervas daninhas é necessária nos estágios iniciais, até que o endro comece a crescer intensamente. As ervas daninhas retiram muitos nutrientes do solo, o que não permite que a vegetação se desenvolva normalmente. Sua remoção oportuna ajudará a planta a crescer plenamente e a produzir uma boa colheita.
Afrouxamento
O fornecimento de oxigênio ao sistema radicular da vegetação é obtido por meio do afrouxamento. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes das plantas. Isso também ajudará a reter a umidade do solo.
Doenças
Seguindo as técnicas de cultivo agrícola, evitam-se surtos de doenças. Mas, apesar disso, o endro é afetado:
- oídio;
- murcha de fusarium;
- perna preta.
Para evitar a progressão das doenças, é necessário manter uma certa temperatura e umidade na estufa. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento ativo do endro é +17 ⁰С, a umidade não é inferior a 55%. Com rega moderada e ventilação diária, as plantas praticamente não adoecem.
Pragas
Os insetos prejudicam tanto a massa verde quanto o sistema radicular do endro. A parte subterrânea das plantas sofre ataques:
- grilos-toupeira;
- lagartas;
- Podem larvas de besouros;
- verme.
A parte aérea do endro sofre de:
- percevejos;
- cigarras;
- carrapatos;
- tripes.
O cumprimento da rotação de culturas, o cumprimento dos requisitos agrotécnicos ou a opção mais extrema, o tratamento das plantas com produtos químicos, ajudará a salvá-las da morte. Os venenos devem ser usados apenas quando a cultura for cultivada para obtenção de material de plantio.
Colheita
Vários critérios para a escolha de uma variedade pelos residentes de verão são diferentes, mas há uma propriedade importante que todo horticultor leva em consideração. Estamos falando de rendimento por 1 m2.
Se todos os requisitos para cuidar do endro forem atendidos, a colheita finalizada deverá ser de 2,5 kg por 1 m2. Este valor varia dependendo da variedade e das condições de cultivo.
As primeiras folhas são cortadas precocemente, algumas semanas após o plantio. Eles também coletam as verduras que sobraram após o desbaste.
Para obter endro de boa qualidade, é recomendável cortar as folhas pela raiz e não permitir que o broto seja jogado fora. Uma planta que investe sua energia nas sementes deixa de formar massa verde.
Antes de começar a cortar as folhas, é necessário borrifá-las com água. Depois podar, deixando as raízes no solo. Portanto, há uma chance de que a folhagem volte a crescer, basta regá-la generosamente.
Ervas frescas são usadas para melhorar o sabor do prato acabado. É adicionado fresco ou seco.
É melhor secar o endro em local bem ventilado e com sombra. É assim que a planta retém suas substâncias benéficas e seu cheiro.
Para quem usa endro para decapagem, é melhor esperar a colheita florescer. Mas tenha tempo de cortar antes que as sementes se formem.
Cultivar endro em estufa é relevante hoje. Os residentes de verão colhem em suas roças no verão, mas no inverno querem ter vegetais frescos e ervas aromáticas à mesa. Isso não é difícil de fazer. Basta adquirir uma estufa adequada, adquirir uma boa variedade e cumprir os requisitos de plantio e cuidados. O cumprimento de todos os padrões permitirá que você obtenha uma colheita de endro nos meses de inverno.