No preparo de qualquer prato, um papel importante é desempenhado não só pelo sabor e seus benefícios, mas também pelo aroma, que chama a atenção e abre o apetite. Para conferir ao prato um aroma agradável e sabor picante, são utilizadas diversas ervas, inclusive endro. É utilizado no preparo de muitos pratos, o que é um sério motivo para estocando endro para o inverno. Vamos descobrir quais são os benefícios dessa vegetação e como fazer picles de endro em potes para o inverno.
Composição e propriedades benéficas do endro
O uso generalizado de endro na culinária de todo o mundo não acontece sem razão. Estas verduras não só estimulam as papilas gustativas humanas, mas também contêm uma série de vitaminas e compostos químicos benéficos, cujo consumo tem um efeito positivo no corpo. Comer endro:
- Melhora os processos de digestão.
- Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
- Ajuda a limpar o corpo, removendo toxinas e outras substâncias nocivas.
- Comer endro normaliza o sono de uma pessoa.
- Ajuda na prevenção do câncer.
- É usado para eliminar doenças como cistite, aterosclerose e inflamação renal.
- O sistema diurético do corpo, quando consumido endro, também voltará ao normal e começará a funcionar normalmente.
Todas essas reações corporais são causadas pela presença de compostos e vitaminas benéficas que compõem o endro:
- potássio;
- fósforo;
- ferro;
- ácido ascórbico;
- riboflavina;
- caroteno;
- ácido petroselínico;
- óleos essenciais.
Observação! Ao comer 100 gramas de verduras, você obterá: 0,5 gramas de gordura, 2,5 gramas de proteínas e 6,3 gramas de carboidratos.
Você não deve usar endro:
- se você tem pressão arterial baixa;
- Não é recomendado que mulheres grávidas comam grandes quantidades deste produto, sendo aconselhável excluir completamente o óleo de endro da dieta;
- cidadãos que sofrem de atonia da musculatura lisa do trato gastrointestinal não devem consumir endro;
- O abuso de endro em grandes quantidades pode causar deficiência visual temporária.
Como preparar adequadamente o endro
Para obter um produto saudável e nutritivo no inverno, antes do enlatamento, o endro fresco deve ser devidamente preparado e escolhido o método de armazenamento ideal. A preparação da vegetação para o inverno inclui as seguintes etapas:
- As verduras devem ser completamente limpas de detritos e sujeira. Para isso, enxágue o produto com água fria ou em temperatura ambiente. Usar água quente ou fervente pode destruir microelementos benéficos.
- Coloque o endro bem lavado sobre uma toalha e deixe secar.
- Certifique-se de que as verduras não sejam expostas à luz solar direta durante a secagem. Isso não alterará o valor nutricional do produto para melhor.
Decida uma opção para armazenar verduras:
- A salga e o congelamento são considerados os métodos mais eficazes, permitindo conservar de 70 a 90% de todos os nutrientes contidos no produto. O congelamento é o líder nestes indicadores - com a sua ajuda, os verdes permanecerão o mais saudáveis possível.
- O endro seco também é uma boa forma de conservar o produto até o inverno. As ervas secas retêm pelo menos 50% de seus benefícios.
- As verduras em conserva são utilizadas principalmente como intensificador de sabor, pois esse método não permite conservar grande quantidade de vitaminas e minerais.
Calculamos as proporções ideais de ingredientes.
Há muitas maneiras de preparar endro em casa. Cada dona de casa pode escolher a receita que mais gosta e deliciar sua família com deliciosos pratos. No entanto, qualquer receita é baseada na proporção ideal de endro e sal, que é usada em quase todos os métodos de decapagem de verduras em casa. A proporção é a seguinte: adicione uma parte de sal a 4 partes de verduras. Assim, um quilograma de verduras deve ser aromatizado com um copo de sal.
Muitas donas de casa, ao mencionarem uma quantidade tão grande de sal, começam a duvidar dos benefícios do produto final e temem que o endro em conserva possa causar danos ao organismo. Apressamo-nos em tranquilizá-lo - não é assim, e as verduras preparadas desta forma só farão mal ao corpo nos casos em que você abusar delas. Em pequenas quantidades, esse produto não é mais perigoso que qualquer outro.
Métodos para conservar endro para o inverno em potes
As donas de casa que decidiram pela primeira vez conservar ervas para o inverno gostariam de recomendar as seguintes receitas básicas, depois de dominá-las você poderá passar para opções mais exóticas:
- opção de decapagem clássica;
- decapagem de verduras com vinagre;
- em óleo vegetal;
- usando ácido cítrico.
Cada uma das receitas é bastante fácil de aprender e tem toda a gama de sabores e cheiros pelos quais o endro é apreciado em todo o mundo.
Receita clássica
Conservar verduras de acordo com esta receita é fácil de aprender, e donas de casa experientes aconselham começar com este método. No futuro, depois de dominar esta receita, você poderá passar para outras opções. Para a receita clássica você precisará dos seguintes ingredientes:
- sal – 250 gramas;
- verdes – 1 quilograma.
Algoritmo de cozimento:
- as verduras são bem lavadas e depois deixadas secar;
- o produto acabado é picado finamente e misturado com sal;
- a massa resultante deve ser reservada por várias horas para fermentar. Durante este tempo, pode diminuir de volume e escurecer. Não se preocupe – isso é normal;
- Enquanto a mistura é infundida, prepare potes esterilizados nos quais distribuirá o endro em conserva.
Você pode guardar potes na geladeira. O método é prático porque a dona de casa não precisa se preocupar em preparar a salmoura, o que leva mais tempo.
Importante! Se quiser aumentar o volume do endro, não esqueça que a proporção ideal de ervas e sal deve ser de 1 para 4.
Endro em óleo vegetal
Mais uma receita simples que permite aumentar a segurança do produto. O fato é que o óleo vegetal envolve o endro picado, protegendo-o do contato com o oxigênio. Isto evita o desenvolvimento de vários microorganismos nocivos que poderiam ter entrado no frasco durante a preparação.
A receita é tão simples quanto a clássica. Para prepará-lo, você precisa seguir estas etapas:
- lave as verduras;
- moer;
- distribuir em potes de vidro estéreis, não esquecendo de salgar levemente;
- despeje o óleo vegetal até que o líquido cubra todo o endro;
- Enrolamos os potes e os guardamos em local fresco e escuro.
Antes de selar os potes, certifique-se de que todas as verduras estejam sob uma camada de óleo e que não haja bolhas de ar.
Com vinagre
Preparar endro com vinagre é uma etapa intermediária entre a salga e a marinada. Ao escolher este método, obtemos verduras saborosas e uma salmoura agradável, que podem ser utilizadas no preparo de primeiros pratos e como marinada para carnes. Se quiser usar esta receita, prepare os seguintes ingredientes:
- verdes – 3 quilogramas;
- água – 2 litros;
- vinagre de mesa – 200 mililitros;
- açúcar – 200 gramas;
- sal – 2 colheres de sopa;
- folha de louro – 1 folha;
- alho – 7 dentes;
- pimenta da Jamaica.
O algoritmo de cozimento é o seguinte:
- Pegamos um frasco de vidro esterilizado e colocamos algumas ervilhas de pimenta da Jamaica e uma folha de louro no fundo;
- pique um dente de alho e coloque em uma jarra;
- Lave as verduras, pique-as finamente e coloque-as no recipiente preparado, compactando-as bem.
Prepare a salmoura. Para fazer isso você precisa:
- ferva o líquido;
- adicione sal e açúcar, esperando até que estejam completamente dissolvidos;
- Assim que os ingredientes se dissolverem na água, retire do fogo e acrescente o vinagre.
Despeje a salmoura resultante em potes e cubra-os com uma tampa. Enviamos o produto acabado para armazenamento em local frio. Uma adega ou geladeira é perfeita para esses fins.
Com ácido cítrico
O ácido cítrico é um excelente conservante que permite conservar o produto original por um longo período de tempo. É uma excelente alternativa ao vinagre e para preparar um prato segundo esta receita será necessário preparar:
- endro – 500 gramas;
- óleo vegetal – 250 gramas;
- ácido cítrico – 25 gramas;
- açúcar - meia colher de chá;
- alho – 3 dentes;
- sal – uma colher de chá;
- folha de louro – 2 peças.
Pegue um frasco esterilizado e coloque uma folha de louro e alho picado no fundo. Lavamos e secamos as verduras e depois cortamos finamente. Embale bem a mistura acabada em uma jarra.
A marinada é preparada separadamente. Para fazer isso, pegamos uma panela ou caçarola e colocamos óleo. Adicione açúcar, sal, pimenta e ácido cítrico.
A mistura resultante deve ser fervida e mantida no fogo por 5 minutos, após o que, após esfriar um pouco, distribua pelos potes. Os blanks são fechados com tampas e encaminhados para armazenamento na adega ou geladeira. Não se esqueça que os preparativos já têm um sabor bastante salgado e, na hora de preparar um prato com eles, adicione menos sal.
Como armazenar ervas adequadamente
Ao armazenar verduras sob qualquer forma, a dona de casa deve se lembrar das seguintes regras:
- Não deixe o produto em local quente exposto à luz solar. O fato é que os raios solares destroem a vitamina C, que está em nossas preparações, reduzindo suas propriedades benéficas. Bastam algumas horas;
- não se esqueça de esterilizar não só os potes, mas também as tampas. Isto reduzirá o número de bactérias nocivas que podem entrar na peça de trabalho;
- tente usar apenas ervas frescas;
- O produto deve estar seco, portanto após lavá-lo deixe as verduras secarem.
Seguindo essas regras, você poderá desfrutar de verduras saudáveis e saborosas durante todo o inverno, fornecendo ao corpo as vitaminas necessárias. E a variedade de receitas e métodos de preparo de verduras para o inverno abrirá um campo ilimitado de experimentação e, quem sabe, talvez no futuro você consiga criar sua própria receita, que será repassada à família. De geração a geração.