Muitos produtores de vegetais cultivam endro e outras verduras em suas plantações. O endro difere de outras plantas pela facilidade de cuidado e versatilidade de uso. É utilizado não só para criar deliciosos pratos de vegetais, mas também na medicina. No entanto, antes de usar esta erva para tratamento, você deve se familiarizar com as propriedades benéficas do endro.
- Composição química, valor nutricional e energético do endro
- Os benefícios e malefícios do endro para o corpo humano
- Para homens
- Para mulheres
- Para crianças
- Usando as propriedades medicinais do endro
- Na medicina popular
- Na culinária
- Ao perder peso
- Composição química de sementes de endro
- Propriedades medicinais de sementes de endro
- Os benefícios e malefícios das sementes de endro
- Para que são utilizadas as sementes de endro?
- Como preparar sementes de endro?
- Contra-indicações
- Conclusão
Composição química, valor nutricional e energético do endro
Antes de plantar endro em sua casa de verão, é recomendável que você se familiarize mais com sua composição química. A planta contém muitos microelementos, a maioria dos quais são vitaminas. As verduras são ricas em vitamina C, que está contida em cada arbusto na quantidade de 150 mg. Os galhos maduros também contêm cerca de 5 mg de vitamina E e betabloqueadores. As verduras também contêm outras vitaminas, porém sua quantidade não excede 1–2 mg.
A planta contém muitos macro e microelementos. Raminhos de verdura são ricos em cálcio e potássio. Eles também contêm muito sódio com magnésio e fósforo. Além disso, durante o processo de maturação, acumulam muito cobre, zinco e ferro. Devido à sua rica composição, o endro é frequentemente utilizado na medicina popular para tratar doenças crônicas.
As vantagens dos arbustos de endro incluem o baixo teor calórico, que é de 50 Kcal por 100 gramas de planta. Devido ao seu baixo teor de calorias, muitos nutricionistas recomendam adicionar endro à sua dieta diária para ajudar a perder peso.
Os benefícios e malefícios do endro para o corpo humano
O endro perfumado tem muitas propriedades benéficas com as quais todo produtor de vegetais deve se familiarizar. Consumo regular de verduras:
- Normaliza o funcionamento dos órgãos responsáveis pelo trato gastrointestinal. A planta limpa os intestinos, evita a diarreia e combate o inchaço.
- Fortalece o sistema cardiovascular. Ramos de endro reduzem a pressão alta e melhoram a circulação sanguínea. Com a pressão arterial baixa, as verduras são prejudiciais e, portanto, não devem ser consumidas por pessoas hipotensas.
- Tem um efeito positivo no sistema nervoso.As tinturas de endro são frequentemente usadas para eliminar problemas de sono e aumentar o nervosismo.
- Elimina sintomas de resfriados. Os medicamentos preparados a partir de verduras aceleram a remoção do muco durante a bronquite.
Todas as propriedades acima estão entre as propriedades benéficas mais comuns da planta. Além deles, existem benefícios separados para homens, mulheres e crianças.
Para homens
Este verde é considerado um bom afrodisíaco e por isso os rapazes costumam usá-lo para melhorar o desejo sexual. A infusão de endro é útil para problemas de potência e ereções fracas. Melhora a circulação sanguínea e o fluxo sanguíneo para o órgão reprodutor, resultando em aumento da ereção.
Para mulheres
A rica composição do endro torna-o benéfico para o corpo feminino. O consumo regular de verduras melhora o bem-estar durante a menstruação e normaliza o ciclo menstrual. Alguns médicos aconselham as meninas grávidas a comer mais endro. Isso ajudará a eliminar o inchaço mais rapidamente, estabilizar o equilíbrio hídrico e melhorar a permeabilidade intestinal.
Para crianças
Os especialistas aconselham o uso de infusões de endro para curar cólicas em bebês e aumentar o apetite. A planta também é utilizada para fazer compressas medicinais que ajudam a aliviar os sintomas do resfriado.
Crianças menores de um ano não devem ser tratadas com endro, pois isso pode afetar negativamente a saúde.
Usando as propriedades medicinais do endro
As propriedades curativas do endro permitem que ele seja usado ativamente na medicina, na culinária e na dietética. Recomenda-se familiarizar-se previamente com as características de utilização desta vegetação em cada uma das indústrias listadas.
Na medicina popular
O endro é frequentemente usado na medicina popular para tratar várias doenças e restaurar a saúde.Para fins medicinais, utilizam os rizomas dos arbustos, a partir dos quais são preparadas infusões medicinais. Eles são usados para:
- tratar sintomas de hipertensão;
- melhorar a lactação em gestantes;
- tratamento de arritmia;
- eliminação de processos inflamatórios nos gânglios linfáticos.
Ramos de endro também são usados na medicina popular. Na maioria das vezes eles são usados para parar estes tipos de sangramento:
- dental;
- nasal;
- pulmonar;
- intestinal;
- menstrual
Na culinária
Na maioria das vezes, os arbustos de endro são cultivados para serem usados posteriormente na culinária. O endro fresco é adicionado a saladas de vegetais e pratos de carne feitos de peixe ou carne. Também é utilizado no preparo de conservas e molhos. Ramos secos são adicionados ao caviar de abóbora, borscht e vegetais enlatados. Algumas donas de casa usam ervas para fazer vinagre ou óleo vegetal caseiro.
Ao perder peso
O endro é usado em dietética, pois ajuda a eliminar quilos extras. A planta possui diversas propriedades benéficas que são importantes para a perda de peso:
- remover o excesso de líquido do corpo;
- quebra de gorduras;
- ativação do trato gastrointestinal;
- aceleração da digestão dos alimentos.
Ao perder peso, recomenda-se adicionar raminhos de endro aos pratos com mais frequência e preparar decocções especiais a partir das sementes.
Composição química de sementes de endro
A planta é muito rica em microelementos benéficos, vitaminas e outras substâncias ativas. Suas diversas partes contêm mais de cem elementos úteis. O rizoma, os galhos verdes e as sementes contêm muito óleo essencial, o que confere à planta um aroma especial. A quantidade máxima de óleos essenciais é encontrada nas sementes - cerca de 4–5%.
As sementes de endro distinguem-se pelas propriedades medicinais, que surgiram graças aos componentes da composição. Por exemplo, eles contêm um elemento como apiol.Esta substância é classificada como antiespasmódico, que ajuda a lidar com dores espásticas.
As sementes também contêm os seguintes microelementos:
- Karvon. A maioria das verduras contém carvona, que é um componente natural. É isso que confere às sementes de endro um aroma pronunciado.
- Limoneno. Este componente é classificado como hidrocarboneto terpeno, frequentemente usado em cosmetologia. A substância é usada para criar detergentes para louças, cosméticos e até medicamentos.
- Felandreno. O microelemento refere-se aos monoterpenos, que são extraídos de óleos essenciais para a criação de produtos cosméticos e medicamentos.
Propriedades medicinais de sementes de endro
Algumas pessoas usam sementes de endro para fins medicinais, pois contêm microelementos benéficos. Antes de usar essas sementes, é melhor se familiarizar com antecedência com suas propriedades medicinais.
Os benefícios e malefícios das sementes de endro
As sementes verdes são usadas para ativar o sistema nervoso central e eliminar a sensação de fadiga e estresse. Além disso, medicamentos feitos de endro podem curar a insônia e eliminar a depressão. Alguns médicos recomendam o uso de decocções de sementes para eliminar os sintomas da gastrite e aumentar o apetite.
Porém, apesar de todos os benefícios do endro, ele deve ser utilizado com muito cuidado no tratamento de doenças, observando a dose ideal. O uso inadequado de medicamentos fitoterápicos leva a uma queda acentuada da pressão arterial, o que é muito perigoso para pessoas com hipotensão. Por causa disso, alguns deles apresentam fraqueza e desmaios.
Para que são utilizadas as sementes de endro?
Remédios e decocções de grãos de endro são frequentemente usados para tratar:
- angina de peito;
- tontura;
- neuroses;
- alta pressão;
- depressão;
- cistite;
- gastrite;
- aterosclerose.
Como preparar sementes de endro?
As sementes de endro são utilizadas para preparar medicamentos na forma de infusões e decocções. Para preparar grãos, você precisará adicionar 80 gramas de grãos a 450 mililitros de água. Em seguida, o recipiente com o líquido é colocado no fogão a gás e o caldo é levado para ferver. Água fervida com sementes deve ser infundida por pelo menos uma hora, após a qual a mistura é filtrada.
O produto preparado pode ser utilizado no tratamento de hipertensão, cistite e prisão de ventre.
Contra-indicações
Antes de consumir endro, familiarize-se com suas contra-indicações. Pessoas com alta sensibilidade aos óleos essenciais deverão evitar consumir qualquer forma de endro. Além disso, pessoas com alergias não devem comer muitas verduras, pois isso pode piorar os sintomas da alergia.
Além disso, os médicos não aconselham pacientes hipotensos a comer raminhos de endro para prevenir complicações da doença.
Conclusão
O endro é cultivado por muitos jardineiros que gostam de plantar vegetais em seus jardins. Antes de utilizar verduras cultivadas para fins culinários ou medicinais, é necessário se familiarizar com sua composição e características de uso.