Os criadores que desenvolveram o endro argumentaram que, para fornecer ervas aromáticas a uma família, é necessário plantar apenas 20 sementes dessa cultura. Tendo ouvido falar das valiosas características do endro, muitos jardineiros começaram a cultivá-lo. No entanto, todos falharam. Os caules eram curtos e havia poucas folhas.
Nenhum dos proprietários dos terrenos prestou atenção às peculiaridades da tecnologia agrícola. As sementes de endro são ricas em óleos essenciais, por isso não germinam por muito tempo. A grama não ganha massa se for plantada densamente.A vegetação é completamente cortada quando as flores aparecem.
Características da cultura
O endro cresce até 1,5 metros de altura no jardim e até 3 metros na estufa, e tem um formato original. Os entrenós baixos estão localizados mais próximos do que nas variedades comuns. Brotos laterais adicionais são formados nas axilas das folhas. Os pedúnculos se formam próximo ao outono e as sementes da zona intermediária não têm tempo de amadurecer.
O endro do mato precisa de muita luz, solo fértil e solto, nas terras baixas e em solo denso ele não se desenvolve bem. O crescimento da cultura diminui em altas temperaturas, o indicador ideal é de 20 graus. De 100 a 200 gramas de vegetação são cortados de uma planta. O endro comum é colhido quando o tempero é jovem e fresco e contém poucos óleos essenciais. As variedades arbustivas têm tempo para acumular essas substâncias. As folhas têm 45 cm de comprimento, parcialmente arrancadas, quando a planta floresce tudo é retirado. São mais aromáticos e contêm uma elevada percentagem de componentes úteis.
Variedades de endro
É difícil imaginar uma mesa sem ervas. Além do cheiro agradável, é valorizado pela presença de vitaminas B, A. E, PP, C.
As folhas e caules da planta são ricos em:
- cálcio e potássio;
- fósforo e cobre;
- magnésio e ferro;
- zinco e manganês.
A primeira variedade de endro, criada no final do século passado, produzia muito verde, brotos adicionais se formaram nas axilas das folhas principais do Kibray. Então Buyan e Salyut apareceram.
Além do alto rendimento, que é uma vantagem dessas variedades, também apresentavam desvantagens:
- As raízes eram frequentemente afetadas pela podridão.
- O arbusto tinha um formato infeliz.
- Os caules finos quebraram ao serem tocados.
Com o tempo, os criadores levaram em conta as deficiências e criaram Bouquet, Amazon, Fireworks e Alligator.
A variedade Aurora de maturação precoce é cortada para a produção de verduras um mês após o aparecimento dos brotos. Os arbustos extensos produzem muitas folhas e são colhidos várias vezes por temporada.
O endro da Amazônia amadurece após 40 dias. Em um metro quadrado de canteiro são coletados mais de 6 kg para o preparo de temperos e cerca de 4 kg para verduras.A variedade possui folhas grandes.
O Fireworks produz até 4 hastes de cada nó. A colheita é feita um mês e meio após o aparecimento dos primeiros rebentos. Este tipo de endro tem um aroma adocicado.
A variedade Buyan tem um longo período de crescimento e produz uma grande massa de vegetação. As sementes são plantadas a uma distância razoável, os arbustos são desbastados.
O Dill Bouquet tem folhas delicadas e grandes, as inflorescências formam-se lentamente, a altura do caule é de cerca de 80 cm e o tempero aromático é cortado após 30-40 dias.
A Salute de maturação tardia é valorizada pelo seu excelente rendimento, mas tem uma desvantagem - as sementes não apenas não amadurecem, mas também não se formam.
Crescendo em terreno aberto
Antes como plantar endro na horta, é preciso estudar as características da tecnologia agrícola, selecionar a variedade, o método de cultivo e encontrar um local adequado no local.
A colheita pode ser semeada diretamente no solo e feita na primavera ou no final do outono. Ela não tem medo de geadas até menos 6.
Para acelerar o aparecimento de verduras frescas, primeiro são preparadas mudas, que depois são transplantadas para o canteiro.
Preparando as sementes
O endro floresce no final do verão. Na zona intermediária, os grãos não amadurecem e não brotam. Não será difícil comprá-los no varejo ou cultivar mudas. Os óleos essenciais evitam o rápido aparecimento de brotos. Em baixas temperaturas, as mudas demoram duas semanas.
Jardineiros experientes são aconselhados a deixar as sementes de molho por um dia em água morna, que deve ser trocada constantemente para não esfriar. Antes do plantio, os grãos em conserva devem ser secos e espalhados sobre um pano, então os brotos eclodirão em 2 ou 3 dias.
Preparando o terreno
Todas as variedades de endro adoram solo fértil e não toleram umidade estagnada ou altos níveis de acidez. A alimentação com substâncias orgânicas e minerais ajuda a melhorar a estrutura do solo. Por metro quadrado de terreno contribuir:
- uréia - 20 g;
- superfosfato - 30;
- húmus - 2 kg.
Graças a esses fertilizantes, a camada de solo fértil aumentará, o que serve como condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento do endro. As raízes da cultura penetram profundamente na terra.
Semeie as sementes
Em abril e início de maio, os canteiros são preparados e o solo regado abundantemente. Em seguida são feitos sulcos, deixando 20 centímetros entre eles e as sementes são semeadas a cada 3 cm. É necessário colocar uma fina camada de turfa por cima e compactar um pouco o solo. Os brotos surgirão mais rápido quando o canteiro estiver coberto com filme.
Se você plantar a cultura com mais densidade, não se formarão folhas adicionais; em vez da variedade arbustiva, crescerá endro comum.
Cuidados com as plantas
As mudas são desbastadas várias vezes, deixando 5 cm entre elas no início e 20 no final. Assim como outros tipos de ervas, o cultivo precisa de cuidados, que incluem;
- capina;
- remoção de ervas daninhas;
- hidratação.
Regue o endro uma vez por semana, não são necessários mais de 5 litros de água por metro quadrado. A planta é plantada em solo fertilizado, portanto não há necessidade de alimentá-la. Quando há excesso de nitrogênio no solo, os nitratos se acumulam nas folhas e caules da cultura. Eles ficam amarelos devido à falta dessa substância. Várias vezes por temporada você pode adicionar uréia (uma colher em um balde de água) sob as raízes.O controle de ervas daninhas é realizado até que pelo menos 3 folhas se formem no caule.
Crescendo por meio de mudas
Na zona intermediária, o endro é semeado a partir de abril. Para cortar verduras mais rapidamente, você precisa usar um método de cultivo diferente. Cerca de um mês antes de passar para o campo aberto, a terra é despejada em caixas de madeira, onde são feitos sulcos a cada 2 cm, onde são semeadas as sementes. Eles são polvilhados com terra por cima, regados e cobertos com filme. Quando aparecem 5 folhas, as mudas são enviadas para o canteiro.
Cultivo de endro em casa
Mesmo que você não tenha uma dacha ou área suburbana, você sempre pode ter vegetação à mão. Para isso, diversas variedades de endro com diferentes períodos de maturação são semeadas em vaso ou recipiente. O recipiente é colocado no parapeito da janela e nos meses de verão - na varanda.
Os raios solares devem incidir sobre a planta por pelo menos 6 horas; em condições de pouca iluminação, instale uma lâmpada fluorescente; no inverno funciona o dia todo.
Sujeito à temperatura e umidade ideais do ar, à escolha correta das sementes e do solo em uma casa ou apartamento, ela cresce espesso aneto. Todos os dias a família poderá comer verduras aromáticas, ricas em vitaminas e microelementos.
Colheita
As variedades arbustivas são mais frequentemente cultivadas em estufas do que em terreno aberto. Se for verão, o endro fresco não ficará grosso. Quando o clima está favorável, formam-se brotos laterais nas axilas das folhas e o rendimento da colheita aumenta significativamente. A planta floresce no final do verão, o que permite cortar temperos suculentos e frescos durante toda a temporada.