As pelengas do Mar Negro são um peixe comum que pertence à família Tainha. Esses indivíduos podem viver em água salgada e doce. Eles são caracterizados por carnes de baixo teor calórico, compostas por 20% de proteínas de fácil digestão. Contém muitas vitaminas e minerais. Além disso, o produto contém ácidos graxos ômega-3. São antioxidantes naturais que têm um efeito benéfico no corpo humano.
Descrição do peixe
As pelengas do Mar Negro são caracterizadas por um corpo alongado que lembra um torpedo.Praticamente não apresenta protuberâncias na parte superior e inferior. O peixe é caracterizado por um nariz pontudo. As barbatanas e a cauda são de tamanho médio. O corpo é coberto por grandes escamas brilhantes, de cor rosada. Mais perto da parte de trás, suas bordas ficam mais escuras. A mandíbula superior dos indivíduos se projeta além da inferior. O peso dos peixes adultos chega a 1 quilo. Com grande quantidade de comida no reservatório, podem pesar 12 quilos.
Graças aos esforços dos ictiólogos, esses representantes da família Tainha vieram do Mar do Japão para outras bacias. Hoje, as pelengas são encontradas nos mares Azov e Negro. Eles são encontrados no Estreito de Kerch e nos rios Kuban.
Dependendo da sua área de distribuição, distinguem-se os seguintes tipos de rolamentos:
- Do Extremo Oriente;
- Kuban;
- Azov.
Os adultos capturados em locais diferentes diferem em peso. Com a chegada do outono, bandos de pelengas passam de corpos de água salgada para corpos de água doce. Nos rios vivem em buracos e depressões. Na primavera, os indivíduos migram de volta para a água salgada do mar.
Este peixe se alimenta em águas salobras - na costa dos mares e na foz dos rios. A atividade máxima de rolamento é observada do amanhecer às 10h. Após o qual começa um período de silêncio. Este peixe sai para caçar depois do pôr do sol. Em clima turbulento, as pelengas se aproximam do fundo e caem em estado de estupor. Na calmaria, os rebanhos voltam a se movimentar.
A principal dieta das pelengas é considerada o verme Nereis. No fundo ele procura algas e restos de peixes mortos. Além do lodo, a dieta desses indivíduos pode incluir gobies e espadilha.
Comparação com tainha
Pelengas são encontradas nos mesmos reservatórios da tainha. Portanto, é importante entender suas diferenças. A principal característica dos representantes desta família é a ausência de linha média nas laterais.Se falarmos das diferenças entre esses indivíduos, deve-se destacar que as pelengas são caracterizadas por escamas maiores e córnea dos olhos alaranjada. Além disso, a tainha costuma ter olhos azuis. Também há uma diferença de tamanho. Pelengas são geralmente maiores que seus parentes. Ao mesmo tempo, a tainha tem um sabor mais delicado.
Sobre carne de pelengas
As pelengas do Mar Negro e de Azov são um produto alimentar valioso. Este peixe tem uma carne tenra e suculenta, com um agradável tom leitoso. É caracterizado por um sabor adocicado. Portanto, o peixe é frequentemente utilizado na culinária. A carne de Pelengas não tem ossos, por isso é frequentemente incluída na alimentação infantil.
Conteúdo calórico
Pelengas é composto por 20% de proteína, que é totalmente absorvida pelo corpo humano. No verão, a carne de peixe contém muita gordura. Seu conteúdo chega a 8%. No verão, a proporção de ácidos graxos chega a 32%, enquanto no inverno esse valor não ultrapassa 17.
Há muito retinol na carne de pelengas. Este produto também é rico em vitaminas. Entre os minerais contém fósforo, ferro, magnésio, cálcio e potássio. Pela sua composição química, as pelengas são um antioxidante natural. Este produto tem um efeito benéfico na função cerebral. Além disso, tem um bom efeito no estado do coração e dos vasos sanguíneos. Quem come pelengas regularmente pode não ter medo de hipertensão, aterosclerose e câncer.
Se falamos do teor calórico deste peixe, é importante destacar que é considerado um produto dietético. Existem apenas 85 quilocalorias em 100 gramas de filé de peixe.
Recursos benéficos
Pelengas vive em água salgada e doce e traz grandes benefícios ao organismo. Com o uso regular deste produto, os seguintes efeitos podem ser alcançados:
- Prevenir doenças associadas a distúrbios do sistema imunológico e à formação de tumores malignos.
- Livre-se do excesso de peso. Este peixe possui carne magra e com poucas calorias, por isso pode ser incluído na dieta com segurança.
- Reduza o teor de colesterol prejudicial no sangue, restaure o metabolismo e estabilize a pressão arterial. Este efeito é conseguido devido à presença de ácidos ômega na composição. Esses componentes ajudam a evitar a formação de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos.
- Fortaleça o sistema imunológico e restaure a saúde após doenças graves ou intervenções cirúrgicas. A parte proteica do peixe inclui aminoácidos importantes, que tornam o produto muito nutritivo. Portanto, deve ser utilizado por crianças, atletas e pessoas com sistema imunológico debilitado.
- Melhorar o funcionamento do sistema músculo-esquelético e dos dentes. Isso se deve à saturação do corpo com minerais como cálcio e fósforo.
- Normalize o funcionamento da glândula tireóide. Isto é devido ao alto teor de iodo. Portanto, o produto é recomendado para uso por pessoas com doenças desse órgão.
- Normalize o funcionamento do sistema digestivo e reduza os níveis de glicose no sangue.
- Remova o excesso de líquido do corpo. Isso se deve ao fato do produto conter muito potássio. Além disso, ajuda a eliminar o inchaço e a saturar as células com oxigênio.
- Normalize o equilíbrio água-alcalino do corpo, fortaleça os ossos e o esmalte dos dentes. Tais propriedades dos rolamentos são devidas ao alto teor de fósforo.
O benefício deste peixe para as mulheres é aumentar a resistência do organismo ao estresse. Isso permite que você se livre da depressão e melhore seu humor. O ferro contido no produto ajuda a prevenir a anemia.O iodo, que faz parte das pelengas, estabiliza o funcionamento da glândula tireóide e repõe a falta de hormônios. Por ser um antioxidante natural, o produto tem um efeito benéfico no estado da pele e dos cabelos. Além disso, o peixe ajuda as mulheres a eliminar os sintomas da TPM.
A luz também é útil para os homens. O consumo sistemático deste peixe ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a normalizar os níveis de colesterol no sangue. Devido à presença de ácidos graxos e minerais no produto, ajuda a evitar o desenvolvimento de patologias cardíacas. Além disso, o filé de peixe pode resolver o problema da hipertensão e saturar o corpo com aminoácidos necessários ao desenvolvimento muscular.
Como o peixe contém muitos ácidos graxos e microelementos, é benéfico durante a gravidez. Este produto ajuda a garantir o desenvolvimento adequado do feto. Além disso, o peixe permite evitar a ocorrência de deficiência de vitaminas e anemia. Com sua ajuda é possível fortalecer as defesas do organismo.
Além disso, pelengas ajuda a enfrentar o problema da queda de cabelo e da deterioração da aparência da pele da mulher grávida. Porém, ao consumir este produto, é importante considerar que ele pode acumular substâncias tóxicas. Em quantidades mínimas, não representam uma ameaça à saúde da mulher, mas podem ter um impacto negativo no desenvolvimento do feto. Portanto, antes de comer este peixe, você deve consultar o seu médico. Durante a lactação, o produto não deve ser consumido até a criança completar 10 meses.
Devido ao alto teor de minerais e ácidos graxos, as pelengas são muito úteis para as crianças. No entanto, recomenda-se a introdução deste produto na alimentação da criança próximo dos um ano de idade. O tamanho da primeira porção não deve ultrapassar 10 gramas.Se falamos de sopa de peixe à base de pelengas, este prato não deve ser oferecido a crianças menores de 3 anos. O caldo pode conter substâncias perigosas que representam uma ameaça ao corpo da criança. Além disso, o intestino de uma criança pequena não consegue digerir um produto tão gorduroso. Antes de introduzir o peixe na dieta do seu bebê, consulte o seu médico.
Como as pelengas são consideradas um produto de baixa caloria, os pratos à base dela podem ser utilizados para emagrecer. Além disso, os frutos do mar contêm muitas substâncias valiosas, aminoácidos e vitaminas que ativam o processo de perda de peso. Isto é conseguido normalizando o funcionamento do trato digestivo. Esses pratos ajudam a repor as deficiências de vitaminas na dieta de uma pessoa que está de dieta.
Contra-indicações
Pelengas parece um produto totalmente seguro e praticamente sem contra-indicações. Somente aquelas pessoas que sofrem de intolerância individual aos frutos do mar devem evitá-lo. Durante a gravidez e lactação, você deve consultar o seu médico antes de usar este produto.
Como armazenar carne
Pelengas pode ser Don, Mar Negro, Azov. Independentemente do tipo de peixe, ele deve ser armazenado corretamente. Uma carcaça limpa de vísceras e escamas pode ser guardada na geladeira por até 2 dias. Neste caso, o sal é necessário como conservante. Os peixes devem ser mantidos em recipiente hermético.
No freezer, as pelengas podem reter suas propriedades por até seis meses. No entanto, não é necessário limpá-lo de escamas. Além disso, ajuda a proteger as fibras da destruição. Após o cozimento, esse peixe fica macio e suculento. Após o tratamento térmico, o produto deve ser consumido em até 2 horas. Se você colocar o prato na geladeira, ele permanecerá fresco por 2 dias.
Para garantir que o peixe não cause danos à saúde, ao escolhê-lo é necessário seguir algumas regras:
- Para comprar um produto fresco, recomenda-se dar preferência aos peixes vivos. Depois disso, deve ser devidamente congelado ou cozido em 2 horas.
- Ao comprar, preste atenção nas guelras. Eles devem ter uma tonalidade vermelha brilhante ou escura.
- Você definitivamente deveria sentir o cheiro do peixe. Se tiver um cheiro muito forte, é melhor recusar a compra.
- Preste atenção nos olhos dos peixes. Eles devem ser claros e transparentes. Se as pelengas tiverem olhos turvos, é melhor recusar tal compra.
- A aparência das escamas não é de pouca importância. Deve ser liso e brilhante.
- Ao comprar peixe, você pode tocá-lo com o dedo. O produto fresco não apresenta furo neste local.
- Ao cortar uma carcaça velha, a própria carne se separa dos ossos. É melhor não comer esse tipo de peixe.
É importante notar que os peixes do rio podem estar cobertos por uma pequena quantidade de muco. Este é um sinal completamente normal. No entanto, não deve ser um produto de frutos do mar.
Preparando-se para cozinhar
Muitas pessoas estão interessadas nas especificidades da preparação de peixes marinhos para cozinhar. Para evitar que as escamas se espalhem em direções diferentes durante a limpeza, a carcaça pode ser regada com água fervente dos dois lados. Neste caso, é importante não derramar o líquido muito rapidamente, mas também não ficar em um local específico. O fato é que as pelengas têm uma pele delicada que pode descascar rapidamente. O melhor é despejar água fervente sobre os peixes na pia.
Além disso, as carcaças de pelengas podem ser colocadas em um recipiente com água e limpas com as mãos ou com uma faca. Neste caso, a balança permanecerá no prato. Se não conseguir remover a película preta de dentro do peixe, você pode derramar água quente sobre ele.No entanto, você não deve usar água fervente. Então você precisa pegar uma faca ou um pano duro e remover o filme. Depois de concluir essas etapas, resta cortar o peixe limpo.
Receitas culinárias
O método mais popular de preparação de pelengas de rio ou mar é a fritura. Para este prato você precisará do seguinte:
- bifes de peixe preparados;
- farinha;
- óleo de girassol;
- sal.
Para cozinhar peixe, recomenda-se fazer o seguinte:
- Corte a carcaça. Neste caso, é necessário remover a umidade e as películas com papel toalha.
- Corte o peixe em pedaços de 4 centímetros de espessura.
- Misture a farinha com o sal.
- Enrole o peixe na mistura.
- Frite em óleo vegetal aquecido.
- Tampe a panela e deixe o prato por mais 2 minutos.
Uma excelente opção seria preparar pelengas em panela elétrica. Para fazer isso, você precisará do seguinte:
- carcaça de pelengas;
- sal;
- suco de limão;
- pimenta;
- farinha;
- óleo vegetal.
Para conseguir um prato saboroso e saudável, você precisa fazer o seguinte:
- Prepare pedaços de filé.
- Misture a farinha com sal e pimenta.
- Despeje o suco de limão sobre o peixe e leve à geladeira por 2 horas.
- Aqueça o óleo em uma panela elétrica.
- Defina o modo de fritar ou assar.
- Cozinhe o peixe por 20 minutos, depois vire do outro lado e deixe ao mesmo tempo.
Você pode cozinhar bifes marinados na grelha. Para fazer isso, você precisará do seguinte:
- bifes de pelengas;
- Suco de laranja;
- gengibre fresco;
- sal;
- pimenta;
- ervas;
- alho;
- óleo vegetal.
Para cozinhar peixe, você precisa fazer o seguinte:
- Para preparar o molho, misture o suco de laranja com azeite, temperos e ervas.
- Adicione o gengibre picado e o alho picado.
- Despeje o molho sobre o peixe e leve à geladeira por 1,5 horas.
- Retire as pelengas da marinada e frite na grelha por 8 minutos de cada lado.
O peixe pode ser assado no forno. Graças a isso você poderá obter um prato saboroso e saudável. Para isso, recomenda-se levar os seguintes produtos:
- 900 gramas de peixe;
- 200 mililitros de creme;
- 300 gramas de champignon fresco;
- especiarias.
Para preparar o prato, recomenda-se fazer o seguinte:
- Marinar o produto numa mistura de pimenta, sal e temperos de peixe e deixar repousar 1 hora.
- Lave os cogumelos e prepare envelopes de papel alumínio.
- Coloque 50 gramas de cogumelos em cada um deles e salgue um pouco.
- Coloque os pedaços de peixe por cima e despeje 1 colher de sopa de creme.
- Embrulhe bem os envelopes e coloque-os em uma assadeira. Essa quantidade de ingredientes deve perfazer 6 envelopes.
- Leve os pedaços ao forno pré-aquecido a 180 graus e leve ao forno por meia hora.
Fatos interessantes
Pelengas é considerado um peixe bastante interessante, com muitos fatos interessantes associados a ele:
- Ao se deslocarem em busca de alimento, as pelengas muitas vezes saltam da água. Se o bando avistar um barco ou barco, ele mudará de direção para se afastar o mais longe possível do perigo.
- Os adultos são tão ativos e fortes que durante a pesca comercial podem pular uma rede para o mar.
- Pelengas adapta-se rapidamente às novas condições. Durante os primeiros anos após o estabelecimento nos mares Negro e Azov, apenas indivíduos isolados pesando até 2 quilos foram encontrados lá. Na década de oitenta, sua população aumentou significativamente. Na década de noventa, as pelengas tornaram-se uma espécie comercial.
- A quantidade máxima de gordura está contida nos peixes capturados no final do verão ou início do outono.
As pelengas do Mar Negro são um peixe popular e com uma população significativa. Esses indivíduos se distinguem por sua carne valiosa, que contém muitos componentes úteis. Graças ao uso regular deste produto, cada pessoa pode melhorar significativamente a sua saúde.