Como manter o alecrim fresco em casa durante o inverno

O alecrim é um tempero versátil usado para fins culinários e medicinais. Os galhos, flores e folhas da planta são usados ​​para cozinhar carne, peixe, frutos do mar e vegetais. Os verdes são caracterizados por um cheiro a pinho e um sabor moderadamente picante. Os óleos essenciais contidos no alecrim permitem a sua utilização para fins medicinais na preparação de decocções e chás. Como as verduras não podem ser armazenadas frescas por muito tempo, vejamos como conservar o alecrim sem perder suas substâncias benéficas.


Como escolher um bom alecrim?

A maioria das donas de casa cultiva a planta no parapeito da janela. Neste caso, as verduras são colhidas antes da floração, pois é neste período que contêm a quantidade máxima de nutrientes. Para armazenamento, escolha os brotos mais suculentos, com até 20 cm de comprimento.

As inflorescências são utilizadas para chás e tinturas. Após a coleta, devem ser imediatamente enviados para secar, caso contrário murcharão e perderão o aroma e as propriedades benéficas.

Na hora de comprar temperos frescos, é importante prestar atenção ao seu aspecto. As folhas devem ter um leve tom azulado e devem aderir bem aos galhos. Se as folhas estiverem murchas ou com manchas pretas ou amareladas, você não deve comprá-las.

Ao comprar temperos secos, preste atenção antes de mais nada ao prazo de validade. Não são mais de 6 meses a partir da data da embalagem.

O melhor é comprar alecrim embalado no verão.

O tempero não deve conter ingredientes adicionais:

  • sal;
  • pimenta;
  • conservantes e outros aditivos.

Como guardar o alecrim fresco para o inverno?

Os temperos frescos podem ser guardados na geladeira e em temperatura ambiente. Recomenda-se lavar o tempero imediatamente antes de usar.

raminho de alecrim

Para guardar na geladeira, as verduras são embrulhadas em papel manteiga e a embalagem com as ervas é umedecida com borrifador até que o papel fique completamente saturado de água. Em seguida, o tempero é colocado em um saco plástico e guardado na geladeira.

O segundo método envolve armazenar verduras em um recipiente com água. Use uma faca para cortar as pontas da grama, coloque o cacho em um recipiente com água fria e cubra a parte superior com um saco plástico. Usando uma toalha de papel, limpe as folhas regularmente para remover a umidade acumulada. A cada poucos dias a água é trocada por água doce.

Observação! As condições ideais de armazenamento para o alecrim são temperatura não superior a 5 graus e alta umidade. Para garantir que o tempero dure o máximo possível, é verificado regularmente se há folhas e galhos estragados.

Secando a planta

Para armazenamento a longo prazo e uso de verduras no inverno, elas são secas. Isso é feito de diversas maneiras, cada uma com suas vantagens.

alecrim seco

No ar

O melhor é secar a planta em local bem ventilado e escuro. Você pode colocar o tempero sob toldos na rua.

É importante evitar a exposição do alecrim à luz solar, caso contrário a cor e a maior parte das substâncias benéficas não serão preservadas.

Inicialmente, as verduras são separadas, descartando-se as folhas estragadas. Em seguida, o alecrim selecionado é colocado sobre papel grosso ou pano e virado diariamente. Você pode secar folhas individuais ou pequenos cachos. No segundo caso, ficam pendurados de cabeça para baixo no sótão.

raminho de alecrim

 

Após 1,5–2 semanas de secagem, o alecrim estará pronto para uso.

Na secadora para legumes e frutas

Muitos jardineiros compram secadores elétricos especiais para secar rapidamente as verduras. Para isso, os ramos das plantas são cortados em pequenos pedaços, de cerca de 5 cm, e depois dispostos em grelhas.

A temperatura de secagem não deve ultrapassar 40 graus, caso contrário a planta perderá a maior parte dos nutrientes.

As inflorescências secam de forma semelhante, mas 2 vezes mais rápido.

No forno

Como é difícil controlar a temperatura do forno, secar bem o alecrim desta forma não é fácil. Mas na ausência de um secador especial, o forno é utilizado para esses fins, regulando-o para o calor mínimo.

alecrim em protvina

A porta do forno fica ligeiramente aberta e a assadeira com alecrim é colocada na prateleira de cima. As verduras demoram cerca de 4 horas para secar.

Outras maneiras de colher alecrim

Os métodos acima para armazenar verduras estão longe de ser os únicos. Os amantes do alecrim estão constantemente inventando novas maneiras de prepará-lo e compartilhando suas receitas com outras pessoas.

Congelando em óleo

Este método envolve o uso de recipientes de azeite e gelo. Primeiro, os raminhos de alecrim devem ser lavados e depois cortados em pequenos pedaços. Disponha-os entre os moldes, deixando um pouco de espaço em cada célula. Depois de todas as células estarem cheias de verduras, elas são recheadas com azeite e colocadas no congelador. Desta forma, as verduras podem ser armazenadas durante todo o inverno. Remova os cubos conforme necessário.

óleo e ervas

Muitas donas de casa congelam o tempero sem azeite. Coloque os galhos em recipientes plásticos e retire-os conforme necessário.

Colar

Este método de armazenamento é apreciado há muito tempo pelos gourmets. A única coisa é que envolve a adição de ingredientes adicionais.

  1. Coloque 200 g de alecrim no liquidificador.
  2. Adicione as raspas de limão.
  3. Alguns dentes de alho.
  4. Gengibre e outros ingredientes ou ervas, dependendo das preferências de gosto.
  5. Tudo isso é regado com um copo de azeite e triturado.

alecrim no liquidificador

 

A mistura finalizada é colocada em potes de vidro e armazenada no freezer. Use a pasta para temperar vários pratos, adicionando 1 a 2 colheres de chá.

Vácuo

Em condições de colheita doméstica, são frequentemente utilizadas máquinas de vácuo especiais. Esta é a maneira mais conveniente de armazenar verduras. Para isso, basta acondicionar os galhos da planta em pequenos sacos a vácuo e colocá-los na geladeira.Muitas donas de casa preferem misturar e armazenar o alecrim com outras ervas. Na geladeira, as verduras seladas a vácuo duram até 2 meses. Para um armazenamento mais longo, os sacos são colocados no freezer.

Existe outra forma interessante de obter o aroma e sabor do alecrim em pratos preparados. Vários raminhos de verdura são colocados em uma garrafa com óleo de girassol ou vinagre. Após 1,5–2 semanas, os líquidos adquirirão um aroma picante característico.

Assim, você pode preparar o alecrim para o inverno de várias maneiras. Todos podem escolher o mais adequado para si. O principal é seguir todas as recomendações. O alecrim congelado não deve ser congelado novamente. Portanto, o tempero é retirado estritamente nas porções necessárias para o cozimento.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim