O alecrim tornou-se difundido em todo o mundo devido aos óleos essenciais aromáticos e medicinais que contém. O Mediterrâneo é considerado sua pátria.
Tornou-se popular entre os jardineiros russos cultivar arbustos em lotes. É caprichoso e amante do calor, por isso muitas vezes não cria raízes. O método de propagação do alecrim por estacas é o mais racional, pois a planta se desenvolve e ganha força mais rapidamente.
Características do cultivo de alecrim a partir de mudas
Uma das maravilhosas propriedades da planta é a liberação de substâncias essenciais que podem refrescar o ar do ambiente e livrá-lo de patógenos. Será uma vantagem se você cultivar alecrim em casa em vasos e colocá-los nos quartos e quartos das crianças.
Nas regiões sul, os arbustos podem ser propagados em qualquer época, exceto no inverno. Jardineiros em áreas com clima temperado em casa são aconselhados a selecionar galhos e preparar mudas na primavera (final de março, início de abril), e em maio e junho replantá-los no solo do local.
Atenção! As mudas de alecrim são as pontas dos caules do arbusto. Devem ser cortados de plantas maduras ou adquiridos em lojas especializadas ou no mercado. A principal coisa a lembrar é que apenas as fotos principais são tiradas.
Preparação de estacas
Muitos jardineiros cometem um erro comum ao cultivar alecrim com mudas. Eles não permitem que as mudas demorem um certo tempo para formar raízes e plantá-las diretamente no solo. Como resultado, as mudas não criam raízes e morrem.
Para evitar problemas, você deve seguir as seguintes regras:
- Prepare um vaso para a planta e o solo (você pode retirar o substrato no armazém). Se você mesmo preparar o solo, precisará misturar terra preta, turfa, areia e húmus.
- Coloque pequenas pedras no fundo do recipiente, adicione terra e umedeça.
- Faça pequenos buracos e enterre as mudas com 3 a 4 cm de profundidade, certifique-se de arrancar as folhas de baixo e regar novamente o solo.
- Coloque o recipiente com as mudas em uma janela quente e ensolarada por 1-1,5 meses.
Atenção! O alecrim deve ser regado pelo menos quatro vezes a cada sete dias e a água não deve ficar estagnada na panela. Deve ser drenado se estiver coletado em um pires.
- Remova as mudas de alecrim e transplante-as para uma área aberta.
Uma boa maneira de enraizar galhos de plantas é colocá-los em potes com água. Deve ser atualizado a cada 3 dias. É importante fornecer luz e calor aos ramos.
O alecrim é muito sensível ao tipo de solo. Não tolera solos alcalinos, argilosos e pesados. Para que a planta fique bem, é recomendável soltar o solo, isso não vai deixar a água permanecer. O arbusto não gosta de tempo seco e a rega excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes.
Datas de desembarque
Na Rússia central, é possível cultivar alecrim em um terreno se, durante o plantio, a temperatura do solo estiver entre +5–10 graus. Nas regiões Norte, recomenda-se o transplante da planta para estufas e conservatórios, pois o clima não permite um bom desenvolvimento. Os jardineiros das regiões centrais podem começar a cultivar arbustos a partir da terceira década de abril.
O alecrim pode morrer se for cultivado em condições geladas, quando as temperaturas chegam a -5 graus. O arbusto cresce bem durante todo o ano no calor, portanto, no outono e no inverno, as plantas devem ser movidas para salas onde o ar deve ser aquecido a mais 5–15 graus.
Escolhendo um local de pouso
O alecrim é muito sensível às condições externas e não tolera oscilações de temperatura e frio. O melhor local para cultivar é uma área ensolarada e protegida dos ventos. Os lados sul e leste das hortas têm a maior prioridade para a planta.
O arbusto adora solos levemente arenosos, não ácidos e bem drenados, pois permitem perfeitamente a passagem da água sem retê-la.Além disso, sua frouxidão permite que o sistema radicular fique saturado de oxigênio.
Se predominar solo ácido na área, deve-se aplicar calagem. Para evitar o excesso de umidade do solo, a drenagem deve ser colocada no fundo da cova de plantio. É comprado principalmente em lojas ou são usados seixos grandes e tijolos quebrados.
Pousar
Para plantar alecrim em terreno aberto, primeiro você precisa enraizar e cultivar mudas em vasos ou caixas. Só então as plantas são transferidas para os canteiros. É importante manter uma distância de 1 metro entre os arbustos.
Antes do plantio, é preparada uma mistura especial que ajudará o alecrim a enraizar-se bem no solo. Para fazer isso, pegue areia de rio, solo frondoso e turfa em partes iguais e 1 colher de sopa. eu. giz triturado por 1 kg da mistura resultante.
As plantas são dragadas até as folhas lobadas, regadas e cobertas com polietileno. Ele não é removido antes de uma semana depois. Isso é necessário para que o alecrim crie raízes com tranquilidade.
Muitas vezes, o alecrim adulto pode ter caules nus. Neste caso, é necessário aparar os rebentos inferiores. O procedimento é realizado uma vez a cada 7 anos.
Você pode colher arbustos 3 anos após o plantio, quando as plantas estão florescendo. Os ramos perfumados devem ser cortados junto com as flores.
Cuidado de alecrim
Alecrim tem crescimento lento. Para seu desenvolvimento estável, é necessário deixar um número suficiente de folhas. Quando o arbusto de galho atinge um tamanho grande e suas raízes enchem o vaso, ele deve ser replantado. Normalmente, as plantas que crescem em recipientes crescem até 90 cm e cada vez são movidas para caixas maiores.
Para evitar que o alecrim fique muito grosso, não deve ser cortado com muita frequência. Os botânicos recomendam fazer isso de junho a julho, imediatamente após a floração.
Pragas e doenças
A planta tem propriedades antibacterianas. Mas esta propriedade maravilhosa não o protege de doenças. Se você cuidar do arbusto incorretamente, surgirão os seguintes problemas:
- Folhas caídas indicam excesso de luz solar.
- A folhagem amarela indica falta de umidade.
- A ausência de aroma característico, ao contrário, indica que a planta é regada com muita frequência.
É fácil evitar os desvios acima. Basta criar as condições ideais para que o alecrim se sinta bem.
A coisa mais difícil no cuidado de uma planta é o controle de pragas. Na maioria das vezes é atacado por pulgões e moscas brancas. Para destruição, é mais racional usar desinfetantes.
Se o alecrim for cultivado em casa, os insetos serão controlados ensaboando o arbusto. Em seguida, toda a espuma é lavada com um banho. Ao mesmo tempo, é importante não esquecer de proteger a sujeira do sabão.
A planta pode ser afetada pelo míldio. Para evitar seu aparecimento, é necessário monitorar a umidade do ar do ambiente e do solo do recipiente. Durante os meses de inverno, recomenda-se o uso de ventilador, pois ajuda a circular melhor o ar no ambiente.
Cultivo de alecrim no terreno e no parapeito da janela de casa não requer muito esforço. É necessário cuidar dos arbustos e proporcionar condições ótimas para um bom crescimento. Percebeu-se que a imunidade das plantas enfraquece no inverno, mais atenção deve ser dada a elas nesta época.