Jardineiros de diversas regiões plantam e cuidam do alecrim em campo aberto. Há muito tempo que ninguém considera esta planta exótica: ela cresce em canteiros, em estufas e nos peitoris das janelas dos apartamentos da cidade.
- Alecrim: descrição da planta
- Que tipo de alecrim está à venda?
- Escolhendo o melhor lugar para pousar
- Colocação de casa
- Aterrissando na dacha
- Na estufa
- Plantar em terreno aberto
- Como preparar o terreno
- Como plantar uma planta corretamente
- Quando semear
- Quando plantar mudas
- Condições necessárias para um bom crescimento em terreno aberto
- Iluminação e temperatura
- Como regar
- Afrouxamento, capina e fertilização
- Como aparar
- Como cobrir
- Propagação de plantas
- Como dividir um arbusto corretamente
- Como tirar mudas
- Como enraizar na água
- Como enraizar no solo
- Como fazer camadas
- Como obter mudas sem podar
- Como propagar por sementes
- Como preparar alecrim para o inverno
- Pragas e doenças
- Onde o alecrim é usado?
O nativo do Mediterrâneo atrai veranistas pelo seu aroma e aparência original. O alecrim é usado na culinária, aromaterapia, cosmetologia e perfumaria. A medicina tradicional oferece receitas suficientes à base da planta aromática picante. É bom ter sempre à mão um produto fresco e saudável.
É possível cultivar um arbusto no campo se as exigências da planta forem atendidas. Ele irá decorar qualquer canteiro de flores ou escorregador alpino. Os fitoncidas que ele libera melhorarão a saúde do ar. E como recompensa, o jardineiro receberá o tempero mais fresco para carne ou peixe: o cardápio campestre ficará mais variado.
Alecrim: descrição da planta
É difícil confundir um morador do Mediterrâneo com outra planta:
- Este arbusto mediterrâneo tem folhas perenes e coriáceas. Sua cor varia do verde ao prateado. A forma é alongada com ponta afiada.
- A altura da planta em condições naturais (em casa) chega a 2 m, os jardineiros raramente conseguem cultivar alecrim acima de 1 m, normalmente atinge 50-60 cm.
- Na primavera, o alecrim encanta com o aparecimento de flores em tons de branco, lilás, rosa ou roxo. Mas quando cultivado artificialmente, o arbusto agrada pela sua beleza apenas com os devidos cuidados.
- O aroma da planta é multicomponente: lembra simultaneamente o cheiro de eucalipto, cânfora, pinho, lavanda e frutas cítricas. Os fitoncidas liberados refrescam e melhoram a saúde do ar. Quanto maior a área ocupada pelas plantações, mais saudável será o ambiente da dacha. Mas o alecrim revela plenamente todas as suas notas se as regras de cultivo forem seguidas.
- As características do alecrim são o teor de vitaminas (40% da norma diária C, A) e ácido fólico.Isso torna a planta não só saborosa, mas também saudável.
A chave para o sucesso do cultivo do alecrim no país é a tecnologia agrícola competente. Se seguido, o alecrim irá deliciar-se com o seu aroma invulgar e aspecto agradável.
Que tipo de alecrim está à venda?
Lojas especializadas oferecem variedades de alecrim aos jardineiros:
- Semko, Ternura, Vishnyakovsky, Rosinka (desenvolvido por criadores russos);
- Severn Sea (cresce até meio metro no máximo);
- Prostpatus (brotos espalhados pelo chão, altura do tapete 15 cm);
- Roseus (distinguido pelas flores tingidas de rosa);
- Albiflorus (decorado com flores brancas).
As variedades estrangeiras são particularmente decorativas.
Escolhendo o melhor lugar para pousar
O alecrim é nativo do Mediterrâneo. Para cultivá-lo em outras regiões, deve-se criar condições o mais próximas possível das nativas. É preciso cuidar do plantio com antecedência: só assim o jardineiro obterá o resultado desejado.
Colocação de casa
Os “jardineiros urbanos” também cultivam alecrim com sucesso. Em casa é possível criar condições adequadas:
- coloque o alecrim no parapeito da janela sul, sudoeste ou sudeste (se não houver, um ocidental ou oriental servirá);
- o arbusto requer iluminação adicional (uma lâmpada agrícola é adequada);
- para garantir a umidade do ar necessária, recomenda-se colocar uma camada de argila expandida com 2 a 3 cm de espessura sobre a terra do vaso (quando umedecido, a água evapora e o ar ao redor do alecrim fica confortável);
- As raízes da planta precisam de acesso ao ar: o alecrim deve ser plantado em recipiente de barro;
- o arbusto deve ser replantado uma vez por ano (o vaso deve ser 2/3 maior que o anterior);
- um hóspede do Mediterrâneo tem medo de correntes de ar: ao ventilar é necessário protegê-lo com uma tela de plástico.
Se todas as regras forem seguidas, a planta irá deliciar o jardineiro com seu aroma e flores originais. Mas os britânicos afirmam que apenas os bons proprietários cultivam alecrim em casa.
Aterrissando na dacha
Antes de plantar no local, o jardineiro deve realizar os trabalhos preparatórios. Em sua terra natal, o alecrim é uma planta despretensiosa. Mas em regiões com diferentes condições climáticas, é necessária uma preparação cuidadosa. O arbusto fica ótimo no local:
- o mais ensolarado e quente;
- protegido dos ventos frios do norte;
- com águas subterrâneas profundas;
- com solos alcalinos e leves.
A colocação no lado sul da casa é ideal. A parede protegerá o alecrim dos ventos do norte. Aquece durante o dia e emite calor para a planta à noite.
Alecrim não tolera sombra. Quando não há luz suficiente, ela murcha e perde as folhas.
Em áreas inundadas, a drenagem deve ser despejada na cova de plantio. Pedra britada, tijolo vermelho quebrado, cascalho e argila expandida são adequados. Espessura da camada - 5-10 cm.
O alecrim colocado no jardim não tolera ervas daninhas na vizinhança: o solo ao seu redor deve estar limpo. Nos verões secos, é permitida a cobertura do solo com uma camada de 5 a 7 cm.
Caso os solos não atendam às características exigidas, é necessário realizar estruturação no local de plantio pretendido.
Na estufa
Alguns jardineiros têm espaço suficiente para colocar a planta em uma estufa. Em regiões com climas rigorosos, os jardineiros tentam cultivar alecrim em estufas aquecidas. Se as regras de cultivo forem seguidas, os residentes de verão terão ervas picantes em suas fazendas durante todo o ano. Alguns vendem brotos cortados: a procura pelo tempero exótico é grande.
O que a planta precisa:
- solos calcários leves misturados com brita;
- ausência de ervas daninhas ou plantas cultivadas vizinhas;
- ar úmido e quente;
- ausência de rascunhos;
- a temperatura no verão é de 25 a 26 graus Celsius, no inverno de 5 a 15;
- horário de verão 16-18 horas.
Os residentes de verão costumam plantar alecrim em uma sala sem aquecimento. Neste caso, a planta está pronta para o corte 2 a 3 meses antes do plantio externo. O arbusto deve ser deixado nessa estufa durante o inverno apenas durante invernos relativamente quentes: a temperatura não deve cair abaixo de zero. Caso contrário, o convidado do sul morrerá congelado.
Plantar em terreno aberto
Os sulistas precisam ser plantados em canteiros depois que as geadas de retorno passarem. Quando a temperatura cai para 5 graus, o alecrim para de crescer. Se o termômetro mostrar 0, ele morrerá.
O solo deve aquecer bem. Para agilizar, é recomendável cobrir o local pretendido com filme por 5 a 7 dias. Com este método de preparação, a terra ficará quente e a umidade será completamente retida.
As plantações devem ser cobertas com dupla camada de lutrasil branco. Isso irá protegê-los das queimaduras solares e do frio noturno. Na ausência de material não tecido, recomenda-se a utilização de qualquer tecido de cor clara e filme perfurado.
Quando chega o tempo quente (15-20 graus), o abrigo deve ser removido. É possível cultivar alecrim em campo aberto se criar condições confortáveis para a planta.
Como preparar o terreno
O morador do Mediterrâneo prefere solo alcalino leve, permeável à umidade. A pedra britada é obrigatória. A área de plantio deve ser preparada com antecedência:
- faça um teste de acidez com papel tornassol: o solo ácido precisa de calagem;
- solo pesado deve ser lixado (um balde por 1 m quadrado);
- cave bem, remova as ervas daninhas;
- adicionar brita (1 kg por m quadrado);
- adicionar fertilizantes de fósforo e potássio;
- O alecrim deve ser plantado após o aquecimento do solo.
O solo devidamente preparado fornecerá ao jardineiro plantas saudáveis com brotos perfumados.
Como plantar uma planta corretamente
Os jardineiros cultivam alecrim de duas maneiras:
- de sementes;
- estacas de uma planta adulta.
Cada método tem seus apoiadores.
Quando semear
As sementes não são plantadas em terreno aberto. Eles são plantados em casa e os arbustos jovens são colocados em local permanente. Para o plantio em campo aberto, deve-se semear 2 a 3 meses antes do esperado enchimento da crista.
Recomenda-se pré-germinar o material de plantio. Para isso, coloque cuidadosamente as sementes sobre um pano úmido. Requer pulverização constante de um borrifador.
Após a bicagem, as sementes devem ser colocadas em um recipiente sobre a superfície do solo preparado e levemente polvilhadas por cima.
Quando plantar mudas
Ao plantar mudas, use estacas pré-enraizadas ou recém-cortadas. Para tanto, utilizam-se brotos de um a dois anos com 10-15 cm de comprimento.
Devem ser cortadas na primavera (março a maio). Corte a parte superior em ângulo reto e a parte inferior em ângulo de 45 graus. Mergulhe o corte inferior em qualquer estimulador de formação de raízes. Cole os brotos em solo úmido ou coloque-os na água. Organize uma estufa no topo. As plantas não devem ser expostas à luz solar direta.
Com este método, as mudas criam raízes em uma semana.
Condições necessárias para um bom crescimento em terreno aberto
O cultivo bem-sucedido do alecrim exige que o jardineiro crie um ambiente confortável.
Iluminação e temperatura
O arbusto prefere uma boa iluminação. Um longo dia ensolarado é o que ele precisa. A temperatura confortável é de 18 a 25 graus Celsius. Mas mesmo em níveis mais baixos (positivos) ou elevados, desenvolve-se suficientemente.O arbusto ficará feliz em um clima quente com chuvas moderadas.
Como regar
O arbusto é capaz de resistir a um curto período de seca. Mas a qualidade dos brotos cortados diminui. O jardineiro não deve permitir situações extremas. O alecrim precisa ser regado à medida que o solo por baixo seca. É importante evitar a estagnação da água e o encharcamento do solo.
Afrouxamento, capina e fertilização
Rosemary adora livre acesso de ar às raízes. Portanto, você deve afrouxar regularmente o solo sob os arbustos. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas são removidas: elas esgotam o solo e sombreiam a planta.
Para alimentação, recomenda-se o uso de fertilizante mineral complexo. Frequência de aplicação: uma vez por mês. É necessário alimentar o arbusto após o corte dos brotos.
Como aparar
Recomenda-se podar o alecrim para rejuvenescimento uma vez a cada 8 anos. A poda é feita ao nível do solo. Após o procedimento, os rebentos crescem.
Mas existe outro tipo - a poda formativa. É produzido anualmente na primavera. Desta forma, os jardineiros dão à planta a forma desejada.
Como cobrir
Não é necessário cobrir o alecrim em regiões com invernos quentes. Mas onde houver temperaturas ligeiramente negativas, a planta deve ser coberta com material não tecido branco.
Em áreas frias, é recomendável transplantar o arbusto para um vaso e mandá-lo para casa durante o inverno.
Propagação de plantas
O arbusto é fácil de propagar. Os jardineiros usam os seguintes métodos:
- estacas;
- camadas;
- plantar sementes;
- dividindo o mato.
Os jardineiros costumam querer plantar alecrim. Começa a busca por material de plantio. O que fazer se não houver sementes à venda? A solução é simples: compre o tempero na seção verde do supermercado. Pode ser usado para estacas. É importante garantir que os ramos pareçam frescos.
Como dividir um arbusto corretamente
O arbusto deve ser dividido após 7 a 8 anos de vida no jardim. Um arbusto adulto é desenterrado e cortado em pedaços com uma pá. As partes superiores (terrestres) são cortadas e transplantadas para um novo local. Para melhor sobrevivência, a operação deve ser realizada no início da primavera (assim que o tempo permitir). É assim que você pode plantar alecrim que cresce constantemente em campo aberto. A vantagem do método: um hóspede do Mediterrâneo fica perfeitamente rejuvenescido com esta separação.
Como tirar mudas
A planta é facilmente propagada por estacas. Os rebentos do primeiro ou segundo ano devem estar enraizados. A operação pode ser realizada no início da primavera (em casa) ou em junho (na dacha). Os brotos cortados por baixo são limpos de folhas. O corte inferior é mergulhado em estimulador de crescimento radicular e o corte superior em parafina derretida.
Como enraizar na água
5 mm de água da chuva são despejados em um recipiente de material opaco. As mudas são colocadas em um líquido e um saco plástico perfurado é amarrado por cima. A embarcação é colocada em local iluminado, mas protegido da luz solar direta. Com este método, os ramos darão raízes em 2 a 3 semanas. Os rebentos não lignificados criam raízes mais rapidamente.
Como enraizar no solo
O jardineiro deve alocar um canteiro. Como proceder:
- escolha o local mais quente do jardim;
- soltar o solo;
- cole os galhos em um ângulo de 45 graus a uma distância de 5 a 6 cm um do outro;
- instalar arcos;
- material não tecido branco elástico de alta densidade (20 g/m² e acima);
- pressione o abrigo no chão e prenda-o.
A seguir, resta monitorar a umidade do solo: assim que secar, umedeça-o com cuidado. Quando as folhas novas começam a aparecer, as mudas estão prontas para serem plantadas nos canteiros. O método permite que os ramos criem raízes em 3-4 semanas.
Como fazer camadas
A propagação do alecrim por camadas não causa dificuldades mesmo para jardineiros inexperientes.Em maio-junho, o rebento do 2º ano é ligeiramente cortado e ligeiramente afastado no local do corte. Em seguida, são mergulhados em um formador de raízes, fixados no solo e polvilhados com terra por cima. O topo do galho é cortado. Isso é necessário para que a planta possa desenvolver melhor seu sistema radicular. As mudas são umedecidas regularmente durante 3 meses. Na próxima primavera, o broto enraizado estará pronto.
Como obter mudas sem podar
Os jardineiros estão familiarizados com uma maneira engenhosa de obter mudas enraizadas sem poda:
- escolha um broto de 1º ou 2º ano com 15-20 cm de comprimento;
- cortar a parte superior (para formação intensiva de raízes);
- limpe as folhas de 5 a 7 cm no meio;
- Faça um saquinho de filme com furos e amarre no fundo do caule descascado;
- preencha o filme com esfagno úmido ou turfa neutra;
- amarre o saco frouxamente em cima da haste descascada.
Em seguida, o jardineiro precisa garantir que o conteúdo do envelope seja umedecido regularmente. Assim que aparecerem raízes brancas, o broto está pronto para ser plantado em local permanente.
Como propagar por sementes
Este método é adequado para obter variedades raras de material. O método é bastante trabalhoso. Como proceder:
- verifique a germinação das sementes na água (as vazias flutuarão, as cheias afundarão);
- mergulhe-os em suco de aloe vera ou humato de potássio por 6-8 horas;
- espalhar na superfície do solo;
- umedeça um pouco e polvilhe areia por cima;
- cubra a parte superior com um filme furado;
- coloque em local aquecido (22-25 graus Celsius).
As sementes germinarão apenas em um mês. Todo esse tempo, o jardineiro deve monitorar a umidade do solo e retirar a condensação do filme. Assim que aparecerem as folhas, a tampa deve ser retirada.É hora de colocar o recipiente no parapeito da janela mais claro ou levá-lo para uma estufa aquecida.
Como preparar alecrim para o inverno
Em regiões com invernos frios, transplantar para um vaso e transferi-lo para um apartamento ajudará a preservar a planta.
Em áreas de clima quente, recomenda-se podar o alecrim no outono, alimentá-lo e cobri-lo com material não tecido.
Pragas e doenças
A especiaria é ameaçada por ácaros. Isso ocorre durante períodos de seca ou rega inadequada.
Plantas perfumadas são facilmente consumidas por cochonilhas. Para se proteger contra essas pragas, é recomendável manter elevada umidade do ar no entorno das plantações.
Se houver excesso de umidade, a planta fica coberta de mofo. A violação das condições de cultivo leva a uma deterioração nas qualidades de consumo das mudas.
Onde o alecrim é usado?
O aroma da especiaria e sua composição química explicam seu uso em diversos campos. No mundo culinário da Itália, Espanha e França, é impossível preparar pratos de cordeiro sem galhos. O tempero acompanha bem peixes e frutos do mar.
O efeito medicinal é utilizado no tratamento de doenças bacterianas e virais. Gargarejo ajuda a eliminar a dor de garganta. Inalações frias da infusão da planta são úteis para coriza. Plantada em canteiro, melhora a saúde do ar.