O alecrim é um arbusto perene com um aroma adocicado distinto. A vegetação cresce selvagem na costa do Mediterrâneo e muitas vezes é plantada artificialmente em jardins e casas de campo. O cultivo de alecrim em terreno aberto na Rússia central tornou-se difundido devido às suas propriedades decorativas e versatilidade de uso.
Especificidades do cultivo de alecrim na Rússia central
Existem vários tipos de alecrim que são cultivados para fins ornamentais ou para uso como tempero. Variedades comuns de alecrim são adequadas para plantio na Rússia central. Esta variedade é fácil de cuidar e possui vegetação densa.
A principal característica do plantio de uma planta na Rússia central é que é impossível realizar um cuidado integral com o alecrim sem seguir as regras básicas de proteção contra geadas.. Para proteger os arbustos no inverno, é melhor desenterrá-los e transplantá-los para um recipiente separado durante as geadas. O arbusto deve ser armazenado no inverno em ambiente iluminado e aquecido com temperatura superior a 15 graus.
Se não for possível expor demais a planta, corte a vegetação e isole as raízes com cobertura morta de serragem ou folhas secas. No topo você também pode construir uma cúpula de galhos de pinheiro, que manterá a temperatura da terra.
Alecrim: métodos de cultivo
Os arbustos de alecrim podem ser cultivados de várias maneiras - estacas, divisão, estratificação ou sementes. A propagação por estacas é comum entre muitos jardineiros devido às grandes chances de germinação do arbusto. Dividir arbustos é uma técnica mais complexa e é usada para plantas cultivadas em casa.
O cultivo por estratificação e sementes só é adequado para plantio em terreno aberto. Com semeadura e cuidados adequados, os primeiros brotos aparecem dentro de 1,5–2 meses.
Semeando sementes
A propagação por sementes é a forma mais prática e conveniente. Antes de começar a semear, é necessário preparar as sementes mergulhando-as em água morna por várias horas. As sementes embebidas são colocadas em um recipiente separado a uma profundidade de 3–4 mm.Para um crescimento adequado, o solo deve ser pré-umedecido.
O recipiente de sementes deve ficar em local aquecido e com temperatura média em torno de 25 graus. Recomenda-se pulverizar a superfície do solo periodicamente para evitar o ressecamento. Os primeiros brotos germinam após 40–60 dias. O alecrim pode ser plantado em local permanente depois que os arbustos atingirem mais de 6 cm de altura.
Enraizando estacas
As estacas da planta são realizadas no outono. A época mais adequada é considerada final de setembro - início de outubro. Para o plantio, pequenos galhos são cortados e cortados em estacas. O comprimento de cada estaca deve ser de cerca de 10 cm e ter 3-4 entrenós.
Antes de plantar, é necessário retirar todas as folhas das mudas, tratá-las com um estimulador de formação de raízes e plantá-las em um recipiente com solo nutritivo.
Após o enraizamento das mudas, é necessário monitorar regularmente a umidade, pulverizar as mudas e evitar a exposição direta ao sol. As primeiras raízes nos brotos podem ser vistas depois de um mês. Após o aparecimento de novas folhas nas mudas, elas devem ser plantadas em recipientes separados. O diâmetro de cada recipiente não deve ultrapassar 10 cm, 7 a 10 dias após o transplante é necessário apertar as pontas para estimular o processo de ramificação.
Datas de desembarque
O alecrim deve ser plantado após o aquecimento do solo. Via de regra, a época ideal para o plantio é no final de maio. Durante a temporada, são realizados cuidados padrão com a planta. Se você precisar transplantar arbustos para uma planta, desenterre a planta no início de setembro.
Plantando alecrim
Se você deseja cultivar grandes arbustos ornamentais de alecrim, é importante deixar uma distância de pelo menos 0,5 m entre as plantas. Nos demais casos, basta manter uma distância mínima de 10 cm. Independentemente do método plantio de alecrim, após a colocação no solo, a superfície da terra deve ser regada generosamente. Ao plantar uma planta perene, é importante considerar os seguintes pontos:
- O arbusto é uma planta que gosta de calor e não tolera bem as geadas. Como local de pouso, é preferível escolher um local iluminado no lado sul.
- O crescimento adequado e acelerado é facilitado pelo solo solto, que contém alto teor de calcário.
- Para manter o aspecto atraente da planta, vale a pena proteger contra ventos fortes.
- O alecrim não tolera excesso de umidade e forte acidez do solo.
Em um local, uma planta pode germinar por vários anos. Se você precisar substituir um arbusto por uma hortaliça, você deve arrancar cuidadosamente a planta e colocá-la em um recipiente. O alecrim serve como precursor adequado de alho, cebola e cenoura.
Características do cuidado da colheita
O cultivo do alecrim não requer cuidados específicos e, para um crescimento adequado, basta seguir uma série de regras padrão. A rega dos arbustos deve ser feita regularmente, mas com moderação. Se a planta não tiver umidade, as folhas ficarão amareladas. Se houver excesso de umidade, a folhagem começará a cair.
Como fertilizante, você pode usar uma mistura de verbasco e água na proporção de 1:5. Fertilizantes orgânicos e minerais complexos também são adequados para acelerar o crescimento. Recomenda-se fertilizar o alecrim no máximo uma vez por mês. Como medida adicional para fortalecer as raízes, os arbustos são tratados com fertilizantes de nitrogênio na primavera e com fósforo no outono.
Ao crescer ornamentalmente, a planta é podada ao nível do solo a cada 6–7 anos. O rejuvenescimento dos arbustos promove o aparecimento de novos rebentos.A poda formativa da folhagem é realizada em meados da primavera.
Se a planta adoecer com oídio ou estiver infectada com mosca branca, serão necessárias medidas de controle adicionais. As folhas danificadas devem ser removidas dos arbustos para evitar a propagação da doença. Como medida preventiva, recomenda-se tratar o alecrim com água e sabão e, em caso de infecção avançada, usar fertilizantes inseticidas.
Coleta e armazenamento
O melhor é colher folhas de alecrim durante o período de floração ativa, quando o arbusto acumula a maior quantidade de óleos essenciais. São as folhas perenes que são valiosas, pois são utilizadas em diversas áreas, inclusive na culinária. Mesmo as folhas secas e picadas têm um aroma brilhante que dura vários anos.
Você pode armazenar o alecrim colhido em cachos conectando e pendurando vários galhos com a folhagem voltada para baixo. Para garantir uma longa vida útil, você pode colocar as verduras picadas em recipientes de vidro hermeticamente fechados. A planta deve primeiro ser bem seca, deixando-a sobre papel ou com secador elétrico.