Um dos arbustos mais ornamentais, com um agradável aroma persistente a lavanda, frescura marinha e eucalipto, o alecrim é algo que todos desejam ter no jardim. Mas a peculiaridade da planta é o seu capricho em relação ao clima. Sem verões quentes e secos e invernos frios e úmidos, é difícil para a planta sobreviver. Para os moradores de climas temperados, é preciso pensar em como cobrir o alecrim para o inverno, para que ele não congele e morra.
Como o alecrim hiberna?
Para um subarbusto perene, a temperatura do ar e a luz desempenham um papel importante na estação de crescimento. É necessário cultivar uma planta perene levando em consideração o fato de que ela se sente confortável quando:
- solo solto sem excesso de umidade;
- o solo é ligeiramente alcalino ou neutro;
- regue regularmente, mas moderadamente;
- a área é bem iluminada e protegida do vento.
Mas a principal condição é a temperatura ambiente. Em algumas regiões diminui muito durante o inverno, o que é perigoso para o alecrim. Um arbusto que passa o inverno em terreno aberto pode congelar se não forem tomadas medidas para protegê-lo.
Quando a planta é jovem, pode ser levada para dentro de casa. Mas à medida que o arbusto cresce, isso fica mais difícil de fazer. Para que o alecrim hiberne com sucesso, é necessário realizar uma série de medidas para prepará-lo para o inverno.
Quais variedades toleram mais facilmente o inverno?
Alguns dos tipos mais comuns de alecrim são medicinais e prostrados. É este último tipo que serve de decoração para jardins. Eles adoram plantá-lo como sebe. Crescendo, o arbusto preenche todo o espaço. O resultado é uma cerca baixa de 0,5 metro de grama perfumada pontilhada com pequenas flores azuis.
Das variedades prostradas, é melhor escolher lavanda ou rasteira. O alecrim medicinal ou comum apresenta diferentes características de crescimento. Distingue-se pelos rebentos eretos com altura igual ou superior a 1 metro e folhas longas e estreitas. O arbusto está coberto de flores, lilases, violetas, brancas, no início da primavera. As folhas e pontas dos brotos são utilizadas para fins medicinais, utilizando-as em infusão.
O óleo essencial obtido da planta perene é benéfico para pessoas idosas e debilitadas.
Entre as variedades de alecrim comum, Rosinka e Tenderness são adequadas para climas temperados.É melhor plantá-los em solo pré-preparado, solto, nutritivo, seja com sementes ou estacas. Para não desenterrar arbustos todas as vezes no inverno, eles são plantados em um vaso ou banheira e levados para dentro antes que a temperatura do ar comece a cair.
Preparando alecrim para o inverno
O início do frio e o congelamento do solo são um obstáculo que pode destruir um arbusto ornamental.
Para que o alecrim resista às condições de vida desfavoráveis, deve ser preparado para elas, a partir da primavera:
- A proximidade das águas subterrâneas é perigosa para a planta. Uma planta perene perene será salva por uma boa drenagem, o que evitará que as raízes do arbusto enfraqueçam e apodreçam.
- Quando os brotos floridos crescem no local por mais de um ano, eles precisam ser alimentados 1 a 2 vezes durante a estação de crescimento. Para fazer isso, adicione até 2 quilos de húmus ou composto por metro quadrado. Após a fertilização, o solo é solto a uma profundidade de 5 a 10 centímetros.
- Os fertilizantes minerais também permitem que o alecrim se fortaleça antes do inverno. Os complexos devem conter potássio, nitrogênio e fósforo. Esses elementos fortalecerão a imunidade da planta e permitirão que ela resista ao período de frio.
- A poda do arbusto durante o período ativo da vida reduzirá a carga da planta e rejuvenescerá a copa. Os ramos cortados têm lugar na cozinha. Eles são adicionados a vários pratos e bebidas.
- Quando o arbusto ainda é jovem e o inverno deve ser rigoroso, é melhor replantar os brotos em um vaso e trazê-los para dentro. A planta fica bem preservada a uma temperatura de 10 graus Celsius.
Arbustos ornamentais fortes com sistema imunológico estável podem sobreviver ao inverno e produzir novos brotos na primavera.
O alecrim deve ser podado para o inverno?
Poda de alecrim é obrigatória, pois graças a ela o arbusto ganha uma forma nobre. Além disso, é necessário cortar os galhos que estão secos ou danificados.
É melhor podar os brotos durante o período de crescimento ativo da planta perene. Desta vez cai em março-abril. E os galhos cortados na primavera podem ser usados como tempero ou remédio.
Não há necessidade de podar o alecrim antes de preparar o arbusto para o inverno. Afinal, a planta precisará de força para suportar um período difícil da vida. A poda só vai enfraquecer a planta, ela não conseguirá se recuperar após a retirada dos brotos. O risco de morte de um arbusto tratado com tesoura de poda antes do inverno aumentará várias vezes.
Cavar ou cobrir: qual método é melhor?
A delicada cultura ornamental não tolera nem mesmo uma ligeira queda de temperatura. Portanto, no outono, o jardineiro deve determinar o que fazer, como proteger o alecrim de forma confiável do frio que se aproxima. E eles não fazem isso quando a temperatura já caiu abaixo de 0 graus.
Em regiões com invernos quentes e úmidos, os arbustos de alecrim podem ser cobertos. Folhas secas, palha e serragem são adequadas para isso. Antes de se abrigar, o arbusto é dobrado ao solo. Se houver poucos brotos, eles são fixados com alfinetes de madeira. Você pode limitar a área de crescimento com tábuas ou escudos. Material natural seco é derramado neles e coberto com filme por cima. Esse abrigo salvará a planta da influência das baixas temperaturas.
Se o alecrim for jovem e não tiver crescido muito, pode ser transplantado para um vaso, colocando-o em um ambiente fresco e iluminado. A planta perene sobreviverá bem ao período de dormência e na primavera estará pronta para florescer no jardim.
Mas nem todos os arbustos podem ser desenterrados. Se o arbusto cresceu o suficiente, é melhor cobri-lo com meios improvisados. Mas em áreas com climas frios, esse método não evitará que o alecrim congele. Portanto, cultivar em contêiner é a melhor opção.Então, na primavera, eles movem o vaso com a planta perene para o ar fresco do jardim e, no outono, levam-no para o porão.
Onde você pode transplantar alecrim para o inverno?
A cultura ornamental semi-arbustiva cresce bem em terreno aberto, aumentando de tamanho a cada ano. Os brotos de alecrim podem atingir uma altura de cerca de um metro ou mais. Ao mesmo tempo, o número de folhas aumenta e os brotos começam a ficar lignificados. Nesse caso, é difícil transplantar a planta para outro local.
Mas quando se sabe que as geadas ficarão na faixa de 10 graus negativos, o arbusto morrerá de qualquer maneira e nenhum abrigo o salvará. É urgente preparar uma sala acolhedora e com iluminação ideal. O recipiente com o arbusto é transferido para lá e deixado para o inverno.
Os brotos escavados no solo podem ser plantados em um recipiente preparado com solo nutritivo e solto. É preciso não esquecer a acidez do solo. É melhor calar o solo para que o alecrim sobreviva com sucesso ao inverno.
Após o transplante, é necessário deixar a planta ficar mais forte regando-a regularmente. Você não deve manter uma planta de jardim dentro de casa. A opção ideal seria uma varanda, loggia ou varanda. Haverá muita luz e a temperatura do ar não cairá abaixo de 5 graus Celsius. Aqui, os brotos perfumados sobreviverão ao inverno e ganharão força para a estação de cultivo subsequente.
Cuidando do alecrim no inverno
É fácil cuidar de plantas medicinais perenes em casa. As atividades de cuidado incluem:
- regar para evitar que a terra do vaso seque;
- fertilização única com fertilizantes orgânicos ou minerais;
- controle da temperatura do ar não superior a 8-10 graus Celsius e umidade em 75 por cento;
- fluxo de ar fresco com proteção contra correntes de ar.
Os arbustos de alecrim que ficam no jardim ou na casa de campo também devem ser cuidados para preservar a valiosa colheita.
No Jardim
Para proteger o alecrim cultivado no jardim, deve-se prepará-lo cuidadosamente para o inverno. Além de um abrigo confiável, o arbusto precisa de solo solto para que haja umidade e ar suficientes para o longo inverno. O solo deve ter nutrientes suficientes para ajudar a planta a sobreviver em tempos difíceis.
Se houver um bom abrigo, é necessário verificar o estado dos arbustos e ventilar as plantações nos dias quentes de inverno. Um influxo de ar fresco dará força à planta e a salvará do apodrecimento e de infecções fúngicas.
Em campo aberto
Quem deixa um arbusto de alecrim no solo durante o inverno deve aquecê-lo. Além de cobrir com palha, ramos de abeto e folhas secas, é preciso esconder as plantações sob a neve. Portanto, antes de plantar uma cultura que gosta de calor, você precisa escolher um local para a planta onde mais neve se acumule e não seja levada pelos ventos. O monte de neve retém o calor durante todo o inverno, o que ajuda a evitar a morte do alecrim.
No país
Antes de cultivar alecrim termofílico em um terreno, os moradores do verão precisam conhecer as regras para cuidar dele e as condições para mantê-lo durante a estação fria. É aconselhável plantar a planta em vaso para colocá-la no porão ou na varanda no mês de outubro, proporcionando luz suficiente. Dada a curta duração da luz do dia no inverno, é necessária a instalação de lâmpadas fluorescentes no ambiente. Ao pendurá-los a uma altura de 30-40 centímetros do alecrim, proporcionam à planta a oportunidade de se preparar para o período de crescimento e floração.
É necessário regar o mato raramente, indo à dacha 2 a 3 vezes por mês. O alecrim quase não precisa de fertilização.Se os cuidados forem corretos durante a estação ativa, a planta terá nutrição suficiente para todo o inverno.
Você pode deixar plantas perenes no solo durante o inverno se a casa estiver localizada em uma área de clima temperado.. Então, um abrigo feito de materiais naturais permitirá que o arbusto ornamental sobreviva com calma ao frio e às geadas.