Por que o alecrim em um vaso seca em casa é uma questão para os moradores de verão que cultivam ou mantêm a planta no parapeito da janela. Ainda ontem o arbusto me encantou com suas folhas alegres e aroma picante, mas hoje já murchou.
Por que isso acontece não está claro. O atendimento é bem organizado. O veranista não sai do recipiente com a planta: rega, alimenta. E o arbusto de repente deixou cair suas folhas estreitas e secou. A busca pelos motivos começa.
O alecrim é uma planta originária das margens do Mar Mediterrâneo. Lá povoa densamente vales e encostas de montanhas. Ventos salgados e úmidos sopram sobre ela. Às vezes você tem que suportar uma curta seca.Mas os invernos são quentes: a temperatura não desce abaixo de 0 graus. E o sol sempre brilha intensamente. Se o jardineiro criar o mesmo ambiente em casa, o problema se resolverá sozinho.
Características do cultivo de alecrim no parapeito de uma janela
Rosemary é forçada a viver em apartamentos na cidade. Ele não será capaz de se ajustar totalmente. Ele deveria ser ajudado:
- Mesmo em regiões quentes e ensolaradas, a iluminação de uma planta no parapeito de uma janela é centenas de vezes menor do que no exterior. O arbusto precisa de iluminação adicional. De acordo com o espectro, uma lâmpada agrícola é a mais adequada. No verão, a duração do dia é de 16 a 18 horas, no inverno - 6.
- A umidade do ar interno é muito diferente da do Mediterrâneo. No Verão o aquecimento está desligado. O jardineiro pode resolver o problema borrifando o arbusto uma vez por dia.
- No inverno fica muito seco: é necessária a umidificação do ar na área do alecrim. O ideal é colocar alecrim no jardim de inverno. Caso não esteja disponível, recomenda-se colocar recipientes com água próximos ao mato (em regiões de clima frio - gelo e neve).
- Uma forma original de aumentar a umidade do ar: despeje a argila expandida em uma bandeja ou em cima da terra do vaso. O material absorve facilmente água. À medida que seca, hidrata o ar ao redor do alecrim.
- No verão, o alecrim requer uma temperatura de 23 a 25 graus Celsius. Não é difícil cumprir esta condição.
- Durante o período de descanso (novembro a abril), a temperatura deve ser reduzida para 6 graus Celsius. Para isso, o pote de alecrim é aproximado do vidro e isolado do ar quente da sala com uma tampa transparente. Nas casas antigas, o recipiente é colocado entre as esquadrias e a temperatura é controlada por meio de um termômetro.
- O alecrim deve ser regado somente depois que a camada superior do solo secar. Você não pode esperar que o solo esteja completamente seco.
- Recomenda-se virar o alecrim para a luz duas vezes ao dia: caso contrário o jardineiro ficará com uma planta unilateral. A coroa sombreada desenvolve-se mais lentamente.
Fica claro por que um jardineiro que cultiva alecrim em casa tem problemas. O arbusto crescia silenciosamente no canteiro do jardim e não exigia atenção. Mas em casa tudo virou de cabeça para baixo: uma planta precisa ser criada em estufa.
Requisitos básicos de cuidados
A principal questão para os jardineiros é: por que as folhas da especiaria ficam pretas? É assim que a planta reage a condições inadequadas. A secagem e posterior queda das folhas ocorrem quando:
- rega excessiva ou irregular;
- umidade do ar muito baixa;
- combinação de baixa iluminação e alta temperatura do ar;
- aplicar muito fertilizante;
- invasão de pragas.
Os residentes de verão muitas vezes se perguntam por que, ao passar do local para a casa, a especiaria perde suas folhas. As condições de detenção são razoáveis. É assim que a planta se adapta às novas condições.
Pote e terra
A especiaria tem um sistema radicular desenvolvido. Ele requer transplante anual regular durante os primeiros 5 anos. É realizado na primavera.
O tamanho do próximo recipiente deve ser tal que possa acomodar a planta no recipiente atual. Normalmente o volume de um novo pote é 2/3 maior que o anterior.
A flor prefere solo levemente alcalino, solto com uma mistura de brita. Você pode prepará-lo sozinho ou comprá-lo em uma loja. Composição do solo para o mato:
- 1 parte de turfa neutra;
- 1 parte de húmus ou composto maduro;
- 2 partes de terreno gramado;
- 1 parte de pedra britada.
Todos os componentes devem ser bem misturados e umedecidos.
Iluminação
Os jardineiros estão interessados em saber por que o alecrim em casa para de crescer e se desenvolver. O motivo é iluminação insuficiente.
No inverno, a planta fica dormente. O horário de verão não excede 6 horas. O nanismo é normal.
Na primavera e no verão, a falta de luz leva à morte do alecrim. Recomenda-se manter a planta iluminada por até 16 a 18 horas. Colocar um vaso com arbusto em uma varanda ou loggia com bom tempo irá restaurar a saúde do seu animal de estimação verde.
Pragas e doenças dentro de casa
Muitas vezes, nos fóruns, os jardineiros fazem a pergunta: por que as folhas dos animais de estimação secam? Este é um sinal formidável: o arbusto está doente ou infestado de pragas.
Ácaro aranha
Este é um inseto sugador de seiva. Só pode ser detectado quando aparecem pontos nas placas foliares e teias de aranha na parte posterior da folhagem. A praga ataca plantas enfraquecidas. As condições para seu parasitismo são ar seco e alta temperatura.
A bucha perde resistência se as condições de manutenção forem violadas. Assim que a situação for corrigida, o ácaro desaparecerá. A pulverização com inseticidas é ineficaz: não tem efeito sobre os ovos postos.
Pulgão
Se for detectada uma praga, o alecrim deve ser lavado com uma solução de sabão em pó ou de alcatrão. Recomenda-se processar apenas a parte moída. Para proteger o solo, o vaso deve ser colocado em um saco plástico e bem amarrado.
Mosca branca
Esta é uma pequena borboleta. Suas larvas se alimentam de suco de alecrim. Aparece com uma combinação de alta temperatura e umidade. Sinais de aparência:
- quando o arbusto é sacudido, borboletas brancas voam;
- as folhas ficam pegajosas;
- escamas brancas (larvas) são visíveis na planta;
- as folhas estão cobertas de pontos pretos.
Para eliminar a praga, as condições de conservação da flor devem ser melhoradas. Ao mesmo tempo, pulverize a planta com inseticidas. Armadilhas pegajosas para mosca colocadas ao redor do arbusto ajudarão.
Mofo
Os jardineiros perguntam por que o alecrim no quarto fica com míldio. Um convidado do Mediterrâneo é uma planta incomum. O míldio é detectado tarde demais: as folhas já ficaram pretas e caíram.
A causa da doença é uma combinação de alta umidade e frescor.
É impossível salvar um arbusto com danos graves. No início da doença, as partes danificadas devem ser cortadas, borrifadas com preparações contendo cobre e o solo totalmente substituído. Recomenda-se lavar bem a panela e escaldar com água fervente.