A geléia feita com casca de melão surpreende até os verdadeiros gourmets. A sobremesa ficou deliciosa, linda e, o mais importante, excepcionalmente aromática e saudável. Não será difícil prepará-lo no verão, mas no inverno você pode saboreá-lo com um chá quente. Os sabores podem ser variados com especiarias e temperos, criando suas próprias receitas originais.
Características de fazer geléia com casca de melão
A geléia de casca de melão é feita apenas a partir de variedades com polpa densa. Você pode usar frutas verdes que emitem um aroma forte.Algumas donas de casa acreditam que as crostas acumulam uma grande quantidade de nitratos, por isso é perigoso cozinhar alimentos com elas. Este é um equívoco porque substâncias nocivas se acumulam na casca do melão, que é cortada antes de cozinhar. Além disso, para remover os nitratos, as cascas são pré-embebidas por algumas horas em água com giz, após o que são bem lavadas.
Para fazer geléia não se pode levar os primeiros melões, que são vendidos no mercado no meio do verão. As plantas são alimentadas com produtos químicos para que produzam mais rapidamente. Essas substâncias se acumulam nas frutas e um prato feito com elas não traz nenhum benefício.
Preparação do ingrediente principal
A qualidade do produto final depende do correto preparo das crostas. Para remover os nitratos existentes deles, você não pode apenas recorrer à imersão em água com giz. Algumas donas de casa colocam cascas de melão em uma panela, acrescentam água e colocam na geladeira durante a noite. Depois disso, são retirados, secos e a pele aparada.
As crostas são cortadas em partes iguais para que possam cozinhar uniformemente. Sua forma e tamanho são arbitrários.
Algoritmo de culinária
A receita mais simples e deliciosa de fazer geléia com casca de melão garante excelentes resultados se todas as recomendações forem seguidas. Esta sobremesa será útil no meio de uma epidemia de doenças respiratórias agudas e também é útil para pessoas envolvidas em trabalho físico e mental. Para preparação você precisará de:
- cascas de melão - 1000 g;
- açúcar granulado - 1200 g;
- ácido cítrico - 3 g;
- açúcar baunilha - 5 g.
Método de cozimento
Para fazer geléia incomum com casca de melão, você pode adicionar banana, limão, melancia, abobrinha, pêra, maçã, laranja.Cubra as frutas preparadas com açúcar granulado e leve à geladeira para infundir por algumas horas. Recomenda-se agitar levemente o recipiente para que o açúcar fique distribuído uniformemente por todo o volume.
Decorrido o tempo necessário, retire a louça da geladeira e leve ao fogo. Ferva tudo e deixe esfriar por 8 horas. Faça o procedimento 3 vezes, mexendo delicadamente a geléia com uma colher de pau e retirando a espuma resultante. Para deixar a geléia espessa e bonita, na terceira fervura vale a pena mantê-la no fogo por mais tempo. Uma gota de líquido não deve se espalhar no pires. No final do cozimento, acrescente o ácido cítrico e o açúcar de baunilha. Preparar!
Processo de enlatamento passo a passo
Uma receita passo a passo para enlatar geléia de casca de melão pronta é a seguinte:
- Lave bem os recipientes de vidro.
- Esterilize usando qualquer método conhecido e disponível (microondas, forno ou vapor servem).
- Esterilize também as tampas.
- Seque o recipiente.
- Coloque a geléia quente em potes, colocando primeiro uma colher de metal (para que o recipiente não quebre com a mudança brusca de temperatura).
- Enrole os espaços em branco usando uma chave de costura.
- Deixe esfriar e guarde.
Recursos de armazenamento
A geléia de casca de melão preparada para o inverno frio deve ser devidamente conservada. Nesse quesito, depende muito da forma de preparo da iguaria. Hermeticamente fechado em recipiente de vidro, é capaz de reter suas propriedades benéficas e não se deteriorar por dois anos.
Se a sobremesa for armazenada dentro de casa, nenhuma luz deverá penetrar nela e a temperatura deverá ser mantida em +15 °C.A vida útil da geléia aumenta significativamente quando ela é enrolada com tampas de ferro. Para evitar que enferrujem e se deteriorem, é necessário revesti-los com vaselina.
Numa sala com elevada humidade, a camada superior da compota começa a deteriorar-se muito e torna-se imprópria para consumo. Isto aplica-se apenas a pratos selados com tampas de papel.
Recipientes abertos de geléia de casca de melão são armazenados exclusivamente na geladeira por no máximo duas semanas. Com o tempo, a quantidade de substâncias úteis e microelementos nele contidos diminui, por isso procuram utilizar o produto o mais rápido possível. Pode ser utilizado não só para consumo direto, mas também para preparar produtos de panificação e confeitaria. Não se deve comer sobremesa vencida, principalmente não dar para crianças.