Via de regra, a colheita da groselha branca é utilizada para preparar compotas de frutas silvestres e frutas. As frutas de groselha combinam bem com muitos ingredientes: groselhas vermelhas ou pretas, cerejas, framboesas, groselhas e frutas cítricas. A receita de geléia de groselha branca para o inverno “Cinco Minutos” permitirá que você desfrute de uma deliciosa e saudável guloseima vitamínica nos dias frios.
Características de preparo rápido de geléia de groselha branca
A tecnologia de preparo rápido de geléia de frutas brancas não difere muito da receita clássica.A vantagem do método rápido é que, devido ao curto tratamento térmico, tal peça retém a maior quantidade de substâncias e vitaminas valiosas.
Como a groselha branca já está repleta de pectina (componente responsável pela espessura), o preparo dispensa a adição de gelatina ou outro produto gelificante.
Para preencher o preparo com novos sabores, a groselha pode ser combinada com outras frutas.
Produtos necessários
Para preparar uma iguaria vitamínica de 3,5 litros, você precisará de 1 quilo de groselha branca e a mesma quantidade de açúcar granulado. Além disso, serão necessários aproximadamente 200 mililitros de água para preparar a calda doce. Para diversificar o sabor da iguaria de inverno, você pode usar outros aditivos e temperos a gosto: groselha vermelha ou preta, frutas cítricas, açúcar baunilhado, cerejas, groselhas, framboesas, canela.
Como preparar os ingredientes?
Com base nas preferências pessoais, a iguaria é preparada com frutas inteiras ou suco espremido na hora. As sementes darão ao produto um toque amargo, que pode ser coberto com grande quantidade de açúcar. Para garantir que o componente principal fica bem no doce e não perde a integridade da sua forma, os bagos são primeiro regados com água a ferver. Se estiver preparando uma guloseima sem sementes ou casca, primeiro você precisará espremer o suco com um espremedor ou passar os frutos cozidos em uma peneira.
Preparando recipientes
Os recipientes para conservação são preparados em três etapas: primeiro os potes são bem lavados com solução de soda e depois esterilizados da maneira que lhe for conveniente. Os recipientes são levados ao forno pré-aquecido, aquecidos em forno micro-ondas, banho-maria ou aquecidos em banho-maria.O tempo de esterilização é de dez minutos. Ao final, os recipientes cheios são pasteurizados em uma panela com água fervente.
O processo de fazer geléia de “5 minutos” para o inverno
Em primeiro lugar, é necessário preparar o ingrediente principal: as passas são separadas, bem lavadas, secas e os caules são retirados. A seguir, será necessário preparar uma calda doce: coloque açúcar na água e espere até que o líquido ferva e todos os grãos estejam completamente dissolvidos.
Depois disso, os frutos preparados são adicionados à calda e a mistura é deixada ferver. Periodicamente, as groselhas precisam ser mexidas e retiradas da pele. Em seguida, a peça de trabalho pode esfriar e aquecer novamente até ferver. A iguaria é cozida em fogo brando por cinco minutos e colocada quente em recipientes estéreis e enrolada. Os recipientes são armazenados dentro de casa, sob um cobertor, por um dia e depois removidos para armazenamento posterior.
Como e por quanto tempo você pode armazená-lo?
O doce à base de frutos brancos é guardado juntamente com outras conservas: em local fresco e escuro (adega, cave ou despensa). Se os recipientes foram preparados de acordo com todas as normas e passaram pelo processo de pasteurização, a peça não se deteriorará por vários anos.
A geléia crua que não passou por tratamento térmico é armazenada exclusivamente na geladeira.